Roteiros de Viagem em Portugal
#980847 por aerogfa
16 Jul 2014, 10:01
Olá Amigos,
Gostaria da ajuda de todos vocês sobre a minha primeira viagem a europa, estarei indo na companhia da minha esposa e um baby de 1 ano e 2 meses, Meu Pai e sua esposa e o meu irmãozinho de 4 anos, a nossa viagem será em Setembro.

Se alguém puder me dar algumas dicas, ficarei hospedado em hoteis ibis, tanto em lisboa, madrid e paris.
Optei por poucas cidades, tendo em vista que estaremos viajando com duas crianças.

Segue o roteiro.

12/set Sexta 13:13 São Luis Fortaleza
12/set Sexta 20:00 Fortaleza Porto
13/set Sábado Chegada em Porto
14/set Domingo Porto
15/set Segunda-feira Fátima - Porto
16/set Terça-feira Lisboa
17/set Quarta-feira Lisboa
18/set Quinta-feira Volta Porto Lisboa
19/set Sexta-feira 06:45 Porto - Madrid
20/set Sábado Madrid
21/set Domingo Madrid
22/set Segunda-feira Toledo - Madrid
23/set Terça-feira Madrid
24/set Quarta-feira Madrid
25/set Quinta-feira 07:10 Madrid Paris
26/set Sexta-feira Paris
27/set Sábado Paris
28/set Domingo Paris
29/set Segunda-feira Paris
30/set Terça-feira 07:55 Paris - Fortaleza
30/set 18:25 Fortaleza -São Luis

#997802 por gabrielbaldez
01 Set 2014, 00:23
Olá,

Bom, só vi agora seu post aqui, mas como ainda não está na data da sua viagem, espero que ainda possa ajudar.

Moro em Portugal há quase 3 anos, conheço todos os lugares que você vai visitar, Paris e Madrid, inclusive estive mês passado. E também viajei com minha família, que estava de ferias aqui em Portugal.

- Pelo que vi, tens 2 dias em Porto, pra começar. Porto tem muita coisa pra conhecer e muita coisa se faz a pé, porém, como estão com crianças é bom ver antes a localização de pontos próximos um dos outros, ir de metro, autocarro/ônibus, e lá nos tais pontos conhecer o que der a pé. Por exemplo, a Ribeira do Porto, de onde se tem a vista da famosa ponte D. Luis, fica perto de vários lugares legais. Além da Ribeira, ao atravessar a ponte, estás em Gaia, cidade vizinha onde ficam as caves do vinho do Porto. Essa região de Gaia e a Ribeira é cheia de barzinhos e restaurantes. Em gaia, entre as caves há vários restaurantes onde podes provar a famosa Francesinha, prato típico do Porto. Geralmente os preços estão expostos fora e a diferença entre um restaurante e outro é IMENSA. Já comi num por 7 euros excelente e o do lado eram 15 euros!!!

No Porto, como em várias cidades em Portugal, tem aqueles onibus de city tour, com segundo andar aberto. O melhor é da empresa Yellow Bus. Essa empresa opera em outras cidades, tu recebe um fone de ouvido pra ouvir o guia automárico e um livrinho de descontos. Com teu ingresso tu tem descontos no mesmo Yellow Bus em outras cidades. E com o livrinho tem desconto nas caves de vinho do Porto por exemplo. Essa empresa faz duas rotas pelo Porto. Uma que faz Porto + Matosinhos (Praia) e outra que faz Porto + Gaia. Tu pode comprar individual cada rota ou o pacote com tudo. O pacote com tudo, sai muito mais barato!! É assim: 2 dias nos autocarros de passeio, podendo subir e descer quantas vezes quiser, nas duas rotas + Passeio de barco pelo Rio Douro e as 7 pontes até a Foz do Douro + Entrada na Cave de vinhos do Porto Calem com degustação por 22 euros!!! Comprando o dos 2 dias fica mais em conta, exemplo, só as caves custam 5 euros!!! E com esse bilhete do Yellow Bus tu pode usar onibus e metro urbano tambem!!!

Pra visitiar legal lá acho esse passeio do rio, a Ribeira, Gaia, a praia de Matosinhos, a Foz do Douro, a Torre dos Clérigos, A livraria Lello que é a mais bonita do mundo e inspirou Harry Potter, Rua de Santa Catarina pra compras, Estação de São Bento dos Comboios, a Casa da Musica, Palacio da Bolsa, A Capela das Almas toda de azulejos azuis... Enfim, tem bastante coisa pra conhecer. A noite, pergunte pelo Café (bar) O Piolho, é um bar conhecido com outros ao redor onde fica bastante gente a noite, e perto dele, tem a rua Galerias de Paris, são 3 ruazinhas pequenas cheias de barzinhos de estilos diferentes!! Enfim, 2 dias parecem pouco, por isso o city tour que falei vale muito a pena!! Ainda mais pra quem tem crianças pequenas!! E cuidado com os batedores de carteira! Há muitos!! E a zona da Ribeira a noite, é bom ter um cuidado maior também!

- Fátima é muito bonita, mas pequena! 2 horas ou 3 conheces tudo! E, a regra lá de cima também vale aqui pras lojinhas. Há muitas lojinhas de lembrancinhas. Olhar o preço numa e sair pra ver o preço de outra não é feio!! Todos fazem isso!! Uma medalhinha que tu encontra numa lojinha de 3 euros, na do lado pode ser 0,80!!

- Bom, Lisboa. Minha cidade preferida aqui em Portugal, 2 dias com certeza são insuficientes, mas da pra conhecer muita coisa! Na parte moderna da cidade, tem o Parque das Naçoes, construido pra Expo 98, é um bairro todo moderno, de predios de arquitetura bem diferente. Ali tem pra conhecer: Vasco da Gama que é um shopping; Oceanário (o 2º melhor do mundo, mas com filas enormes pra comprar ingresso, então, se tem pouco tempo, evite, a nao ser que queira muito); Gare do Oriente que é a estação de metro, comboios/trem, autocarros; Funicular, tipo bondinho do RJ, mas beeeem menor, mas que da pra ter uma visão legal do rio Tejo e do Parque; e o Parque em si.

Na parte histórica: tem a Baixa, região com muita coisa pra visitar perto uma da outra. Tem a Rua Augusta, famosa pelo Arco da Rua Augusta, ponto turístico de Lisboa; MUDE, museu do design e da moda que é grátis; os barzinhos e tasquinhas e lojinhas das ruas paralelas e perpendiculares; A estação de comboios do Rossio, que é fantástica e em frente tem uma tasquinha chamada Beira Gare, bem na esquina, com pratos e petiscos tipicos de portugal muito bons e baratos; Tem o Terreiro do Paço, uma praça grande em frente o arco, onde tem grandes eventos e tem varios barzinhos tambem e o Museu da Cerveja; O Cais das Colunas que fica em frente ao Terreiro do Paço; A Ribeira das Naus, um calçadao a beira do Rio Tejo; Tem o Elevador de Santa Justa;

Subindo por dentro da estação do metro Baixa/Chiado, chegas no Bairro Alto. Ali tens o Bairro Alto e o Chiado que são vizinhos. Bairro Alto é bom a noite, as ruas são lotadas de barzinhos pra todos os estilos, tem fado perto de musica brasileira e africana, perto de Jazz... Meus favoritos são Alface, que é de Jazz, e Portas Largas, que é o mais animado com musica brasileira. Uma bebida tipica do Bairro Alto chama-se pontapé na cona, cona é "vagina" em Portugues de PT, ou seja, bem inusitado. O chiado é mais legal de dia, por causa das lojinhas e cafés e etc. Tem o Café A Brasileira, onde Fernando Pessoa costumava ir, e tem inclusive uma estatua dele sentado à mesa. Tem a rua Garrett, de lojas. A livraria Bertrand, a mais antiga do mundo ainda em funcionamento. O Largo de Camoes.

Subindo pelo Chiado, tem o Miradouro de Sao Pedro de Alcantara, espetacular. Mais em cima o bairro Principe Real tem um Parque e o Jardim Botanico.

Pela Baixa podes pegar o eletrico 28, aqueles bondinhos eletricos amarelos e subir ate o Castelo de Sao Jorge e ir no miradouro com vista pra Alfama tambem, tipico bairro lisboeta.

na Baixa tambem pegas um autocarro eletrico 15 que vai ate a Torre de Belem, mas podes descer antes no Mosteiro dos Jeronimos que fica ao lado dos Pasteis de Belem e em frente ao Padrao dos Descobrimentos.

Acho que tem muita coisa, mas em 2 dias da pra conhecer bastante. Em lisboa o transporte publico é excelente, apenas bem movimentado, devido ao numero de turistas, mas da pra viajar numa boa. Tem um bilhete diario, dura 24 horas e custa 6,50 euros, podes usar quantas vezes quiser dentro das 24h metro, autocarro, os bondes e eletricos e os "elevadores", como o ascensor da Gloria que vai da Baixa ao Bairro Alto. Uma passagem de metro individual, de apenas 1 viagem é 1,70 se nao me engano. Esse das 24h vale muito a pena, por ex., só o onibus que vai a torre de belem custa 3 euros a viagem!! Pra subir ao castelo de Sao Jorge tambem sao 3 euros a viagem. Enfim, vale muito a pena. E cuidado com os carteiristas/batedores de carteira, em lisboa há aos montes, principalmente nos trasnportes publicos e em lugares movimentados, e muitos sao idosos ou meia idade.

- Madrid conheci pouca coisa, fiquei mais tempo em Barcelona.

- Paris, nem sei por onde começar.

Há muitas coisas proximas umas das outras.

Perto do Louvre, tens o Jardin des Tuilleries, Place Vendome, Musee D'Orsay, Place de la Concorde, La Madeleine, Petit Palais, Place des Invalides, Musee Rodin, o Museu das Armas, a Pont des Arts que é a dos cadeados do amor, a Ponte Alexandre III... Mais ao lado tens a Notre Dame, e se descer tens Fontaine Saint Michel, Palacio e Jardins de Luxemburgo... Tens a Place des Voges onde fica a Maison du Victor HUgo, e pertinho da Bastilha. Mais pra esquerda tens o Pompidou, que tem o Museu Nacional de Historia Natural com vista linda pra cidade e pra torre.

Tens as Galerias Lafayette, em frente à Opera, as galerias é um shopping com lojas de griffe, chanel, dior, lv, etc... e não esqueça, vá ao Terraço, a melhor vista de Paris, segundo muitos!!!

Tens a Torre, claro! que é bom visitar perto do Por do sol, assim que escurece, logo apos acenderem as luzes, ela começa a piscar por uns segundos, fica um espetaculo. E em frente a torre, do outro lado do rio, há um pessoal tocando musica pros casais dançarem com vista pra torre a noite, lindo demais!!

Tens Montmartre, O Moulin Rouge, que fica numa rua cheia de sex shops, famosa. Subindo as ruas tens a Place des Abbesses, onde tem um jardim conhecido pelo muro com eu te amo escrito em 300 idiomas, tens os cafes famosos parisienses, tens a Sacre-Coeur, basilica com vista linda da cidade...

Tens a Gare du Nord e Gare de l'Est, Gare Saint Lazare...

Nos restaurantes, podes pedir une carafe d'eau que te dao uma garrafa dágua da torneira gratis, que em Paris é limpa e potavel, agua mineral custa uma fortuna!! Sobre transportes, andei tudo de metro, muito facil de entender, apesar das inumeras estacoes, quase de 2 em 2 esquinas hehe

Se quiser ver muitos museus, compre o Museum Pass, sai mais em conta. E prepare o bolso, Paris é mesmo muito cara!! Mas é muito linda!! E cuidado com os carteiristas, ha mais que em Lisboa inclusive. E se vir umas mulheres pedindo pra voce assinar uma prancheta pra ajudar associacao de surdos, ou se disserem que encontraram um anel de ouro e perguntarem se é seu, FUJA! Elas aproveitam da distracao pra roubar turistas, é um golpe muito comum em Paris, pode procurar na net, elas tao em todos pontos turisticos, há varias delas, na entrada do louvre, na torre, na notre dame, jardin des tuilleries, sacre coeur vi umas sendo presas... Enfim, todo cuidado é pouco!! Mas fora isso, é tranquilo andar, bem mais tranquilo que Fortaleza, de onde vim! heheh

Boa viagem e espero que tenha ajudado!!!
#998167 por aerogfa
01 Set 2014, 23:47
Obrigado pelas dicas, foi uma grande ajuda !!

Em portugal, quero alugar um carro, pois queremos visitar fátima e ir para lisboa de carro.

Fiquei preocupado com essa situação de furtos, você me indica então a comprar uma doleira ? o que seria melhor para evitar esses tipos de incidentes ??
#998208 por debalves
02 Set 2014, 06:38
Ih, legal! Também gostei das dicas! Vou viajar agora em setembro pra Espanha e a idéia inicial era passar por Portugal também. ... mas como a grana ficou mais curta, Portugal ficou para uma próxima vez. Agradeço também as dicas pois não pretendo esquecer a idéia de ir a Portugal! Abraços!
#998370 por gabrielbaldez
02 Set 2014, 15:53
Sim,

Acontece muito!!! Lisboa, Paris, Barcelona, Madrid, Porto... Nas grandes cidades sempre acontece, assaltos é muito raro de como vemos no Brasil. Mas o que acontece é mais se aproveitarem da tua distraçao! Em lisboa, nos meios de transporte, metro, autocarro e principalmente nos eletricos, sempre se vê placas alertando turistas pra ter cuidado com os carteiristas/batedores de carteira. Eles agem no empurra empura pra subir/descer, e se aproveitam, entao, enquanto a isso, sempre dentro de transportes, bolsas pro lado da frente, e carteiras no teu bolso da frente, e ver se tao os bolsos fechados. Na rua, podes andar tranquilo. Nao quis assustar, mas é apenas algo que acontece. Tomando o devido cuidado, viajas numa boa! Eu quando viajo por aqui, uso sempre umas mini pochetes de tecido, dessas pra colocar por baixo das calças, não sei se é isso que chamas de doleira. Se sim, acho que vale a pena usar pra colocar boa parte do dinheiro e passaporte. Muita gente faz isso, nos hostels sempre vês pessoas a usarem isso. Como disse, tanto em Paris, Porto, Lisboa... Precaução nunca é demais! Agora em relação a carro, tens que ver se vale mesmo a pena. Os comboios/trens em Portugal funcionam muito bem e são confortáveis e tem descontos pra familias, sao super pontuais, alguns tem ate bar dentro, internet a bordo, banheiros. Além de que, alugar carro em portugal sai muito caro, o custo diario pode girar perto de 80 a 100 euros por dia o carro, e como tua familia é grande, nao sei se cabem todos num carro só, mas cada um sabe do seu bolso!! E outra coisa que encarece a viagem de carro em Portugal sao as portagens/pedagio. Há MUITAS!!! Acho que de Porto a Fatima tu deve gastar por volta de 20 euros ou mais só em pedagio! Isso pelas auto estradas, mas há tambem estradas menores, que nos chamamos de estradas nacionais, mas sao estradas de qualidade menor, muito sinuosas, cheias de curvas mesmo, as vezes a distancia fica maior e sempre tem muitos caminhoes, que vao nelas pra evitar pagar portagens. E alem de que, em Lisboa, por exemplo, acho que nao vais precisar muito de carro, primeiro pq la os meios de transporte te levam pra todo lado. Metro, onibus, os bondes e eletricos funcionam muito bem. E taxi nao é muito caro, caso precise.

http://www.cp.pt/ - aqui podes ver sobre os comboios, clica em horários e precos e da pra pesquisar, tem o mapa de trens por todo o pais e informacoes sobre os descontos

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interi ... seccao=Sul aqui noticia de mais de 1600 furtos em 2013 em lisboa nos transportes
#998825 por aerogfa
03 Set 2014, 22:26
Entendi, então em portugal irei alugar um carro, seria melhor e mais fácil, em madrid e paris irei de metrô.
Pelo menos vou conhecer portugal de carro, por ser pequeno e o mesmo idioma, fica tudo mais fácil.

Já participo do forum de madrid, ando lendo muitas coisas.

uma duvida que paira, chegar em paris e sair de metro é uma boa ???
#999448 por Juliana Champi
06 Set 2014, 00:32
Aerogfa... Promete que quando voltar fará um relato? Kkkk... Tb pertendo alugar carro em Portugal, pois tb viajarei com criança. Já fiz umas simulações e achei os preços bons... Vc já alugou? Depois nos conte como foi. Boa viagem.
#999675 por xxxxxxxxxx
07 Set 2014, 11:49
Quanto ao metro de paris, depende da quantidade e tamanho das malas, mas se elas não forem muito pesadas dá para se virar bem.

Se você estiver viajando em 3 pessoas ou mais, financeiramente o custo do táxi empata com o metro, mas o táxi tem a vantagem de lhe deixar na porta do hotel, já de metro pode ser que você tenha que andar 1 ou 2 quarteiroes até o seu hotel.
#999892 por filipelyrio
08 Set 2014, 00:00
Acho bom seu roteiro, e acertado em escolher poucas cidades, ainda mais estando com crianças. Também foi acertada a decisão pelo Íbis, na Europa os padrões dos hotéis muitas vezes não correspondem ao que se paga principalmente em Paris, e ficar no Íbis garante um padrão já conhecido.
#1000333 por aerogfa
09 Set 2014, 10:02
Verdade, no roteiro inicial nos colocamos Barcelona e Londres, mas depois retiramos, porque além de ser muito corrido, seria cansativo para os pequenos.
O Ibis é aquele tipo de hotel que cumpre bem o que propõem.

Consegui alugar os carros na europa, pela budget. Em Portugal até 12 anos é obrigatório o uso de cadeirinhas, então se fosse para alugar um carro, teria que ser de 7 lugares, o aluguel era altíssimo o valor. chegando aos 800 euros.
Preferimos alugar dois carros, onde o aluguel ficou em torno de 180 euros por 6 dias com a cadeirinha. Economizamos muito nessa escolha.

Vamos viajar por Portugal, de Porto a Lisboa, parando em Fátima e outras cidades, talvez Guimarães, que é o berço da nação e tentaremos dar um pulo em Sintra.

Ainda lendo que a TAP estava com problemas em fortaleza com seus aviões. espero que já tenha solucionado o problema.
http://g1.globo.com/ceara/noticia/2014/ ... niana.html

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes