Casal viajará pela América do Sul promovendo meditação e musicoterapia

O musicoterapeuta, Marcos Lopes desenvolve há mais de cinco anos um projeto de integração entre Musicoterapia e Meditação que tem alcançado escolas, hospitais, clínicas, empresas e unidades do Sesc no Estado de São Paulo. Trata-se do projeto ‘Meditação e Música’.
Unido a esposa, a enfermeira especialista em Saúde Pública, Cristiane Lopes, o casal está se dedicando à concretização do projeto ‘Rota América do Sul’ que pretende criar um documentário e difundir a musicoterapia e a meditação e seus benefícios em diversos pontos do Brasil e América do Sul. Eles devem sair de São Paulo rumo a Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai, Argentina e por fim Chile, com um motor home, o ‘Holandês Voador’ levando a experiência que têm aos lugares por onde passarem. “Hoje já reunimos pessoas em centros culturais, centros comunitários, espaços públicos, privados, escolas e ruas e promover ações de saúde e bem-estar; equilíbrio e concentração”, conta Marcos.
Hoje o projeto está em fase de “captação” (recursos financeiros e estruturais junto a parceiros e apoiadores).

meditacaoemusica00
Trabalho já é desenvolvido em cidades do estado de São Paulo e irá adiante com a realização do projeto do casal | Foto: @meditacaoemusica

Sobre Musicoterapia e Meditação

A musicoterapia melhora a qualidade de vida e atende as necessidades de crianças e adultos com deficiências ou doenças. Essa atividade é exercida por um profissional legalmente formado em musicoterapia, o musicoterapeuta. E pode ser aplicada para: promover o bem estar, gerenciar o estresse, aliviar a dor, expressar sentimentos, melhorar a memória, melhorar a comunicação, promover a reabilitação física, melhorar a socialização, melhorar a qualidade de vida.

meditacaoemusica03
Foto: @meditacaoemusica

A meditação é uma prática mental individual milenar, descrita por diferentes culturas tradicionais, que consiste em treinar a focalização da atenção de modo não analítico ou discriminativo, a diminuição do pensamento repetitivo e a reorientação cognitiva, promovendo alterações favoráveis no humor e melhora no desempenho cognitivo, além de proporcionar maior integração entre mente, corpo e mundo exterior. A meditação amplia a capacidade de
observação, atenção, concentração e a regulação do corpo-mente-emoções; desenvolve habilidades para lidar com os pensamentos e observar os conteúdos que emergem à consciência; facilita o processo de autoconhecimento, autocuidado e autotransformação; e aprimora as inter-relações – pessoal, social, ambiental – incorporando a promoção da saúde à sua eficiência. Atualmente praticada por mais de 6 milhões de pessoas no mundo.

meditacaoemusica04
Foto: @meditacaoemusica

Você pode saber conhecer mais sobre o trabalho já desenvolvido, sobre o projeto e ou saber como ajudar acessando o site, Facebook e Instagram do ‘Meditação e Música’.

Sobre os autores do projeto

Marcos Lopes – Musicoterapeuta (FMU), facilitador de círculo de tambores comunitário (Rtbrasil), professor de música do curso técnico no conservatório Beethoven, Facilitador em Meditação na Saúde (Unifesp), Produtor Cultural e Artístico (Senac), Administração de Conflitos (Senac), Conselheiro e Liderança Comunitária (Senad); ministra palestras e oficinas em instituições de ensino, culturais, seminários e empresariais.

meditacaoemusica05
Marcos Lopes | Foto: @meditacaoemusica

Cristiane Lopes – Enfermeira especialista em Saúde Pública, Docente na área da Saúde, Enfermagem do Trabalho, Pronto Socorro e Terapia Intensiva. Apoiadora do projeto Meditação e Música. Acredita no Amor como o único caminho para o coração.

Texto: Marcos Lopes e Redação.
A foto (da home e) que traz até este post é de Dingzeyu Li/Unsplash.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário