Ir para conteúdo

Argentina - Norte Salta e Jujuy


Posts Recomendados

  • Membros

Datas e veículo

 

Data de saída de São Paulo: 26/12/13

Data de chegada em Salta: 28/12/13

Data de chegada em São Paulo: 07/01/14

Pajero TR4 2008/2009

Km total: 6.989 km

Combustível: gasolina

Ocorrências: nenhuma

 

Estratégia

 

Ida:

Dia 1: São Paulo até Puerto Iguazu – 1.000 km

Dia 2: Puerto Iguazu até P.Roque Saenz Penha – 800km

Dia 3: P.Roque Saenz Penha até Salta – 650km

Volta:

Dia 1: Tilcara até Joaquim V. Gonzalez – 313 km

Dia 2: Joaquim V. Gonzales – Posada – 950 km

Dia 3: Posada – Matelandia – 386 km

Dia 4: Matelândia – São Paulo – 990 km

 

Preparando a Viagem (documentação)

 

Documentos pessoais: RG recente ou Passaporte com validade superior a 6 meses.

Documento do carro: Original, dentro da validade e o proprietário precisa estar entre os ocupantes do veículo. Se você não estiver nessa condição veja as exceções diretamente com algum órgão oficial da Argentina.

Seguro do veículo:

Carta Verde: Obrigatória. Mesmo que o seu seguro pague todas as despesas em caso de sinistro não vá sem a Carta Verde. O policial Argentino não terá disposição para ler a apólice do seguro do seu carro. O custo não é alto e, portanto não vale a pena correr riscos.

Sugiro que não viaje sem seguro e que consulte a sua seguradora, por escrito, se o seu veículo está coberto em caso de sinistro e de necessidade de guincho até a sua cidade de partida no Brasil.

 

Combustível

 

Nesse período paguei de 9 a 12,50 pesos.

A Argentina, já faz algum tempo, está com problemas no abastecimento de gasolina, portanto é bastante comum os postos não terem o combustível. Nessa viagem além desse problema ainda encontramos posto sem energia e um com a bomba quebrada, portanto o que se deve fazer é abastecer o carro sempre que encontrar um posto com gasolina, não importando se o nível está baixo ou não. Não recomendo que se leve combustível em galão extra. Pessoalmente acredito ser uma alternativa muito perigosa além de ser uma oportunidade para um policial te multar. Se os Argentinos não andam com esses galões não vejo razão para o turista ter que contar com eles. Fui de carro até o Ushuaia e não precisei de nenhum galão.

 

Policiais na estrada

 

A nossa experiência difere muito de alguns relatos que mostram os policiais em caricaturas de agentes corruptos. Fomos parados algumas vezes mas sempre com cordialidade e após as verificações de praxe éramos dispensados.

 

Dinheiro (Câmbio) e formas de pagamento

 

Cartão de Crédito ou Cartão de Débito: Pouco aceito. Nessa viagem em todos os postos de gasolina o funcionário me avisava, antecipadamente, que o pagamento só poderia ser feito em dinheiro.

Além de Pesos sugiro levar alguns Reais e/ou Dólares. Em poucos lugares foi possível pagar em Reais e Dólares num câmbio bastante favorável.

 

Hospedagem

 

Nas cidades em que precisamos dormir sempre foi possível encontrar acomodação e sempre com preços razoáveis.

 

Alimentação

 

Exceção feita a San Antonio de Los Cobres, que por ser dia primeiro, só havia o restaurante de um Hotel funcionando, nas demais cidades as opções eram suficientes e com preços para todos os bolsos.

 

Cidades visitadas

 

Salta, Tafi fel Valle, Cachi, San Antonio de los Cobres, Purmamarca, Tilcara, Humahuaca, La Quiaca, Iruya e San Salvador de Jujuy.

598dae6ded01d_NortedaArgentinacomGuadinha2345.jpg.3f720e9ac93533038fd4e394e9d2102a.jpg

598dae6e088b6_NortedaArgentinacomGuadinha1685.jpg.041db1c60f6c684972f85e303d47c93f.jpg

598dae6e22af3_NortedaArgentinacomGuadinha1245.jpg.bce30a5776109b394f86c54db60e89f8.jpg

 

Condições das estradas

 

Mais de 90% do que andamos foi em asfalto. Todos os trechos que não eram asfaltados qualquer carro passaria, não havendo necessidade de 4x4 ou de carro alto. Apenas o acesso a Iruya (100km ida e volta) é que tem que ter mais cuidado com carro baixo

 

598dae6e3a584_NortedaArgentinacomGuadinha2942.jpg.c3a773cdfc338bb298d5c72d846938d7.jpg

598dae6dd93a0_NortedaArgentinacomGuadinha1409.jpg.8b8d95a9be203500d6eab47264247e9e.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Ola diego, planejo uma viagem semelhante ao teu roteiro, passando pelo deserto atacama, gostaria muito de saber se terei problemas de abastecimento, pois meu carro tem autonomia pequena de combustivel maximo 400 km, e estou receioso com isto, do mais nao me preocupo, pois ja tenho alguma experiencia, ja fiz 4000km com ele e foi tudo tranquilo.

abraço.

nestinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Nestinho, muito embora no inicio do seu texto você faz referência ao Diego, vou responder à sua dúvida, afinal a pergunta acabou vindo para a minha divulgação. Com autonomia de apenas 400 km você de fato deve ficar receoso, entretanto devemos levar em conta que esses caminhos também são feitos por motociclistas cujas muitas de suas motos possuem autonomia inferior a 400 km. O importante é seguir sem perder nenhuma oportunidade de abastecer e sempre perguntar a que distância está o próximo posto de gasolina. Comento que quando retornávamos do Ushuaia, isso em 2012, precisamos sair da Ruta 40 e andar 65 km somente para abastecer o carro e retornar os mesmos 65 km, pois ninguém sabia se em lugarejo chamado Caracolles, que contava com um posto de gasolina, possuía ou não o combustível. Ao final Caracolles não tinha gasolina e por lá ficaram dois motoqueiros esperando alguém que tivesse sobra e que pudesse tirar a gasolina. Nós até oferecemos mas os carros brasileiros possuem uma tela que não permite a entrada de mangueira no tanque.

É isso, se for, boa viagem e não recomendo andar com galão extra de gasolina, muito embora alguns o façam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala nestinho,blz ?

 

Não sei qual é o roteiro, mas se for via Paso de Jama, tem posto em Ticalra, nem sempre com gasolina, depois em Susques (um dentro da cidade e outro já na estrada mais a frente) e tem no YPF que fica ao lado do Paso de Jama....

 

Aí só em San Pedro de Atacama, num posto escondido, mas que todo mundo indica.... daí pra frente, posto em Calama, Chuquicamata, Tocopilla, etc.... mas daí depende do seu roteiro... ficaria esperto no trecho Tocopilla/Arica, pois se for pela Pan Americana não tem quase postos..... se for de Tocopilla/Iquique só vai achar posto em Tocopilla e em Iquique.... isso numa viagem que fiz em 2008, se mudou algo, não sei dizer, o posto YPF no Paso de Jama ainda não funcionava na época (um exemplo de como as coisas mudaram)....

 

Fala Silvio, blz ?

 

O pessoal coloca a gasosa em garrafas pets e assim garante a autonomia das motos, mesmo as de baixa autonomia.... 4 litros de gasosa duram bastante nas motos..... heheheheheheehehehehehehehehehehehehehe.... só assim que algumas vencem as distâncias entre os postos.... heheheheheheheheeheheh

 

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caro Silvio, me desculpe fiz confuzao com os nomes, agradeço muito as informacoes que passou pois me deixa mais tranquilo, inclusive a do amigo (chinaf), com dicas de localizacoes de postos.

Vou tentar encontrar algum guia rodoviario que talvez informe a localizaçao de postos, se caso conheça algum favor me indique.

abraço.

Nestinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...