Roteiros de Viagem em Portugal
#1083271 por isislemes
29 Abr 2015, 00:18
Olá Pessoal! Estou montando um roteiro para Portugal e Espanha de aproximadamente 1 mês (já descontei os 2 dias que passarei só no avião, no total são 28 dias) e gostaria de ajuda de quem já conhece a região pra me dar dicas de day-trips e cidades bem como opinião sobre a distribuição nos dias do roteiro. Gosto bastante de ter um minimo de tempo pra explorar e conhecer bem os locais, por isso mesmo decidi fazer "só" (para muitos é "só") Portugal e Espanha. Já pesquisei bastante coisa e vi que de fato há muito o que conhecer em cada país, por isso estou um pouco indecisa ainda com o roteiro!

Segue:
Madrid (6 dias) - passeio: Toledo
Santiago de Compostela (1 dia)
Porto (4 dias)
Coimbra (2 dias)
Sintra (2 dias) - passeio: Azenhas do Mar
Lisboa (5 dias)
Sevilha (2 dias)
Córdoba (3 dias)
Madrid (1 dia)

Essa será a ordem de visitação também, no último dia voltarei a Madrid somente por conta do voo que provavelmente sairá de lá já que as passagens ida-e-volta chegando e partindo de um mesmo local são mais baratas (ainda não comprei a passagem, este é só um planejamento já que a viagem deverá acontecer provavelmente só em Março do próximo ano).

No aguardo de sugestões :D

#1083294 por Juliana Champi
29 Abr 2015, 01:40
Olá. Fiz uma viagem bem parecida, o relato ta no rodapé. Tb gosto de viajar com calma... mas de maneira geral eu diria que esta com muito tempo em Madri, mesmo com Toledo... Fiquei esse tempo lá e me arrependi. Ficaria 2 dias inteiros mais os de bate e volta (são várias opções, mas todas parecidas). Porto tb da pra tirar um dia. Cidade lindinha, mas pequena. E com esses dias economizados (5), eu colocaria sem dúvida Barcelona... A cidade que dividiu com Lisboa a top amor da minha viagem. Kkk

Se quiser manter o roteiro, aconselho distribuir os dias de Madri... Aumentar de Sevilha... Lisboa... Emfim.

Que bom que vai pernoitar em Sintra... Tb amei.
Editado pela última vez por Juliana Champi em 29 Abr 2015, 08:07, em um total de 1 vez.
#1083295 por Juliana Champi
29 Abr 2015, 01:45
Ahhh... Esqueci... Não tem essa de que a passagem é mais barata quando chega e sai do mesmo lugar... Pesquise muito, pois quase sempre as multidestinos empatam... E vc tem que pensar que vai gastar tempo e grana pra voltar pro início do seu roteiro...
#1083301 por juliad
29 Abr 2015, 02:04
tô aqui acompanhando porque irei para portugal em outubro e meu trecho está parecido com o seu (porto 4 dias/coimbra 1/obidos 1/lisboa 4). gosto de viajar com calma e aproveitando os lugares como você, então me identifiquei =) poxa, tô até pensando em pernoitar em sintra agora? hahaha

mas posso ajudar com a parte espanhola?
- adorei madrid, mas acho que no seu roteiro 6 dias é muito. algo especial na cidade? um segundo bate e volta? a cidade é uma delícia, mas 5 dias inteiros (contando o bate e volta) está bem bom, eu acho.
- 3 dias em cordova é muito. a cidade é pequenina, não demanda esse tanto não. eu passaria dois deles para Sevilha, que é uma cidade GRANDE e com muitas opções ao redor (aliás, você não fará Granada?)
- sobre a passagem, uma opção legal seria você entrar por porto e sair por madrid. sim, você sacrificaria Compostela aí, mas ganharia tempo de viagem.

espero ter ajudado =)
#1083349 por isislemes
29 Abr 2015, 09:46
Juliana Champi escreveu:Olá. Fiz uma viagem bem parecida, o relato ta no rodapé. Tb gosto de viajar com calma... mas de maneira geral eu diria que esta com muito tempo em Madri, mesmo com Toledo... Fiquei esse tempo lá e me arrependi. Ficaria 2 dias inteiros mais os de bate e volta (são várias opções, mas todas parecidas). Porto tb da pra tirar um dia. Cidade lindinha, mas pequena. E com esses dias economizados (5), eu colocaria sem dúvida Barcelona... A cidade que dividiu com Lisboa a top amor da minha viagem. Kkk

Se quiser manter o roteiro, aconselho distribuir os dias de Madri... Aumentar de Sevilha... Lisboa... Emfim.

