Ir para conteúdo

[Extrema/MG] Trekking Pico do Lopo em Família - Abril/2012


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

atrat.jpg

Mapa região da serra do lopo

 

Fala Pessoal, tudo certo?

 

Nesta Sexta-Feira Santa (06/04/2012), fui com a família para a serra do lopo fazer a trilha para a pedra do cume. Fomos : Eu, meu pai, minha mãe, minha irmã, minha namorada, minha cunhada, minha tia e meu primo.

 

familialopo2.jpg

Parte da familia na rampa (falta dona onça e cunhada)

Saimos de São Paulo em dois carros sentido Extrema/MG, saimos da Z/N Freguesia do Ó, seguimos pela Marginal Tietê e depois pela Rodovia Fernão Dias, daqui de São Paulo até lá, da 110km mais ou menos, na fernão dias é só seguir direto passando por dois pedagios (R$1,40 ida e volta), e pegar a primeira saida para Extrema! Para quem vai de carro até as torres/antenas segue-se até o portal da cidade de extrema (tem banheiro fem/masc caso alguem esteja apertado), após o portão você irá passar por duas rotatórias, e irá entrar a direita na terceira rotatória, entrando a direita na rotatória segue até o SENAC, e entra a direita no Senac, depois entra na segunda a esquerda, você já estará na estrada da Embratel que leva até o inicio da trilha, só seguir essa estrada com cuidado, pois ela é estreita e possui valetas fundas nas laterais, a estrada é boa, hora de paralelepipedo, hora de terra, hora de um outro tipo de bloco.

 

Depois de um tempo de subida, aparecerá uma bifurcação, pegue para direita, sentido rampa de asadelta, pedra das flores, após alguns metros já irá ver a rampa de voô livre, tire umas fotos mas não pare ai, um pouco mais a frente na estrada tem um estacionamento, e logo mais para frente se inicia a trilha (em frente a entrada da trilha tem local para parar alguns carros se estiver cheio volte e estacione mais acima).

 

rampa.jpg

Vista da rampa de voô livre

 

*DICA: Existem dois acessos de trilha, a primeira e mais dificil se inicia a esquerda do portão que da acesso as pousadas/restaurante, fomos por essa trilha ela é tranquila, porém logo no começo tem uma parte que você terá de passar por uma pedra com uma boa inclinação.. uns 45~60º... se tiver com crianças mto pequenas, pessoas com muito medo de altura ou estiver chovendo pode se tornar perigosa. A outra trilha bem mais tranquila (parece uma estrada), você precisa descer a estrada sentido as pousadas, passando a primeira pousada, entre na primeira saida a esquerda. As duas trilhas se encontraram mais a frente próximo a pedra das cabras.

P.s Para quem quiser deixar carro/moto em local seguro na pousda eles deixam estacionar cobrando uma pequena taxa.

 

Continuando, a trilha é bem tranquila, segue quase sempre por dentro da mata, num ambiente bem fresco, não é muito escorregadia, ela é bem clara e bem definida, não tem como se perder, a trilha ta bem aberta, após uns 15 minutos de caminhada chegamos numa pedra que tem uns 45~60º de inclinação e temos de atravessa-la para continuar a trilha, é um trecho pequeno e tranquilo para se passar, se estiver com medo basta sentar na pedra e ir sentado até a outra ponta, após esse trecho a trilha segue subindo e descendo pela crista, e após uns 50 minutos encontramos com a outra trilha que vem das pousadas, mais algum tempo de caminhada e nos deparamos com a primeira pedra, a Pedra das Cabras, ela fica a esquerda da trilha (tem de sair um pouco da trilha para subir ela).

 

Da pedra das Cabras , já se tem uma bela vista da represa, da pedra das flores e da pedra do cume, muito bonito. Vale uma pausa para descanço e fotos, cuidado com as beiradas das pedras pois a queda é bem grande...

 

lopocabras.jpg

Pedra das Flores e Pedra do Cume ao fundo

 

Voltamos então a trilha e continuamos, mais uns 30 - 40 minutos e chegamos na pedra das Flores, antes de chegarmos nas pedras das flores tem 2 locais para acampamento, um a direita da trilha onde cabem umas 4 barracas, tinha restos de fogueira, atras dessa clareira, tem um espaço de mato que da para acampar também, só dar uma baixada no mato, seguindo em frente a esquerda tem mais um ponto de acampamento, que cabe mais umas 3 barracas..

 

Na Pedra das flores, tem mais uma area de camping, subindo a pedra antes de ir para segunda parte vire a direita, um lance abaixo tem mais uma area pequena de camping, bem protegida de ventos, muitas pessoas costumam acampar na propria pedra, porém se chover fica complicado.

 

paiflores.jpg

Meu velho Heavy Metal na pedra das flores

 

A pedra das flores é linda, bem grande e com uma formação bem diferente, muitos Amarilis na pedra, tem uma visão linda da represa (mais ampla que a pedra das cabras), já se nota a pedra do cume bem mais próxima e imponente, o vento aqui também fica mais forte. Descansamos um pouco aqui na pedra das flores aprecisando o visual, fizemos um lanche, comemos uma fruta e bebemos agua. Daqui para frente só iriamos eu e meu pai, já que o resto decidiu ficar na pedra das flores pois estavam cansadas. Deixamos então mochilas, lanches e etc com o pessoal e fomos munidos apenas com as máquinas fotográficas.

 

lopoflores.jpg

Pedra do cume visto da pedra das flores.

 

*DICA: A trilha que vai para o pico do lopo se inicia a direita da pedra, você olhando para a pedra do cume, vá a direita da pedra a trilha se inicia ali (nesse ponto tem duas triilhas, uma delas é uma falsa trilha não tem final, então pegue a da esquerda...)

 

Conforme havia pegado dicas com o pessoal, tinha a informação que a trilha apra o cume se iniciava a direita das pedras das flores, então seguimos para lá, tinhamos informações que a partir da pedra das flores até o cume que era sempre para manter a esquerda, foi o que fizemos, e após uns 15 -20 minutos já estavamos chegando a base da pedra do cume, antes de chegar na pedra passamos por uma outra grande pedra com pichações, serve como referência.

 

pedracume.jpg

Pedra do Cume vista de outro angulo

 

Bom na base da pedra, em poucos minutos já chegamos ao topo, tem uma pequena seção de escalaminhada, onde ao meu ver só tem uma dificuldade logo no primeiro lance onde temos de transpor uma pedra/fenda, e dependendo do porte fisico e tamanho do caminhante pode ficar um pouco complicado, mas só, em nenhum momento eu ou meu pai ficamos preocupados, não tem nenhuma parte muito exposta, meu pai estava de calça jeans e subiu numa boa. Depois de dois lances de escalaminhada chegamos num falso cume, contorne ele e continue o cume está um pouco mais a frente.

 

subidacume.jpg

Escalaminhada pedra do cume.

 

A Vista do cume é sensacional, vista de 360º a primeira do meu velho, ele ficou todo feliz la em cima ::hahaha::::otemo:: , de um lado joanopolis a maior parte da represa, e se olhar bem podemos ver a cachoeira dos pretos ao fundo, do outro lado extrema e suas industrias, e do outro lado temos a visão da pedra das flores, pedra das cabras e as torres.

 

posecume.jpg

Curtindo o visual do cume

 

No cume, tem um lugar pequeno, onde da para armar duas barracas pequenas, fica relativamente bem protegida do vento, pareceu um ótimo lugar para acampar, quero voltar lá para dormir no topo.

 

campingcume.jpg

Area de camping no cume.

 

Ficamos uns 30 minutos no topo, conversando , apreciando a vista e tirando muitas fotos, como estavamos com o resto do pessoal la na pedra das flores decidimos voltar, a decida é tranquila. Encontramos com o resto do pessoal na pedra das flores, onde já tinha uma galera acampando, e retornamos, na volta paramos num pequeno corrego perto da pedra das cabras para pegar água e continuamos, dessa vez optamos por seguir pela outra trilha que sai nas pousadas para conhecer, depois da pedra das cabras terá uma bifurcação pegue a da esquerda, seguimos então pelo resto de uma velha estrada, essa trilha segue sempre subindo, no meio da subida mais ou menos, podemos ver um belo lago a esquerda de quem está subindo, vale uma visita, lindas bromelias numa ilhinha no meio do lago, continuando a subir na estrada quase no topo temos uma outra pedra a esquerda, dependendo do horário rola um pôr do sol. Continuando a subida já saimos na estradinha das pousadas, agora só subir até o carro. ::otemo:: ...

 

vistacume.jpg

Incrivel Vista do cume

 

Enfim, satisfeitos.. seguimos viagem de volta para são paulo, não sem antes passar no Frango Assado para o pessoal repor as energias, chegamos em São Paulo já de noite, bem cansados mais satisfeitos...

 

Até a próxima...

 

+++ Fotos:

 

euemae.jpg

Eu e minha mãe na pedra das flores.

 

euflores.jpg

Eu na pedra das flores com a pedra do cume ao fundo

 

euflores2.jpg

Eu na pedra das flores, pedra do cume ao fundo

 

euflores3.jpg

Eu na pedra das flores, represa ao fundo

 

eulivia.jpg

Eu e dona onça na pedra das flores

 

vistaflores.jpg

Like a Boss pedra das flores

 

eusubidacume.jpg

Subindo a Pedra do Cume

 

pedras.jpg

Pedra das flores e pedra das cabras vista da pedra do cume

 

semicume.jpg

Fazendo pose no um pouquinho antes do cume

 

pailikeaboss.jpg

Meu pai todo Like a Boss

 

 

Pessoal, desculpem pela qualidade das fotos, mas estava usando a compacta da minha irmã...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Lugar sensacional cara, infelizmente não se encontramos por lá. Depois de 4 horas de subida, deitar naquela pista de voô com aquela paisagem sem dúvida foi muito fo#@. ::xiu::

 

Sem dúvida quero voltar pra fazer da pista até o cume, em breve. Quem sabe, até rola de acampar por lá. Ate lá, vamos conversando! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 8 meses depois...
  • Membros
(...)deve ser loko fazer um TimeLapse lá a noite !

 

É Fábio.... na verdade é....

 

Mas pode não parecer estando lá durante o dia mas durante a noite a proximidade excessiva da cidade deixa o céu muito claro... até mesmo o balanço de branco foi afetado, por pouco não deixei o céu todinho vermelho. Sabe como é timelapse, ou vc usa JPG ou vai precisar de um caminhão de memória e uma Nasa inteira de processamento.

Monte Verde para uma noite estrelada é bem mais interessante.

 

Não cheguei a ir na pedra do topo, questão de logística... cheguei na pedra das flores já próximo do crepúsculo.

 

Uma curiosidade é que levei o GPS e.... a pedra do Topo NÃO é o TOPO!!! O topo fica ainda na estrada, bem onde estão as antenas de celular.

 

Gostei da informação que a pedra do topo tem espaço para o soninho. Voltarei lá em Lua cheia, vms ver se da pra pegar o vale iluminado e estrelas passando.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...