VIAGEM AO USHUAIA.

Envie seu roteiro de viagem para que outros usuários comentem e opinem e deixe também suas opiniões sobre os roteiros de outros viajantes

Re: VIAGEM AO USHUAIA.

Mensagem não lidapor Marcelo Spode » 29 Set 2009, 10:08

Olá Adriano, eu tbm irei a Ushuaia em 01/01/2010, e sairei de Caçapava do Sul - RS percorrendo a rota 3 na Argentina, posteriormente retornaremos pela Carretera Austral no Chile indo en direção a Calama, no deserto do Atacama. O tempo previsto é de 30 a 40 dias. Certamente vamo nos encotrar por ai. Abraços!!!
Marcelo Spode

Mensagem não lidapor Tirson » 19 Nov 2009, 15:54

Olá Pessoal, estou precisando de muita ajuda. Sou novato em viagens de longa distância, aliá Ushuaia será o meu primeiro destino.Tomei a decisão de viajar para Ushuaia há 3 dias, portanto, na minha cabeça ainda há inúmeras dúvidas, por isso gostaria da ajuda de vocês que são experientes no assunto.

Inicialmente perfil da viagem que pretendo fazer, aí vai, eu terei 13 dias p/ viagem, sainda em um domingo de madrugada e retornando na sexta-feira da outra semana. A intenção é ir por uma rota onde possa ver as principais paisagens e possa retornar por uma rota bem rápida. Irei com uma Vstron 650 e não sei se irei com garupa, caso posítivo muda muita coisa?
Pretendo gastar pouco pousando em hotel ou pousada simples, porém limpinha rsrsrs.

Aliás quanto gatarei mais ou menos ?

Ah! outro ponto! Qual o melhor lugar para se entrar na Argentina?

Desde já agradeço a todos pelas dicas!!!

Abraços,

Tirson
Tirson

Mensagem não lidapor chinaf » 19 Nov 2009, 17:11

Fala Tirson, blz ?

13 dias de viagem é muito pouco, mas vamos nos conversando.

Diga de que cidade vai sair ????

A melhor entrada no seu caso é via terrestre, pode ser por Uruguaiana ou mais abaixo entrando pelo Uruguai em Fray Bentos e Gualeguaychu(aqui tem um problema se tiver briga Argentina-Uruguai se fecha a ponte de acesso), não recomendaria o Ferry Boat de Colonia del Sacramente-Buenos Aires pois dependendo da época pode ter que esperar 1 dia pelo menos.

Irá ter que entrar na Argentina e seguir pela famosa Ruta 14 (famosa pelos problemas de achaque que tem com brasileiros).

Depois de Buenos Aires é a Ruta 3 até o fim, não há desvios, ela é quase uma reta até lá em Rio Gallegos, quando vc entrará no Chile, cruzar o Estreito de Magalhães e assim atingir a Tierra del Fuego, indo até Cerro Sombrero com asfalto, depois de lá 150/170 km's de rípio até San Sebastian, onde há os pasos novamente (Chile-Argentina) e aí vai até Ushuaia.

paisagens tem muitas no caminho, mas com o tempo que tem para a viagem, não poderá desviar da Ruta 3 e infelizmente abaixo de Viedma antes de chegar em Sierra Grande a paisagem muda de com vegetação para vegetação rasteira e vai assim até chegar em Rio Grande, onde muda novamente e aí sim temos belíssimas imagens do final da Cordilheira.

Terá o Oceano Atlântico sempre ao lado, mas com o vento sofrerá bastante, já abaixo de Viedma que é onde começa a Patagônia Argentina.

Enfim, se morar acima de POA - RS, o melhor caminho é despachar a moto até o lugar mais abaixo que puder, ainda dentro do Brasil, por caminhão e pegar a moto de lá (é uma idéia).

Mesmo assim 13 dias é muito pouco.

Pois depois de Buenos aires até Ushuaia vc terá ainda quase 3.000 km's para andar só de ida, sem direito a choro nem vela e sem direito a descanso, se pegar vento (e sem dúvida vai acontecer) com rajadas de mais de 100 km/h vai ter que continuar na estrada, sua moto não vai andar acima de 70 km/h, por que não compensa, vai ter que andar de lado e o consumo vai escandalosamente para baixo, caso insista em tentar acelerar um pouco mais, pior ainda é que correrá o risco de cair por causa do vento.

Viagem de moto e presa não combinam, pense se com 13 dias não é melhor ir até o Atacama ou talvez Bariloche, talvez Santiago, é mais seguro pelo tempo que tem disponível.

enfim, vamos nos conversando.

Grande abraço,

p.s.: Ainda há o problema de algumas vezes terem greves de petroleiros e de agricultores que prejudicam o abastecimento em postos de gasolina e há bloqueios das estradas.
Zeca & Eu - Viagem com o meu cachorro pelo Sul do Brasil - 2010
Ushuaia - 2007/2008
Atacama e Machu Picchu - 2008/2009
chinaf
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor Tirson » 22 Nov 2009, 16:50

China, primeiramente gostaria agradecer a atenção. Como eu disse ainda tô colhendo informações...
vou aproveitar a sua boa vontade e lhe fazer mais algumas perguntas. aí vai:

Indo pela rota mais rápida qauntos kilometros para o atacama?

Você acha que dá pra ir ao ataca no mês de Julho?

Indo para o Ushuaia quanto tempo você acha o mínimo adequado para ir ?

Mais uma vez agradeço sua atenção.
Grande Abraço!!!
Tirson

Mensagem não lidapor chinaf » 23 Nov 2009, 11:15

Fala Tirson, blz ?

Depois que eu vi um cara indo para Ushuaia em Julho eu acho que dá para ir para qualquer lugar em Julho.

Mas, eu não iria para Ushuaia em Julho, mas para o Atacama tem o problema de se bater um "ventinho" frio na cordilheira, bloqueiam a estrada, pois neva tudo lá.

Em Janeiro li um relato de conhecido que pegou gelo na pista na passagem da cordilheira.

Mas, já vi um relato de um amigo que foi em Julho para Santiago e ficou esperando em Mendoza abrirem a estrada, quando foi fez fotos impressionantes, tem uma que a neve chega a cobrir quase toda a placa de sinalização, vou ver se acho e copio aqui.

Então meu amigo, se for, pode ser que não chegue lá, por conta desse detalhe, a neve e o gelo na pista.

Mas, se for terá um ótima lembrança e fotos impressionantes.

De Foz do Iguaçu até San Pedro do Atacama deve dar uns 2.500/3000 km's.

Para Ushuaia, passando em lugares por volta de 30 dias, se for direto e não visitar tudo, mas sim os Glaciares, Puerto Madryn (Península Váldez), Punta Tombo, talvez perder um dia em Puerto San Julian, enfim, indo com calma e vendo isso em 30 dias dá para conhecer sim (ficando 2/3 dias em ushuaia).

Se for direto, como vc propôs acrescente mais uns 5 dias nos 15 que vc pretende e de repente dá para ir, mas sem ver muita coisa.

E depende, depende de onde está saindo no Brasil, esse cálculo é mais ou menos para SP, mas sem contar ver nada no Brasil, se passar nas belas cidades da Serra gaúcha, talvez tenha que acrescentar mais alguns dias e tirar de outros lugares.

enfim, vamos nos conversando.

Grande abraço,
Ushuaia - 2007/2008
chinaf
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor chinaf » 23 Nov 2009, 11:26

O LeoRJ já viu essas fotos, impressionam mesmo.

Imagem

Imagem

Mas, segundo esse meu amigo, foi uma nevasca incomum.

As fotos são do "caracoles" que levam até Santiago.

Um amigo meu, o ltadeu me falou que já pegou nevasca no caminho para o Deserto do Atacama, a moto de algum do grupo caiu, o piloto quebrou 3 costelas e a clavícula e eles tiveram que ficar lá esperando o resgate chegar, foi uma longa noite no posto dos Carabineiros, mas era o Paso San Francisco e não o Paso de Jama e o resgate não conseguiu subir por conta da neve e do gelo.

De qualquer forma li, faz um tempinho, de um caminhoneiro que quebrou o caminhão no caminho de San Pedro de Atacama e os Carabineiros tiveram que resgatá-lo com cavalos, o cara quase morreu de frio.

Está lá no viagensmaneiras, o carinha que está viajando o mundo com o dog e a esposas dentro de um carro.

Enfim, deve ser muito bonito San pedro de Atacama e a travessia da cordilheira.

Mas, vai depender da sorte, de repente vc não pega nenhuma nevasca, nenhum frio, mas pode acontecer o inverso, dá para entrar em contato com o Posto de jama (e saber se está aberto) já na parte debaixo da cordilheira, antes de começar a subir.

Cuidado com os ventos que atingem a parte alta da Cordilheira, não chegam a ser tão fortes como os Patagônicos, mas assustam bastante e dificultam a pilotagem.

Grande abraço e vamos nos conversando.

P.s.: Eu sempre me preparo para o pior, por isso sempre pego os piores exemplos, assim se acontecer o pior, já estou preparado.....heheheheheheheheeheheheheheheheh
E outro ponto é que eu não conto com o fator "sorte", se algo pode acontecer, eu conto que acontecerá e já me planejo para isso, contar com a "sorte" é muito complicado, por isso que não iria para ushuaia em Julho, mas o Alexandre Bauru do ClubeXT600 foi e me surpreendeu muito.
Ushuaia - 2007/2008
chinaf
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor jader_ilanes » 20 Dez 2009, 19:03

Olá pessoal neste começo de janeiro/2010 estarei na estrada a caminho de Ushuaia, e a primeira vez que faço uma viagem tão longo, a ultima vez que viajei para as banda da Argentina foi na semana da patria de 2007, minha familia e um casal de cunhados, como da vez anterior vou de carro, agora estou indo só com minha familia, o caminho será pelo Chile, espero fazer o circuito em 37 dias, pessoal espero encontra-los.
jader_ilanes

Mensagem não lidapor LeoRJ » 13 Abr 2010, 15:18

O LeoRJ já viu essas fotos, impressionam mesmo.

China

Quando eu passei por lá em 2008 tava com muito gelo, mas nem tanto. Pena que nessa época passei de bus.

Agora em 2009/2010 tava tranquilo. Passei 3 vezes de moto pelo Paso los Libertadores, uma de tarde, uma quase de noite e outra de madrugada. A noite lá é linda e muito tranquilo de passar, já que foi nos meses de Dezembro e Janeiro.

Lá é muito legal, embora o Paso Jama seja infinitamente mais bonito.

Grande Abraço,
Leo
LeoRJ
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor Adriano Canestraro » 10 Ago 2010, 17:47

Aí pessoal, estou postando fotos da viagem. Siga o seguinte link:
http://www.fotolog.com.br/ushuaia2010/13372909

Quero agradecer a todos que postaram sugestões e apoiaram a minha aventura.

Abraço a todos.

::essa:: ::sos:: ::Cold:: ::otemo:: ::ahhhh:: ::putz:: ::hahaha::
Adriano Canestraro

Mensagem não lidapor LiCo » 11 Ago 2010, 11:14

Adriano, as fotos estão bacanas mas está faltando você fazer um relato ::otemo::

Conta aí pra gente como foi a viagem. Abre um tópico e coloque sua experiência.

Intééé
LiCo
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor chinaf » 11 Ago 2010, 13:18

Mais um que está na espera do relato. ::otemo::

Parabéns pela viagem, belas fotos, não consegui ver todas pois a internet aqui é muuuuuuuuuuuuuuuito lenta.....

Fiquei curioso para saber o que aconteceu com a Fazer 250 que apareceu numa das fotos.

Grande abraço e PARABÉNS.
Ushuaia - 2007/2008
chinaf
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor delphiman » 03 Dez 2010, 09:17

Olá amigos, tudo bem?
Sou novo no fórum, me chamo Eliseu.
Estava lendo o tópico sobre a viagem de moto ao Ushuaia e achei muito interessante as dicas. É uma viagem que pretendo fazer ano que vem.
Uma dúvida que permanece e gostaria de esclarecê-la com vocês é com relação ao óleo lubrificante. Sabe-se que, para essa região do Ushuaia o clima é muito diferente do Brasil, ou seja, muito frio. Na opinião de vocês não seria interessante a utilização de um óleo menos viscoso, no caso um 10w40, 15w40 ou 10w50?
É que no Brasil, boa parte das montadoras de motos recomendam óleos minerais com viscosidade 20w50. Para o nosso clima oferece uma boa proteção, pois geralmente é sempre quente. E quando é frio não chega a temperaturas negativas. Mas no Ushuaia as temperaturas devem ficar negativas e talvez um 20w50 dificulte as partidas e até mesmo a bombeabilidade do óleo. Mas isso é um pensamento baseado em dados técnicos de cada viscosidade. Na prática pode ser diferente. Por isso gostaria da opinião de vocês, se nessa viagem utilizaram o mesmo tipo de óleo ou viscosidade 20w50 em todo o trajeto.

A propósito, eu tenho uma Suzuki Freewind XF 650 2000/2000. Não sei se todos conhecem esse modelo, mas digamos que é uma moto com estilo da Honda Falcon porém maior e mais encorpada.

Seria isso amigos.

Um grande abraço.
delphiman

Mensagem não lidapor chinaf » 03 Dez 2010, 19:20

Fala delphiman, blz ?

Cara, eu usei o recomendado pelo fabricante, na prática no verão em Ushuaia não é muito frio, claro, vc vai atingir com certeza temperaturas negativas se e se somente se, entrar uma onda de frentes frias, mas nada alarmante, acho que passei mais frio no Altiplano do que em Ushuaia (não lembro de ter batido tanto os dentes lá em ushuaia quanto bati em Puno....heheheheheheheheh).....

Use o recomendado pelo fabricante e seja feliz.

Só fique atento a lubrificação da corrente, lá é muito seco e frio, daí é que tem que usar uma latinha de spray da Motul que eu acho muuuuuuuito mais prático do que o velho esquema SAE 90 + tubinho com grafite em pó.....

No mais se não tiver confiança no óleo recomendado pelo fabricante, dá uma busca no óleo da Motul, o Ricardo Rauen (por exemplo) usa sempre na VStrom dele e acho que salvo engano de memória faz uma troca a cada 10.000 km's.

Enfim, vamos nos conversando.

Grande abraço,

P.s.: Eu usei o Yamalube e levei daqui do Brasil (não há muitas opções lá embaixo na Argentina e tenho quase certeza que não acharia no Chile, tirando os grandes centros).
Ushuaia - 2007/2008
chinaf
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor Adriano Canestraro » 19 Jan 2011, 15:21

Fala aí 'pessoal, tudo tranqüilo?

Realmente, fiquei de fazer um relato e prometo que até a próxima semana postarei dicas valiosas e lugares incríveis para visitar. Abraço a todos.

Adriano ::hahaha::
Adriano Canestraro

Mensagem não lidapor augustin50 » 09 Jul 2012, 23:45

Boa noite, acabei de me cadastrar no muchileiros.com, já li quase todas as dicas da viagem para ushuaia, porem a viagem que eu sonho em fazer é sair por Assis Brasil no Acre, ir até Arequipa no Peru, depois descer até ushuaia pela Ruta 5, Carretera Austral e avoltar por Buenos aires, entrar no Brasil por Chuy. a MOTO deverá ser uma XL 700V Transalp, digo isso pois preciso trocar, a minha de uso, já está bem surrada.
Os que ja fizeram viagem parecida, por favor me digam, quanto eu vou gastar + ou -, só pra mim ter uma idéia. obrigado
augustin50

AnteriorPróximo

Voltar para Viagem de Moto: Roteiros de Viagem