4 dicas para aumentar as suas chances de conseguir hospedagem no Couchsurfing

Por Bia_mojotrotters

Ser hospedado de graça, eliminando assim uma das maiores despesas de viagem. Conhecer pessoas interessantes, cabeça aberta, geralmente viajadas e interessadas em você. Descolar aquelas dicas que só os locais têm acesso. Ser convidado para uma festa na casa de alguém ou uma baladinha nada turística. E, porque não, reestabelecer a fé na humanidade. Para um mochileiro, ainda não inventaram na minha opinião um conceito melhor do que o couchsurfing.

Desde que me inscrevi na comunidade de surfistas de sofá de Montréal, a princípio só como anfitriã, recebo entre 1 e 5 pedidos de hospedagem por semana. É muita gente, e não posso (e nem quero) atender a todos os pedidos. Pra certas pessoas eu digo “não”, mesmo tendo tempo e lugar pra recebê-las. Pra outras eu digo “sim”, mesmo se eu estiver super ocupada, cansada e se já tiver gente hospedada em casa.

01 couchsurfing
Foto: Tomislav Perko

Como você pode aumentar suas chances de fazer parte da galera pra quem nós, os hospedeiros, dizemos sim?

1 – Tenha um perfil atraente, completo, sem erros de ortografia, com muitas fotos e que te represente bem

Se você me parece ser alguém interessante, eu vou querer te conhecer. Se eu achar que somos altamente compatíveis, ou que você tem algo pra ensinar que eu esteja justamente interessada em aprender, eu vou dar um jeito de te arrumar um lugar em casa. No mínimo, vou propor uma data alternativa pra tentar te encaixar de algum jeito. E eu vou sentir que você é alguém que se investiu pra realmente fazer parte da comunidade, e não alguém que fez um perfil de qualquer jeito e de última hora, só pra arrumar um lugar pra ficar de graça.

2 – Capriche na mensagem de pedido, o “couchsurfing request”

Ponto importantíssimo. Se sua mensagem for muito genérica e tiver aquele jeitão de ctrl+c/ctrl+v, suas chances de botar o pé aqui em casa diminuem consideravelmente. Às vezes até faço uma exceção pra quem tem um profile bem interessante. Mas sempre tente conquistar o anfitrião comentando sobre as coisas que você leu no seu profile. Use essas informações pra dizer porque esse possível encontro vai dar liga, faça um elogio sincero. Mesmo porque não é legal ser hospedado por alguém que não tem nada a ver com você. Diga por favor e obrigado. Todo mundo gosta de se sentir especial, e nós não somos diferentes. Já hospedei muitas pessoas sem referência alguma só porque fui conquistada pela mensagem de pedido.

3 – Use um bom timing

Não peça hospedagem com mais de três semanas de antecedência. Entre 7 e 10 dias é um tempo ideal, na minha opinião. Em primeiro lugar, porque minha casa não é hotel. Segundo, porque eu não tenho como saber se daqui a três semanas eu vou querer viajar (principalmente durante o verão), se vai rolar uma festival, se eu vou ter que trabalhar de fim-de-semana…
Pedir hospedagem de última hora é também mais arriscado, já que eu posso ter feito outros planos.

4 – Consiga referências

Você pode fazer como eu, e antes de usar o serviço como hóspede, abrir sua casa como anfitrião para ir construindo uma reputação na comunidade. Ou encontrar um amigo que também esteja cadastrado, e trocar referências. Mas só faça isso com gente que você conhece e confia de verdade, e em pessoa. É a sua reputação, além da segurança da comunidade, que estão em jogo.

O Couchsurfing mudou a minha vida pra melhor.

E você, tem dicas, dúvidas ou experiências pra contar sobre o serviço?

Post publicado originalmente no Mochileiros.com em:  http://www.mochileiros.com/4-dicas-para-aumentar-as-suas-chances-de-conseguir-hospedagem-no-couchsurfing-t39720.html

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

2 comentários em “4 dicas para aumentar as suas chances de conseguir hospedagem no Couchsurfing”

  1. Boa tarde Belgna, tudo bem?

    Não desanime do CS… Ele é maravilhoso!

    Seja clara. Diga aos hóspedes para tomarem cuidados e se quebrar cobre deles! Faça uma lista do que pode e não pode e coloque nas paredes da residência.

    Responder
  2. Sou anfitriã e uma coisa que me incomoda muito, É a falta de cuidado dos hóspedes com as coisas da minha casa. Deixo tudo à disposição, mas infelizmente a maioria dos hóspedes não sabem ou não tem cuidados básicos. Estragam os eletrodomésticos, detonam o fogão, etc. Isso me desanima.

    Responder

Deixe um comentário