Faça perguntas e responda tópicos sobre qualquer tema abordado pela comunidade Mochileiros.com. Uma pergunta por tópico.
Regras do fórum: Fórum Perguntas & Respostas

Esse fórum é exclusivo para o envio de perguntas.

Importante:
- Envie apenas uma pergunta por tópico e não esqueça de escrever a pergunta no campo "título".
- Se você quer postar várias dúvidas sobre um roteiro de viagem por exemplo, o fórum correto é o de Roteiros de Viagem. Clique aqui para saber mais!
- Os tópicos criados que não forem perguntas claras serão renomeados ou movidos para outros fóruns mais adequados dentro do site.

Clique Aqui para postar sua pergunta!
#1002230 por Jonas Fagundes
15 Set 2014, 01:12
Falaew galera!

Estou indo em Janeiro para a Europa, e nos "problemas" em andar com dinheiro na carteira, me indicaram fazer o TVM, trabalho com o itaú e dando uma pesquisada por ai, reparei que o TVM deles possui uma taxa de cotação muito alta, tem também o do Bradesco, mas desconheço suas taxas e afins! Estou na dúvida com relação a esses cartões TVM, se valem de fato a pena ou não!

Desde já agradeço aos que puderem me tirar essas dúvidas! ::otemo::

#1002259 por xxxxxxxxxx
15 Set 2014, 08:08
Para não ficar andando com o bolso cheio de dinheiro, o que sempre é perigoso, as outras opções alem do VTM são:

- Saque direto da sua conta bancária: Costuma ser a opção mais barata em termos de taxas, mas você está sujeito a flutuação da cotação, se a cotação do euro subir, você se deu mal, se baixar, saiu no lucro. Mas funciona bem somente com cartões de débito da Mastercard, se o seu cartão for Visa, não irá funcionar.

- Cartão de Crédito: As taxas para saque em espécie costuma ser bem altas, então só faça saques se realmente for necessário, mas é uma ótima opção para pagar as contas mais altas e acumular milhas caso você participe de um plano de viagem. Mas também está sujeito a flutuação da cotação, que pode tanto subir ou baixar até o fechamento da fatura.

- VTM: Você fecha a cotação antes da viagem e não está mais sujeito a flutuações, se subir ou baixar, você não será afetado. O lado negativo, é que você precisa saber com antecedência o quanto quanto vai gastar e carregar no VTM.

Entre as opções disponíveis, acho que o VTM ainda é o melhor custo benefício, você trava a cotação e não é mais afetado pela flutuação, e também permite limitar os gastos, uma vez que acabou o saldo, você não gasta mais nada...

Lembre-se que ao carregar euros no VTM você paga a cotação do Euro Turismo + IOF, cotação do Euro Turismo que é beeem mais cara do que a cotação que você vê na TV e jornais.

Quanto a cotação, ela varia bastante de banco para banco, de uma casa de câmbio para outra, e mesmo num mesmo local, pode variar muito de uma semana para a outra.

Então não tem jeito, você tem que ligar para vários bancos e casas de câmbio e perguntar qual a cotação que estão praticando e escolher a melhor, mas quando for fazer a pesquisa, tente fazer isto de preferência no mesmo dia, ou no máximo com em 2 dias seguidos, para que a flutuação da cotação não induza você a escolher a errada.
#1002461 por F M
15 Set 2014, 16:57
O VTM perdeu o atrativo após o aumento do IOF, para quem tem cartão de crédito com limite não muito baixo. Caso venha a adquiri-los, lembre-se que alguns locais só aceitam os com " chip" e com seu nome impresso nele. Além disso, não é incomum o cartão ser rejeitado. Tenha sempre uma segunda opção.
Boa viagem!
#1002473 por RicardoRM
15 Set 2014, 17:46
AdrianoLB escreveu:Para não ficar andando com o bolso cheio de dinheiro, o que sempre é perigoso, as outras opções alem do VTM são:

- Saque direto da sua conta bancária: Costuma ser a opção mais barata em termos de taxas, mas você está sujeito a flutuação da cotação, se a cotação do euro subir, você se deu mal, se baixar, saiu no lucro. Mas funciona bem somente com cartões de débito da Mastercard, se o seu cartão for Visa, não irá funcionar.

Concordo com o AdrianoLB nesta parte, o saque direto da conta corrente é minha opção preferida, as taxas de conversão no caso do dólar são mais próximas ao Dólar Comercial, diferente daquela extorsão do cambio Turismo !
Acredito que no caso do Euro seja aplicada alguma regra parecida para conversão, semelhante do Dólar Comercial, veja com seu banco sobre as taxas de conversão e saques no exterior, acredito que vai compensar. IOF é igual para todos os Cartões 6.38%, para fugir disso, somente dinheiro em espécie.
Não vejo vantagem em viajar com muito dinheiro no bolso, vai que aconteça algum problema ?
#1002504 por Ocimar Maciel
15 Set 2014, 19:37
Brother, eu trabalho em banco e posso te garantir que a melhor opção no quesito "custo baixo" é você comprar em espécie. Caso vc queira mais segurança para a viagem, um travel money card é interessante tb pois vc recarrega o mesmo com uma cotação pré fixada da moeda no momento da recarga do cartão , porém o iof da operação que é desconfortável, 6.38% sobre o valor da operação cambial e a moeda a ser negociada é sempre um pouco mais "cara" que vc comprar em espécie onde é o valor cambial +0,38% de iof. Cartão de Credito a taxa cambial irá ficar mais volátil, onde se próximo ao fechamento da fatura a moeda tenha sido super-valorizada, alguns bancos acompanham essa evolução do valor e cobra um cotação maior que o normal em travel money. Para se ter um pouco de segurança, leve metade dinheiro e metade travel card , farei isso em novembro onde irei... Espero ter ajudado... abs

Usuários navegando neste fórum: eu_lirico e 3 visitantes