Ir para conteúdo

Trekking Serra Geral


Posts Recomendados

  • Membros

Colegas aventureiros,

Estamos de partida para uma travessia na próxima semana (meio de julho) para a região Sul, à Serra Geral. Nossa dúvida está entre:

Opção 1: cânion Fortaleza, rumo Norte, até estrada da Serra da Rocinha, entre S. J. Ausentes e Timbé do Sul (não temos tracklog, e os mapas do local são horríveis!).

Opção 2: saindo de Urubici (Morro da Igreja), rumo Sul, até o mirante da Serra do Rio do Rastro (temos tracklog).

 

Alguma dica, ou jogamos a moeda pro "cara ou coroa"?

 

Valeu!

Fabio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fiz recentemente a travessia M. da Igreja - Canion Laranjeiras, e o lugar é simplesmente fantástico, tenho certeza que não irá se arrepender. Não chegamos a Serra do Rio do Rastro por que nos atrasamos, saímos na Faz. Sta. Cândida.

Só veja que precisa da autorização do PARNA S. Joaquim, entre em contato com o Michel (gerente do parque), não tenho o contato dele aqui mas não deve ser difícil conseguir.

Sobre o outro trajeto não conheço.

 

Se quiser ver como foi a nossa caminhada:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Fábio!

 

Ambos os trekkings intencionados por vocês são de alta qualidade! Difícil dizer qual é mais bonito, pois as paisagens de ambos são muito similares.

 

Estive no Grupo da AMC que fez recentemente (com o Otávio) a travessia Morro da Igreja - Cânion Laranjeiras e foi show de bola, como deu para ver pelo vídeo. Conheço por alto a região do Cânion da Rocinha e um pouco melhor o do Cânion Fortaleza. Lá a navegação não é complexa, a não ser se a viração pegar vocês e deixar sem visual, então daria para "arriscar", vai do que vocês entenderem como mais interessante. A principal diferença que vejo é a questão acesso. MI-Laranjeiras tem a questão da autorização do PARNA São Joaquim, mas não é difícil - o Michel, chefe do Parque é bem acessível e tenho quase certeza que não terão problema com ele. Já Fortaleza-Rocinha passa por áreas particulares, nem sempre "abertas" para caminhadas, já que alguns proprietários não gostam ou às vezes não permitem o acesso, mas vai muito de conversar e respeitar o povo do local. Recentemente não tenho notícias de problemas na área, mas muitos locais costumam cobrar "pedágio" já que a área é explorada por guias.

 

Qualquer coisa me acione em PVT que te dou mais alguma informação que possa ser relevante caso considerem a região Fortaleza-Rocinha.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Otávio e Getúlio,

 

O Fábio e os amigos vieram e encararam a trilha. Dei apoio de transporte e resgate para eles, e posso garantir que foram guerreiros ao encarar a humidade dos nossos campos de cima da serra.

Pessoal muito gente boa, que apesar das adversidades adoraram nosso "quintal". Eles acabaram indo e voltando pelo mesmo caminho, e depois de deixa-los na pousada quarta-feira, sãos e salvos, partiram na quinta de manhã para os cânions do Rio Grande do Sul.

 

Acredito que em breve estaram colocando o relato desta aventura por aqui.

 

Abração a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pois é, acredito que lá nunca fique seco... já imaginávamos isso, então fomos preparados.

Eu levei 4 pares de meias, e durante o dia o par molhado ia secando no topo da mochila.

Para a noite levei o croc, show de bola. Apesar do frio quebrou o maior galho, sair da barraca e não precisar colocar a bota molhada é muito bom.

Bota molhada só de manhã, mas como a meia estava seca dava pra aguentar...

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Exatamente Otávio, os campos de cima da serra são molhados sempre. rsrsrsrs

Mas quando guiei uma travessia pelo vale do rio Pelotas e campos de Santa Bárbara no feriado de corpus cristi deste ano, estava bem seco, porém muito frio ::Cold::

Também levei minhas crocs, e elas se mostraram imbatíveis no quesito relax para os pés, inclusive de manhã cedo, com temperatuda próximas a -10°C, eu colocava mais uma meia de lã e calçava as crocs. Andava por cima da geada e do gelo, sem que o frio chegasse aos meus pés. ::otemo::

Além disso é super leve e ideal para atravessar rios quando é inevitável se molhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...