Troca de informações sobre a Argentina, o país dos 5 continentes. Neve, montanhas, desertos, pântanos e cidades maravilhosas.
#315632 por geopaulo
11 Jul 2008, 22:09
Fala galera, esse é meu primeiro post aqui e primeira volta fora do Brasil (sem contar uma ida a Rivera), então tenho uma dúvida:

Meu plano é sair de Porto Alegre e ir até Montevidéu, passar duas noites e rumar para Buenos Aires.

Tenho dúvidas com relação à passagem de Montevidéu para Buenos Aires. Preciso de passaporte? Só a identidade basta?

Procurei informações sobre isso e não encontrei aqui, por isso criei o tópico.

Abraços

#318657 por Canaima
07 Ago 2008, 00:14
irei para argentina em agosto,sei que não tem porblemas com relação ao fato de viajar apenas com a identidade....mas meu agente de viajens me disse que sem passaporte vou ter algumas restrições na argentina como por exemplo não poderei comprar nada no aeroporto da capital portenã....esse informações conferem alguem pode me dizer???
obrigado abraços!!!
#318982 por leocaetano
10 Ago 2008, 02:07
Canaima,
Não há a menor diferença na Argentina... Só vá de passaporte se quiser um carimbo nele! Fui com a minha e comprei várias coisas no aeroporto...
Abraços
#319016 por leocaetano
10 Ago 2008, 17:04
Canaima, corrigindo a informação acima...

O passaporte e a passagem são necessários para compras no freeshop. Conversando com meu pai hoje, ele me alertou disso e vi na internet que faz parte da nossa legislação. Não sei quanto à legislação argentina... Acontece que eles não pedem sempre a documentação, por isso que já consegui comprar sem passaporte. Outras pessoas também já conseguiram.

ABraço
#319050 por michel
10 Ago 2008, 22:56
Olha, pode fazer parte da legislação mas NÃO me pediram o passaporte, só passagem aérea...

Gente podem viajar com a cédula de identidade pelos países da América do Sul sem problemas... façam valer esse previlégio que temos em relação aos europeus, asiáticos e norte-americamos...

Agora se vcs já tem o passaporte, vale usá-lo, agora tirar um passaporte gastar tempo e dinheiro pra viajar pra um país que aceita seu RG, acho besteira.

leocaetano escreveu:Canaima, corrigindo a informação acima...

O passaporte e a passagem são necessários para compras no freeshop. Conversando com meu pai hoje, ele me alertou disso e vi na internet que faz parte da nossa legislação. Não sei quanto à legislação argentina... Acontece que eles não pedem sempre a documentação, por isso que já consegui comprar sem passaporte. Outras pessoas também já conseguiram.

ABraço
#320432 por Victor Hugo
21 Ago 2008, 18:28
Esse lance do prazo de emissão do RG para entrar na Argentina sempre me deixou em dúvida. Já vi gente dizendo que tem que ter menos de 10 anos, outros dizendo que basta que esteja em bom estado. Resolvi, então, perguntar para o Consulado Argentino aqui de Floripa, e recebi esta resposta

Prezado Victor Hugo,
Em anexo seguem as informações solicitadas. É indispensável que o RG tenha menos de 10 anos de expedição.
Att.
--
CONSULADO DA REPUBLICA ARGENTINA
EM FLORIANOPOLIS - SC - BRASIL
Av. Rio Branco N° 387 - 5° andar - Centro
Florianópolis - SC - BRASIL
CEP: 88015-201
Fone: (++5548) 3024-3035/36
E-mail: consuladoflor@gmail.com
Horário: 9:00 às 17:00 hs.


Sendo assim, já mandei meu irmão e minha namorada tirarem segunda via dos documentos deles.

Abs
#325712 por Jonas_Filho
30 Set 2008, 21:14
Então, eu pretendia fazer um mochilão com meus amigos pela américa do sul (até cheguei a fazer um tópico aqui sobre :D ), mas com as varias dificuldades, como o tempo e o fato de sermos menores de idade, decidimos irmos para um país só, e optamos pela argentina.

A gente conta com uns 15 dias em outubro, e a única coisa que decidimos é que queremos passar por Buenos Aires, Bariloche e Mendoza. Se o pessoal aqui do fórum puder ajudar a gente com um roteiro que inclua essas 3 cidades, pra gente ter uma noção de preço e tudo o mais. Outra duvida é se o fato da gente se menor de idade vai atrapalhar a viagem?? e queria saber se o preço varia muito em alta temporada (julho) pra outubro?

Ahh... já agradecendo vocês, o fórum é muito bacana :wink:
#325794 por patriciarj
01 Out 2008, 13:44
Jonas,

só não esqueça de ir com seus pais no juizado de menores mais perto de onde você mora pra fazer uma autorização pra viajar sozinho pra fora do país. Em abril viajei pra Argentina e como um rapaz não tinha essa documentação teve que ficar em foz do iguaçu, pois na fronteira (estávamos num ônibus) não iriam deixar ele passar. Essa documentação é fundamental pra vc sair do país. Agora, quanto a locomover-se internamente na Argentina eu não sei se apenas esta documentação (junto com o seu RG ou passaporte) serve. Pergunte no próprio juizado ou no consulado argentino.
#337878 por lfmarincp
18 Dez 2008, 20:15
Sou menor e estou com uma viagem programada para Buenos Aires. Vou de ônibus e acompanhado de um amigo(que é maior), que documentos preciso? Só a autorização com firma reconhecida -em português- basta? Passaporte ou ID?

Grato desde já.
#337889 por RU_gente
18 Dez 2008, 21:19
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8.069, de 13/07/1990), é necessária autorização judicial, que deverá ser solicitada a Juiz da Infância e Juventude no Brasil, para que o menor viaje desacompanhado


Eu já me meti numa confusão por causa disto. Eu fui acompanhar de um amigo que estava levando o sobrinho dele para a argentina. No aeroporto a TAM não permitiu o embarque embora ele tivesse uma autorização assinada pelos pais. Segundo o estatuto da criança e adolescente é preciso ter uma autorização expedida pelo juiz da infancia e juventude da cidade. Moral da historia meu amigo perdeu o embarque enquanto aguardava a familia providenciar o documento.

Agora se for de onibus algumas empresas deixam embarcar outras exigem a autorização judicial e na fronteira argentina pode ter outra dor de cabeça como eu já vi acontecer no aeroporto de chegada no exterior quando passa na imigração.

Para evitar dor de cabeça, consulte a vara da infancia e juventude da sua cidade.

Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990
Seção III – DA AUTORIZAÇÃO PARA VIAJAR

ART. 83 – Nenhuma criança poderá viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsável, sem expressa autorização judicial.
1o-A autorização não será exigida quando:
(a) tratar-se de comarca contígua à da residência da criança, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana;
(b) a criança estiver acompanhada:
1) de ascendente ou colateral maior até o terceiro grau, comprovando documentalmente o parentesco;
2) de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável.
2o-A autoridade judiciária poderá, a pedido dos pais ou responsável, conceder autorização válida por dois anos.
ART. 84 – Quando se tratar de viagem ao exterior, a autorização é dispensável, se a criança ou adolescente:
1) estiver acompanhada de ambos os pais ou responsável;
2) viajar na companhia de um dos pais, autorizado expressamente pelo outro através de documento com firma reconhecida.
ART. 85 – Sem prévia e expressa autorização judicial, nenhuma criança ou adolescente poderá sair do país em companhia de estrangeiro residente ou domiciliado no exterior.
#347841 por LeoRJ
11 Fev 2009, 00:52
Muito bacana ele, mas acho que vai ser bem difícil alguém saber como seria o procedimento.

Te aconselharia a entrar em contato com o Ibama, pois eles devem saber como funciona e se existe algum acordo entre Brasil e Argentina nesse sentido.

Pra quem não conhece:

Hedgehog pix 4.jpg
Hedgehog pix 4.jpg (18.98 KiB) Exibido 10271 vezes
hedgehog.jpg
hedgehog.jpg (35.45 KiB) Exibido 10262 vezes


Boa Sorte,
Leo

Usuários navegando neste fórum: Junnior Köpke e 1 visitante