Ir para conteúdo

TORRES DEL PAINE ABRIL 2013


Posts Recomendados

  • Membros

Bom gente! Aqui esta minha contribuição para os mochileiros já que consegui realizar o sonho de fazer o W em Torres del Paine graças a muita ajuda e textos dos mochileiros!

Na verdade minha viagem foi perfeita e muito dificil, eu não havia lido em nenhum relato que tinha dureza, dores, força de vontade, superar limites e etc! Cometi alguns erros em relaçao a quantidade de comida e coisinhas super "necessarias" mas vencemos e saimos de lá mais fortes! Ah! Eu arrastei meu noivo para es viagem, então imaginem a pressão!!

O que levamos?

2 calças, uma impermeável e uma de secagem rápida ( só usei a de secagem rápida) 5 dias de sol!

1 calça segunda pele e uma blusa segunda pele ( usei todo dia e ficou sujinha)

1 bota impermeável ( suficiente e usei todo dia, molhando, com lama, mas serviu super)

1 pijama de calça e blusa de manga comprida (usei todo dia) ah! Não tinha cara de pijama então podia andar de noite pelos refúgios com ele!

5 pares de meia, todas grossas para neve e frio!

2 camisetas ( usei uma só)

2 camisetas regata ( usei uma só)

5 calcinhas

1 shorts ( que não usei)

1 par de luvas impermeável ( usei 1 dia)

1 par de luvas de soft ( não usei nenhum dia )

1 cachecol ( usei 1 dia)

2 gorros , um de lã e um de soft! Usei quase todos os dias!

1 casaco quebra vento impermeável ( usei todos os dias)

1 casaco fleece do mais grosso ( usei todos os dias, inclusive pra dormir a noite)

1 toalha de banho de secagem rápida ( mega útil e leve e não ficou tão suja)

1 pare de chinelo, super importante para tomar banho!

Levei shampoo, condicionador naqueles tubinhos de hotel, não usei tudo!

2 sabonetes pequenos

Um tubinho pequeno de hidratante ( usei todo dia! As mãos ficam super seca)

Lencinhos umedecidos ( que abandonei no refugio no segundo dia )

 

Kit primeiros socorros ( exagerado!!! Tinha de tudoooo e a única coisa que usamos foi um calminex que esquenta, para meu namorado colocar na lombar, usamos dois pacotes para dois dias, muito bom e cataflan para meu noivo passar no joelho , só! )

Bom... Não levei tantas coisas mas o que achei interessante é que não usei tantas trocas de roupa! Todo dia a mesma, e estava ok!!! Incrível! Estava sol, mas frio, então a única coisa que sujava era roupa intima e a barra da calça e a bota! O resto estava ok! Então... Relaxem em relação a muuuuuitas roupas!

 

Levamos também:

 

Minha mãe me fez um saco de dormir, super fofo, soft e algodão, fez com minhas medidas e gastei mais ou menos 30 reais! Tinha ziper a volta toda e foi ok! Não foi super, teve noites que passei frio, mas eu li que os refúgios tinham calefação e que era quentinho la dentro e nãooooooooo tem!! Ficamos no torres norte e frio! Cuernos megaaaaa frio! Paine grande frio e acreditem o melhor de todos grey! Sem frio!

 

O meu noivo comprou um saco nautica canion XL de 120 reais, com flanela dentro e ele adorou, teve noite que dormiu com o saco aberto! Aprovadissimo!

 

Fora isso o resto foi comida! E aí enfiamos o pé na jaca e compramos muita coisa! Não sobrou nada mas tinhamos variedades e tudo do bom e do melhor e pagamos o preço, pesooooooooo!

