Ir para conteúdo

Zermatt - Gornergrat - Kleine Matterhorn - Mal de altitude?


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

Estou cogitando em visitar a Suíça uma semana antes da semana do Natal, que passarei em Munique. Uma dos meus maiores interesses na Suíça é ver "de perto" o Matterhorn, e para isso, eu planejo ficar dois ou três dias em Zermatt. Pretendo chegar lá de trem, pelo Glacier Express e nos dias em que ficar em Zermatt, num dia pretendo subir à Gornergrat (de trem) e no outro dia ao Kleine Matterhorn (de teleféricos).

 

Só que fico meio preocupada com a questão da altitude.

 

Eu sei que Zermatt fica a uma altitude de 1.600 metros, e pelo que eu pesquisei, essa altitude ainda é considerada "tranquila", abaixo do limite do "mal de altitude", que é a partir dos 2.400 metros (pelo que eu pesquisei).

 

Mas nos dias eu eu pretendo ir a Gornergrat e ao Kleine Matterhorn, eu já ficaria acima desse limite de 2.400 metros, pois:

 

Gornergrat está a 3.100 metros de altitude

Kleine Matterhorn está a 3.800 metros de altitude.

 

Alguém já esteve lá e sabe se é normal a pessoa ser afetada pelo "mal de altitude" nesses dois lugares? Ainda mais se a pessoa não for exatamente uma "atleta" ou mesmo "com condicionamento físico razoável" (kkkkk). O lugar mais alto em que eu já estive foi em Neuschwanntein, que fica a 800 metros de altitude, e inclusive eu subi a pé até o Castelo a partir do centrinho de Hohenschwanngau e não senti nada de errado, nem falta de ar ou cansaço. Mas as altitudes dos alpes suíços chegam a ser quase 4 vezes maiores do que na Baviera!

 

Ainda esclareço que não tenho pretensão de fazer trilhas ou caminhadas ou praticar alpinismo ou esportes radicais, e quero só chegar lá de trem ou teleférico, apreciar a vista, ver o Palácio de Gelo (no Kleine Matterhorn) e no máááááximo, tentar andar numa pista muito, muito facilzinha de esqui (nível de dificuldade: primeiros passos de bebê de 1 ano), ou se tiver, preferencialmente, algo do tipo "tobogã na neve", LOL!!

 

Também gostaria de saber que tipo de roupa usar por lá. Eu já estive no inverno europeu em outras oportunidades, inclusive no rigoroso inverno de 2012/2013, quando estive em Munique, Viena, Praga e Berlim, e mais ou menos eu sei do que preciso para o inverno "urbano" europeu (blusa térmica, malha de fleece e "doudane" de penas). Mas não tenho bem certeza se o que se usa nas grandes cidades urbanas seria suficiente para não passar frio em Zermatt e em Gornergrat e no Kleine Matterhorn.

 

Qualquer ajudinha é bem vinda!

 

Abs,

 

Cris

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

O mal de altitude é aleatório, não dá para saber se a pessoa vai passar mal ou não; pode acontecer de um atleta passar mal e uma pessoa sedentária não sentir nada, ou vice-versa. Eu não tenho nada de atlético, sou bem sedentário, já estive a 3100m de altitude no Butão e o máximo que senti foi cansaço na hora de subir escadas (além de sangramento na hora de assoar o nariz, mas acredito que tenha sido mais por causa do tempo seco do que pela altitude). Mas até hoje não viajei para a Bolívia e o Peru por medo (sou hipertenso e a pressão arterial tende a subir ainda mais em altitudes elevadas). No seu caso, é fácil: caso se sinta mal, é só voltar para Zermatt. O problema é quando se passa mal num local onde demora horas ou até mesmo dias para se voltar a um nível abaixo de 2500m.

Link para o comentário
  • Membros

Oi, Adriano!

 

Eu decidi desistir da Suíça mais uma vez, que peninha! Meu problema é que eu achei os preços suíços meio que "surreais", tanto a hospedagem quando o tal de Suiss Pass.

 

Fiquei meio com receio do mal de altitude em Zermatt, mas vi que a cidade em si não é tão alta assim, então, acho que não teria tanto problema, porque na verdade, eu voltaria para a "base" nos dias que eu ficasse por lá. Se você for em março, depois não se esqueça de me avisar o que achou!

 

Minha ideia era conhecer Zurique, Lucerna, Berna e Zermatt (Matterhorn), mas eu achei a logística para isso meio complicada, porque eu teria que voltar a Zurique para prosseguir minha viagem. Além disso, janeiro é considerado alta temporada em Zermatt e como eu queria ficar ali pelo menos duas noites, para poder aproveitar bem tanto o Gornergrat como o Kleine Matterhorn sem me cansar, eu vi que gastaria mais em hospedagem em duas noites em Zermatt do em cinco notes em outro destino mais em conta! Mesmo em Zurique eu achei a hospedagem cara!

 

Eu iria fazer assim: Zurique (Lucerna e Berna como bate e voltas) - Zermatt - Zurique - Paris - Barcelona ("tudo a ver", né, mas eu estou com vontade de voltar a Barcelona, já que na primeira vez que eu fui em 2011 eu aproveitei muto pouco (fiquei lá apenas um dia inteiro).

 

Aí, como eu vi que a Suíça estava inflacionando muito o meu orçamento, eu resolvi alterar tudo!! Troquei a Suíça por Berlim, que me parece muito mais barato!!

 

Então, agora ficou assim: Berlim - Paris - Barcelona (com conexão na ida e na volta em Lisboa).

 

Na verdade, dessa vez eu vou apenas "revisitar" os destinos que eu já conheço, mas isso não tem problema! Até hoje eu não consegui ver tudo o que eu queria ver em Paris, e mesmo em Berlim eu não consegui fazer tudo também (uma das minhas frustrações foi não ter conseguido ver os ursos polares no Zoo, pois no dia que eu fui, os bichos estavam entocados e não apareceram ... kkk)

 

É provável que eu compre minha passagem para o dia 01/01/2015. A única coisa que está me deixando de cabelo em pé é que eu tenho que zerar os meus processos até o dia 19/12/2104 para fazer isso, porque senão acho que não vão me deixar tirar minhas férias em janeiro, heheh. Cada dia eu me livro de dois processo, mas ao mesmo tempo, recebo dois ... Ou seja, vou ter de começar a fazer pelo menos 3 por dia, e trabalhar aos sábados ou essa conta não vai fechar ....rs

 

Abs,

 

Cris

Link para o comentário
  • 7 meses depois...
  • Membros

Vou para Suíça em Novembro e pretendo fazer exatamente esse roteiro: Zurique - Lucerna - Berna - Zermatt.

Ainda estou vendo se "sigo o fluxo" Zurique - Lucerna - Berna - Zurique e depois faria Zurique - Zermatt ou se faço o mesmo esquema de bate e volta que você citou entre as três primeiras cidades.

Certamente farei um relato dessa viagem quando voltar, pois não estou achando tanta informação sobre a Suíça como esperava.

Link para o comentário
  • Membros

Adriano,

Confesso que fiquei triste agora... Quero muito conhecer Zermatt principalmente por conta do Matterhorn.

Vi muita pessoas falando que Berna é uma cidade linda. Como pretendo sair de Berna para Zermatt, talvez eu faça a mesma coisa que vc... de manhã eu olho na internet como está o tempo por lá, caso o tempo esteja ruim, fico mais um dia em Berna e aproveito mais a cidade. Se bem que minha ideia era passar uma noite em Zermatt. ::essa::

Cheguei a abrir um fórum com meu roteiro e to começando a ficar perdida rs

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...