Ir para conteúdo

Peru: Cusco - Arequipa - Ica - Paracas - Huaraz - Lima (Outubro de 2013)


Posts Recomendados

  • Membros
Olá, monaik!

 

Relato bem legal, irá me ajudar...chego em Julho no Peru, preciso, se você ainda tiver, dos nomes de agências que contratou os serviços nos locais, sei que tem muitas, mas ter uma indicação confiável já seria bom e adiantaria tempo...até mesmo porque estou indo sozinha! Chego em Lima, fico um dia, sigo pra Huacachina, faço Ilhas Ballestas e Reserva Nacional, sigo pra Arequipa, faço Colca e um tour pela cidade, sigo pra Puno, um dia todo no Titicaca, sigo pra Cusco, Machu Picchu e retorno ao Brasil... :)

 

Desculpa o atraso em responder, mas segue lá. Não lembro os nomes das agências, até porque elas são intermediárias. Você vai fazer os passeios com uma terceira empresa, com clientes de várias outras agências. Em Huacacchina e Islas Ballestras, fiz com a própria agência da Cruz del Sur. Em arequipa, fiz com uma agência próxima à catedral. Cuzco fechei com várias agências, quase em cima da hora dos passeios saírem. Machu Pichu fiz por conta própria, comprando o ingresso e o trem antes de sair do Brasil.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 39
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros
Ola Monaik, acabei de voltar do Peru em abril, fiz a trilha salkantay. Porém agora em Julho vou voltar com uma amiga para conhecer a Huaraz, porém não terei muito tempo. Meu voo aqui do RJ chega em Lima as 09:25 e vou pegar o bus pra Huaraz (dia perdido), vou ter apenas o dia 25 e 26 para conhecer um pouco do Parque, já que meu voo de volta para o RJ sai as 21:30 do dia 27 (tmb dia perdido). O que consigo fazer de bacana nesses dois dias ? Grato

 

Leo, O problema de Huaraz é a altitude. Com esses dois dias inteiros, eu recomendaria fazer Chavin de Huantar no primeiro dia, porque é um passeio mais leve, mais baixo e daria para aclimatar. No segundo dia, poderia fazer a Laguna Churup ou Laguna 69. Se eu me lembro bem, a Churup é mais leve, mas não fiz esse passeio. Acabei fazendo a 69 e valeu super a pena. O visual é muito bonito, e olha que peguei chuva nesse dia. Leve roupa impermeável, bota impermeável e fleece, caso pegue um tempo parecido com o meu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá!!!

Li seu roteiro e vi que vc foi em Ica. Gostaria de saber como foi ir de Arequipa até Ica? tempo de viagem e empresa de ônibus?

 

Gostaria de uma ajuda:

 

Estou indo ao Peru no dia 27 de Agosto, chegando por Cusco e retornando dia 8 de setembro tb por Cusco.

Ainda não consegui decidir o roteiro. Mas a principio ficaria nos dias 27, 28, 29, 30 e 31 de agosto em Cusco e Machu Picchu;

Dia 01/09 - pegaríamos um trem de Cusco para Puno

Dia 2/09 - Puno para Arequipa

A partir daí começa minha duvida. Gostaria de ir ate Ica, mas acredito que é longe, pois de lá teria que voltar para Cusco

Poderia me dá alguma dica?

 

Olá, Andreia!

 

Me atravessando aqui e respondendo à tua pergunta: quando estive no Peru - também em outubro de 2013, vou postar um relato um dia desses - fiz o trajeto de Arequipa a Ica.

Pegamos um ônibus da Cruz del Sur, melhor companhia do Peru e que dá de 10 x 0 nas brasileiras.

A viagem é longa, cerca de dez horas. Sai à noite de Arequipa e chega de manhã em Ica. Mas vale a pena! Os ônibus são extremamente confortáveis, têm lanche, e o primeiro andar é leito. Fomos no segundo andar, que não é leito, mas os bancos reclinam 150º, dá pra dormir tranquilo e bem. Economiza uma noite de hospedagem. As passagens podem ser compradas pela internet: http://www.cruzdelsur.com.pe/

Na época não consegui comprar pelo site, mas pedi para o pessoal do hostel em que estávamos hospedados e eles compraram para nós, sem custos.

 

PS.: consultei agora no site esse trajeto mas tenho certeza que era diferente na época. Saia de Arequipa mais tarde e chegava às 9h em Ica, a viagem era mais curta. Quando compramos tinha uma promoção, pagamos menos que os S/85 que aparece agora, mas vou ficar devendo exatamente quanto, pois não lembro. De qualquer forma, S/85 por uma viagem de 11h é muito barato. No Brasil uma viagem assim não sai por menos de R$150,00.

 

É isso mesmo. Se não me engano, eu peguei o bus 20:30 em Arequipa e cheguei em torno das 9 em Ica. Dali já fechei o passeio para as bodegas de vino em Ica, fui pro hostel em Huacachina, e fiz o passeio de sandboard e buggy a tarde. A questão toda é a logística. Puno e Arequipa estão em direções um pouco opostas. Eu recomendaria, de Cusco ir pra Arequipa ou Puno, depois ir direto para Ica, e na volt a Cusco, passar em Puno ou Arequipa. A viagem ficaria mais curta, acredito eu. Entra no site da Cruz del Sur e faz as simulações.

Quanto aos valores, exite uma tarifa que é super barata (insuperable, eu acho). Se tiver disponível no site, compra logo. Se não, vc pode deixar pra comprar a passagem assim que chegar na cidade. Eu consegui encontrar essas tarifas qdo chegava numa cidade e já comprava a próxima pernada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Se não for pedir muito, poderia especificar o que comprou e quanto pagou ? Pq to querendo também comprar barraca e Segunda Pele, além de Anorak, e outras coisas de Hiking !!!

 

Só para ter uma noção !! :D

 

Mauro, desculpa o atraso!

Vamos aos preços. Barraca Kelty 3 estações, 2 pessoas, peso de apenas 2kg: 460 soles

Segunda pele da Tattoo: 90 soles

Calça impermeável Marmmot: 230 soles

Costuras BD 18 cm: 40 soles

Corta-vento Mistic Mountain: 90 soles

Fllece 300 Mistic Mountain: 56 soles

 

Um amigo meu comprou uma bota da North Face que saiu por 560 soles.

Levando dólares vc pode tentar negociar os preços nas lojas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi Monaik,

 

estou pegando várias dicas do seu relato, mas fiquei com umas dúvidas....queria saber da temperatura, vc pegou muito frio em cusco/MP, lima? e nos outros lugares? qual a temperatura média q vc pegou? acha que tem necessidade de levar roupas especiais para aguentar o frio ou as nossas habituais aguentam? o passeio para a laguna 69 e do bugre dá para uma pessoa sem muito preparo físico e um pouco mais de idade fazer ??? é q cmo estou pesando em levar meu pai estou vendo tdos os detalhes.... ::otemo::

 

obrigada bjs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Como sempre uso o site para organizar as minhas viagens, vou tentar retribuir nesse breve relato. Não entrarei em detalhes já que o mochileiros está repleto de relatos bem informativos. A minha intenção é atualizar alguns valores de passeios e indicar hospedagens, que no meu caso não tenho o que reclamar. Meu grupo era eu, um amigo de escalada e o André, que conheci aqui no mochileiros. Qualquer dúvida é só perguntar!

Custos

Como convenção de moeda, estou usando o seguinte: R$: reais, S/: soles, USD: dólares

1USD=R$2,44=S/2,76

- Transporte: R$690,37+S/167 (taxis)+S/197 (ônibus) = R$1012,50

- Seguro viagem: R$73,37

- Hospedagem: S/310,30 = R$274,60

- Passeios: S/733,36 + USD126,50 = R$1042,02

- Alimentação: S/607,70 (muitas bebidas inclusas!!!) = R$537,79

Total: R$2940,28

 

Preparação

Atualmente não há necessidade da vacina contra febre amarela para ingressar no Peru, a não ser que você vá visitar a amazônia peruana. Comprei a passagem aérea com dois meses e meio de antecedência. Ida Rio-Cusco e volta Lima-Rio pela Tam foi R$690,37, com taxas inclusas. O seguro viagem comprei na Porto Seguro por R$73,37. Levei USD1500 para lá e acabei voltando com USD250, considerando que fiz as compras de equipamento de montanhismo em Lima (em torno de USD 400). A cotação do dólar para soles é bem melhor que o real. Em média foi de 1USD = S/2,76. Não precisei usar o cartão de crédito em nenhum momento.

Não reservei nenhum passeio, exceto:

- Machu Picchu + Huayna Picchu: S/157,00 comprado no site http://www.machupicchu.gob.pe/

- Trem para águas calientes: USD108,00 comprado no site http://www.perurail.com/

 

O roteiro foi o seguinte:

17/10/2013: Rio - Cusco

18/10/2013: Cusco: Chegada em Cusco, reconhecimento plaza de armas

19/10/2013: Cusco: Vale Sagrado + Trem Aguas calientes

20/10/2013: Cusco: Macchu Pichu + Huayna Pichu

21/10/2013: Cusco: Maras + Moray + alguns museus + bus Arequipa

22/10/2013: Arequipa: Monasterio Santa Catalina, Museu Santuários Andinos (Juanita), Plaza de Armas, Mirante Carmen Alto

23/10/2013: Arequipa: Trekking Vale del Colca

24/10/2013: Arequipa: Trekking Vale del Colca + bus Ica

25/10/2013: Ica: tour bodegas (Tacama, El Catador e Lazo) + bugre e sandboard em Huacachina

26/10/2013: Paracas: Islas Balestras + Reserva de Paracas + bus Lima + bus Huaraz

27/10/2013: Huaraz: Chavin de Huantar

28/10/2013: Huaraz: Laguna 69

29/10/2013: Huaraz: Nevado Patoururi + bus Lima

30/10/2013: Lima: Plaza de armas + Larcomar

31/10/2013: Lima: compras Larcomar

01/11/2013: Lima - Rio

 

 

Hospedagem

Do Brasil, reservamos apenas para os dois primeiros dias: Pariwana em Cusco (S/38 por pessoa em quarto com 04 camas e banheiro privativo) e Ecopackers MachuPichu (S/ 36 por pessoa em quarto com 04 camas e banheiro privativo). O restante fechamos assim que chegássemos na cidade. O Pariwana tem uma promoção de ganhar uma camisa caso você reserve o hostel de Lima diretamente na filial de Cusco, ou vice-versa. Gostei de todos os hostels que me hospedei, com exceção do de Huacachina, o Casa de Arena. Banheiro muito sujo e ficamos do lado da boate. O melhor foi o EcoPackers em Águas Calientes. Segue a lista das hospedagens e valores por pessoa por noite:

- Cusco: Pariwana Cusco- S/38 em quarto compartilhado de 4 camas e banheiro privativo. Na volta de Machu Picchu ficamos num quarto compartilhado de 4 camas e banheiro coletivo (só o chuveiro. Dentro do quarto tinha a privada e a pia) por S/34.

- Águas Calientes: EcoPackers MachuPicchu- S/36 em quarto compartilhado de 4 camas e banheiro privativo.

- Arequipa: Arequipay Backpackers- S/26 em quarto compartilhado de 6 camas e banheiro coletivo.

- Huacachina: Casa de Arena- S/25 em quarto triplo privativo com banheiro privativo.

- Huaraz: Hostel SG- S/36,65 em quarto triplo privativo com banheiro privativo. O melhor café da manhã da viagem.

- Lima: Pariwana Lima- S/39 em quarto compartilhado com 4 camas e banheiro privativo.

 

Deslocamentos

Comprei todas passagens de ônibus pela Cruz del Sur. É uma ótima empresa, com ônibus confortáveis e lanche à bordo (se der sorte, tem jantar incluso) e com despacho de bagagem igual ao de avião, por isso vc não precisa se preocupar se alguém vai levar a sua mochila. Além disso, aproveitei todas as tarifas insuperables! O preço realmente vale a pena. Eles vendem online. Comprei duas passagens no Brasil e o restante no balcão da própria Cruz del Sur na rodoviária, quando chegávamos na cidade. Valores:

- Cusco-Arequipa: S/39

- Arequipa-Ica: S/59

- Paracas-Lima: S/22

- Lima-Huaraz: S/48

- Huaraz-Lima: S/29

 

Passeios

Tudo foi negociado na hora. Pechinche bastante, dê umas voltas nas plazas de armas, onde se concentram as agências. Feche onde vc tiver maior confiança e o preço for razoável. Os valores dos passeios que fechamos:

- Vale Sagrado: S/22

- Boleto turístico: S/130

- Machu Picchu: S/157 (entrada) + USD 18,50 (ônibus ida e volta) + S/3 (guarda-volume)

- Trem para Águas Calientes (ida e volta): USD 108

- Chinchero, Maras e Moray: S/30 + S/7 (ingresso salineras de Maras)

- Monastério Santa Catalina: S/35

- Mirador Carmen Alto: S/5 (taxi até lá)

- Museu Santuários Andinos: S/20 + ??? (propina do guia)

- Trekking Vale del Colca (2 dias e 1 noite, com transporte, guia e refeições): S/120

- Bodegas de Ica: S/40

- Passeio de buggy e Sandboard: S/45 + S/3,70 (taxa)

- Islas Ballestas+Reserva de Paracas: S/ 80 + S/12 (taxas)

- Chavin de Huantar: S/30 + S/10 (taxa)

- Laguna 69: S/45 + S/5 (taxa)

- Nevado Pastoururi: S/34

 

Dicas

- Negocie sempre. Só dar uma chorada que os preços caem na maioria das vezes.

- Sempre confirme o preço do taxi antes de entrar nele.

- Experimente as comidas típicas: lomo saltado, ají de galina, choclo, chincha morada, ceviche, espagueti saltado.

- Se você gosta de bebidas alcoólicas, experimente o pisco! As cervejas locais também são boas: Cusqueña (principalmente a de trigo), Arequipeña, Pilsen, Sierra Andina.

- Eu viajei de ônibus sempre à noite. É bem seguro, pelo menos com os ônibus da Cruz del Sur. Assim, você economiza o dinheiro do hostel e o tempo de deslocamento, e ainda ganha o lanche do busão.

- Quando você quiser pegar o ônibus, informe o taxista qual é a empresa. Na maioria das cidades não existe rodoviária central. Cada empresa possui a sua 'rodoviária'. A exceção foi Arequipa, que possui uma central para todas as linhas.

- Compre as passagens de trem para Machu Picchu com bastante antecedência. Assim há maior oferta de passagens mais baratas.

- Se você quiser subir a Huayna picchu, compre com antecedência! São apenas 400 ingressos (200 em cada turno) por dia.

- A aclimatação em Cusco. Senti apenas uma leve dor de cabeça ao desembarcar. Mas rapidamente passou. O problema é que a altitude amplifica os efeitos do álcool: você fica bêbado mais rápido e a ressaca tb. Eu não tenho ressaca normalmente, fiquei a manhã seguinte destruída.

- O taxi de Miraflores, Lima, para o aeroporto foi S/45, que dividimos entre duas pessoas. Eles sempre cobram mais caro pois precisa de uma autorização especial para entrar no aeroporto.

 

[attachment=11]IMG_2360.JPG[/attachment]

 

[attachment=10]IMG_2554.JPG[/attachment]

 

[attachment=9]IMG_2738.JPG[/attachment]

 

[attachment=8]IMG_2830.JPG[/attachment]

 

[attachment=7]IMG_2948.JPG[/attachment]

 

[attachment=6]IMG_3084.JPG[/attachment]

 

[attachment=5]IMG_3182.JPG[/attachment]

 

[attachment=4]IMG_3206.JPG[/attachment]

 

[attachment=3]IMG_3194.JPG[/attachment]

 

[attachment=2]IMG_3231.JPG[/attachment]

 

[attachment=1]IMG_3247.JPG[/attachment]

 

[attachment=0]IMG_3296.JPG[/attachment]

 

Olá! Tudo bem?

 

Estou começando um site novo de viagens e gostaria muito de saber se você poderia enviar um relato de como foi essa sua viagem! É um conteúdo incrível e que eu gostaria demais de compartilhar com meus seguidores!

 

Desde já, agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...