 

Levamos:

6 latas de atum

Meio quilo de queijo

Meio quilo de salame

Um tablete de manteiga

2 pacotes de pão sirio

2 pacotes de miojo

4 pacotes. Liofoods ( strogonof kit para 2 pessoas, muuuuuuito bom, recomendo super) liofoods de macarrão a bolonhesa é um lixooooo, horrivel, nao comprem, joguei fora)

1 pacote de comida sidratada de ceral com frutas ( nao usamos)

10 saches de chocolate quente ( muito util já vem pronto e é só colocar água quente)

10 saches de capuchino três coraçoes! Puts mega bom e rapido para quando se chega pela tarde e pela manha!

12 saches de nescafé soluvel, para um cafézinho rápido

Saches de mostarda, maione e outros molhos ( nao usamos nenhum)

2 potinhos de açucar

Um potinho de tempero com pimenta, aji

6 ovos cozidos! ( super útil, mas peso extra)

12 barrinhas de ceral ( comemos umas tres ou quatro e só)

4 barras grandes de chocolate com amendoas ( um luxo, mas o ombro é que paga pela alegria)

Saquinhos de chá ( nao usamos nenhum)

2 potinhos de blueberry, mirtilo ( fruta fresca é muito bom)

1 maça ( que demos para uma menina belga)

 

Talhes, dois garfos, duas colheres e duas facas!

Duas tigelinhas de aluminio fundas

2 copos de aluminio grandes

1 garrafa termica de 700 ml para colocar água quente

1 sabao em pedra para lavar louça, que não usamos! ( a água quente limpa tudo)

1 esponja para lavar louça

1 garrafinha para pegar água pelo caminho

1 copinho plastico ( nao usei)

Lanterna

Pilhas ( nao usamos pq a lua estava cheia)

Uma panela com tampa

Um fogareiro

Um gas doite

 

E isso dividido por dois deu uns 200 quilos! Ok! Nao é verdade, mas eu estava com uma mochila Doite de 65 litros com coisas penduradas por fora e meu noivo com uma Doite de 70 litros, cheia até as tampas! E viva os aventureiros de primeira viagem!

 

Então vamos lá!

 

Rumo as torres!

 

Estávamos na ultima semana da temporada, o ultimo barco no lago pehoe, saindo do paine grande seria dia 30 Abril, entao fomos obrigados a começar pelas torres.

Compramos no hostel o bus para TDP e saímos mega cedo, ainda pela noite, pq estava amanhecendo lá pelas 8 da manha!

Chegamos em TDP e passamos pela portaria e descemos para assinar os papeis e pagar a taxa do parque! Tinha pouca gente e o dia estava maravilhoso! Céu a zul e pouco frio! Lá compramos uma van para nos levar ate o refugio torres! Uma facada por 10 minutos de percurso! Mas ok!

Chegamos no refugio torres e quase morremos de susto! O refugio torres central estava fechado, só estava aberto o torres norte! Viva!!! Pagamos a pequena quantia de 64 dólares por uma cama armada! Afe mariaaaaaa! Cada um! A cama mais cara que ja dormi na vida! É super legal o refugio, a cama com super edredom, o banheiro bem legal, a vista super, a área de comer bem bacana e você ganha ãgua quente para encher a termica! Ok! Por 64 dólares! Fala sério! Ainda bem que aceitam cartão de credito! Ufa!!!