Que bom que vai pernoitar em Sintra... Tb amei.


Olá Juliana, antes de montar o roteiro já havia lido seu relato, ajudou bastante e já anotei várias coisas dele, obrigada por compartilhar :D Pensei mesmo em incluir Barcelona no roteiro justamente porque esses dias estava pesquisando passagens (com aquela coisa dos 3 meses de antecedência, não será pra minha viagem mas já tô pesquisando pra ter uma ideia) e achei uma que valia a pena multi-trechos mesmo, entrando por Madri e voltando por Barcelona. Até agora não encontrei ainda uma que tivesse multi trechos entrando por Espanha e saindo por Portugal (ou vice-versa, que seria o ideal) pois o que pude notar é que a maioria dos voos de volta Lisboa-Brasil chegam em Lisboa, vão pra Madri e depois pra São Paulo! Então acabam sendo mais caros do que ir e voltar por Madri. Mas você tem razão no sentido de que vale a pena ponderar, pois até agora o trecho mais caro deste roteiro foi a volta Portugal-Espanha (Lisboa-Sevilha de ônibus sai por 43 euros, de trem os preços triplicam).

Neste roteiro acabei não incluindo Barcelona porque ia acabar gastando muito com o deslocamento entre Madri-Barcelona/Barcelona-Madri, já que vi que a ida-e-volta mais em conta com a Renfe fica 64 euros :(

Enfim, agradeço pelas dicas! Acho que se acabar não dando certo incluir Barcelona (de fato queria conhecer) vou seguir seu conselho e ficar menos tempo em Madri, e colocar talvez mais um day-trip pra Segóvia por exemplo, e aumentar pelo menos 1 dia em Sevilha e penso em incluir também Granada na Espanha, talvez 2 dias por lá, assim acho que já dá uma balanceada. Minha dúvida quanto ao roteiro era justamente essa, se eu não estava ficando tempo demais em Madri ou em Lisboa, já que a maioria do pessoal também diz que Lisboa não precisa de muito tempo.
#1083359 por isislemes
29 Abr 2015, 09:58
juliad escreveu:tô aqui acompanhando porque irei para portugal em outubro e meu trecho está parecido com o seu (porto 4 dias/coimbra 1/obidos 1/lisboa 4). gosto de viajar com calma e aproveitando os lugares como você, então me identifiquei =) poxa, tô até pensando em pernoitar em sintra agora? hahaha

mas posso ajudar com a parte espanhola?
- adorei madrid, mas acho que no seu roteiro 6 dias é muito. algo especial na cidade? um segundo bate e volta? a cidade é uma delícia, mas 5 dias inteiros (contando o bate e volta) está bem bom, eu acho.
- 3 dias em cordova é muito. a cidade é pequenina, não demanda esse tanto não. eu passaria dois deles para Sevilha, que é uma cidade GRANDE e com muitas opções ao redor (aliás, você não fará Granada?)
- sobre a passagem, uma opção legal seria você entrar por porto e sair por madrid. sim, você sacrificaria Compostela aí, mas ganharia tempo de viagem.

espero ter ajudado =)


Olá! Então, a escolha por pernoitar em Sintra foi porque um dos dias vou pra tal Azenhas do Mar, simplesmente "pirei" nessa cidade e vi que é bem fácil ir de Sintra pra lá, já dou aqui a dica que vi nesse post: http://www.umviajante.com.br/portugal/1 ... has-do-mar

A dica de Sevilha que você e a Juliana (post acima) deram já está anotadíssima e acatada, vou aumentar os dias por lá! Também pensei em incluir sim Granada pra balancear os dias em Madri caso eu não consiga ir pra Barcelona também, isso porque pedi opinião para outras pessoas e me recomendaram 2 dias em Córdoba (e não 3, como coloquei e você também recomendou menos) e 2 em Granada.

Quanto a entrar por Portugal e sair pela Espanha, sim, seria o ideal mesmo, estou contando com achar uma boa tarifa fazendo multi-trechos dessa forma mesmo, mas pelo que venho pesquisando até agora (com 3 meses de antecedência, pra ter uma noção dos preços melhores) os preços pra esse multi trecho está bem mais caro do que entrar e sair por Madri, por isso esse roteiro provisório com entrada e saída por Madri...

