Ir para conteúdo

Validade do Passaporte - A velha dúvida: 3 ou 6 meses?


Posts Recomendados

  • Membros

Oi, pessoal,

 

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre a velha questão da validade do passaporte para ingressar na imigração européia pelo Espaço Schengen.

 

Eu emiti passagens para a Europa para mim, minha mãe e meu irmão com nossas milhas da TAP, na promoção de emissão de bilhete por metade das milhas.

 

Nosso itinerário de voos ficou assim:

 

Dia 29-10-2015: Porto Alegre - Viena (com conexão em Lisboa)

Dia 15-11-2015: Barcelona - Porto Alegre (com conexão em Lisboa).

 

Assim, nossa passagem pela imigração vai ocorrer em Lisboa. Até aí, sem problemas, já fizemos isso outras vezes.

 

E a data de retorno está então marcada para o dia 15-11-2015.

 

A minha dúvida é em relação aos passaportes de minha mãe e meu irmão. Os passaportes dos dois vencem no dia 17-03-2016. Ou seja, os passaportes deles tem validade de 4 meses a contar da data do retorno da viagem

 

Sei que para o ingresso no Espaço Schengen, o passaporte precisa ter validade de no mínimo 3 (TRÊS) MESES a partir da data do regresso. Nesse sentido, está tudo ok com a documentação de minha mãe e meu irmão.

 

Mas tem aquela velha discussão se é mesmo três meses ou seis meses. Eu gostaria de saber ao certo o que tem sido de fato aceito nos guichês de imigração quanto à data de validade, especialmente em Portugal.

 

É claro que essa dúvida seria facilmente eliminada mandando os dois renovarem seus passaportes imediatamente e assim não teríamos nem com que nos preocupar com a data de validade.

 

Só que como eu só teria até a próxima sexta-feira (13-03-2015) para emitir as passagens por metade das milhas, eu usei os números dos passaportes atuais deles mesmo na hora de preencher os dados, porque não haveria tempo para fazer novos às pressas (e nem a PF aceitaria esse tipo de justificativa para agendamento de urgência).

 

Então, o que seria mais arriscado: embarcar com esses passaportes que terão, na data do retorno da viagem, somente mais 4 meses de validade ou fazer novos passaportes, que terão novos números, diferentes dos números atuais usados para a reserva e emissão das passagens???

 

Abs,

 

Cris K.

 

P.S.: meu passaporte pelo menos está com a validade ok, pois só vence em março de 2017! ::otemo::

Link para o comentário
  • Colaboradores

Acho muito mais fácil fazer novos passaportes e informar a companhia aérea, pois entrar na Europa com passaportes válidos por menos de 6 meses pode ser um problema. Há sim o risco de ter entrada negada.

 

Quando fizer novos passaportes informe a companhia aérea, ligue lá e se informe. Com certeza eles poderão alterar seus dados no sistema deles, isso não deve ser problema. De qualquer forma, entre em contato com eles e te dirão se pode ou não.

Link para o comentário
  • Membros

Mauro, é a TAP e não a TAM... E eu já devo ter ligado para lá umas 8755283949 mil vezes nessa última semana, porque justamente a reserva da minha mãe encrencou na hora de pagar a taxa de emissão do bilhete com o cartão de crédito dela (que não tinha nenhum problema, estava tudo certo).

 

E como a passagem é promocional por milhas, eu só posso ligar para o canal dedicado ao programa Victoria, que, com a promoção, está mega congestionado.... É difícil ficar numa espera por mais de 50 minutos sem atendimento ... Vou passar esperar a promoção das milhas e ligar para lá. Espero que a necessidade de alterar o número do passaporte não dê "xabu" nas reservas deles, já que são promocionais ...

Link para o comentário
  • Membros
A regra do prazo de validade do passaporte para entrar na Europa mudou recentemente, antes era necessário ter um passaporte com validade mínima de 6 meses a partir da data de entrada, agora você precisa ter um passaporte com validade mínima de 3 meses a partir da data prevista de regresso.

 

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/02/1416819-europa-tem-novo-prazo-para-validade-de-passaporte.shtml

 

 

Pois é, Adriano, eu sei que a regra da validade mudou para três meses, e nesse caso, não há nenhum problema, pois os passaportes estarão válidos ainda por 4 meses no dia da volta... Mas ainda assim bate aquele receio.

 

Por outro lado, não sei até onde vai a (in)flexibilidade em relação à questão número do passaporte indicado no momento da reserva. Eu creio que basta informar à companhia que houve necessidade de troca de passaporte por motivo do pequeno prazo de validade. Acho que não é problema, até porque se não fosse possível, quem perdesse o passaporte não poderia viajar. Só temo por ser passagem super promocional. Vou esperar a próxima semana para fazer a pergunta no call center do programa de milhagem da TAP. E dependendo da resposta, já mando minha mãe e meu irmão renovarem o passaporte em seguida.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...