Ir para conteúdo

Desapego, é o caminho pra felicidade?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Helderzito,

 

As sugestões de tópicos dada anteriormente já ajudam bastante. Mas acredito que apenas viajar por viajar não vai te ajudar com esse problema. Esse problema é de origem filosófica mesmo... os budistas diriam que tudo o que você está sentindo é apenas a percepção que você vivem em dukkha (como todos nós, mas nem todos percebem :P). Acho que antes de qualquer viagem, era mais produtivo você ler bastante sobre filosofia, religião etc o que interessar... Pq assim você pode direcionar sua viagem melhor, e também vai ter mais embasamento para refletir com suas experiências... a vantagem da viagem é que você fica longe do cotidiano e tem tempo para refletir sobre como era e como vivia, mas apenas viajar por viajar não é solução para a felicidade, é só uma fuga da sua realidade.

 

Sorte!

Link para o comentário
  • Respostas 43
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Acho que um dos problemas disso é que existe uma crença nos tempos modernos de que o objetivo da vida é ser feliz. Sacrifícios e intempéries fazem parte da vida e te ajudam a você se conhecer melhor. A dor muitas vezes é uma excelente professora. Já dizia um ditado, o que não mata o homem o fortalece. Meu objetivo de vida não é felicidade, é o máximo possível de paz interior ao adquirir conhecimento (teórico e empírico) suficiente pra me entender, entender o mundo ao meu redor e poder fazer com que minha passagem nele tenha feito alguma diferença.

 

Se você procurar algo ou alguém para te fazer feliz, irá eternamente se decepcionar. Pois felicidade não é algo que se alcança, é um mero estado para te ajudar a suportar a dor necessária para terminar um dia e começar o outro. Se preocupe mais em crescer como pessoa e aprender com suas experiências. Todo o resto é consequência.

 

Esse papo de desapego é muito bonito no papel, mas na prática vemos que ninguém é totalmente desapegado. Pra você se desapegar, você precisa matar todo tipo de desejo. Sem desejo, você nem se levanta da cama. Veja que ninguém neste forum pode se dizer desapegado, pois todos ao menos temos algo em comum: almejamos viajar.

 

Creio que a experiência não te faça desapegado, apenas te ensine a se controlar melhor e compreender o mundo ao seu redor.

 

Tudo na vida é escolha e consequência e cada consequência te trará uma resposta, com um custo correspondente. Toda escolha é válida, desde que se aceite, sem revolta, estas letras miúdas do contrato.

 

Posso te indicar alguma literatura que me ajudou, nos meus momentos de inquietação, com a experiência de autores brilhantes:

 

Musashi - Eiji Yoshikawa

Irmãos Karamázov - Dostoiévski

Demian - Herman Hesse

Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley

 

Abraços, boa sorte no que escolher.

Link para o comentário
  • Colaboradores

eu descordo !!!

felicidade existe de diversas maneiras, embora podemos ser "abalados" pelo nosso dia a dia , eh uma coisa obvia que nossa dor nos faz crescer. pra mim o que nao te mata te deixa vivo, pois nem sempre o que nao te mata te fortalece, aprendi isso na vida e nas ruas !

vc nao fica feliz em ter paz e conhecimento?

varias vezes ja procurei algo e alguem para "estar feliz" e nao me decepcionei, pelo contrario, me alegrei muito, mas isso depende mas de mim do que esse algo ou alguem.

pra mim felicidade se alcança sim e eh possivel, " um mero estado para ajudar a suportar a dor necessaria", nao no meu caso !

acredito que o tal desapego tanto discutido aqui, eh algo mais material, e nao algo totalemnte desapegado, e apego eh algo forte e nao um simples "ligamento" ou vontade.

 

desde que comecei a viajar, eu posso dar certeza a mim mesmo e ter paz em meu coracao, pois descobri que felicidade sim eh algo que se alcanca, e um estado de espiritualidade alta, sei que muitas poderao me "julgar" agora, mas isso sao raras as pessoas que alcaçam.

um dos fatores que mas me fizeram feliz nos ultimos anos, foram as pessoas me falarem que "tenho um coracao puro", e muitas outras experiencias de vida vividas por mim.

 

a felicidade eh algo sim alcancado, so que cada um tem sua propria felicidade

ate um ladrao muitas veses eh feliz qd rouba.

 

o que busquei nos ultimos anos, posso dizer que hj ja alcancei grande parte, um estado de compreensao e amor, embora o aprendizado seja eterno.

 

felicidade pra mim eh quando sua felicidade tras felicidade ao proximo,

a felicidade individual, eh muito facil de se alcancar, eh o que penso.

 

A dor é do tamanho que queremos que ela seja, a felicidade é do tamanho da nossa capacidade de amar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acho que um dos problemas disso é que existe uma crença nos tempos modernos de que o objetivo da vida é ser feliz. Sacrifícios e intempéries fazem parte da vida e te ajudam a você se conhecer melhor. A dor muitas vezes é uma excelente professora. Já dizia um ditado, o que não mata o homem o fortalece. Meu objetivo de vida não é felicidade, é o máximo possível de paz interior ao adquirir conhecimento (teórico e empírico) suficiente pra me entender, entender o mundo ao meu redor e poder fazer com que minha passagem nele tenha feito alguma diferença.

 

Se você procurar algo ou alguém para te fazer feliz, irá eternamente se decepcionar. Pois felicidade não é algo que se alcança, é um mero estado para te ajudar a suportar a dor necessária para terminar um dia e começar o outro. Se preocupe mais em crescer como pessoa e aprender com suas experiências. Todo o resto é consequência.

 

Esse papo de desapego é muito bonito no papel, mas na prática vemos que ninguém é totalmente desapegado. Pra você se desapegar, você precisa matar todo tipo de desejo. Sem desejo, você nem se levanta da cama. Veja que ninguém neste forum pode se dizer desapegado, pois todos ao menos temos algo em comum: almejamos viajar.

 

Creio que a experiência não te faça desapegado, apenas te ensine a se controlar melhor e compreender o mundo ao seu redor.

 

Tudo na vida é escolha e consequência e cada consequência te trará uma resposta, com um custo correspondente. Toda escolha é válida, desde que se aceite, sem revolta, estas letras miúdas do contrato.

 

Posso te indicar alguma literatura que me ajudou, nos meus momentos de inquietação, com a experiência de autores brilhantes:

 

Musashi - Eiji Yoshikawa

Irmãos Karamázov - Dostoiévski

Demian - Herman Hesse

Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley

 

Abraços, boa sorte no que escolher.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Bom, como tudo isso pasa pela tal "felicidade", vamos defini-la.

 

FELICIDADE é uma palavra que vem do latim felicitas, cujo sentido original dizia respeito à fertilidade e à prosperidade. Para os dias de hoje, é definida como um estado de perfeita satisfação íntima, ou de ventura, como circunstância favorável, boa sorte, sucesso ou êxito.

Link para o comentário
  • Membros
Helderzito,

 

As sugestões de tópicos dada anteriormente já ajudam bastante. Mas acredito que apenas viajar por viajar não vai te ajudar com esse problema. Esse problema é de origem filosófica mesmo... os budistas diriam que tudo o que você está sentindo é apenas a percepção que você vivem em dukkha (como todos nós, mas nem todos percebem :P). Acho que antes de qualquer viagem, era mais produtivo você ler bastante sobre filosofia, religião etc o que interessar... Pq assim você pode direcionar sua viagem melhor, e também vai ter mais embasamento para refletir com suas experiências... a vantagem da viagem é que você fica longe do cotidiano e tem tempo para refletir sobre como era e como vivia, mas apenas viajar por viajar não é solução para a felicidade, é só uma fuga da sua realidade.

Sorte!

 

Fala irmão,

 

Com certeza as sugestões de tópicos estão me ajudando muito, estou lendo com muita atenção...

 

Cara, por incrível que pareça eu leio muito sobre filosofia, religião e etc..Conheço desde o budismo até a maçonaria.

 

O eu quero é exatamente isso, ficar longe do cotidiano, esvaziar minha cabeça e a encher novamente com novas ideias.

 

Obrigado :D

Link para o comentário
  • Membros
Acho que um dos problemas disso é que existe uma crença nos tempos modernos de que o objetivo da vida é ser feliz. Sacrifícios e intempéries fazem parte da vida e te ajudam a você se conhecer melhor. A dor muitas vezes é uma excelente professora. Já dizia um ditado, o que não mata o homem o fortalece. Meu objetivo de vida não é felicidade, é o máximo possível de paz interior ao adquirir conhecimento (teórico e empírico) suficiente pra me entender, entender o mundo ao meu redor e poder fazer com que minha passagem nele tenha feito alguma diferença.

 

Se você procurar algo ou alguém para te fazer feliz, irá eternamente se decepcionar. Pois felicidade não é algo que se alcança, é um mero estado para te ajudar a suportar a dor necessária para terminar um dia e começar o outro. Se preocupe mais em crescer como pessoa e aprender com suas experiências. Todo o resto é consequência.

 

Esse papo de desapego é muito bonito no papel, mas na prática vemos que ninguém é totalmente desapegado. Pra você se desapegar, você precisa matar todo tipo de desejo. Sem desejo, você nem se levanta da cama. Veja que ninguém neste forum pode se dizer desapegado, pois todos ao menos temos algo em comum: almejamos viajar.

 

Creio que a experiência não te faça desapegado, apenas te ensine a se controlar melhor e compreender o mundo ao seu redor.

 

Tudo na vida é escolha e consequência e cada consequência te trará uma resposta, com um custo correspondente. Toda escolha é válida, desde que se aceite, sem revolta, estas letras miúdas do contrato.

