Ir para conteúdo

Só Cumes (Antenas, Caratuva, Jaraguá, Igreja, PP)


Posts Recomendados

  • Membros

Aí Galera Mochileira, tudo blz?

Resolvi abrir este tópico para relatar as "escalaminhadas" que irei fazer.

O objetivo do tópico é relatar os cumes que irei fazer e também para servir de estímulo para eu mesmo, pois tenho alguns objetivos de escaladas e caminhadas para fazer e o tópico vai me ajudar a manter o foco.

 

Como estou muito fora de forma estou começando por caminhadas mais leves, para depois ir aumentando o nível.

 

Cumes alcançados:

 

Altitude: 2.720 m.s.n.m - Montanha: Wayna Picchu - Localidade: Águas Calientes / Peru - Dia 30/12/2010

 

Altitude: 1.877 m.s.n.m - Montanha: Pico do Paraná - Localidade: Paraná / Brasil - Dia 06/07/2013

 

Altitude: 1.850 m.s.n.m - Montanha: Pico Caratuva - Localidade: Paraná / Brasil - Dia 20/04/2013

 

Altitude: 926 m.s.n.m - Montanha: Pico Jaraguá - Localidade: Santa Catarina / Brasil - Dia 06/06/2005 (1ª vez)

 

Altitude: 896 m.s.n.m - Montanha: Morro das Antenas - Localidade: Santa Catarina / Brasil - Dia 02/03/2013

 

Altitude: 847 m.s.n.m - Montanha: Morro da Igreja - Localidade: Santa Catarina / Brasil - Dia 22/06/2013

 

 

 

Dia 02/03/2013 - Caminhada ao Morro das Antenas (896 m.s.n.m) no Morro Boa Vista - divisa dos municípios de Massaranduba, Guaramirim e Jaraguá do Sul / Santa Catarina

Introdução:

 

MORRO BOA VISTA

Localizado a margem direita do Rio Jaraguá, o Morro Boa Vista possui três picos, são o Morro das Antenas, com 896 metros de altura, o Morro do Meio com 824 metros, e o pico Jaraguá, o cume mais alto com 926 metros.

No morro das antenas é possível chegar de automóvel. Possui uma rampa de vôo livre na qual são realizados competições estaduais e nacionais. Sugerimos as pessoas que vão até o cume de carro, que utilizem veículos com tração nas 4 rodas, pois da metade da subida em diante a inclinação do terreno chega a 45º e uma parte do trajeto tem pavimento em concreto.

O Pico Jaraguá, parte mais alta do Morro Boa Vista recebeu esse nome dos primeiros bandeirantes paulistas no sul do Brasil, pela semelhança com outra montanha de mesmo nome na capital paulista. De difícil acesso, é alcançado a partís do bairro Águas Claras. Apenas um pequeno trajeto pode ser feito de carro, e o resto da subida é feito por uma trilha. O Pico Jaraguá é ideal para a prática de trekking, rapel e escalada em paredão de pedra e por se tratar de mata fechada, recomenda-se a subida com um guia ou pessoa que conheça as trilhas.

Para o Morro do meio não há trilha nem estrada.

 

Breve relato da Caminhada

Esta caminhada até o topo do morro das antenas tinham dois objetivos.

1 - ir caminhando desde a porteira da fazenda Spézia até o cume;

2 - ver se tinha trilha que interligava o morro das antenas ao morro do meio.

 

Chegamos a porteira da fazenda as 06:30, pedimos para deixar o carro ali e iniciamos a subida.

As 06:45 começamos a caminhada, na placa na entrada mencionava que o tempo de duração da subida seria de 1h.

Subimos bem devagar, paramos bastante e demoramos 1h e 25min para chegar ao topo.

O caminho é uma estrada que o pessoal utiliza para subir de carro 4x4 para fazer voo livre, então não tem como errar ou perder-se.

Lá de cima o visual é muito bonito, pena que neste dia o céu não estava limpo. Quando o céu está limpo é possível avistar até as praias mais próximas.

Ficamos por ali uma 1h e 30min, procurei se tinha uma trilha que interligava o morro das antenas com o morro do meio e realmente não tem nenhuma interligação. Se tivesse trilha interligando os dois morros eu iria fazer, em uma data futura, a travessia dos 3 picos, visto que para o morro do meio e para o pico de Jaraguá eu sei que tem trilha.

Para descer demoramos 40min.

 

Gastos para realizar a caminhada:

R$ 8,00 (achocolatado, barra de cereal).

 

Fotos da Caminhada:

DSC05799.JPG.24cd54a7973db7c9e0c3d57f8448c7e1.JPG

 

DSC05768.JPG.72213c0e6f39ef94e2e2e65622bda723.JPG

 

DSC05775.JPG.0d9ec431fd80fff6bd0fa3b0f59cf64b.JPG

 

DSC05779.JPG.791cbbf2bef4186c6d0a40ee6a363353.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Então vou postar um breve relato da minha última escalaminhada. A idéia inicial era fazermos os picos do circuito Marumbi em Morretes, mas devido a greve dos funcionários do IAP acabei convencendo a galera e fomos até a fazenda Pico Paraná e optamos em escalar o Pico Caratuva.

 

Dia 20/04/2013 - Escalaminhada ao Pico Caratuva (1.850 m.s.n.m) - divisa dos municípios de Antonina e Campina Grande do Sul / Paraná

 

Curiosidades:

O Caratuva é a segunda maior montanha em altitude do sul do Brasil com 1850m, a vegetação é composta por floresta ombrófila densa montana e alto-montana, e uma das diferenças entre as montanhas próximas é a presença de rádio amador em seu cume, onde pode ser vista de longe.

A subida ao topo é de cerca de 3h dependendo do ritmo do grupo, passando por paisagens de rara beleza e conjunto paisagístico diferenciado pela natureza e sua Floresta Atlântica, rios, bromélias e caraguatás. O topo é composto por sua maioria por uma vegetação chamada de Caratuva, uma espécie de bambu anão de altitude e que batiza a montanha.

A localização do Caratuva proporciona lindas paisagens, podendo observar o conjunto Ibeteruçu aonde localiza-se o Pico Paraná, litoral paranaense principalmente a baía de Antonina e a cidade de Morretes; a Oeste, a represa do Capivari; ao Norte, o Taipabuçu e o Ferraria; e na porção sul/sudeste/sudoeste destacam-se o Itapiroca em primeiro plano, Tucum, Camapuam, Ciririca e ao longe a serra da graciosa, Baitaca e do Marumbi.

Dicas

- A taxa de visitação é cobrada na Fazenda Pico Paraná, onde tem estrutura para camping e estacionamento para os veículos.

- Leve sempre lanternas e pilhas reservas, a maioria dos acidentes é causada direta ou indiretamente pela falta delas.

- Seguindo pro cume do Caratuva, é possível encontrar água de boa qualidade no riacho que desce do morro, à direita da trilha de subida. Não há placas, mas se parar e escutar notará barulho de água correndo, bastando seguir a primeira "entrada" à direita que encontrar. Fica a poucos metros da trilha principal. Em situações de volume de água normal é praticamente impossível não perceber. Às vezes, no auge do inverno, em épocas de seca, este riacho quase seca e o barulho de água diminui bastante. No início da trilha do Caratuva (logo após a bifurcação) é possível encontrar água também, embora sua qualidade não seja a mesma da outra fonte citada. Basta prestar atenção ao caminho e notará (especialmente no verão, época de maior umidade) um pequeno filete de água que passa por baixo da trilha (sob alguns troncos caídos e galhos). Outra coisa: se seguir, na bifurcação, à direita (sem entrar à esquerda na trilha do Caratuva e sem seguir à frente pro PP) notará que a floresta é mais "aberta" nesta área e notará uma trilha tênue. Se seguir por uns 100 metros encontrará um pequeno riacho, com água de boa qualidade na maior parte do ano (corrigido a informação da água com auxilio do sempre prestativo mochileiro Getulio)

 

- Faça a caminhada logo pela manhã, além de aproveitar melhor o dia, as fotografias são melhores até o sol das 10h, e com o sol nascendo atrás das montanhas é um espetáculo a parte.

 

 

Um breve relato

Acordei as 03:00 da manhã e "derrubei" o restante da turma da cama (Araci, Dhaya e Sávio). Nos arrumamos, preparei nosso pão para o almoço e pegamos a estrada as 03:45.

Para chegar ao Parque do Marumbi, optamos em descer a belíssima estrada da Graciosa. Chegamos no posto de controle do IAP as 07:15 e para nosso desespero tinha somente um funcionário que não era do IAP informando que os funcionários do IAP estavam em greve ::vapapu:: e que não poderia deixar-nos entrar no Parque, tentamos dialogar, mas por questão de bom senso decidimos nem insistir muito, pois como não tinha ninguem do IAP de serviço e se caso ocorresse algum acidente a quem iríamos recorrer. Na entrada do posto de controle tinha uma galera que também não pode seguir adiante. Outra informação a respeito do Marumbi, o camping está a um ano fechado devido a uma reforma que começaram e não acabaram ::toma:: .

 

Então o que fazer? Como eu tinha visto um relato do Danilo Dassi aqui no mochileiros que em 2009 tinha passado pelo mesmo problema (greve do IAP) e ele acabou indo para um plano B que foi ir ao Pico Paraná, optei em fazer o mesmo. O único problema é que este plano B estava somente na minha cabeça e teria que convencer o Sávio a Araci e a Dhaya do mesmo. O Sávio seria fácil, porém a Araci e principalmente a Dhaya daria mais trabalho kkkkk.

 

Quando falei do Pico Paraná já vieram os questionamentos das mulheres, tem camping, banheiro, as trilhas são muito difícies, etc. A Dhaya já sacou do celular e acessou o site da fazenda Pico Paraná e tirou algumas informações. Falei a "verdade" pra eles e convenci de irmos até lá para ver se elas iriam gostar e fiz umas mil propostas diferentes para convence-las de que lá era melhor que os shoppings de Curitiba ::lol4::.

 

Chegamos na fazenda Pico Paraná as 09:00 e o Dilson (pensa num cara gente boa ::otemo:: ), responsável pelo cadastramento dos visitantes, nos deu todas as informações que precisávamos e a galera topou de ficarmos por ali, woohoo consegui convence-los.

Pagamos a entrada na Fazenda (R$ 10,00 por pessoa), montamos acampamento, tomamos um café da manhã reforçado e as 11:00 pegamos a trilha (eu e o Sávio somente, as meninas ficaram no acampamento) . Devido termos chegamos tarde e nosso acampamento era na base da fazenda, optamos em fazer o Pico Caratuva que em média o pessoal demora umas 07 horas para ir e voltar até a portaria.

 

O início da trilha é tranquila, primeiro sobe o Morro do Getúlio, depois pega um chapadão já nos campos de altitude até a bifurcação, a direita vai para o Itapiroca e Pico do Paraná e a esquerda vai para o Caratuva, Ferraria e Taipa, depois da bifurcação começa a escalada pelas raizes.

 

Começamos num rítimo muito forte e devido nosso sedentarismo sentimos um pouco a subida do Getúlio, reduzimos o passo e encontramos o nosso rítmo e depois foi tranquilo. Paramos algumas vezes para bater fotos e respirar, depois que sobe o Getúlio tem uma parte "plana" pelos campos de altitude que serve para retomarmos o folego para a etapa final que é a mais difícil.

 

As 12:30 (01:30 de caminhada) chegamos na bifurcação, bom sabíamos que metade do tempo já estava realizado, agora viria a parte "legal" a escalaminhada pela raízes até o cume do Caratuva. A trilha para o Caratuva está bem demarcada e erudida, portanto é quase impossível perder-se. As 14:10 (com mais 01:40 de escalaminhada), chegamos ao Pico do Caratuva a 2ª montanha mais alta do sul do Brasil. Fiquei bastante contente com meu desempenho, não estava competindo com ninguém mas a sensação de vitória e realização foi muito boa.

 

No topo não tinha nuvens, porem estre os vales das montanhas tinha bastante nebulozidade, para o lado do Pico do Paraná estava cheio de nuvens, tanto é que o Pico do Paraná estava encoberto. Fizemos nosso registro no caderno do cume e fomos fazer nosso almoço de frente para o Pico do Paraná encoberto, ficamos la em cima esperando as nuvens dissiparem para podermos ver o P.P (carinhosamente chamado pelos montanhistas), dei uma cochilada e o Sávio me chamou, o vento nos ajudou e deu para ver a pontinha do cume do P.P por uns 2 minutos hehe. Depois de ver o P.P fomos do outro lado para vermos o Taipa e o Ferraria, para aqueles lados a nebulizidade era menor e o visual era deslumbrante, muito lindo mesmo.

 

Começamos a descida as 16:00, viemos num ritmo acelerado. Passando pelo mirante natural que tem no início do Getulio a Araci e a Dhaya estavam ali nos esperando para vermos o por do sol juntos, gostei muito que elas vieram até ali, ficamos de bobeira em cima da pedra até o sol se por e às 18:30 (02:30 de caminhada de retorno) já estamos novamente no acampamento.

 

Tomei um banho quente e fomos fazer nossos miojos e tomarmos nosso vinho ao ar livre com um friozinho gostoso e eu já aproveite da situação favorável para ir negociando com a galera a volta para daqui um mês para fazermos o P.P.

 

E isso aí apesar da frustração inicial de não poder fazer os picos do Marumbi, gostei demais de poder ter conhecido os picos no entorno do PP e ter chegado ao cume do Caratuva que também estava na minha lista de "sonhos de consumo" e o Olimpo vai ficar para uma próxima oportunidade.

Vou deixar abaixo os custos e algumas fotos.

 

Custos:

Compras no mercado para o acampamento - R$ 54,24;

Combustível - R$ 70,00;

Pedágios - R$ 7,20;

Ferry Boat - R$ 5,10;

Entrada no camping Fazenda Pico Paraná - R$ 20,00 (casal);

Almoço em Antonina - Barreado (prato típico do litoral paranaense), suco e refri - R$ 60,78 (casal).

Total = R$ 217,32

 

Fotos:

DSC05995.JPG.76bc3f89383c47f33d9b76659abf97da.JPG

DSC05980.JPG.167af6422a47e068ec6453103a028dc5.JPG

DSC05975.JPG.c5c6ecaf82875cab9b02bf11487a2859.JPG

DSCN2006.JPG.beffac50a418dc93883bafa5f0fc04f8.JPG

DSCN1986.JPG.a77a4f82df7ff10ce4a6c8af61a1131b.JPG

DSCN1982.JPG.e2afbef728d6db8cbc338265b6cd177d.JPG

DSCN1974.JPG.2d14ffb9a5fc82f83109d268639e7fb3.JPG

DSCN1970.JPG.a46205cd7c539ed1b235db7eee3bfd18.JPG

DSCN1964.JPG.553e4b8acd646de6a8a91a378f403085.JPG

DSCN1961.JPG.4f0fabc42f8d5c5359beec57dd784ff7.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Parabéns pela conquista!!! ::otemo::::otemo::::otemo::

É isso aí, mantenha o foco, melhore o preparo e na próxima vez conquiste o PP.

 

Valew Otávio.

Já li todos os seus relatos, alguns dos "points" relatados por vc fazem parte da minha lista de sonhos de consumo.

Um forte abraço e obrigado por compartilhar suas experiências e de dar incentivo aos "novatos" como eu.

 

Boas trilhas.....

Cid

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Legal que meus relatos e aventuras te inspiraram. ::otemo::

Quando precisar de alguma dica ou ajuda é só chamar.

AH! Ano passado passei em Jaraguá do Sul e vi o morro da antena, bem legal. Da região conheço apenas o Morro da Igreja, em Corupá. Subi até a metade, abortamos por causa da chuva, mas é um pico bem legal e pertinho de você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Legal que meus relatos e aventuras te inspiraram. ::otemo::

Quando precisar de alguma dica ou ajuda é só chamar.

AH! Ano passado passei em Jaraguá do Sul e vi o morro da antena, bem legal. Da região conheço apenas o Morro da Igreja, em Corupá. Subi até a metade, abortamos por causa da chuva, mas é um pico bem legal e pertinho de você.

 

Cara, este final de semana fui dar uma volta de carro e desci novamente a serra de São Bento do Sul até Corupá pela localidade de Rio Vermelho e Rio Natal. Esta estrada passa bem pertinho do Morro da Igreja, vi placas indicativas de montanhismo nela e estou muito afim de tentar "escalar" ela. Me conta, apesar de vc não ter feito o cume, a trilha é bem sinalizada? É possível ir sozinho? Nescessita de material de escalada, ou é uma escalaminhada tipo o Caratuva?

 

Um forte abraço e desculpe-me o monte de perguntas, mas não tem muitas informações a respeito deste tema.

Cid

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Até onde eu fui era tranquilo, mas quando cheguei na pior parte voltei. Dava pra ver um paredão de pedra, mas pelo que me lembro nada muito radical.

A trilha começa numa casa, aonde deixamos os carros. Pudemos usar os banheiros, um abrigo pra chuva, o pessoal foi bem legal. Eles com certeza terão informações melhores e atualizadas.

E se não der certo tem o borboletário ali pertinho, bem legal também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 01/05/2013 - Escalaminhada ao Pico Jaraguá (926 m.s.n.m) no Morro Boa Vista - divisa dos municípios de Massaranduba e Guaramirim / Santa Catarina

 

Introdução:

Apesar do Pico Jaraguá fazer a divisa dos municípios de Guaramirim e Massaranduba a sua via de acesso é pelo bairro Águas Claras em Jaraguá do Sul.

 

Breve relato:

Esta foi minha 4ª vez que "escalei" o Pico Jaraguá, a primeira foi em 2005.

 

O grupo que iniciou a escalada neste ano foram eu, Giva, Lucas, Pandini e o Lourenço.

 

Fomos de carro até a encruzilhada após a captação de água da Samae, deixamos o carro ali e as 04:15 começamos a caminhada.

O início é por uma estrada que passa por uma plantação de eucalipto até a entrada do matagal.

 

O tempo estava chuvoso e frio e logo o sedentarismo fez duas baixas, o Lucas e o Pandini fizeram meia volta e voltaram.

Na clareira aberta para acampamento nos questionamos se continuaríamos ou não devido as condições climáticas, a opção foi em continuar.

 

Devido a garoa chegamos no topo todos encharcados, chegamos no topo eram 06:15.

Lá no topo não estava chovendo, porem a visibilidade era muito pequena.

 

Ficamos ali no topo até as 08:00 para ver se o tempo abria e nada, como o tempo não tinha perspectiva de abrir iniciamos o caminho de volta. No caminho recolhemos lixo deixado por alguns sem noção e as 10:00 h chegamos aonde deixamos o carro estacionado.

 

Apesar do tempo estar ruim, a caminhada foi muito boa por varios motivos:

- reencontrei alguns amigos;

- mantive o foco de uma escalaminhada por mês;

- continuei com meu processo de "aclimatação" para objetivos maiores.

Não vai ter muita opção de fotos, mas o Giva bateu algumas que irei postando no decorrer dos dias.

 

Gastos para realizar a caminhada:

R$ 10,00 (achocolatado, bolachas, barra de cereal).

598da23281fdd_MapadaTrilha.jpg.0eacf74a55d3cb60f855c41ca0862daa.jpg

2005-5.jpg.058e5cbd4051e4d79ba3518bbc3c6082.jpg

IMG_20130501_082914_360.jpg.2a442c18fdeb5af6d2bc0caad0546b8d.jpg

IMG_20130501_083025_736.jpg.af03d311e2ba272f61559bc7420d285f.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Cid!

 

 

Bacanas seus relatos!

 

Também fiquei um bom tempo parado (retornei às atividades de trekking e montanhismo no final de 2010). Neste período ganhei alguns quilos a mais, que até hoje me incomodam bastante, apesar de já ter limado algumas] pelancas. O segredo é realmente manter o foco e impor metas a si mesmo. Boas companhias também ajudam bastante.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá Cid!

 

 

Bacanas seus relatos!

 

Também fiquei um bom tempo parado (retornei às atividades de trekking e montanhismo no final de 2010). Neste período ganhei alguns quilos a mais, que até hoje me incomodam bastante, apesar de já ter limado algumas] pelancas. O segredo é realmente manter o foco e impor metas a si mesmo. Boas companhias também ajudam bastante.

 

Abraço!

 

Legal que vc tenha retornado a "ativa" tbem, estar na montanha é muito bom né.

Seus relatos também são muito bons e foi através deles junto com os do Otávio, Jorge Soto e outros que acabei "descubrindo" estes lugares que agora fazem parte da minha lista de sonhos de consumo.

Vocês se mostram sempre prestativos a ajudar, continuem assim.

PS. já fiz aquelas correções mencionadas na sua MP, muito obrigado pela informações e correções, putz que vacilo meu principalmente a inversão de localização do Caratuva e Itapiroca ::putz::.

Um forte abraço e boas trips.

Cid

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...