Chegamos , fizemos uma pequena mochila e fomos ao ataque das torres! Viva! Que alegria! Começamos a andar as 11 da manha! Ok! Nós e todos que chegaram na van nesse horário! E fomos felizes da vida! O lugar é lindo e o dia perfeito! Então começamos a subir e subir e subir e subir... Você acha que estou exagerando? É verdade! E dale subida! Passada algumas horas chegamos no refugio chileno, que estava fechado, mas paramos lá para comer! Caracas que friooooo! Aquele lugar deve ser um gelo! Comemos por uns 20 minutos e bora subir mais um pouco! E então subimos e subimos e subimos e chegamos em uma subidona de Pedra solta que meu deus! Mega difícil de subir, pedras soltas, subida e dale pulmão! Nao é fácil! Não li ninguém falando que era assim difícil! E olha que faço musculação e fiz um preparo físico especifico para pernas e costas e foi tenso! Mu namorado é judoca e não achou mais facil! Mas em fim.... Chegamos ! Lindo! Surreal! Tinha pouca gente, e estava lindo! Tiramos fotos, sentamos, comemos e infelizmente tivemos que descer rápido! Nao tínhamos muito tempo! E então olhai mais um pouco e iniciamos a volta! Foi nessa hora que meu noivo torceu o joelho, nada grave, uma torção leve , mas a partir daí a dor apareceu e foi embora só no ultimo dia! Que difícil! Chegamos no refugio já pela noite , as 8:00 da noite, andando com a ajuda da lua cheia, porque esqueci a lanterna! E eu particularmente estava esgotada! 18 quilômetros de subida e descida foi mega punk pra mim! Foi só chegar, tomar um banho mega quente, jantar e tentar dormir, tentar, porque tive febre pela noite, acho que foi uma reação muscular, estava com os músculos da cocha fatigados, pois eu não conseguia esticar as pernas! Sofri pra caramba! Não foi facil! Ainda bem que a cama era boa, edredom quentissimo, travesseiro bom, e os 64 dólares nao foram jogados no lixo! Heheheheheh

 

Rumo a los Cuernos!

 

Acordamos umas 8 da manha , eu estava melhor e sem a suposta "febre" , mas transpirei tanto que molhei o pijama! Mas acordei bem! Tomamos café, usamos o banheiro, arrumamos a mochila, que medo da mochila! E pernas pra que te quero! Iniciamos as 10 da manha e seguimos a trilha, e foi então que comecei a perceber que tinha muito peso! Estava sem dor, mas fazendo muita força. O caminho para os Cuernos não é fácil, tem muitas subidas e foi hard, foi muito difícil subir e descer, e passar pela lama, pelos riachos com pedras e etc.

Meu noivo, estava mancando um pouco e a lombar dele começou a incomodar! O joelho deu sinal de vida logo no inicio e ele sofreu, cara! Foram umas 6 horas ate chegar nos cuernos e foi hard! Temos poucas fotos desse dia! Que punk! O and pensou em desistir porque o joelho estava ruim, mas mantive pensamento positivo e acredite, a mente comanda tudo! É mental 90% de verdade! Chegamos no fim da tarde nos cuernos e compramos a cama simples, fomos tomar banho, e o banheiro bem precario! Sujo, chuveiro sem muita agua, tudo muito aberto, e em fim... Voce tem que bolar, para tomar banho, colocar roupas quentes e tudo mais. Fomos entao fazer a comida na "cozinha" hahahahahah é uma lona montada do lado de fora, com chao de terra e só! Estava ja bem frio e fiz nosso miojo com atum e ovos cozindos e leite quente com cafe para beber! Comemos e saimos para ver a noite! Espetacular! Aquelas montanhas são gigantescas! Uau! Conversamos um pouco, e fomos dormir. O quarto é o mais simples e um frioooo sem fim! Caracas! Mas ok! Essa noite dormi bem melhor , sem dor , mas com frio.

 

Rumo a Paine grande

 

Acordamos lá pelas 8 da manha, mega escuro, parecia noite! O refeitorio super cheio, nao gostei do refugio, mas ok! Tomamos cafe e arrumamos tudo, ficamos batendo papo com uma belga muito meiga, duas mexicanas e um texano! Foi um café da manha divertido e a galera mega bacana! Todos nos falaram que esse caminho era suave! Entao pé na trilha! Nesse dia foi menos duro, mas voce começa a perceber que a cada dia voce esta mais cansada e o corpo exige mais e mais! Tem subidas sim! E teve horas que fiquei sem fôlego e bem cansada! O joelho do André atrapalhando mais e mais, mas ele ficou firme e aguentou, eu estava torcendo ara ele não piorar a situação e nesse dia tentamos andar mais devagar. Não paramos ate chegar ao campamento italiano. Quando chegamos lá foi que sentamos e encontramos uma galera que estava caminhando nos mesmos dias que agente, e conversamos e comemos, e na boa... Cara! Deve ser mega frio lá pela noite, porque é bem úmido! As barracas todas estavam molhadas! A galera é guerreira! Eita povo destemido viu! Comemos e desistimos da idéia de subir ate o francês! Ok... Muito lindo, mas era uma opção inconseqüente e iríamos pagar caro, caso subíssemos e pois teríamos que andar ate o paine grande! Vimos de longe, é incrível, sem palavras...Tanta beleza! Arrumamos as coisas e simbora! ; ) andamos por mais algumas horas e quando paramos em uma ponte para pegar água, vimos 3 condores! Ahhhhhhhh! Que alegria! Foi uma visão precisosa! Imaginem essa ave de qua tres metros de envergadura! Fala sério! Continuamos e no fim da tarde chegamos no paine grande! Enorme! Nossa fiquei impssionada! Estrutura super! O refugio e bem legal, quartos bons, mais quentinho, banheiros super bons e grandes, e a cozinha, ah! Agora sim... Do lado de fra claro, mas em uma cosntruçao de maira, com porta, fogao, mesas e ficamos mais felizes! O camping estava quase vazio, acho que tinha umas 10 ou 15 pessoas e ficamos conversando todos na cozinha e passamos muito bem! Pla noite ficamos em frente a lareira, já do lado de dentro do refugio, e pudemos curtir! Foi bom pois nos refizemos um pouco e teríamos mais energia para o dia seguinte rumo ao Grey! Fomos dormir cedo, e o mais legal é que você percebe que todos vão dormir cedo! A noite chega e a galera esta cansada e vai dormir! Dormi bem, passei um pouco de frio e peguei o casaco do André que é enorme e então esquentei e só acordei as 8 da manha , e olha que o meu namorado roncou feito um trator! Hahahahahah

 

Acordamos e rumo Glaciar GRey!

 

Fomos tomar café e as opçoes de comida estavam ja perto do fim, mas no paine tem mercadinho e comprei uma bolacha de chocolate! Hummmm e nao custou caro! Comemos bem, arrumamos tudo, usamos o banheiro, claro, aproveitando a chance de fazer xixi no banheiro, um luxo! Hahahahah e partimos. O dia acordou cinza e tive medo de cair uma tempestade, colocamos as capas na mochila e fomos adentrando no vale! Nossa que visão! Parece aquela cena dos senhor dos anéis onde o Aragorn vai buscar os fantasmas no terceiro filme! Muito legal! E como estava cinza estava bem cinematográfico! Começamos a andar e logo percebi que estava sem energia e comecei a sofrer, e lá vem subida! O André foi na frente e eu fui ficando para trás! E foi uma luta interna e silenciosa comigo mesma! É a hora que voce percebe que é mais forte do que imagina e onde a tolerância faz toda a diferença! Estava ventando muito e vido a isso o frio aumentou! Andamos e andamos eandamos, e subimos e subimos! Cara! Quem é que falou que era facil? Eu só pensava que iria escrever nos mochileiros e falar que esqueceram de falar que era hard, e uma caminhadinha puxada ! Eu juro que pensei nisso! Ah! Quando eu escrever no site! Hahahahahah... Então chegamos ao mirador! Um sonho! De verdade! Sou apaoixonada por glacial e gelo e pra mim foi o preimio por tanta dificuldade e dias dificeis! Sonho sonho sonho... Continuamos e o caminho é bem legal, cheio de sobe e desce e pedras e tudo mais! Confesso que descer pedra com mochila pesada estava me matando, ai meu joelhinho! Mas continuamos! Paramos para tomar lanche e continuamos, bem perto do fim tem umas pedras filha da mãe, e mais uma vez foi um desafio! Mas passamos e chegamos! Mus olhos se encheram de lagrimas! Eu pensei: consegui! Eu cheguei! Sabe pode ser que quem já foi leia meu relato e ache tão tolo, mas foi duro gente! Eu nunca tinha feito uma caminhada de mais de um dia! E fizemos ja o TDP! Lindo! O fugio Grey é um sonho! O mais barato, o mais limpo, o mais bonito e Amei! Dixamos as coisas no quarto e fomos para o mirador! Pronto! Acabou dores, clamação, demos risadas, filmamos, tiramos fotos e parece que o espirito se renovou e eu estava cheia de energia de novo! Queriamos ir ate onde se pode ver o glaciar de cima, mas estava ja escucendo e voltamos para o refugio! Tomamos banho, comemos, ficamos sentados nos sofás curtindo a lareira e pela noite fomos ate a cozinha do camping conversar com uns amigos que fizemos! O espaço do camping é muito bom, limpo e arrumadinho! Ficamos vendo a lua nascer e nos recarregando com aquela imensidão de natureza! Sem tv, sem cel, sem e-mail.... Só natureza! Fomos dormir e o quarto estava quentinho!

 

Voltando para Paine grande

 

Desistimos de sair as 7 da manha do refugio para tentar pegar o barco das 12:30 o único dessa época! O barco da tarde já não tinha mais devido a baixa temporada! Entao tranquilamente acordamos mais tarde e tomamos nosso cafe e curtimos o refugio ate as 11:00 quando fomos embora! Nao tinha mais ninguém, era o ultimo dia e a galera do fugio estava feliz, e se despedindo e participamos desse momento legal, chicos e chicas mega simpaticos! Fomos embra com umas 5 pessoas fazendo tchau e acenando pra gente! Quase chorei! Fizemos todo o percurso de volta com uma alegria sem fim. O glaciar, a paisagem, o gelo boiando o céu azul, a superação, as pessoas simpaticas, poxa chave de ouro! Caminhamos rapido e fizemos a volta em uma hora a menos, em 4 horas! Chegamos de novo no paine grande e ficamos mais uma noite por lá! Curtimos com a galera pela noite e fomos dormir.

 

Hora de dizer tchau!

 

Acordamos as 9 , um luxo, fomos tomar café e não tinha quase nada para comer, mas estávamos tão bem, que nada importou! Nossa amiga belga estava fazendo um pão indiano e compartilhamos um delicioso pãozinho com um italiano, as mexicanas e a belga! Que linda manha! Nos despedimos, e fomos arrumar as malas, ficamos nos abastecendo de natureza, sentados olhando as montanhas e o lindo lago de águas esverdeadas! Quando chegou perto das 12:30 o barco chegou! Subimos e colocamos as malas do lado de dentro e fomos lá pra cima do barco! Lentamente ele foi se afastando e as gigantescas montanhas foram aparecendo ao fundo! Meu coração se encheu de alegria e gratidão por aquele lugar! Foram dias difíceis mas com uma riqueza que valeu cada dor! Meus olhos encheram de lagrimas e algumas escorreram pelo meu rosto ao deixar aquele lugar para trás! Aquela imagem das montanhas ja cheias de neve no topo, os paines a direita naquele maciço de rochas, o céu azul, nada mais comovente e emocionante! Um dia voltarei! Foram meus pensamentos ao navegar de volta para a cidade! Chegamos do outro lado, pegamos uma van e voltamos para puerto natales!

 

Quando chegamos fomos para nosso hostel e parecia que TDP foi um sonho! E foi mesmo!

 

É lindo, é mega caro, é duro mas vale muito! Experiência que não tem preço!

 

Gastamos cerca de 600 reais no parque, com comida, refugios, ônibus, transfer e etc. Chegamos na segunda feira e partimos no sábado pela manha, no ultimo barco da temporada! Que sorte! Pura sorte!

 

 

GALERA QUEM PRECISAR DE DICAS ESTOU A DISPOSIÇÃO... PUERTO NATALES E PUNTA ARENAS!

 

ABRAÇOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

muito legal seu relato!!!! só me faz contar ainda mais os dias pra viajar!!!

quanto ao fato da dificuldade, indiretamente vc respondeu o pq dos perrengues ::toma:: .... mesmo com o trabalho fisico especifico que

vc fez antes, não é a mesma coisa pra alguem que já está acostumado com o "trekking" e como vc mesma disse, nunca havia feito

uma caminhada por mais de um dia.... pode se considerar uma vencedora, pois nas minhas caminhadas e travessias, já vi muito "atleta" desistir

depois do segundo dia de trilha!!!! mais uma vez, parabens pela trilha e pelo relato!!! espero que quando eu estiver lá fazendo o circuito "O" consiga dias abertos como vc!!!

::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Bom dia, Kátia.

Espero que leia isso a tempo.

 

Ao ler seu relato, me remeto à minha saga a Machu Picchu. optei pela falta de conforto, e depois a apelidei internamente de Santiado de Machu Picchu, rssrs.

 

Estarei indo para Punta Arenas, Puerto Natales, El Calafate em novembro, acredito que em sua última semana, após a entrega de mais uma monografia.

 

Serei direto. Como irei sozinho e pela experiência que teve o que acha que tenho que levar? A pergunta é dura, fica parecendo que tem que ser minha mãe, rsrs, e te peço que seja um pouco, ou muito. srrsr.

 

Talvez troque tudo pela caminhada que disse, pois tenho pouquíssimo tempo e preciso usar minhas milhas, uma vez que expirarão em dezembro. Mas já tenho uma mega viagem a ser realizada.

 

Penso que o peso foi um vilão.

  • -Não tenho problemas em comer só miojo durante o período, mesmo pq, nem sei quando comi a última vez, 6, 8 anos? rsrsrs O que você acha como indispensável e dispensável como alimento?
    - Quando subi no Pico da Bandeira, o abrigo era comunitário, como são os abrigos por lá? São quartos?
    - Os R$600,00 foram para cada um?
    - Carregadores de máquinas fotográficas poderiam ser facilmente utilizados? Há eletricidade disponível?
    - Temos que levar tudo? O que pode ser comprado na subida? Alimentos, utensílios, acessórios, ... (apenas para dimensionar o peso, rs)
    - Disse que há travessia de riachos, então a chance de encharcar os pés é grande?
    - Estarei sozinho, as trilhas são sinalizadas, o caminho é fácil de ser seguido?
    - Você tem Whatsapp, Viber? Meu número 31 8899-1773 - se for o caso, passe para o André, guerreiro do joelho e lombar surrados, rs, mas que valentemente superou. - Skype mcard01.

 

Estou para definir por agora a viagem e seria de grandíssima valia as informações para confiança pessoal.

Grande beijo carinhoso.

Me emocionei com seu relato.

Mauricio Cardoso.

Avatar do usuário

MCard

 

Mensagens: 23

Registrado em: 18 Nov 2009, 22:18

Localização: Belo Horizonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores

Oi Kátia, tbm gostaria de saber a repostas de algumas perguntas do MCard:

 

- Os R$600,00 foram para cada um?

- Carregadores de máquinas fotográficas poderiam ser facilmente utilizados? Há eletricidade disponível?

- Disse que há travessia de riachos, então a chance de encharcar os pés é grande?

 

E algumas dúvidas minhas:

 

- Sei que em P. Natales eu consigo alugar barracas e sacos de dormir, mas acho tbm anorak, bastões, luvas, etc??? É fácil achar essas lojas por lá?

- Vc disse q foi em abril e pegou o ultimo barco da temporada... vc foi e voltou em qual data precisamente?

 

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...