 

Posso te indicar alguma literatura que me ajudou, nos meus momentos de inquietação, com a experiência de autores brilhantes:

 

Musashi - Eiji Yoshikawa

Irmãos Karamázov - Dostoiévski

Demian - Herman Hesse

Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley

 

Abraços, boa sorte no que escolher.

 

Cara, penso um pouco diferente.

 

Creio que o real sentido da vida é a felicidade, e atualmente o pensamento que as pessoas tem é que esse sentido seja o dinheiro, as vezes nos importamos tanto em como conseguir ajuntar dinheiro, que depois acabamos gastando com as mesmas coisas que teriamos gasto se não tivessemos ajuntado.

 

Acho que devemos lutar diariamente por nossa felicidade, seja pra conquistar ou seja pra manter, meu objetivo na vida também é paz interior e conhecimento, porém só vejo uma maneira de alcançar isso, indo atrás da minha felicidade.

 

Se vou encontrar algum dia? Não sei, ninguém sabe...Porém vou a dar a cara a bater e ir atrás, pois em 23 anos não passei nem perto do que julgo ser "felicidade".

 

Sobre suas indicações de livro, agradeço muito, com certeza vou me informar sobre cada um, e ler o que mais se identificar .

 

Gratidão.

 

Abraços

Link para o comentário
  • Membros de Honra
porém só vejo uma maneira de alcançar isso, indo atrás da minha felicidade.

 

Helderzito, mas não é a busca pela felicidade uma certa forma de ignorância? Digo ignorância não num sentido ofensivo, somos todos ignorantes, mas no sentido de que é uma percepção errada da realidade. A felicidade não está em algum lugar para ser buscada, a busca é interior.

 

Para reflexão, um provérbio oriental :P : "O bambu que se curva é mais forte do que o carvalho que resiste."

Link para o comentário
  • Membros

Pessoal, obrigado pelas mensagens privadas que estou recebendo seja de apoio, seja de sugestão, seja contra minha idéia.

 

Bom, seguindo minha linha de raciocínio :

 

O desapego que tanto prezo, é apenas desapego material, no meu caso seria o trabalho, automóvel, alguns bens pessoais, e de certa forma o dinheiro.

Nunca suportei viver na vida que foi imposta a mim e a toda sociedade, o famoso modelo

padrão "nascimento,colégio,faculdade,trabalho,casamento,céu" , não tenho grandes responsabilidades, não tenho filhos, não tenho pessoas que dependem de mim, é claro que penso muito na familia, pois ela vai estar lá quando eu partir e quando eu voltar, eles não vão entender no começo, porém a longo prazo tenho certeza de que irão.

 

Felicidade pra mim é estar bem consigo mesmo, é seus pensamentos fluírem suavemente, não entrando em conflito com outras idéias, é esvaziar a mente com o que me faz mal, e repor com novas idéias a todo o momento, felicidade pra mim é conhecer o mundo, fazer novas amizades, cruzar fronteiras e evoluir como pessoa, como disse muito bem o Pelegrino, a evolução é contínua.

 

Muitas pessoas estão me procurando, e dizendo que se tivessem novamente a oportunidade, com certeza fariam, hoje elas tem filhos, são casadas e não podem simplesmente largar tudo e ir embora, porém por vários momentos se perguntam como teria sido, o que teria acontecido... Não quero estar no lugar deles algum dia, quero chegar lá com essas respostas.

Link para o comentário
  • Membros
porém só vejo uma maneira de alcançar isso, indo atrás da minha felicidade.

 

Helderzito, mas não é a busca pela felicidade uma certa forma de ignorância? Digo ignorância não num sentido ofensivo, somos todos ignorantes, mas no sentido de que é uma percepção errada da realidade. A felicidade não está em algum lugar para ser buscada, a busca é interior.

 

Para reflexão, um provérbio oriental :P : "O bambu que se curva é mais forte do que o carvalho que resiste."

 

Sandman,minha jornada é totalmente focada pela busca interior, a mudança que almejo vem de dentro pra fora, conhecer o mundo, largar tudo e etc...é apenas um atalho para chegar até lá.

 

Penso muito no que você disse, mas acredito que somente estando distante de tudo e de todos irei alcançar, em outras palavras, preciso de novos ares. Hoje não estou bem, tenho a possibilidade de ir atrás, porque não ir?

 

Acredito que a felicidade esta em algum lugar sim, esperando por todos nós, porém devemos sempre a procurar...

 

Em tempo, belo pensamento.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Só acho que o desapego é uma escolha natural de uma pessoa mais evoluída, não é uma decisão. Quem é desapegado não tem dúvidas. Desapego é não procurar felicidade em objetos, não confunda desapego com não TER objetos. Você pode ter coisas e ser desapego (apesar de quem tem muita coisa acaba tendo apego aos objetos), e pode vender tudo e ser muito apegado (nesse caso, a infelicidade vai ser muito grande). É só um aviso, porque vc pode vender tudo e sair por aí viajando. Provavelmente vai curtir muito mas uma hora o dinheiro acaba, e aí é que você vai descobrir se é realmente desapegado :P

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...