Ir para conteúdo

43 dias de pedal pela Espanha


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, resolvi aventurar e partir de 1º de agosto começarei um pedal de 2.862 km. Tenho 43 dias pra vencer essa distancia, pois no dia 13 de setembro preciso retornar a cidade onde vivo, em Portugal.

Esse será o percurso: http://bit.ly/12PYxMb

 

Ainda falta 2 meses e eu estou na fase de planejamento. Nunca antes fiz algo parecido e venho elaborando uma lista do que precisarei: Barraca, saco de dormir, chave de roda, toolkit, camaras de ar, computador de bordo, silver tape, lanterna, bone, mochila camel back, capa de chuva, retrovisor, canivete, talheres, prato...

 

O que devo levar? Alguém indica algum cidade na Espanha? Alguém propõe mudar o roteiro? O que é imperdível? Como devo ajustar a bike? Pretendo dormir a maioria das noites na barraca de camping, da pra acampar em qquer lugar?

 

Não sei o que desejo, nem o que me espera. Alguém tem alguma experiencia com isso? Qquer informação é bem vinda! Qualquer mesmo!

 

Walter Dias

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Olá Walter, bem vindo ao fórum! Otima escolha de destino - a Espanha é um verdadeiro paraíso ciclístico, onde os motoristas realmente respeitam bicicletas e são super gentis - pelo menos assim tem sido a minha experiência até agora pelas diferentes partes da Espanha que eu já tive a felicidade de conhecer.

 

Mas eu não escolheria agosto, por conta do calor. Conversando com uns espanhóis que moram na Andalucia e praticam esportes de aventura (escaladas, pedal etc), eles me disseram que no verão (julho/agosto) eles mudam as atividades para barranquismo/rappel em cachoeiras e caminhadas noturnas. Eles sobem montanhas de noite/madrugada, para fugir do calor. Então não me parece que agosto seja o mês ideal para cicloturismo (para mim que não gosto de calor), mas se você ama calorão/solaço de rachar côco provavelmente vai gostar. Bom, sempre dá pra pedalar de manhazinha e ao entardecer, e passar o dia descansando/bebendo num bar/visitando um museu/lendo um livro na sombra. Então pensando no calor, no seu lugar eu levaria protetor solar também (além do boné).

 

Por falar em boné, tem também a questão do capacete - segundo a legislação é obrigatório. Mas já pedalei diversas vezes na frente de policiais e nunca ninguém jamais me exigiu o uso do capacete (que nem tenho mesmo), sendo que já vi vários outros ciclistas sem capacete também, então talvez não seja "tão obrigatório" assim.

 

Em qualquer volta de bici acho de fundamental importância levar farois para a bicicleta (traseiro e dianteiro) e para pedalar no lusco-fusco/de noite gosto também daquelas bandas reflexivas que dá pra prender na roupa/bicicleta/bagagem. Talvez não esteja nos seus planos pedalar de noite, mas as vezes as circunstâncias nos obrigam - então é melhor estar preparado.

 

Sobre Camel back...: tem gente que gosta, mas já usei e não achei assim tão vantajoso, acho que dá muito calor ficar levando aquilo nas costas além de não me parecer uma coisa lá muito higiência, mas essa sou eu. Prefiro andar com dois porta-caramanholas na bicicleta (e ficar ligada para reabastecer ao longo do caminho. Há muitas fontes de água potável na Espanha, qualquer fonte que vc ver pode assumir que é potável ok, quando não for para consumo humano vai ter um aviso). Aliás prenda tudo o que vc puder prender na bici, no meu primeiro cicloturismo eu levei tudo numa mochila e foi a pior roubada que já fiz na vida, foi muito sofrido! Também dá pra levar o camel back preso na bici, talvez seja uma boa.

 

Hospedagem: Achei os campings na Espanha bem carinhos (em comparação com França/UK). Já li que é bem tranquilo acampar em qualquer lugar na Espanha (com discrição obviamente) nunca fiz isso. A única vez que eu acampei no mato foi por falta de opção mesmo - gosto de um mínimo de conforto (banheiro + chuveiro). Mas o que vc não deve fazer de jeito nenhum é fogueira, ok. Jamais faça uma fogueira na Espanha, o risco de incêndio é enorme. Além dos campings tem essas redes de hospitalidade tipo couchsurfing / warmshowers, vc fica na casa/jardim de pessoas que oferecem hospitalidade (se algum dia vc pedalar no UK, eu faço parte do warmshowers). Temos tópicos sobre isso também aqui no fórum, que vc pode encontrar usando o campo de busca lá em cima. Também acredito que não seja difícil bater na casa de alguém que mora bem pra fora e pedir para montar a barraca num cantinho da propriedade. Se vc não tem barraca compre a menor/mais leve que encontrar. Algumas dicas de barracas leves aqui:

barracas-leves-levissimas-t39977-180.html

E aqui:

barraca-para-cicloturismo-t7523-15.html

 

Tralhas: leve o mínimo de tralhas que puder - o mínimo do mínimo de roupas, (sempre dá pra lavar na pia/ducha, escolha essas roupas esportivas que secam super rápido). Sobre onde levar as tralhas, tem gente que prefere alforges, eu gosto mais de reboque. Tópico sobre o assunto:

alforjes-para-bike-qual-comprar-t47790-15.html

 

Um site ótimo para ver rotas de bici na Espanha (ou qualquer outro lugar do mundo): wikiloc.org

 

Olhando o seu mapa vc incluiu no seu roteiro boa parte do contorno da Espanha, passando por trechos de trânsito bem intenso. Se é realmente o que vc está a fim de fazer, boa sorte. Pessoalmente eu não curto muito viagens assim, acho que a beleza do cicloturismo consiste em pedalar por lugares tranquilos, onde o trânsito é mais leve e as belezas naturais são abundantes. Eu sempre planejo minhas viagens levando belezas naturais em conta, olho o mapa e vejo onde estão os "parques naturais" (nacionais ou regionais) - é nesses lugares que eu gosto de pedalar. Mas assim faço eu, vc tem que planejar levando seus interesses e desejos em conta.

 

Por falar em desejos, vc disse que não sabe o que deseja. Não leva a mal ok, mas acho bem difícil de acreditar que alguém cogite embarcar numa viagem de bicicleta de 2800km sem saber o que quer. Provavelmente vc já sabe (não precisa compartilhar aqui no fórum se não está afim), mas de qualquer forma tenho certeza que vc vai amar pedalar pela Espanha, independente do seu roteiro final. Se o tempo ficar apertado e vc não conseguir completar o roteiro sempre dá pra embarcar com a bicicleta no trem:

http://www.renfe.com/viajeros/mediadistancia/otros_servicios/bicicletas.html

 

Espero ter ajudado, boas pedaladas! ::cool:::'>

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

O ciclista nunca mais voltou (até aí, nada de extraordinário), mas de qualquer forma vou atualizar o tópico para dizer que em 2014 finalmente fui parada pela polícia, exigindo o uso do capacete - que eu nao trazia comigo naquele momento. Só me safei sem multa porque obviamente era uma turista estrangeira, mas me deixaram bem avisada que era obrigatório em estradas interurbanas. Depois lendo na internet fiquei sabendo que é opcional quando a subida for muito pronunciada ou o calor muito excessivo (!)

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

Olá, nunca fiz viagem com alforges, Uma vez vi uma ciclista com alforges traseiros e dianteiros e pedi a bici emprestada para dar uma voltinha e experimentar. Nao gostei, estou mais feliz com o meu reboque, acho que o jeito que o peso fica mais para baixo ajuda na estabilidade. No topico de alforges que eu listei na msg mais pra cima no topico mencionei outros aspectos positivos do reboque (para mim), mas parece que a maioria prefers os alforges... Talvez seja uma ideia parar um cicloturista e pedir para testar o equipamento, se tiver oportunidade.

Link para o comentário
  • Membros

Entendi! Eu até procurei por reboques na internet, mas não achei nada significativo. Ainda estou iniciando no mundo do cicloturismo e tal. Por enquanto, bicicleta só facul-casa rs! Mas planejo começar em julho/15 alguns trechos com MB pelo Centro-Oeste ou Sul, aí to pesquisando aos poucos.

Se puder me passar especificações de como encontrar um reboque adequado, eu agradeceria muito! Os que encontrei me pareceram estranhos e extremamente caros :/

Obrigado!!

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Legal Edu, adoro MB! Mas eu não me ligo em especificações, pelo contrário: me viro com qualquer coisa que eu encontro na frente! Para dar um exemplo: ao invés de bolsinha específica para prender na frente da bicicleta, uso uma mochilinha infantil de plástico. Não presto atenção em marcas/especificações... Pra mim se funcionou, está valendo. Então quando fui comprar meu reboque, conforme eu comentei no tópico sobre alforges eu comprei um modelo xinguelingue, marca diabo... gostei do preço, serviu bem, então pra mim está ótimo. Desculpa não tenho como te ajudar, mas tenho certeza que se vc visitar a parte de cicloturismo aqui do fórum vai encontrar montes de dicas mais relevantes. Aliás acabo de ler um excelente texto que o ciclista Joaozinho publicou sobre dicas para cicloviagens, dá uma olhada lá na sessão cicloturismo: dicas do Joãozinho para viagens longas

 

Voltando ao assunto do tópico - pedal na Espanha, vou recomendar uma região que eu visitei agora em dezembro e adorei (apesar da chuva): Astúrias, no norte da Espanha. Uma das ciclovias que eu conheci foi a Via verde do Fuso, saindo de Oviedo toda asfaltada, a medida que vai se afastando de Oviedo a paisagem vai ficando mais rural e mais bonita.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...