Muito obrigada pela contribuição! E como você vai em Outubro, não esqueça de postar seu relato aqui no fórum depois :D
#1083418 por filipelyrio
29 Abr 2015, 11:07
Olá, vi que você já está pesquisando multicidades, isso é bom porque quase sempre sai mais barato, se ainda não encontrou eu digo que daqui a pouco aparece...rs economiza dinheiro e tempo. Mesmo que as vezes vc com Brasil x Madrid x Lisboa x Brasil e na volta tenha uma conexão em Madrid... só que para a empresa aérea você não estará comprando este trecho (Lisboa x Madrid).

Sugiro pela TAP com este roteiro (com stopover em Lisboa)... ou pela Air Europa com stopover em Madrid.

Quanto a sugestões:

Porto: tem dois lugares que acho interessantes por perto, Aveiro (a Veneza portuguesa rs) e Peso da Régua, para fazer passeio de trem às margens do Rio D'Ouro, pode-se até visitar uma vinícola se gostar.

Sintra: cidade encantadora, difícil até dar sugestão pois tem muita coisa por lá. Se o dia estiver bonito, recomendo dar uma passada no Cabo da Roca e Ericeira que é uma versão de Azenhas só que acredito que menos bonita.

Lisboa: como terá um tempo considerável bom (para mim é pouquíssimo nesta cidade rs) vale a pena ir por conta própria ou pegar um passei de 1 dia para conhecer Óbidos, Fátima, Batalha, Sesimbra... tem várias combinações de cidades, vai ao seu gosto.
Também sugiro ir a Cascais e Estoril de trem que é bem perto.

Espero ter ajudado, infelizmente minha pessoa ainda não pisou em solo Espanhol rs.
#1083506 por isislemes
29 Abr 2015, 13:47
filipelyrio escreveu:Olá, vi que você já está pesquisando multicidades, isso é bom porque quase sempre sai mais barato, se ainda não encontrou eu digo que daqui a pouco aparece...rs economiza dinheiro e tempo. Mesmo que as vezes vc com Brasil x Madrid x Lisboa x Brasil e na volta tenha uma conexão em Madrid... só que para a empresa aérea você não estará comprando este trecho (Lisboa x Madrid).

Sugiro pela TAP com este roteiro (com stopover em Lisboa)... ou pela Air Europa com stopover em Madrid.

Quanto a sugestões:

Porto: tem dois lugares que acho interessantes por perto, Aveiro (a Veneza portuguesa rs) e Peso da Régua, para fazer passeio de trem às margens do Rio D'Ouro, pode-se até visitar uma vinícola se gostar.

Sintra: cidade encantadora, difícil até dar sugestão pois tem muita coisa por lá. Se o dia estiver bonito, recomendo dar uma passada no Cabo da Roca e Ericeira que é uma versão de Azenhas só que acredito que menos bonita.

Lisboa: como terá um tempo considerável bom (para mim é pouquíssimo nesta cidade rs) vale a pena ir por conta própria ou pegar um passei de 1 dia para conhecer Óbidos, Fátima, Batalha, Sesimbra... tem várias combinações de cidades, vai ao seu gosto.
Também sugiro ir a Cascais e Estoril de trem que é bem perto.

Espero ter ajudado, infelizmente minha pessoa ainda não pisou em solo Espanhol rs.


Olá Filipe, primeiramente agradeço as sugestões! Quanto a esses passeios próximos ao Porto, como funcionam exatamente? Preciso comprar pacote com agência de turismo? Sabe me dizer em média quanto custa? O mesmo pergunto acerca dos passeios que recomendou em Sintra.
Quanto a Lisboa, estou seriamente pensando em ficar mais tempo, agora que já exclui esses dias todos em Madri do roteiro, digo penso em pelo menos mais 2 dias. Aí posso fazer os passeios com calma também. Também preciso economizar com os deslocamentos, então é bom ficar um bom tempo em uma só cidade, por isso não coloquei tantas cidades no roteiro, quanto mais deslocamento, mais caro vai ficando...
Quanto a data da viagem, ela será provavelmente em Março/2016, a menos que eu consiga passagem promocional em Janeiro/Fevereiro. Já foi pra essa região no mês de Março? Sabe me dizer se o tempo é ok, digo, se chove muito por exemplo?
#1083508 por isislemes
29 Abr 2015, 13:49
MauroBr. escreveu:Eu fiz um relato de uma viagem parecida. Eu recomendo pegar um carro no Porto, entregar em Lisboa, pegar um em Sevilha e entregar em Madri, fazer de avião Madri Porto e Lisboa Sevilha de busão noturno.


