Ir para conteúdo

Salto Angel + Monte Roraima - Fev 2013


Posts Recomendados

  • Colaboradores

E ae pessoal, td beleza???

 

Voltei de mais uma aventura fantástica, e assim como utilizo sempre esse site pra fechar meus planejamentos, mais uma vez chegou minha hora de compartilhar as experiências (positivas e negativas) que vivi nessa minha trip, e torcer pra que possam ajudar a muitos, assim como sempre sou ajudado pelo mochileiros.com...

 

A viagem da vez foi uma aventura só, pelo sul da Venezuela, visitando o Salto Angel (maior queda d’água contínua do mundo (976m) e o Monte Roraima (mais alto Tepuy do mundo, com 2873m).

 

Pra facilitar, vou apenas colocar os fatos mais relevantes, e se alguém tiver mais alguma dúvida, é só postar aqui, que o mais rápido possível eu responderei...

 

Preparativos: Antes de qq viagem, esse é um dos passos mais importantes....O q levar, em q quantidade... Como a viagem seria feita basicamente em 2 partes, com grandes deslocamentos de ônibus, avião, barco, etc, o ideal foi tentar colocar tudo dentro da mochila, e ficar hospedado em locais onde fosse possível deixar guardado aquilo que não utilizaríamos na trip.

 

Principais preparativos para viagem:

 

- Vacina contra febre amarela (obrigatória, tomar até 10 dias antes da viagem, e pedir a carteira internacional de vacinação);

 

- Passaporte (em dia). Se você não carimbar o passaporte, ou obtiver a autorização, por escrito (caso entre em território venezuelano com o RG) você não poderá sair de Santa Helena, nem mesmo para fazer o trekking no Monte Roraima;

 

- Medicamentos (lembre-se que você vai para outro país, e não sabe como funciona a aquisição de medicamentos por lá...). Os mais indicados, além do kit de primeiros socorros são: Dorflex (ajuda pra quase tudo....rs), relaxantes musculares (spray), além de anti-inflamatório, remédios para azia e problemas estomacais.

 

- Contato com agência local para realização dos passeios: Fechamos com a Turísticos Alvarez, bem indicada aqui no mochileiros, contato direto com o Francisco (rstagransabana@hotmail.com ou tel: 04143852846).

 

A Viagem:

 

29/01/13:

 

- Depois de meses de ansiedade (a minha passagem foi comprada com mais de 2 meses de antecedência), enfim chegava o grande dia....

A viagem pra Boa Vista, saindo do RJ, ocorreu sem problemas. O vôo chegou de madrugada em Boa Vista, então aguardei até o amanhecer para seguir viagem, rumo a Pacaraima.

Um ponto curioso é que a praça de alimentação do Aeroporto de Boa Vista é um grande ponto de encontro, e o aeroporto ficou movimentado até às 4 da manhã (detalhes: há apenas 3 vôos diários para o aeroporto de lá....)

 

30/01/13

 

- Com o raiar do dia, resolvi pegar um táxi rumo à rodoviária (os táxis são tabelados, e uma corrida até a rodoviária custa R$30,00).

* Havia a opção de seguir do aeroporto para a central de táxis que leva até Pacaraima (tel: (95) 9132 9845, R$ 25,00 por pessoa, o carro sai assim que lota), mas optei por seguir de ônibus pq minha intenção era dormir em todo trajeto até Pacaraima, pra compensar a noite anterior.

A viagem é feita pela Viação Eucatur, no valor de R$ 22,00, com duração de 3:30hs, como horário de saída da rodoviária às 07:00hs.

 

- Chegando na rodoviária de Pacaraima, troquei lá mesmo meus Reais por Bolivares (cotação: 1 – 8.5), e segui a pé mesmo até as Aduanas do Brasil e Venezuela para carimbar meu Passaporte (saída e entrada).

 

- Já no lado venezuelano, peguei um táxi para a Rodoviária de Santa Helena (Bs F 50,00), onde peguei um ônibus para Ciudad Bolívar, para encontrar com a Licka (que vinha de Caracas) e fazermos Salto Angel...Peguei o ônibus da Eucatur, ao meio-dia (horário local, 2:30 de fuso em relação ao horário brasileiro de verão).

 

Adendo sobre Translado Santa Helena – Ciudad Bolívar: todos os ônibus saem de lá entre 17:30 e 19:30, menos um, da Eucatur (que é vendido no guichê da Expresos Caribe). Esse sai meio-dia, chegando em Ciudad Bolívar por volta de meia-noite. O preço foi de 175 bolívares. A VENDA DAS PASSAGENS SÓ É FEITA UMA HORA ANTES DO HORÁRIO DE SAÍDA DOS ÔNIBUS, NA PRÓPRIA RODOVIÁRIA.

 

- Após fazer contato telefônico com o Francisco, ele me informou que eu deveria encontrar com o Carlos na Rodoviária de Ciudad Bolívar, seguindo de lá para a hospedagem indicada (já inclusa no pacote).

 

31/01/13

 

- Chegando de madrugada na rodoviária de Ciudad Bolívar (um lugar medonho....rs), encontrei-me com o Carlos e segui para a pousada, que na verdade era a “sede” da Conexion Tours (http://www.conexiontours.com.ve), a agência parceira do Francisco.

 

01 e 02/02/13

 

- Nesse dias fiquei no aguardo da chegada da Licka, praticamente apenas descansando e fazendo algumas compras pela região próxima a pousada em Ciudad Bolívar (a Licka deveria chegar no dia 01, mas um atraso no vôo dela, vindo de Los Roques, fez com que ela chegasse em C. Bolívar apenas na manhã do dia 02, adiando assim em 1 dia o início da nossa trip para o Salto Angel...)

 

03/02/13

 

- Enfim, Salto Angel??? Ainda não....rs

 

Saímos nesse dia para o Parque Canaima... Seguimos da pousada para o aeroporto de C. Bolívar, onde seguimos em um avião “Teco-teco” até o Parque Canaima...

Chegando lá, seguimos para nossa hospedagem nesse dia (Pousada Kavac), pois esse dia passaríamos apenas na região de Canaima, conhecendo as cachoeiras da região...

 

04/02/13

 

- Agora sim, Salto Angel!!!

 

Acordamos nem tão cedo, esperando o vôo que vinha de C. Bolívar para completar nossa “canoa” e seguirmos enfim para o Salto Angel....

Após 4 horas de barco e 1 de caminhada, chegamos enfim ao Salto....

 

Apesar de não estar na sua plenitude, pois o período era de secas na região, logo a primeira visão do Salto, ainda no barco, nos deixa hipnotizados...

Descemos do barco e seguimos por trilha semi-fechada, até o mirante do Salto Angel, onde podemos contemplar toda sua beleza e magnitude bem de perto.... E cada momento ali, com aquela visão, mesmo sendo menos do que eu gostaria valeu....e valeu muito!!!

 

Retornamos para o nosso acampamento, que fica de frente ao Salto, onde jantamos e fomos dormir em redes....

 

05/02/13

 

- Acordaríamos cedo para mais uma incursão ao Salto antes de irmos embora, mas o tempo muito nublado frustrou nossos planos.... Então, só nos restou nos despedirmos do Salto e seguirmos de volta a Canaima, onde no mesmo dia retornaríamos para C. Bolívar, para pegarmos o ônibus à noite para Santa Helena...

No final do dia, após resgatarmos nossas cargueiras e as passagens para Santa Helena (compradas antecipadamente pelo Carlos para nós), seguimos para a rodoviária para pegarmos o ônibus para Santa Helena.

 

Considerações:

 

- Fizemos o passeio padrão ao Salto Angel (3 dias e 2 noites), mas tem outras opções para quem quiser passar mais dias em Canaima (eu, pessoalmente, não ficaria mais por lá não...)

 

- O que me frustrou um pouco nesse passeio foi que passamos bem menos tempo do que eu gostaria no Salto Angel propriamente dito... Afinal, foi pra isso que eu vim de tão longe...

A minha dica, para quem pretende fazer esse passeio no futuro, é deixar bem claro com a agência escolhida como o passeio será feito, e que horas irá chegar no Salto propriamente dito e quanto tempo irá ficar lá...

 

- Não deixe de levar uma mochila pequena, pois será muito necessária para Salto Angel. O avião que faz a viagem até Canaima é bem pequeno, então vc não pode levar sprays, aerosol e etc... E eles recomendam levar o mínimo possível pra lá, já que há também revista manual de bagagem no aeroporto....

 

06/02/13

 

Chegamos pela manhã em Santa Helena, e pelo nosso cronograma original, esse seria o dia de iniciarmos o trekking pro Monte Roraima, mas como tínhamos 1 dia “coringa” em nosso planejamento, resolvemos deixar pra iniciarmos o trekking no dia seguinte, para descansarmos um pouco da viagem de ônibus (13 hs) e para comprarmos mais alguns mantimentos para o trekking.

Ao chegarmos na Pousada Michelle, conhecemos o Paulo, um “jovem” de 62 anos, que estava de passeio por Santa Helena e, depois de alguns minutos de prosa, resolveu nos acompanhar na nossa aventura rumo ao topo do Roraima....

 

07/02/13

 

Esse foi o dia dos imprevistos...

Tudo começou bem, nos preparamos para a viagem, e quando saímos de carro para em direção ao Roraima, fomos parados na saída da cidade, e tivemos que voltar a Santa Helena, pois o Paulo não havia carimbado seu passaporte...

Após esse imprevisto, novamente pegamos estrada, mas ao chegarmos à estrada de terra que leva ao início da trilha, o carro em que estávamos não conseguiu subir a estrada, devido à chuva que tinha caído pela manhã....

Com o horário avançado (o Inparques só permite o início da trilha até às 13:30hs), tivemos que abortar nossa missão para o dia seguinte, fazendo assim o roteiro em apenas 5 dias....

Nesse dia conhecemos o Piotr, um polonês que também se juntou a nós nessa aventura...

 

08/02/13

 

Nesse dia tudo correu bem...

Acordamos mais cedo ainda que no dia anterior, e às 09:00hs da manhã estávamos iniciando a trilha...

Nesse primeiro dia de trilha não há grande obstáculos, apenas um terrenos com pequenos montes, em Savana aberta (sorte nossa que o tempo estava nublado). Após 16,5 km de sobe e desce, e atravessando 2 rios (Tek e Kukenan), chegamos ao nosso primeiro local de pernoite.

 

Considerações:

 

- A trilha é bem aberta e sinalizada, o que torna impossível de se perder, mesmo que ande afastado de seu guia (já percebi que isso é uma prática comum por lá, os guias não andam necessariamente “guiando” as pessoas...

 

- Levar uma garrafa grande para água, pois uma grande parte da trilha é feita sem pontos de abastecimento de água...

 

- Esse é o principal dia de ataque dos “Puri-puri”, já que a grande concentração deles se encontra nas margens dos rios.... Repelente sempre nessas ocasiões....

 

- Os rios são atravessados com meias, pra maior aderência.... O nível deles também podem variar bastante devido as chuvas....

 

- O clima é bastante instável em toda a região.... Capa de chuva, pessoa e pra mochila, são artigos essenciais.

 

09/02/13

 

Esse foi o dia mais complicado de todos...

Como perdemos 1 dia de trekking, teríamos que fazer em 1 dia o que geralmente é feito em 2, ou seja, ao invés de pernoitarmos no acampamento base (9km) e subirmos o Roraima (4,5km) no dia seguinte, teríamos que fazer os 2 em 1 só dia....

 

A primeira parte, até o acampamento base, é relativamente tranqüila, apesar do desnível de 820m... Chegamos ao acampamento base, e após comermos alguma coisa e descansarmos um pouco, partimos para a subida...

 

A subida é realmente cansativa (1000m de desnível, aproximadamente), e o tempo corria contra a gente....

 

Nesse trecho do trekking, a vegetação se transforma totalmente, a Savana habitual dando lugar a uma mata tropical fechada....

 

Após uma subida que parecia sem fim, ao final do dia chegamos ao “Passo de Lágrimas”, o trecho final da subida.... Nesse ponto, o guia estava bem atrás de nós, e ficamos meio que “embasbacados”, contemplando aquela visão de uma subida com pedras, onde acima caiam 2 quedas d’água, e onde teríamos que passar....

 

Após quase 1 hora esperando, eis que surge o guia, tranquilamente, nos dizendo que o caminho seria bem tranqüilo, e que faltava muito pouco para chegarmos....

 

Numa boa....nunca senti tanto medo na minha vida....kkkk

 

A subida é muito trash, ainda mais com os corpos já exauridos de forças, a noite e a chuva chegando....mas conseguimos....

 

Ás 20:30hs chegamos ao nosso “hotel”, no topo do Monte Roraima....mas nem tivemos muita força pra comemorar, apenas comer qq coisa e cama....

 

Dica: Para subir o “Passo de Lágrimas” peça sempre para o guia subir na frente.... Ele conhece o local e desse modo a subida será bem mais tranqüila....

 

10/02/13

 

Dia de acordar cedo, espantar o cansaço e partir....

 

Nesse dia o Paulo e Aline estavam bem esgotados, e resolveram ficar pelo “hotel”...

 

Eu, o Piotr e o Fernando (o guia) seguimos para o destino do dia, o Ponto Triplo (ponto que separa Venezuela, Brasil e Guiana), um trajeto de 18 km pelo topo do Roraima...

 

A sensação que eu senti de estar ali em cima, caminhando sobre aquele monte bilenar, foi algo indescritível.... Minhas palavras, ou fotos de forma alguma iriam traduzir a sensação de estar lá em cima.... Certamente um dia volto aquele lugar novamente, dessa vez com bem mais tempo para explorar o seu topo...

 

Passamos pelo Vale dos Cristais, Ponto Triplo e Fosso, e no final da tarde retornamos ao nosso acampamento....

 

A Aline e o Paulo aproveitaram a presença de outro guia no “hotel” e fizeram o passeio pelas Jacuzzis e Ventana...

 

Fomos dormir cedo, nos preparando para o dia seguinte, a grande descida....

 

11/02/13

 

Mais uma vez acordamos cedo, e iniciamos nossa descida, embaixo de uma insistente chuva.... O “Passo de Lágrimas” foi bem tranqüilo de ser percorrido nesse dia, principalmente por que o guia dessa vez realmente nos guiou pelo caminho mais fácil...

Praticamente todo o trajeto até o acampamento base foi feito sob chuva, o q nos desgastou bastante, e gerou bolhas nos pés de quase todos nós...

Ao final da tarde chegamos no acampamento a beira do Kukenan, onde passamos todas a noite debaixo de chuva....

 

12/02/13

 

Acordamos com um tempo bom, nublado mas sem chuva....Mas, o nível do rio tinha subido muito, o que tornou nossa travessia por ele uma aventura....

 

Após passarmos pelos rios, o demais do dia foi, mais uma vez, aquele sobe e desce sem fim, torcendo pra chegar logo o final da trilha....(Mais uma vez me lembrei pq prefiro travessias, pq nunca precisamos voltar....rs....O ápice é sempre no final....)

 

Chegamos no começo da tarde ao final do trekking, exaustos mas com recordações e imagens que simplesmente nunca sairão da memória....

 

13/02/13

 

Dia de ir embora....

 

Nos despedimos dos nossos companheiros de viagem e seguimos pra Pacaraima, não sem mais emoções....

 

Ao chegarmos à Aduana Venezuelana para carimbarmos nossos Passaportes, a Aduana estava vazia....

 

Indaguei um soldado venezuelano na fronteira que me disse: “Hoje é feriado (terça de carnaval) e ninguém trabalha.... Informei a ele que tinha que voltar ao Brasil, pois meu vôo saía na madrugada de 13 pra 14 e ele simplesmente me disse que o correto seria eu voltar pra Santa Helena e ficar lá até o dia seguinte, quando a Aduana abriria....Vê se pode isso???? Hehehehe

 

Conclusão: Saímos “clandestinos” da Venezuela e seguimos pra Pacaraima....

Em Pacaraima, dessa vez pegamos o táxi da Cooperativa, que tem a grande vantagem de nos deixar direto no aeroporto (assim economizamos o dinheiro do táxi em Boa Vista).

 

14/02/13

 

Madrugada final.... meu vôo atrasa, e pra fechar a viagem com “chave de ouro”, faço escala em Manaus e conexões em Brasília e São Paulo pra enfim chegar em casa.....Um pouco cansado, mas extremamente feliz....

 

Mais uma trip concluída....Mais um lugar conhecido...

 

E assim vou batendo minha meta, de fazr ao menos 1 viagem internacional e 1 nacional por ano.... E qual será a próxima, hein??? ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

E aeee Rô?

 

Foi sensacional mesmo conhecer o Monte Roraima e Salto Angel. Valeu muito apesar dos perrengues!!!!

 

Apenas complementando seu relato que ficou ótimo..... vou colocar algumas informações sobre valores para quem estiver indo para lá.

 

-> ônibus de Caracas para Ciudad Bolivar (11h de viagem): 165 Bsf

-> Pacote Salto Angel (3 dias): 4500 Bsf

-> ônibus Ciudad Bolivar para Santa Helena de Uairén (11h de viagem): 176 Bsf

-> Pacote Monte Roraima (só guia+transporte): 2300 Bsf

-> Pousada Michelle: 80 Bsf (quarto individual), 120 Bsf (quarto duplo) e 180 Bsf (quarto triplo)

-> Táxi para atravessar a fronteira de Santa Helena para Pacaraima: 80 Bsf

-> Carro de Pacaraima para Boa Vista: R$25,00 por pessoa o carro cheio.

 

As coisas são muito baratas nessa região da Venezuela, então compras do mercado, almoço, janta, é quase de graça pela vantagem do câmbio.

 

 

Valeeeuuuuu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Que showw!! ::otemo::

 

Foi otimo ler esse relato, com mtas infos, atualizadas e mto parecido com o trajeto que vou fazer (porem acho que vou primeiro no Monte Roraima e depois para o Angel Falls!!)

 

Ei me digam sobre uma dúvida que está me preocupando um pouco: será que consigo usar um english por lá?? Meu espanhol/ portunhol é mto ruim... ::xiu::

 

Mto obrigada,

Abrcs, Loh

 

http://www.mochileiros.com/salto-angel-queda-d-agua-perguntas-e-respostas-t15700-90.html#p831049

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oiii LiCkA!

 

Aiii que bom então! Me tranquiliza um pouco mais ::mmm:

 

Este é o primeiro mochilão fora do Brasil daih a ansiedade estah batendo rsrsrs.... Estou montando o planejamento pra ir em junho: Manaus+ trilha no Monte Roraima+ Angel Falls!!! bom que todos relatos ajudam demaissss!!

 

Obrigada pela infoo ::otemo::

Bjuxx e bons ventos!

Loh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • Colaboradores
Em reais, qual foi teu gasto?

 

Se eu fizer só Monte Roraima, saindo do Sul, tu acha que eu preciso de quantos dias?

Teu relato tá demais! Parabéns ::otemo::

 

Oi Aline,

 

Desculpe a demora para responder....

 

Vc já fez a Trip pro Monte Roraima??? ENfim, aqui vão algumas respostas sobre gastos:

 

-> Pacote Monte Roraima (só guia+transporte): 270 reais

-> Pousada Michelle: 80 Bsf (quarto individual), 14 reais (quarto duplo) e 21 reias (quarto triplo)

-> Táxi para atravessar a fronteira de Santa Helena para Pacaraima: 10 reais

-> Carro de Pacaraima para Boa Vista: R$25,00 por pessoa o carro cheio.

 

Lembarndo de sempre fazer câmbio no "mercado negro"....rs

 

O tempo que você irá precisar, depende muito do q vc pretende fazer... Os pacotes pro Monte variam de 5 à 8 dias, e a viagem de Boa Vista para Pacaraima leva em média 3 hs, e de Pacaraima para Santa Helena, 10 minutos....

 

E qq dúvida, prometo responder mais rápido da próxima vez.... ::otemo::

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá rodrigo0o!

 

Estou planejando fazer a expedição de Salto Angel em fev/14. Gostei muito do seu relato e por possuir informações atualizadas, foi o que mais ajudou até agora =)

 

Gostaria de te perguntar mais algumas coisas...

 

Vi em muitos relatos aqui no Mochileiros, de pessoas reclamando da hospedagem em Canaima. Alguns se sentiram enganados pela agência, e alguns aconselharam perguntar sobre a hospedagem incluída no pacote para não acabar em furada. Você teve algum problema com isso? Fora o pouco tempo no Salto Angel em si, você tem alguma outra reclamação do pacote? rs...

 

 

Obrigado pelas dicas!

 

Um abraço,

 

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Então,

 

A hospedagem q eu fiquei não foi das piores....rs

 

Vi q tinham melhores qdo cheguei lá, mas como o lugar é apenas "passagem" para o Salto Angel, ñ me preocupei muito com isso...

 

Mas vc pode se informar na agência pra saber, ñ tenho nenhuma dica específica sobre as hospedagens de lá, infelizmente....

 

Mas acredito q a hospedagem já tem meio q um pacote com as agências de turismo, ou seja, cada agência deve levar pra uma hospedagem diferente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...