Ir para conteúdo

Mochila ARC'TERYX - Axios 50


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[align=justify][t3]Review - Arc'Teryx Axios 50[/t3]

 

A mochila é equipamento indispensável à vida do trekker. Poderia até afirmar que ela ocupa o topo da lista de itens mais importantes, sendo a responsável por uma série de fatores consideráveis na sua aventura. No intuito de auxiliar aos que desejam adquirir um novo equipamento, quero deixar aqui minhas impressões sobre a Arc'Teryx Axios 50, minha nova companheira de aventuras.

 

Peso: 1.600g

Preço: R$525,00

Cores disponíveis: Preto e Laranja

Capacidade: 53 litros + 10 litros (corpo principal + bolso frontal)

Tamanhos disponíveis: Regular (Torsos de 45.5cm - 50.5cm) e Tall (Torsos de 50.5cm - 55.5cm)

Materiais: Spacermesh™, 100D Invista HT Mini Ripstop™, 420D Invista HT Plain Weave, EV®50 Perforated Foam, Hypalon™, 210D Ripstorm™, 840D Stretch Mesh, AeroForm™, 6061 Aluminum Stays.

 

20120618124521.jpg

 

20120618124634.jpg

 

20120618124901.jpg

 

20120618124932.jpg

 

A marca dispensa maiores apresentações. A Axios foi desenvolvida aos olhos da linha Bora, uma das mais conceituadas e carro-chefe da empresa em mochilas para travessias. Impressiona pela sua leveza e alta impermeabilidade, aliada à tecnologia empregada em sua construção.

 

Num primeiro momento, confesso que a capacidade volumétrica da mesma me surpreendeu e foi o primeiro ponto positivo que notei em comparação à outras que havia visto e com minha ACT Lite 50+10 da Deuter. O corpo principal é maior, mesmo tendo formato contrário à Deuter (triângulo invertido). A qualidade dos materiais também é um ponto perceptível e ganha destaque ao tecido, similar ao silnylon para conferir impermeabilidade ao conjunto, juntamente com as costuras reforçadas. No corpo principal, não há alças para o transporte de bastões de caminhada, mas os mesmos podem ser colocados nas laterais da mochila e presos com o auxílio das tiras de compressão.

 

20120617183804.JPG

 

20120617183847.JPG

 

Fivelas em poliamida e tiras bem localizadas, dão bom suporte e estrutura à carga. Nada de bolsos laterais, apenas os inferiores em mesh para o transporte de cantis e um frontal que comporta aproximadamente 10l. Achei uma boa sacada da marca, já que das duas que tive com bolsos laterais, nunca usei os mesmos. Um zíper amplo instalado na lateral permite acesso fácil ao interior da mochila, sem a necessidade de se abrir a tampa (outras marcas utilizam zíper frontal). Ela não é bipartida e não possui zíper inferior; outra boa ideia, pois os antigos ficaram sempre fechados.

 

Falando em tampa, achei a mesma muito grande, com bom espaço para se guardar diversos itens. Bolsos amplos e com zíperes impermeáveis são um ponto positivo e a mesma pode ser destacada para ser transportada separadamente. Achei que ela poderia ser um pouco mais côncava, para “abraçar” melhor o corpo da mochila, porém se fosse muito mais arqueada, não teria tanta capacidade de armazenamento.

 

20120617183933.JPG

 

20120617184056.JPG

 

A barrigueira anatomicamente estruturada e com ajustes, me pareceu um pouco fraca e desuniforme com a proposta da mochila, mas muito confortável. Seu formato côncavo interno, permite bom ajuste ao corpo e facilita os movimentos. O que não gostei foi a falta de um bolso para se levar canivete, dinheiro ou câmera digital (estava acostumado às outras). Outro ponto negativo é a falta de ajustes na altura das alças. Quando você compra essa mochila, precisa medir seu torso e analisar em qual tamanho ele se encaixa para poder comparar com a tabela de medidas do fabricante. Achei um pouco arriscado, mas depois de me informar bem, desencanei.

 

As alças revestidas em tecido telado são anatômicas, de bom tamanho e facilitam a dissipação do suor quando em uso. Possuem tira peitoral ajustável (comprimento e altura) e removível, tiras tensionadoras que estabilizam a carga e regulagem de posição. Possuem também pontos para fixação de objetos como GPS e mangueira do sistema de hidratação (bolso no corpo principal). Micro “daisy-chains” localizadas nas laterais da mochila podem ser utilizadas para se pendurar cordas, mosquetões e até mesmo a roupa molhada.

 

20120617184146.JPG

 

20120617184231.JPG

 

O costado merece uma nota à parte e é o ponto forte do equipamento. Construído em AeroForm, ele se ajusta e acompanha o formato do seu corpo a cada passo, ficando sempre rente e colado em suas costas. Essa construção permite bom fluxo de ar entre a mochila e seu corpo, reduzindo consideravelmente a temperatura e a transpiração. O sistema de sustentação em alumínio 6061, consegue transferir boa parte do peso para a barrigueira, tornando a mochila muito mais confortável.

 

Enfim, era exatamente o que procurava para minhas andanças. Peço desculpas pelas fotos, pois como estava com preguiça de mexer nos equipamentos, enchi a mochila com um cobertor. Consegui reduzir o peso, tamanho e aumentar a qualidade de meus equipamentos. Queria uma boa mochila para acompanhar essa evolução e encontrei na Axios 50 todas as características que buscava. Materiais empregados e construção de excelente qualidade aliam confiabilidade, leveza e conforto ao conjunto.

 

20120617184320.JPG

 

20120617184402.JPG

 

20120617184447.JPG

 

20120617184524.JPG

 

Esta foi somente uma impressão inicial ao receber e analisar o produto. Com o tempo e nos trekkings, novas opiniões surgirão e na medida do possível atualizarei este tópico.

Link para o site do fabricante: Arc'Teryx Axios 50

 

Abraços,

Edver[/align]

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Guilherme,

 

A questão sobre qual é melhor é muito relativa.

 

Na minha opinião, a Deuter pensa mais em detalhes (fivelas com o logotipo, bolsos extras, etiqueta de SOS, etc), porém isso acaba aumentando o peso da mochila.

Outro ponto positivo para a Deuter é o sistema de regulagem do costado, presente na maioria, senão todos modelos. Isso é ainda um tanto quanto restrito em alguns produtos da Arc'Teryx.

 

Tecnologicamente, a Arc'Teryx emprega materiais e construção muito superiores aos outros fabricantes e tem o design mais "clean", sem muita parafernalha pendurada na mochila, que as vezes só atrapalham. Até agora a Arc'Teryx se sobressai pois atende o que realmente estava procurando, simplicidade e leveza. Pra mim, quanto mais simples, melhor. Como mencionei anteriormente, nunca usei bolsos laterais, divisão bipartida, zíper do fundo da mochila, tiras extras na tampa, etc.

 

Não posso te dizer com toda certeza qual é a melhor, pois a Axios não teve uso forte ainda. Gosto muito das duas fabricantes, mas de antemão posso te garantir que a Arc'Teryx supera a Deuter nos quesitos material e construção. Assim que usar, vou atualizar o tópico e repassar mais informações acerca do conforto e regulagens.

 

Abraço,

Edver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Edver!

 

 

Muito bacana o review e . Excelente produto.

 

Realmente a questão de "que marca é melhor..." é muito relativa e dependerá muito de diversos fatores, desde as expectativas de cada usuário até o tipo de utilização que receberá.

 

A Deuter, na maioria das suas linhas, tem um perfil mais "multiuso", digamos até mais "mercadológico", voltado a atender a um maior número de pessoas e perfis de utilização, seja pelos aspectos medidas, possibilidades de regulagens de costado e alças, seja pelo design e "detalhes". Fabricantes como Arc'Teryx, Norrona e Black Diamond (vejo essas muito similares em design e conceitos) primam por produtos mais técnicos, com design mais purista e simples, mas sem descurar da qualidade de confecção e materiais. Obviamente, ambas as posições agradam e desagradam muitos usuários (há séculos já se dizia ser impossível agradar a gregos e troianos ao mesmo tempo, rsrs).

 

Voltando à análise da mochila em foco: Edver, aguardo novas impressões suas depois de alguns usos com peso, em especial acerca da barrigueira desta Axios, que também me pareceu meio "fraca" (pouco acolchoada/confortável ?) para a proposta da mochila, já que não existem muitos reviews desta marca disponíveis no exterior e os que se encontram são bem superficiais.

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Getulio,

 

Obrigado!

Creio que em meados de julho teste ela num pequeno trekking aqui pela região.

 

 

Peter,

 

Agradeço os comentários!

O material é bem similar ao silnylon de nossas Lightwave, porém de uma aparência mais forte e com costuras muito reforçadas.

 

TDP acho que daria pra encarar. Lembro de um trekking que você fez no Peru com a sua ACT Lite 50+10 que foi "socada" e até lhe machucou um ombro, salvo engano. A Axios tem capacidade maior se comparada à Deuter, mas Dientes creio ser impossível! Bom mesmo seriam as nossas Bora 80.

 

Abraço,

Edver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Ótimo review, sou fã da marca e a cada trip gosto mais da minha arc teryx bora 80. Tenho me interessado por modelos menores de mochila para trekkings mais curtos, vou olhar com atenção essa linha.

 

Quanto a briga deuter x arc'teryx, como usuario das duas marcas (possuo alem da bora 80, uma Deuter Futura Vario 50+10) posso dizer que, na minha humilde opinião, a arc'teryx é mais mochila, considerando os materiais empregados, construção e design e principalmente a distribuição de peso.

 

A Deuter é uma excelente marca, talvez a melhor que exista a venda no Brasil, porém há marcas muito superiores lá fora, e a Arc'Teryx é uma delas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

[align=justify]Pessoal,

 

Enfim, estreei a Axios 50.

 

Excelente mochila! Leve, prática e sem frescuras. Bom espaço interno no corpo principal e nos dois bolsos amplos da tampa. O zíper lateral ajuda muito no acesso à itens internos, sem a necessidade de se abrir a tampa. O bolso frontal é perfeito pra deixar anorak e coisas de uso corriqueiro.

 

Gostei das alças e da barrigueira, que mesmo sendo minimalistas, são muito confortáveis e distribuem bem o peso. O costado merece nota a parte! Na minha opinião, o item que mais se sobressai na mochila. Fica muito bem grudado ao corpo e tem excelente ventilação. Pra quem está acostumado a usar Deuter ou outras marcas, sente uma diferença enorme. Abaixo, fotos da laranja atômica na Ferrovia do Trigo.

 

20120905084843.JPG

 

20120905084904.JPG

 

Valeu o investimento! Sempre que sair com ela, posto fotos aqui.

 

Abraços,

Edver[/align]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Boa Edver!

 

 

Uma bela estréia para a "Laranja Atômica". Rsrs!

 

Lá no relato vi você comentar sobre a barrigueira... Ela suporta bem o peso (com conforto) ou por ser mais fina (aparentemente) ela acaba pegando no quadril? Pergunto porque já usei mochilas com barrigueiras mais finas e moles e, pelo menos no meu caso, apesar de estar um pouco acima do peso sou "ossudo" no quadril e este tipo de barrigueira geralmente me incomoda neste ponto.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...