Olá Mauro, infelizmente eu não dirijo e irei viajar sozinha. Quanto ao ônibus noturno Lisboa-Sevilha ÓTIMO que você mencionou, estava com dúvidas a respeito se era ok pegar ele mesmo, pois foi a minha escolha de locomoção, uma vez que o trem é 3x mais caro para este trecho!
#1083633 por filipelyrio
29 Abr 2015, 18:17
Pode-se ir do Porto até Peso da Régua de trem (a partir de 14 euros 3:30h de duração )... há opção de ir em comboios à vapor saindo de Peso, para um passeio à moda antiga, mas me parece que somente no verão. Pelo que sei poderá comprar este passeio na própria cidade.
Porto até Aveiro de trem mais ou menos uma hora e custa menos de 4 euros.

Em Sintra tem o Cabo da Roca, dá para ir de ônibus, saindo da cidade. não lembro detalhes, mas não fica longe, é um ônibus urbano. Ericeira eu fui de carro, mas deve ser fácil chegar de ônibus também.

Já em Lisboa só com agência mesmo, para pegar este bate-volta, tem em vários lugares.
Cascais e Estoril se conhece no mesmo dia, vá de Lisboa à Cascais e na volta pare em Estoril... é quase do lado. Tem o Casino lá. A passagem custa uns 6 euros o percurso todo... 1:20 min para ir.

Que bom que resolveu ficar mais tempo em Lisboa, espero que goste de lá. Além de todos os passeios clássicos se quiser comprar roupas tem o outlet Freeport que fica do outro lado do rio e muita gente gosta.
Março o clima já estará bem agradável, sem aquele frio todo, a estação das chuvas estará no final. Não chega a atrapalhar, a média é chover em 10 dias do mês. Só para comparar e fevereiro chove até 15 dias.
#1083837 por isislemes
30 Abr 2015, 09:32
filipelyrio escreveu:Pode-se ir do Porto até Peso da Régua de trem (a partir de 14 euros 3:30h de duração )... há opção de ir em comboios à vapor saindo de Peso, para um passeio à moda antiga, mas me parece que somente no verão. Pelo que sei poderá comprar este passeio na própria cidade.
Porto até Aveiro de trem mais ou menos uma hora e custa menos de 4 euros.

Em Sintra tem o Cabo da Roca, dá para ir de ônibus, saindo da cidade. não lembro detalhes, mas não fica longe, é um ônibus urbano. Ericeira eu fui de carro, mas deve ser fácil chegar de ônibus também.

Já em Lisboa só com agência mesmo, para pegar este bate-volta, tem em vários lugares.
Cascais e Estoril se conhece no mesmo dia, vá de Lisboa à Cascais e na volta pare em Estoril... é quase do lado. Tem o Casino lá. A passagem custa uns 6 euros o percurso todo... 1:20 min para ir.

Que bom que resolveu ficar mais tempo em Lisboa, espero que goste de lá. Além de todos os passeios clássicos se quiser comprar roupas tem o outlet Freeport que fica do outro lado do rio e muita gente gosta.
Março o clima já estará bem agradável, sem aquele frio todo, a estação das chuvas estará no final. Não chega a atrapalhar, a média é chover em 10 dias do mês. Só para comparar e fevereiro chove até 15 dias.


Muito obrigada pelas dicas e informações Filipe! Fiquei bem interessada nesses passeios saindo do Porto, já que vou ficar um tempo bom por lá, vou me informar! Obrigada!
#1084062 por juliad
30 Abr 2015, 20:37
isis, se estiver interessada no passeio do rio douro, vão aqui as observações que eu fiz - já que tô pesquisando muito sobre, e quero muito ir.
esse link é ótimo:
http://sucatrips.blogspot.com.br/2011/1 ... ro_17.html

li bastante e decidi que vou pegar um trem até pinhão ( uns 40 minutos de regua) e de lá fazer visita pelas viniculas. tem algumas que dá para ir a pé ou 5 euros de taxi. pinhão também tem passeios de barco mais legais, pois está no encontro de dois rios e o lugar é mais "fertil". dizem que o trecho mais legal do rio douro é a partir de pinhão mesmo, onde as paisagens ficam mais incríveis. o lugar é patrimônio da unesco.
parece que o melhor trecho é pinhão até pocinho.

espero ter ajudado!
#1085109 por isislemes
04 Mai 2015, 10:16
Julia, obrigada pelas informações! Estou bem interessada no passeio das vinícolas, e achei que só dava pra fazer de carro! Que bom que me enganei. E boa viagem! Abraços

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante