Ir para conteúdo

RS em 7 dias - Gramado, Canela, Três Coroas, Nova Petrópolis, Cambará do Sul e Porto Alegre


Posts Recomendados

  • Membros

Esse será meu primeiro relato! Foi uma viagem meio doida e curti demais, por isso resolvi "compartilhar"!!!

 

Eu tinha conseguido umas folgas no meu trabalho. Exatos 7 dias e não queria ficar em casa. Comecei a pesquisar alguns possíveis destinos e Rio Grande do Sul me chamou muita atenção.

Após algumas pesquisas na net, tive a sensação que Gramado seria uma ótima opção. Parecia uma cidade agradável com boa estrutura e bem próxima de outras cidades que também me interessavam.

Após algumas ligações e algumas indicações, descobri um lugar chamado Casa da Juventude. Num primeiro momento fiquei preocupada pq disseram que era "tipo um albergue". Putz! Como assim???rsrs

 

A pessoa que fez minha reserva disse que a Casa da Juventude é uma "escola" que recebe professores da Alemanha para alguns alunos interessados em alguns cursos específicos nos meses de Janeiro e julho. Nos demais meses... era "tipo um albergue". Ufa! Então estava decidido! Cinco dias em Gramado e 2 dias em Porto Alegre!

 

Dia 04.06 (segunda-feira)

Ao chegar no aeroporto de Porto Alegre procurei guichê da empresa Citral. Paguei R$30,85 e em aproximadamente 3horas em estava em Gramado. A viagem foi super tranquila. A estrada é ótima!

Assim que sai da rodoviária resolvi procurar um táxi. O taxista era super gente boa e descobri que é comum em Gramado o TAXI TUR. Os turistas fecham um roteiro com o taxista, e conhecem os principais pontos turísticos. Para quem não tem muito tempo e quer aproveitar as principais dicas é bem interessante. Ah! Detalhe... é possível dividir o táxi com outras pessoas o que acaba deixando o passeio mais barato...rsrs

Eu achei que ficaria um pouco salgado ir sozinha táxi e pagar R$150, mas conheci uma menina em Porto alegre que acabou fazendo um “TUR” com outras pessoas e pagou uns R$25 ou R$30. Não lembro ao certo, mas achei isso o máximo! rsrs

Então... Segue minha primeira indicação: taxista Velci 54.9937.3210 ou Darlan 54.9994.2069

 

Bom... Ao chegar na Casa da Juventude fui muito bem recebida. A Casa fica BEEEM em frente ao Lago Negro. Ótima localização. Recomendo!!!

O café da manhã é incrível! Pães caseiros, geleias de tudo que era jeito, pela primeira vez comi NATA e amei!!! Enfim... frutas, iogurtes, sucos, café, vários tipos de chá! Posso falar? pra ninguém botar defeito! Eu adoro comer e o café da manhã da Casa da Juventude é demais!!!

Casa da Juventude

Rua 25 de Julho, 833 - Bairro Planalto - Fone: 54.3286.1811

http://www.brasilalemanha.com.br/acg/

 

20120708230113.JPG

 

Tava difícil de achar um restaurante aberto, pedi uma indicação para uma senhora que estava passeando com o cachorro. Ela me falou que segunda-feira era difícil arrumar restaurante por lá mesmo e me indicou uma lanchonete (que é chamado de lancheria).

Matei minha fome. Não foi um sanduiche muito bom, principalmente pelo preço. Mas matei minha fome (que era enorme)!

Passei em um mercado, comprei água, alguma coisa pra comer e voltei para a Casa da Juventude.

No caminho parei na Prawer para tomar um chocolate quente maravilhoso e bem cremoso.

Prawer

http://www.prawer.com.br/

 

Tem muitas casas de chocolate em Gramado, mas eu comi um chocolate aqui, outro ali e achei tudo horrível, parecia chocolate feito com gordura hidrogenada, sabe?! Mas o da Prawer é muito bom, chocolate caseiro de verdade! Daí comentaram comigo que a casa foi a primeira a fabricar chocolate caseiro no Brasil.

Me explicaram depois que as tradicionais mesmo em Gramado são a Prawer e a Caracol. Depois eu provei o chocolate da loja Caracol e realmente achei muito gostoso.

 

Dia 05.06 (terça-feira)

Depois que tomei um SUPER café da manhã, resolvi conhecer o Lago Negro. LINDO!!! Agora entendo porque o lugar é tão famoso! Vai uma dica... Vá bem cedinho! Porque a cada 10min chega um ônibus de excursão e o lugar fica insuportável! kkk

 

20120708230502.JPG

 

Eu tinha reservado o dia para conhecer o Parque do Caracol, mas não queria pagar R$90 como as empresas de turismo costumam fazer por lá.

Fui até a rodoviária de Gramado, comprei uma passagem de ônibus circular até Canela (R$2,00) e quando cheguei na rodoviária de Canela pedi algumas indicações. O taxista me cobrou R$30,00 só pra me levar até lá. Desiste do táxi...rsrs

Me disseram que tinha um ônibus circular para levar os funcionários. Ele saia da rodoviária de Canela para o Parque Caracol por volta do meio dia.

Resolvi dar uma volta pelo centro de Canela enquanto isso.

Fui visitar a Catedral de Pedra que fica bem no Centro. Uma das mais bonita que já visitei até hoje.

 

20120708231206.JPG

 

Voltei para a rodoviária para pegar o ônibus (R$1,95) e em menos de 15min, estava no Parque Caracol. Paguei R$12,00 na entrada.

Já de cara tomei um banho de água fria... A escada da perna bamba estava fechada para manutenção! Nossa! Fiquei brava e nem consegui disfarçar...kkk

Conversei com o rapaz do guichê e ele me deu algumas sugestões de passeio lá dentro do Parque. O ônibus circular só passaria novamente as 18h. Eu tinha que arrumar alguma coisa pra fazer.

Dentro do parque tem restaurante. Paguei R$20. Simples, porém muuuuuito gostoso! Comida muito bem feita!

A Cascata é incrível!!! Eu só teria ficado feliz realmente se a escada estivesse aberta. O mirante fica muito longe.... Ah! sei lá! Fiquei chateada, confesso!

 

20120708231420.JPG

 

Depois de passear pelo parque e fazer todas as trilhas que o guri tinha me sugerido já queria ir embora e o relógio nem estava marcado 14h! Fiquei doida! ::grr::

 

O parque da Ferradura fica mais adiante, mas não tem nenhum ônibus circular e fica a 6km do Parque Caracol.

E mais 500metros tem o teleférico do parque que dizem que vale a pena. Mas eu não queria ir...rsrs Eu acho que estava um pouco decepcionada. Achei um turismo "pra rico" deixando de lado os mochileiros... sei lá! rs

 

Comentaram comigo que muitos turistas voltavam do parque a pé. Eu fiquei preocupada pq só tinha visto mato! Mas eles falaram que era costume deles e até chegar em Canela eram 7km. E ainda completaram dizendo que se eu quisesse poderia levantar dedinho pedindo carona. Resolvi arriscar!

 

Respirei fundo e comecei a fazer um tempinho na porta do parque. Me ofereceram chimarrão, fiquei jogando conversa fora com uns meninos que estavam lá na porta. Dei muita risada e fui embora. A caminhada foi boa... tava muito frio e acabei me esquentando um pouco! kkk

Quando andei aproximadamente 2km cheguei no Castelinho do Caracol!

Que lugar lindo! Eu tinha visto a indicação num guia sobre o lugar. O melhor apfelstrudel de maça do país está lá segundo o guia! Posso afirmar que eles não exageraram em nada!

A entrada do museu custa R$8,00 e para comer o apfelstrudel tem que entrar no museu. Como eu queria dar uma olhadinha, nem reclamei do valor.

Castelinho Caracol (onde tem o Apfelstrudel mais gostoso do mundo... rsrs)

http://www.castelinhocaracol.com.br/pt

 

20120708231725.JPG

 

A porção é generosa e serve duas pessoas. Eu comi sozinha TRANQUILAMENTE...hahaha e cada colherada merecia uma oração!!!

Cada porção custa R$16,00 e com sorvete de creme custa R$17,00. Claro que pedi com sorvete e estava FANTÁSTICO!!! Outra indicação!

 

20120708231915.JPG

 

Bom... eu não podia ficar lá pra sempre, então continuei a minha "caminhada". Na altura do 4km eu tava quase parando para levantar o dedo e implorar por uma carona, quando uma senhora muito simpática encostou o carro e abriu a porta pra mim!!! Fiquei tão feliz que nem perguntei pra onde ela estava indo.... Tinham me dito que era costume dar carona, mas para homem era mais difícil! Naquele momento eu tinha ficado imensamente feliz por nascer mulher..hauhauhauh

Ela me deixou bem no ponto de ônibus e consegui voltar pra Gramado (de ônibus..rsrsrs)

Antes de chegar no Parque Caracol tem um Parque chamado Florybal que dizem que é muito bacana também.

Parque Florybal

http://www.florybal.com.br/

 

A noite estava muito frio e eu estava começando a ficar com fome. Alguns restaurantes de Gramado disponibilizam transporte gratuito para os clientes.

É só ligar, dizer onde está hospedado e esperar. Adorei!

 

Dia 06.06 (quarta-feira)

Acordei sem saber ao certo o que faria. Queria visitar o templo budista que ficava na cidade de Três Coroas, mas nenhuma empresa estava fazendo o tal passeio. Liguei talvez para umas três ou quatro empresas e todas elas me diziam que não tinham completado grupo ou algo do gênero.

Esse e eu pagaria fácil pq custava em torno de R$45,00.

Depois de tomar o café da manhã resolvi dar uma volta pelo centro de Gramado. Fui até a Igreja que fica no centro e é linda.

 

20120709000058.JPG

 

Depois fui visitar o Mini Mundo. Aquele lugar é uma gracinha e agrada aos gregos e aos troianos!

Mini Mundo

http://minimundo.com.br/minimundo/index.htm

 

Paguei R$16,00 e estudante não paga meia entrada (aliás... em nenhum lugar estudante paga meia o que na minha opinião é um absurdo, mas TUDO BEM, né?! rsrs)

Assim que entrei no Mini Mundo um rapaz vestido limpador de chaminé me entregou o "dinheirinho" da cidade. Fui até a loja e troquei pelo jornalzinho. Quem não ganha o dinheirinho pode comprar por R$1,00 de verdade...kkk

As miniaturas são lindas e representam principais construções espalhadas por todo o mundo!

Estamos sendo representados pelo Museu do Ipiranga (São Paulo-SP) e a Igreja de São Francisco (Ouro Preto - MG). O jornalzinho da cidade relata alguns acontecimentos do cotidiano dos moradores da cidade e é bem legal. Recomendo!

 

20120708232133.JPG

 

Parei para almoçar. Segui a sugestão que me deram de um restaurante Self-Service chamado Vale quanto pesa. Muito bom! recomendo tb!

Não lembro ao certo quanto era o quilo. Acho que entre R$30 e R$35.

Restaurante no Almoço e pizzaria a noite. Rua São Pedro, 401 - centro tel: 54.3286.3457 ou 54.3286.0699

 

Na volta passei pela Casa do Colono que fica ao lado da rodoviária. O bairro inteiro fica com o aroma das cucas que os colonos assam na hora.

 

20120709000243.JPG

 

Eu ainda não tinha desistido de visitar o templo budista, então fui até a rodoviária de gramado e comprei passagem para Três Coroas (R$4,25) e em aproximadamente em 45 min estava na rodoviária de Três Coroas tentando descobrir como faria para chegar ao templo. Um funcionário da rodoviária me apresentou um taxista que fica no ponto do lado da rodoviária mesmo. Sr Bereta. Outra indicação pq ele é muuuuito gente fina! cel: 51.9718.2312 (vivo) ou 51.8114.5022 (tim).

Fechamos o passeio por R$35. Ele me levaria até o templo, me aguardaria por volta de 1h e depois me traria de volta para a rodoviária. Fechei na hora!

 

Eu tinha visto algumas fotos sobre o lugar, mas é só quando a gente chega e desce do carro é que a gente tem ideia da grandiosidade daquelas construções.

Eu fiquei encantada com o lugar. Acho que o passeio é super válido independente da religião! Tem uma loja com uns incensos artesanais maravilhosos.

Naquele momento parei apenas para admirar e agradecer!

Templo budista - entrada gratuita (o templo é mantido através de doações)

http://kl.chagdud.org/

 

20120708232333.JPG

 

20120708232514.JPG

 

Voltei para rodoviária e para matar o tempo esperando o ônibus para Gramado (R$4,10) resolvi dar uma voltinha por Três Coroas. A cidade é muito organizada. Não é uma cidade bonita, mas a gente não vê sujeira ou bagunça. Nos arredores da rodoviária vi muita fabrica de calçados. Uma delas era a Dakota... Mulherada de plantão... pensem nas compras! haha

Voltei para Gramado, dei uma volta pelo centro e depois voltei para a Casa da Juventude.

 

Dia 07.06 (quinta-feira) - FERIADO

Esse dia eu não deveria ter saído do meu quarto. Feriado ninguém merece em canto algum!!!

Eu moro no centro de São Paulo. Quando chega feriado todo mundo viaja. Tô acostumada com sossego! Esse foi o primeiro feriado que resolvi viajar.

A cidade estava lotada. Turistas malucos espalhados para tudo que era lado. Eu não sabia o que fazer ou para onde ir. Queria tentar ir para Bento Gonçalves então fui para a rodoviária cedinho e descobri que primeiro precisava ir até Caxias do Sul e depois ir para Bento Gonçalves.

A menina da rodoviária tinha me dito que até Caxias era mais ou menos 2h30 e de lá para Bento era pertinho. Depois de uma viajem cansativa descobri em Caxias que até Bento eu teria que encarar mais 1h30. Desisti e comprei passagem para Nova Petrópolis.

A cidade é uma gracinha! Tem o labirinto Verde.

http://www.novapetropolis.rs.gov.br/interna_atrativos.php?local=labirinto

 

20120708232738.JPG

 

A cidade também estava lotada! Mas vale a pena dar uma voltinha por lá.

Assim que voltei para Gramado só queria me trancar no meu quarto. Aquela cidade estava de perna pro Ar! Tinha até trânsito! kkk

 

Dia 08.06 (sexta-feira)

Esse foi o dia mais incrível de todos!!! Eu tinha fechado um passeio para Cambará do Sul!

Eu queria muito visitar os Cânions que são super famosos por causa das gravações da minissérie da Globo "A Casa das Sete Mulheres". Eu vi alguns depoimentos aqui no mochileiros.com que tinham visitado o Parque e fiquei muito curiosa.

O mais prático seria me hospedar em Cambará e contratar uma das "500 empresas" que fazem esses passeios que são ótimos, mas eu queria conhecer as outras cidades e não queria ficar andando de um lado para o outro com a mala.

Três empresas de Cambará me indicaram a mesma pessoa para fazer o passeio com translado direto de Gramado ou Canela.

A empresa era a Coiote Adventure e o Guia chama-se Marcos. Superaram minhas expectativas... e olha que são raros os momentos que isso acontece! rsrs

http://www.coioteadventure.com.br - tel: 54.8408.0944

Como eu estava sozinha, me encaixaram em um grupo de um pessoal de Paraná. Galerinha animada e boa de papo! Foi ótimo pq a viagem durou umas 3h ou mais.

 

Levantei bem cedo e tava muuuito frio. Acho que por volta de uns -5ºC, -8ºC, nem sei... só sei que foi o dia mais frio! ::Cold::

Eu queria conhecer o Cânion Fortaleza e o Cânion Itaimbezinho no mesmo dia. E a Coiote Adventure é uma das poucas que fazem isso.

No caminho vimos muita geada. Eu nunca tinha visto isso na vida e foi uma sensação mágica! Na verdade eu nem tinha me dado conta como formava a geada e o Marcos foi explicando e mostrando todo aquele cenário branquinho. Paramos para tirar foto! O frio era insuportável, mas a gente nem tava ligando...

http://www.cambaraonline.com.br/index.php

 

20120708233015.JPG

 

Primeiro chegamos no Cânion Fortaleza que fica no Parque Nacional da Serra Geral. Aquele lugar é incrível!!! Acho que qualquer coisa que eu diga não será suficiente para descrever a sensação de estar lá.

Parece que mais nada existe no mundo e você esquece de onde veio ou para onde vai...

 

20120708233146.JPG

 

20120708233316.JPG

 

20120708233611.JPG

 

Eu fiz o percurso por cima, mas existe uma trilha que vai por baixo que é do Rio Tigre. Deve ser o máximo, Mas nessa época do Ano parece que não é permitido pq é muito frio e em alguns trechos é preciso entrar no rio. Imagina fazer uma trilha com aguá até o joelho e a temperatura a baixo de 0 grau, não dá. né?! rsrs

Mas com certeza voltarei para fazer essa trilha.

 

O pacote que eu fechei para conhecer os dois Cânions tem o almoço incluso. Nossa!!! E que almoço!!!rsrs

Ficamos no Parador Casa da Montanha Ecovillage. Ambiente luxuoso e aconchegante!

http://www.cambaraonline.com.br/guia_ondeficarv.php?id=123

 

20120708233813.JPG

 

Depois seguimos para o Cânion Itaimbezinho que fica no Parque Aparados da Serra. Ele tem uma estrutura melhor. Tem a trilha certinha "asfaltada" com proteção para ninguém se pendurar nas pedras e tem também uma espécie de museu. Pelo o que percebi é que as empresas de turismo (principalmente de Gramado) preferem fazer esse passeio. Foi a sensação que me deu.

Tem gente que prefere o Cânion Fortaleza. Dizem que ele é mais bonito, mas acho que um não tira a beleza do outro.

 

O Cânion Fortaleza é mais aberto, você anda por onde quiser. Pode sentar na beirada do precipício e ficar lá a tarde toda se quiser.

No Cânion Itaimbezinho não daria pra fazer isso. O percusso é totalmente cercado. são poucos mirantes, então se vc quiser sentar, não vai conseguir ver a cachoeira pq o capim está um pouco alto e o local é muito movimentado então sempre tem um monte de turista disputando espaço para tirar a melhor foto.

Mas os paredões são mais estreitos. Talvez uma imagem única!

 

20120708233945.JPG

 

No Cânion Itaimbezinho tem duas cachoeiras. Se eu não me enganam são elas: véu de noiva e andorinhas que formam o Rio do Boi. Essa trilha com certeza eu farei! É de arrepiar o cenário! São 8km de caminhada e exige preparo físico.

 

20120708234149.JPG

 

A volta foi incrível. Por do sol na estrada! Eu nunca tinha visto o céu tão alaranjado, se misturando com o vermelho... uma explosão de cores que nunca esquecerei!

 

20120708234316.JPG

 

Estava exausta, mas como era meu último dia em Gramado resolvi comer o famoso café colonial.

Bom... todo mundo diz que se a gente for a Salvador e não comer acarajé, não valeu de nada a viajem, não é?! E ir a Gramado e não comer o Café Colonial é a mesma coisa... mas posso ser sincera? Não gostei. Fiquei tão decepcionada que na hora que o garçom começou a servir a mesa, quase me levantei para ir embora.

Eles estavam servindo as mesmas coisas que eu comia de café da manhã. Aliás... Não tô aqui pra ficar puxando o saco de ninguém, até porque nem tô ganahdno nada pra isso... mas o café da manhã deles é sensacional. Tudo fresquinho!

Dai o garçom me servindo um mel açucarado, umas geleias meio passadas, bolinhos de pão pullman... ai!! fiquei tão chateada que me arrependi amargamente de ter gastado meu dinheiro com o café colonial! Dizem que o legal é a mesa farta, mas eu não vi graça!

Pães, bolos, sucos, vinhos, geleias, doces, pães de queijo, frios, polenta frita, entre outras coisas! Bom... esse eu não recomendo! rsrs

 

Dia 09.06 (sabado)

Acordei cedo, tomei o café incrível e fui para a rodoviária. Agora de mala e cuia para Porto Alegre!

 

Aliás... preciso contar uma gafe. Eu dei muita risada com uma situação e acho que vou rir pro resto da vida!

Assim que cheguei em Gramado, fui para o quarto, coloquei minhas malas em um canto e fui até o banheiro. Assim que abri a porta, dei de cara com um bilhete preso na parede "Favor não lavar as cuias nessa pia!". Pensei na hora: "Meu Deus!!! O que será uma cuia?" ::lol3::

Quando eu consegui parar de rir, desci até a recepção e perguntei a menina o que era uma cuia. Ela tinha me explicou que era a cuia do chimarrão que o pessoal põe a erva e tal. Nossa! nunca ri tanto!

 

Quando cheguei a rodoviária de Porto Alegre tinha um amigo me esperando.

Pegamos um táxi e fomos direto para o Hostel largar minhas malas. Eu tinha ouvido falar super bem do Porto Alegre Hostel Boutique e posso falar? Superaram minhas expectativas.

O lugar é lindo! recém reformado. A noite eles abrem ao público também como um bistrô. Super bem localizado. Se eu não me engano da rodoviária até o hostel paguei no táxi uns R$12 reais e para ir até o aeroporto uns R$16. AMEI ! rsrs

Então... segue mais uma BOA indicação: http://www.hostel.tur.br/

 

Bom... Como cheguei em POÀ às 13h, estava com muita fome. Antes de iniciar o roteiro pelo centro da cidade, eu e meu amigo fomos almoçar.

Entramos no Shopping que fica na Rua da Praia. http://www.ruadapraiashopping.com.br/

Almoçamos em um restaurante que ficava no sub solo. Eu não lembro quanto era o quilo, mas tinha a opção de R$18 e comia a vontade e foi essa a minha escolha...rsrs

Come-se muito bem no Sul. E no cardápio não tem só carne... sou vegetariana e não passei nenhum perrengue em nenhum dia!

A alimentação saudável parece que é prioridade para eles e tratar bem os turistas é a segunda prioridade... Nossa!!! Aquele pessoal é hospitaleiro mesmo não querem! rsrs

 

Tínhamos pouco tempo, por isso ficamos pelo centro mesmo.

O passeio foi mega agradável. Passeamos um pouco na Praça da Alfandega onde fica o Mercado público e o Museu de arte do Rio Grande do Sul.

Aquela região é simplesmente linda!

E em seguida fomos para a Usina do Gasômetro. Atualmente é um espaço cultural. Serei bem sincera...muito bacana, mas eu esperava um pouco mais. Mas eu não posso negar... a vista é linda demais!

 

20120708235620.JPG

 

A região é super movimentada aos finais de semana. As famílias se reúnem para passar as tardes juntas e a sensação que me deu foi que o lugar tá um pouco largadinho. Vi sujeira para todos os lados e o banheiro, nem se fala... mas enfim! É um espaço muuuuito bacana para conhecer!

Passeamos pela Orla e depois procuramos um lugar bem legal para sentar e esperar o pôr do Sol.

O pôr do Sol do Rio Guaíba é um dos mais famosos do Brasil, e posso garantir que supera as expectativas de qualquer um. Dei muita sorte porque peguei um dia com um céu limpinho. Apesar do frio... tudo bem azulzinho!

Agora eu entendo porque é tão famoso. Sentar a beira do Rio Guaíba (que na realidade é um imenso lago), tomar uma bebida quente e apenas contemplar!!! Foi uma experiência única e indico à todos!!!

 

20120708234630.JPG

 

Assim que o Sol se põe sentimos a temperatura despencar... Voltamos para o Hostel correndo...rsrs

Fiquei com preguiça de sair para comer algo. Comi uma brusquetta que servem no bistrô do Hostel e estava uma maravilha!

 

Dia 10.06 (domingo)

No dia seguinte, tomei um café da manhã bem reforçado! Outro ponto positivo pro Hostel. Não estava como o café de Gramado, mas estava bem caprichadinho!rs

Eu e meu amigo fomos até o Brique da Redenção que fica no Parque Farroupilha . Aos domingos acontece uma feira de antiguidade super famosa. Muito bacana!

Comprei uma bonequinha de porcelana linda... não resisti! rs

 

20120708234844.JPG

 

No almoço voltamos para o mesmo restaurante do dia anterior (de tanto que gostamos...kkk)

 

Em seguida caminhamos pelo centro histórico! Belíssimo!!!

Passamos pelo Theatro São Pedro, Praça Matriz e entramos na Igreja Matriz. INCRÍVEL!!! Não tenho palavras para descrever a beleza daquela igreja!

 

20120708235208.JPG

 

20120708235337.JPG

 

A Casa Cultural Mario Quintana estava em reforma, mesmo assim consegui apreciar um pouquinho sua beleza. Eu acho que o mais bacana de tudo foi encontrar "uns prédios" perdidos em meu caminho. A cidade é extremamente limpa e tudo é muito bem conservado. Fiquei com uma impressão ótima da região!

Resolvemos atravessar o Rio Guaíba no Catamarã. Não levamos mais que 20min para chegar até Guaíba. Não tem muita coisa para fazer por lá.

Quando voltamos, fomos direto para o Centro Cultural Santander. Eu estava louca para conhecer aquele lugar e tomar o famoso café no cofre, mas ele estava interditado para reforma e veio meio primeiro (e único) balde de água fria! Não tinha nenhuma informação no site dizendo sobre a reforma, por isso programamos passar lá na volta. Foi uma pena! O prédio é um escândalo de tão bonito! Eu estava louca de vontade para tomar o famoso café. Bom... fica a dica para os mochileiros que traçarem como rota Porto Alegre e fica a minha deixa para voltar...rs.

Voltamos para o Hostel exaustos! Eu precisa organizar minhas malas pois o meu voo era bem cedinho!

Me despedi do meu amigo (que foi um guia MARAVILHOSO!!!!) e comecei a saga das malas...rs

 

Bom... Darei uma dica para quem não quiser andar muito ou não tiver muito tempo. Existe uma linha de turismo que passa por todo o centro histórico.

Linha de Turismo - Telefone: (55) 51 32875500 . Precisa ligar antes para agendar.

E segue uma sugestão que parece ser muito boa, mas não tive tempo : Parque Moinho dos Ventos.

 

Mais uma vez a preguiça bateu forte e resolvi apelar para as brusquettas que serviam no Bistrô do Hostel. Elas são demais, por isso nem liguei em repetir a dose, mas dessa resolvi experimentar uma cerveja artesanal da região! Como diriam os gaúchos.... "BAH!!! A Cerveja do Sul é TRI!!!" e posso garantir que são excelentes mesmo!

 

Dia 11.06 (segunda-feira)

No dia seguinte Acordei beeeem cedo, peguei um táxi e fui pro aeroporto. O Avião mal tinha saído de Porto Alegre e meu coração já estava batendo apertadinho de tanta saudade!!!

 

Foi uma experiência incrível! Conheci pessoas maravilhosas, provei comidas que talvez nunca provasse, me apaixonei pelo chimarrão, fiquei encantada com a hospitalidade e o mais importante... falarei bem eternamente de cada momento!

 

Agradeço imensamente ao pessoal da Casa da Juventude - Gramado (em especial a Aline e a Daniela), ao Marcos Batista da Coitote Adveture e meu Amigo Davi Gottschalck que foi um "guia particular" sem igual.

 

Espero que todos curtam aquele lugar como eu curti! Aquela região é mágica e tudo ficou com um gostinho de quero mais !!! Dizem que não devemos repetir uma viagem, mas essa repetirei com certeza!!!

Carol Montoaneli

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 63
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Carol

 

Seu relato chegou na hora certa!!! Estou indo para Gramado dia 11 (depois de amanhã), também vou sozinha!!

Uma dica q preciso é : sabe me dizer se lá as roupas de frio são muito caras? Aqui na região que moro, o máximo de frio é 16º, então não encontro roupas para um inverno mais pesado, a solução é deixar pra comprar lá... mas estou com medo de ser explorada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Carol

 

Seu relato chegou na hora certa!!! Estou indo para Gramado dia 11 (depois de amanhã), também vou sozinha!!

Uma dica q preciso é : sabe me dizer se lá as roupas de frio são muito caras? Aqui na região que moro, o máximo de frio é 16º, então não encontro roupas para um inverno mais pesado, a solução é deixar pra comprar lá... mas estou com medo de ser explorada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

eu fui para gramado no natal luz do ano passado e no centro mesmo de gramado as roupas são muito caras,mas achei uma loja chamada aurora que fica na frente do museu de cera. fabricação prórpia, roupas lindas, bem mais em conta e parcelam em muitas vezes,, quem me atendeu foi helena. atrás da aurora há um loja de sapatos, comprei minha bota lá 145 reais em dezembro de 2011. seguem em anexo o folder da loja.

aurora.jpeg.24059a33eea55da3dffe8c684dd5e97a.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Gata!!! Você vai amar Gramado!!!

Olha... as roupas lá são extremamente caras!!! Pra você ter uma idéia, eu dei uma olhada numa loja que tava com promoções com jaquetas de couro. Custavam uma média de R$300. Aqui em São Paulo se eu "bater perna" acho por R$190.

Achei que não compensa comprar roupa por lá.

MAAAAS, eu dei bobeira! Me disseram que o pessoal compra roupa boa e barata nas cidades próximas.

Três Coroas por exemplo (onde fica o templo Budista) tem muita fábrica de Calçados. Pra você ter uma ideia a Fábrica da Dakota fica lá. E dizem que é tudo muito barato. Eu tava com meu orçamento um pouco estourado então não passei nem na porta para não cair em tentação!kkk

Em Nova Petrópolis tava rolando uma feira de malha. Vi gente de tudo que era cidade para comprar roupa nessa feira.

Eu entrei numa loja pra comprar meias de lã, sabe?! Eu não tinha noção que ia pegar tanto frio assim...rsrs

A meia que custava R$30 em Gramado, paguei R$16 em Nova Petrópolis.

Quer uma dica bacana? Conversa com o pessoal que trabalha em Gramado.

Eu não sei vc, mas eu faço amizade rapidinho. Me deu brecha, virei amiga de infância...kkk Dai eu sentava pra conversar com o pessoal de lá mesmo.

Eu achei que tinha muita coisa pra turista, sabe?! Conversei com uma senhora no ônibus que falou que achou tudo muito barato, mas ela mora em um dos bairros mais caros de São Paulo... Eu moro no centro. O barato dela é caro pra mim! kkk

 

Até os chocolates eu achei muito caros! Lógico que comprei alguma coisa ali e outra aqui. Mas tentei economizar ao máximo pq achei a cidade muito cara. Se vc for jantar fora do hotel/albergue aproveita os restaurantes que oferecem serviço de transporte gratuito! Ah!!! E sempre tenha dinheiro na mão. O Café colonial que custava R$48, paguei R$40 pq paguei em dinheiro.

 

Espero que você curta aquele lugar como eu curti. Uma semana foi muito pouco e já tô planejando o retorno!

Qq coisa me grita que tento te passar alguns telefones, algumas coisas que ainda tenho anotado aqui.

 

beijo!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Carol

Obrigada novamente pelo relato! Até semana passada, a previsão para o RS era de calor, então não me preocupei muito com as roupas, só que agora "paniquei" pq as temperaturas baixaram, e por mais q eu tente arranjar roupa de inverno não vou encontrar aqui na minha cidade (como aqui o clima predominante é calor o ano todo, então não tem demanda), o jeito vai ser deixar pra comprar no sul, talvez eu compre em POA, já que vc me disse q em Gramado os preços não são tão camaradas... Mas vou pegar algumas dicas do pessoal de gramado sim, tb sou como vc, basta um bom dia e pronto já viro amigona de infância rsrsrs

Aliás minha amiga Carol kkk já me add ai no face --> Leonara Carvalho ou msn leonara1922@hotmail.com

 

bjãoooo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

OI Gata!!!!

Aconteceu a mesma coisa comigo. Tava beeem tranquila. Um dia antes de viajar, quando fui arrumar minhas malas, olhei no site e vi que a previsão era para -5ºC. Pensa numa pessoa que ficou doida e quase cancelei a viagem!?!?! rsrs

Peguei um casaco emprestado com uma amiga e fui tentar a sorte!rs

 

Pergunta pro pessoal mesmo que eles sempre ajudam e muuuuito!

 

Bom... Acho q neste momento vc deve estar a caminha de Gramado, então Só desejo uma EXCELENTE viagem e depois me conta tudo pra matar um pouquinho a saudade!

Já tá mais que add no face "amiga de infância" hahaha

 

Beijocas!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Luluzinha, Tudo bem?

 

Que bom que você gostou!

 

Vai com crianças? Tem muuuuuuita coisa bacana pra fazer. Mas eu acho que incluiria talvez a fábrica de chocolates, sabia? Ou Talvez o Parque Florybal!

Dá uma pesquisada pq eu acho que vale muito a pena.

Mas não deixa de visitar o Minimundo. Eu amei, mas as crianças se amarram em todos os detalhes!!!

 

Espero que vc curta bastante! E depois conta como foi...

 

Beijocas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá,

adorei seu post, pois estou indo para gramado final de setembro passar 6 dias,

e quanto mais leio os relatos vejo que tudo lá é muito caro, e claro qto mais eu conseguir economizar

melhor..kkkk

tb quero ir ao templo e sua dica foi perfeita, pois para 2 pessoas pagar agencia de turismo lá vai 100 paus!!!

se tiver mais telefones e dicas, me mande!! rsrsrs

bjinhooo!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...