Ir para conteúdo

20 Dicas sobre Carnaval em Recife x Olinda PE


Posts Recomendados

  • Membros

Sei que terão pernambucanos ou frequentadores assíduos de tal evento que vão me amar/odiar com o relato abaixo.

No entanto achei pertinente expor minhas impressões sobre o carnaval 2014 que passei em tal localidade.

 

O fórum aqui é democrático e espero que possa fomentar uma discussão com informações úteis aos foliões que estão interessados em conhecer.

Aqui é o espaço para expor dicas, nada de propagandas ok?

 

Comecei minhas buscas e planejamento para o Carnaval 2014 através do seguinte post:

carnaval-2014-pernambuco-recife-x-olinda-t84517.html

 

Já que eu fui te conto...Como foi o carnaval em Recife/Olinda - PE?

Para quem se interessa, segue dicas para o próximo carnaval::

 

1 Pra inicio de conversa: fomos assaltados no Galo da Madrugada (Recife), portanto, tome cuidado, não ostente seus pertences e preferencialmente evite leva-los para a folia.

é seguro e confortável!

 

2 Falar que o Galo da Madrugada é o "maior bloco carnavalesco do mundo", concordo parcialmente...entretanto é fato :: ha muita gente! (e olha q eu conheço o carnaval carioca ein)

 

3 Pode se dizer que o publico do Galo é dividido da seguinte forma: 80% turistas (nacionais e internacionais) + 15% Marginais (assaltantes e brigões) + 5% moradores de Recife e Região curtindo de boa. (boa parte desses, estão em Olinda, pois conhecem a fama)

 

4 Pensávamos que o Galo “andava” pelas ruas, mas não! Ele é fixo!! Não nao e não, você não está bêbado, o Galo gira!

1932320_10151951374295866_899261600_n.jpg.0aeda6a968a3ba294c0b22ffae6e8130.jpg

 

5 Muitos blocos passam nas ruas, no entanto, o repertório é o mesmo: Basicamente haviam 3 musicas - o tal do “lepo lepo”, “mas que calor o o o” e o hino do Galo do Alceu Valença. Haha.

Em geral, antes do carnaval, procure saber algumas musicas chicletes (essas que grudam como o tal do “lepo lepo”), Frevo e Maracatu/ Mangue Beat (escutar Nação Zumbi é classico)

040.jpg.63a47607a013bd7fa42da2d2346e3018.jpg

 

6 Evite andar de chinelo nos blocos, pois o índice de vc arrebentar é altíssimo, ficar descalço no chão quente e sujo é muito looser!

 

7 Fantasias: seja criativo! Chega ser cafona se vc não estiver com algum tipo de acessório.

 

8 Muito protetor solar! Meninas, vão com biquini para aproveitar e pegar um bronze.

 

9 Na praia da Boa Viagem/Recife, é famoso o ataque de tubarão, fiz as contas de 1992 até 2013 foram 59 ataques, uma media de 2 por ano.

Há diversas placas indicativas e as pessoas locais procuram orientar os turistas também. No entanto, é possível banhar-se na praia, desde que a maré esteja baixa e fique antes dos corais, com agua na cintura.

É arriscado? Sim! Ainda mais que aquela agua além de quente (comparada as aguas aqui do sul) é super linda e chamativa.

598db020eaa52_Carnaval2-14.jpg.b485e5071607d37a3c2d4078ac339d18.jpg

 

10 Pode ser que eu esteja com uma impressão errada devido a fatalidade do Galo, mas particularmente AMEI o carnaval de Olinda, achei muito mais seguro inclusive.

048.jpg.f1ecbba3d50578782de9bec65fa63561.jpg

 

11 A pergunta que não quer calar:: "como os manipuladores dos bonecos de Olinda, suportam o calor?" Nem eu sei! Mas são super animados e não perdem o rebolado, descem e sobem as ladeiras numa boa e na maior empolgação.

032.jpg.147a96a39e030764009fa61cf393c69f.jpg

 

12 Chegando em Olinda, suba a ladeira mais alto que você ver, ela chama-se Alto da Sé, é cansativo? Sim e bastante, ainda mais para quem está numa rotina carnavalesca, mas vale a pena, chegando la em cima vc vai compreender o que estou falando.

017.jpg.641514f982f654e4ce0503d712b8a9a7.jpg

 

13 “Casa de Carnaval” é o nome que se dá a casas que são alugadas para os foliões, muito delas ficam nas ruas/ladeiras onde os blocos passam, é semelhante a hostel. Tem suas vantagens, pois paga-se um preço relativamente alto, porem tem open bar, no entanto leve seu colchão e demais roupas de cama. Para quem vai sozinho, é uma ótima opção para interagir com pessoas do mundo todo.

 

14 é normal você ser abordado por vendedores (especialmente na praia) oferecendo o Caldinho, degustei de camarão, feijão e sururu. Particularmente gostei muito do sururu, mas estranhamente que todos vem com alguns pedaços de comida, muitos ate Torresmo, ou seja, não é tao caldinho assim. Custa na faixa de 3/4reais.

 

15 Para quem é do sul, vai perceber que as coisas são realmente baratas la, ainda mais quando se pensa em carnaval/alta temporada. Era possível comprar cerveja por 1,50 a lata ou 3/4reais o latão. Não espere que a mesma venha estupidamente gelada, pois embora esteja mergulhada no gelo, Pernambuco é muito quente fazendo a cerveja esquentar rapidamente, dica:: beba o mais rápido possível, evite dengue!

011.jpg.80fe67b09e5cf0cb285ea913ca469ff8.jpg

 

16 Papangus, são os mascarados do carnaval pernambucano. É bem típico. Você pode tirar foto com eles numa boa, mas não estranhe se eles te pedirem algumas moedas, é até cultural isso. Inclusive o local mais comum e tradicional de encontra-los é na cidade de Bezerros que fica a 100km de Recife, a dica mastercard é o tradicional carnaval de Domingo.

023.jpg.6c4f39dd7c7499a967fd4ee1dab71442.jpg

 

17 Ficar em camarote é melhor? Depende...você está disposto a pagar 200/300 reais por camarote? Ok ok ok é open bar e tende (vou deixar em caixa alta pra vc entender melhor:: TENDEEE) a ser mais seguro, no entanto, o carnaval na Pipoca (nome chamado aqueles que estão no meio do povo, fora do camarote) também é divertido, corre o risco de ser assaltado como fomos e de comprar cerveja aleatoriamente, mas poupamos os 200/300reais por pessoa hehe.

 

18 Assistir às centenas de shows disponíveis. Tudo de graça. Esse ano no Marco Zero tivemos ilustre retorno da Naçao Zumbi (épico) e demais outros shows.

 

19 Assim como grandes carnavais, a fila do banheiro é imensa! E para entrar no banheiro dos bares ao redor é cobrado um valor simbólico de 2/3reais.

 

20 Não se preocupe se você não tem companhia, vá passar o carnaval em Pernambuco, é um povo muito simpático, solícito e de fácil amizade. Basta dar um sorriso e eles vao te puxar pra conversar.

 

Bom carnaval pra vocês!

 

050.jpg.c8eac194a3300e5a3454ede1f8d39c01.jpg

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Selecionei algumas Casas de Carnaval em Olinda para facilitar na busca:

Obs: nao as conheço apenas busquei em alguns topicos aqui do Mochileiro.com

 

OLINDA SOCIAL CLUB

http://olindasocialclub.wix.com/carnavaldeolinda

 

Casarão dos Liso$$omos

http://www.casaraodoslisossomos.blogspot.com.br/

http://lisossomoscarnaval.wix.com/lisossomoscarnaval

 

OLINDEIROS

http://carnavalemolinda.wordpress.com/

https://www.facebook.com/casadosolindeiros?fref=ts

 

República CarnaHouse!

https://www.facebook.com/carnahouse

 

CASA DA TUA MAE

http://www.casadatuamae.com.br/

 

CASA DA MAE JOANA

http://carnavalolinda2014.blogspot.com.br/2013/02/casa-da-mae-joana-ano-v-carnaval-de.html

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Tambem acho pertinente divulgar algumas dicas que encontrei nos foruns durante meu planejamento e centralizar eles aqui.

 

Me ajudou muito...meninos obrigada!

Vide link:

carnaval-de-olinda-2014-t82030.html

 

Carnaval de Olinda - Parte 01

 

A maior festa popular do planeta, o Carnaval de Olinda. Se você pensa assim continue lendo. Se não tenha cuidado para não mudar de opinião.

 

História:

O carnaval de Pernambuco tem origem Século XVII, onde carregadores de açucar e de mercadorias "brincavam" comemorando a data de Reis. No século seguinte (XVIII) as coroações de Reis e Rainhas de Maracatú impulsionam ainda mais a festa. No século (XIX) com a proclamação da Lei Aurea, gradativamente foi liberada a criação de agremiações carnavalescas, formada por operários urbanos.

"o primeiro clube que apareceu foi o dos Caiadores. Sua sede ficava na Rua do Bom Jesus e foi fundador, entre outros, um português de nome Antônio Valente"

(Arquivo Katarina Real · Iconografia da FJN)

Estar no carnaval de Olinda é sem sombra de dúvidas viver um experiencia única, singular. O carnaval é feito pelo povo, sem cordões de isolamento, sem trios elétricos ou obrigação de adquirir kits para a festa nem mesmo um ingresso. É você com sua alegria e a seu modo que vai fazer seu carnaval.

O Frevo, rítio acelerado e contagiante, que arrasta multidões, pode ser concebida de três maneiras: Frevo Canção, Frevo de Bloco, Frevo Abafa. Executada por orquestra o frevo e acompanhada por passistas que executam passos de dificuldade fácil moderada, difícil e extremamente difícil.

 

Blocos:

Os blocos surgem das massa de trabalhadores das cidades, que após da abolição da escravatura e com o consentimento das autoridades, essas massa de trabalhadores se juntavam em agremiações para comemorar o dia de Reis, agremiações como Das Pás (formado por carvoeiros) e Vassourinhas. Observa-se que sempre com motivos urbano.

Carnaval de Olinda Hoje

Em Olinda, mais precisamente no sítio histórico, é onde os festejos acontecem, não tenho a intenção de indicar o melhor do carnaval, mas sim indicar as minhas preferencias. Ok, estamos combinados?

 

Preparativos:

Faça algum tipo de exercício físico pelo menos uns 30 dias antes da festa (caminhada já serve). Motivo: o carnaval se brinca andando, não dá pra ficar dentro de um carro!

Chegue 2 ou três dias antes (Carnaval começa na sexta a noite) chegue na quarta-feira, isso se você quiser ver e fotografar o recife colorido durante o dia, conhecer os marcos turísticos e degustar a fantástica culinária nordestina com calma e tranquilidade.

Reserve também mais dois ou três dias para descansar, indico as praias do Litoral Sul de Pernambuco (Porto de Galinhas) ou a tranquilidade da capital vizinha João Pessoa.

 

No próximo post - O que fazer e onde ir no Carnaval de Olinda.

 

SEMANA PRÉ CARNAVALESCA

 

Para o folião que chega na semana anterior ao carnaval existem várias previas rolando, a dos clubes são pagas e geralmente uma atração nacional mais as atrações locais que, na minha opinião são sempre melhores que as nacionais, onde o frevo é quem comanda o rítimo. Vale a pena o Baile Municipal, O Siri na Lata e a Sala de Justiça entre outros.

 

Já para quem não quer gastar dinheiro com entradas não faltam boas oportunidades:

 

A Noite dos Tambores Silenciosos

Pode acompanhar cortejo de maracatú de baque virado, e o ritual desta noite memorável, vale a pena. Leve somente o nescessário e tenha cuidado.

 

O Recife Antigo

Boa pedida para acompanhar o "acerto do passo" dos blocos liricos, tem tambem o mercado re artesanato e excelentes bares para tomar uma cerveja e olhar o visual.

 

Em Olinda

Durante a semana pre carnavalesca todos os dias saem blocos e troças.

A noite tem show a no Polo Fortinho.

 

CARNAVAL

Na sexta de carnaval:

A noite tem a abertura do carnaval do Recife no Marco Zero, oportunidade onde Naná Vasconcelos rege uma orquestras com 500 batuqueiros de maracatú, coisa de arrepiar, chegue cedo, acompanhe o cortejo. Depois tem os shows que vão até a madrugada.

 

No Sábado:

Galo da Madrugada, o trajeto sai da praça das cinco pontas e vai até a ponte onde fica o Galo Gigante. Só acompanhe o percusso se você souber o que esta fazendo, existem pontos violentos e com muita gente imprensada. Vá com sua turma, caso algum membro da sua turma se perca procure um lugar seguro pegue um taxi e volta para casa. Mas que vale a pena vale, é uma oportunidade que se você perder não vai se perdoar.

 

O que levar: protetor solar, dinheiro trocado e roupas leves.

Uma boa opção são os camarotes que tem ao longo do pescusso, tem para todo gosto e bolso.

No final da tarde sai um dos blocos mais tradicionais de Olinda - o Ceroula de Olinda, muito legal, se tiver pique vá, geralmente sai do Carmo.

 

A meia noite tem o mais famoso boneco de Olinda - Homem da Meia Noite - é PERIGOSO. Não vá com namorada nem com crianças. Lugar no estilo cada um por si. Tá, já falei a parte ruim do negócio, agora vamos a parte boa: VER A SAIDA DO HOMEM DA MEIA NOITE É SIMPLESMENTE SEM NOÇÃO, SEM EXPLICAÇÃO. Se você perder não vai ter outra chance é algo eletrizante. (vale a pena: VALE).

 

No Domingo:

Comece seguindo um dos sambas que rola na cidade: Patusco ou D'breck na parte da manhã, sai as 10 horas.

Passe o dia andando pela cidade, paquerando bebendo e seguindo várias troças e blocos. No final da tarde veja a saída de outro bloco tradicional - O ELEFANTE DE OLINDA - e seu hino é uma referencia no carnaval de Olinda. Sai do Guadalupe (tem que andar bastante).

A noite tem show tanto em Olinda (Praça do Fortinho) e em Recife no Marco Zero.

 

Na segunda:

Passe o dia andando pela cidade, blocos e troças por toda parte. A tarde tem - PITOMBEIRA - esse é imperdível, pode ir.

A noite tem show tanto em Olinda (Praça do Fortinho) e em Recife no Marco Zero.

 

Na Terça:

Passe o dia andando pela cidade, vão sair dois ícones do carnaval, por isso prepare-se para Pitombeira, Ceroula. As 17 horas tem EU ACHO É POUCO, sai do largo da Igreja de São Bento - vá, é simplesmente o máximo, não perca em hipótese alguma. Para muitos é a melhor maneira de encerar o carnaval em grande estilo.

A noite tem show tanto em Olinda (Praça do Fortinho) e em Recife no Marco Zero.

 

Na quarta-feira de cinzas:

Bacalhau do Batata - É bem tranquilo e grande, encerra a programação dos dias de Carnaval de Olinda.

 

Eu postei no ano passado um roteiro caboclo de lança para o Carnaval de Olinda. Fazê-lo por inteiro é muito improvável porque são eventos em horários diferentes, em locais diferentes que requer uma dedicação sobre-humana para o folião (Digo de conhecimento de causa). mas algumas partes podemos trazer para a realidade. É uma miscelânea do mosaico de atividades que é o carnaval de Pernambuco. Curtam Porque inclui mais alguns pontos.

 

1 – Seguir o bloco da Pitombeira dos Quatro Cantos (É necessário)

2 – Seguir o Ceroula (é necessário)

3 – Seguir o segurucú (Faz tempo que não o vejo mas está lá)

4 – Acompanhar a saída Do bloco ‘Enquanto isto na Sala da Justiça’ no Alto da Sé. (Chegue antes para curtir as fantasias mais originais do carnaval)

5 – Beber uma garrafinha de Pau do índio

6 – Passar uma hora no meio dos quatro cantos para sentir o vai e vem das troças. Melhor momento é à tarde.

7 – Pelo menos ver o Homem da Meia Noite em algum momento do seu desfile. Já segui-lo junto à sua saída da casa é so para os fortes.

8 – Tomar uma garrafinha de Axé de fala. A casa fica próxima a do Seu Cardoso, que vende o pau do índio. Lá no Amparo.

8 – Comer a macaxeira da Noca. (É necessário)

9 – Tirar uma fotos dos Papangus.

10 – dar uma passada no MEC.

11 – Subir toda a Prudente de Morais após 14:00 da segunda de carnaval.

12 – Sair no ACORDA! (bloco)

13 – Subir a Ladeira da Misericórdia. Bem pelo nome você já viu a empreitada.

14 – Curtir a festa do I Love Cafusú

15 – Pular em baixo do dragão do ‘Eu acho é pouco’

16 – Fechar os olhos e ouvir um maracatu passar pela rua.

17 – Tomar uma lapada de Pitú ou carvalheira. Não bebe? Tente achar um suco gelado de seriguela.

18 – Comer uma puta tapioca do Alto da Sé. Mas por favor, a tradicional, com queijo coalho e coco.

19 – Achar a casa do Alceu na Rua São Bento. Mas saiba, ele quase nunca está lá.

20 – Saldar a sede da Pitombeira.

21 – Ficar 15 minutos na frente da prefeitura às 15:30 do domingo.

22 – Ir para o galo da madrugada no sábado de carnaval. Será a única oportunidade no carnaval oficial de seguir um trio elétrico e uma frevioca. São geralmente 36 trios e 10 freviocas que tomam conta de todo o centro da cidade. Ok, todos preferem Olinda no sábado justamente por causa do Galo. Mas... A vida também tem “as outras coisas” busque-as.

23 – Gritar ÊÊÊÊ quando a banda tocar Vassourinhas (Isto é quase involuntário)

24 – Se abaixar da pica voadora. Bem sem explicações. quando avistá-la... se abaixe.

25 – Ver o Bloco Flor de Liz.

26 – Assistir o desfile dos Bonecos Gigantes, imaginou um? Dois? Três? Agora imagine mais de cem. É segunda feira, procure saber a programação, mas com certeza passarão pela prefeitura e descerão pela 15 de Novembro.

27 – Seguir o Bloco Cariri. É quase sacanagem eu colocar isto aqui, Mas acredite, se você conseguir, você estará entre alguns. O Cariri sai após o desfile do homem da meia noite. Há uma celebração onde o Homem da meia Noite entrega as chaves do carnaval ao Cariri. No Guadalupe, lá pelas 04:30 de domingo.

28 – Curtir a Praça de São Pedro, o Mosteiro de São Bento, a Bonfim, a 15 de Novembro (Porta de entrada dos focos de carnavais do sítio histórico), Largo do Amparo.

29 – Assistir às centenas de shows disponíveis. Tudo de graça.

30 – decorar alguns frevos porque é muito bom seguir a troça gritando forte a letra da música.

 

 

Para tal apenas o trivial que levamos para grandes eventos ao ar livre. Dias de Sol, protetor solar, uma farmacinha básica para o estômago, cólicas, ressaca, e disfunções intestinais. Uma fila com telefones importantes, um bolso interno para colocar por dentro das bermudas. Meias, meias que não voltarão. Camisinhas. Sempre bom uma sunga e um biquíni. Sempre pode voltar o dia do mela-mela. Óculos de Sol, um tênis confortável, sandálias também, mas saiba quando usá-las. Procure logo folders dos eventos e agendas. É bom saber as atrações do dia.

 

Sempre informe a alguém um telefone de contato seu de fora, pode ser amigo, contato ou família. Sempre prefira Taxi, se você conseguir lota-lo o valor da passagem fica quase igual a do ônibus. Mas saiba que Taxi no carnaval em alguns momentos é difícil. Cabeça fria! Você tem tão poucos dias para curtir, se programou tanto para estragar por besteira. Nada de brigas.

 

Ao sair tente descarregar tudo na latrina, muitas vezes saímos e 10 minutos depois já estamos procurando um banheiro. Não há problema algum. Mas muitas vezes atrasamos o passeio porque o grupo tem que te esperar.

Conselho : Não marque encontro em locais onde é foco de folia. É muito provável que não cheguem na hora marcada, que fiquem no meio do caminho e que... se esqueçam. Mas se nada disto ocorrer... vai ser massa.

 

Esta é uma das poucas festas aqui no Brasil onde a liberdade tem seu berço e sua explicação. Muitas festas já brinquei, mas so no carnaval de Olinda voltamos a ter uma liberdade de criança, sem o intento de tal. Há excessos sim. Mas há como domá-los. É festa do povo. E é o povo quem a faz.

 

Evoé!

 

GALO DA MADRUGADA.

====================

 

Não é Olinda. Mas é um bom programa "além Olinda" como os Polos do Recife Antigo.

 

Brinco o Galo da Madrugada desde 1985. Não faltei um ano. E muita coisa mudou desde aqueles desfiles da década de oitenta.

 

A primeira coisa é o número de pessoas. Não são mais um milhão de pessoas que povoam o maior bloco de carnaval do Mundo. mas ainda vai gente pra caramba, chutaria algo em torno de 300 mil pessoas.

A Rua da Concórdia não faz mais parte do roteiro do desfile do Galo. Para quem não sabe esta rua tinha largura de mais ou menos 7 metros e era um funil humano quando a massa humana entrava por ela. Quando o trio passava nem o oxigênio ficava. Hoje o desfile é bem mais tranquilo, com vias largas e com bem menos aglomeração e empurra empurra. Mas ha muitos aventureiros que sentem saudades da Concórdia, eu sou um deles.

 

Para chegar ao Galo a melhor maneira é o Metrô. Desça na estação central e você já estará no cenário do galo. Se quiser ir para a concentração dos trios, Siga para a Avenida Dantas Barreto e chegando lá pergunte pela praça Sergio Loreto. Na estação Central pergunte por esta rua e esta praça são MUITO conhecidas dos Pernambucanos.

 

Se você vem de Olinda a melhor opção é táxi, você lota um táxi com 4 pessoas e o preço fica bem próximo do ônibus. O MELHOR LUGAR PARA PEDIR PARA O TAXI DEIXAR É (ANOTEM AI) " Me deixe no cais de Santa Rita Em frente à 12º BPM (Batalhão de Polícia, antiga rodoviária) lá é o ponto máximo que os táxis podem ir e fica praticamente ao lado do forte das Cinco Pontas local de concentração dos trios Elétricos. Mas seja enfático com o taxistas muitos, devido a trânsito ou outros pormenores, vão propor outro locais para te deixar. Acerte com ele o local ANTES de entrar no táxi. o Preço médio da viagem é de R$ 15,00

 

É bom chegar no desfile até 10:00, o bloco começa a sair às 11:00 da manhã. Tem uma queima de fogos que marca a saída do desfile. É bom chegar antes, procurar um lugar na praça, ver os trios passarem e escolher um para seguir. Se o seu negócio não é pipoca, ou seja pular no meio da multidão escolha um camarote que perto da data oferecem seus serviços. Em camarote você assiste o desfile e aproveita os benefícios de cada um. MAS MUITO CUIDADO NA ESCOLHA DO CAMAROTE, peça indicações, viagem pelo Google porque em 2013 muitos camarotes saíram no jornal por não cumprirem com o que foi acordado e a experiência do desfile do Galo da Madrugada ficou marcada negativamente para muita gente.

 

Como disse sem a rua da Concórdia no percurso tudo é felicidade, mas há trechos de grande aglomeração. Vale a dica para qualquer evento com muita gente, use sempre bermudas com bolsos internos, quando for pegar dinheiro ou comprar alguma coisa faça em momento apropriado, antes veja ao seu redor e esteja de preferencia acompanhado vá ao Galo com uma turma, se for sozinho, não é o fim do mundo mas seja mais cuidadoso, não beba até ficar de "graça" e cabeça fria para não chamar confusão.

 

O Galo É uma reunião de trios elétricos, freviocas, e foliões que seguem um percurso determinado no centro do recife levando milhares de foliões. É o carnaval em sua maioria com trios elétricos e em Olinda e Recife vai ser a unica oportunidade de brincar o carnaval seguindo eles, ao som de todo tipo de música com ênfase mais para os frevos. São em media 30 trios elétricos e umas 10 freviocas (carros alegóricos e mini-trios onde o frevo impera. Isso tudo lotando dezenas de ruas no centro da cidade, para todo canto que você olhe, em cima de viadutos, nos prédios, nas arquibancadas, no chão, na água é gente, gente e gente dançando pulando seguindo os trios. Mas uma vez o público é um espetáculo à parte com muita criatividade nas fantasias e nas performances. A maioria delas você vai ver na concentração e na praça Sergio Loreto. O local de encontro dos trios e de todos pode se dizer que é na Avenida Guararapes onde o Palco principal estará montado e de lá você poderá avistar o Gigantesco boneco do galo da Madrugada em cima da Ponte Duarte Coelho. ultimamente ele vem até articulado. Muito bonito. Mas lembre-se que da concentração até a Avenida Guararapes são em média 4,5 KMs Isso pulando, gritando, cantando... E muitas vezes em um Sol Rasgando. Vale a dica de um bom boné, chapéu, sombreiro o que der.

Tem um bloco chamado Galinha D'agua que participa do desfile através de centenas de embarcações que ficam ancoradas no Rio Capibaribe na altura da avenida Guararapes. O pessoal fica curtindo o desfile em cima destas embarcações e para quem está nas margens é um espetáculo à parte.

 

Então prepare mente e corpo para uma jornada física. Se hidrate, coma bem no café da manhã de olho em comidas muito pesadas etc etc etc que destas dicas o Google está cheio.

 

 

A Volta. Bem, um bom horário limite para voltar é 16:00. Isso porque a maioria do desfile já acabou, a galera já está cheia da manguaça e começam a lotar os bares ao redor do roteiro do desfile. para quem não curte é melhor voltar. Lembrem que MILHARES de pessoas vão depender de ônibus e Taxis. Principalmente Taxis. Então esqueça a tranquilidade que você viveu na vinda porque na volta do Galo um táxi livre vale dez vezes seu peso em ouro. A dica é seguir para o 12º BPM e seguir em direção dos viadutos ao lado do Forte das Cinco Pontas para pegar os taxis descendo. Ou jogar com a sorte e tentar pega-los na altura do cais de Santa Rita. vale a pena trocar ideia com pessoas conhecidas antes de ir para o desfile para fazer uma boa estratégia de volta.

 

Você, se tiver pique, pode alongar a folia e ir visitar o Recife antigo depois do desfile do galo, Fica próximo e dá para ir andando, Siga para o Marco Zero, Lá tem bons restaurantes reunidos em um enorme galpão à beira do mar. Comer ali te faz sentir como se estivesse em um navio. Muito legal fica ao lado do Marco Zero.

 

Para quem vai estar em Olinda eu aconselho a conhecer o galo da Madrugada, é algo único no carnaval de Pernambuco e algo que você não vai ver em Olinda. Mas há os que não gostam. E muitos falam que Sábado é o melhor dia Olinda justamente por causa do galo (Muita gente segue para o desfile deixando a cidade Alta mais "livre") Então faça sua escolha, se informe e se aventure.

 

Quem tiver mais algo a acrescentar seja bem vindo.

Link para o comentário
  • Membros

Ola, Nathy...

 

Sensacional seu relato!

 

No carnaval do RJ - no centro da cidade - ouvi relatos de muitos assaltos e brigas... Grupos de meliantes juvenis correndo e empurrando os foliões... e cada empurrão era uma carteira, um celular ou um cordão.

 

Pessoas fantasiadas de bate-bola fazendo arrastões e brigando com outros grupos.

 

No mais, foi uma belezura só!!!

 

 

Paz e Bem!!!

Link para o comentário
  • 8 meses depois...
  • Membros

Sim Deia, eu te entendo, tambem moro no sul e sei como é

mas "la pra cima" as coisas sao encaradas do modo mais natural possivel, com o tempo vc vai perceber e se sentir mais a vontade em usar o biquini, pois o calor é intenso

por isso, explico aqui de uma forma bem resumida dicas pra quem vai passar a primeira vez la

 

2015 meu destino é Ouro Preto MG hehe

Por favor retorne aqui com dicas e suas impressoes para que possa ajudar demais pessoas

Bom carnaval pra ti, vai gostar

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Ouro Preto é shooooooowwww o carnaval! já sabe onde vai ficar lá? eu nao sou muito de ficar em hotel, prefiro hostel sempre, mas como fui com uns amigos a maioria venceu e ficamos no Grande Hotel Ouro Preto. se voce nao fechou hospedagem recomendo fortemente esse. Fica no meio da folia mas peça para ficar nos quartos dos fundos, que tu nao escuta nada do barulho. o preço foi um valor infimo a mais do que umas amigas pagaram pra ficar numa pousada sem estrutura nenhuma e longe de tudo, sendo que o hotel tem piscina e denoite serviam caldinhos que pode acreditar, salvam tudo esses caldinhos!! Fora que tu fica de tarde na piscina tomando todas e só coloca o pé na rua já tá no carnaval!

Ah, e se prepara pra subir ladeira!!! nao conheço Olinda, mas OP ou tu tá subindo ou descendo ladeira, hehhee!!!

Casaquinho porque de noite é fresquinho!

Déia

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...