29 cachoeiras (e piscinas naturais) pra se refrescar em Minas Gerais


As mais belas cachoeiras em Minas Gerais pra você pirar o cabeção com direito a piscinas naturais, matas exuberantes e montanhas na terra “que quem conhece não esquece jamais”.  É muita beleza concentrada em 8 parques nacionais e 18 estaduais,  sem contar as cidades históricas. O rango delicioso, os causos e talvez o “maior acervo de cachoeiras do Brasil”. É “trem bão” pra todo lado!  Essa é a terra do pão de queijo e você vai ver aqui os destinos com as mais belas cachoeiras em Minas Gerais!

Esse post é uma lista aberta e você pode participar dele. Basta postar uma foto com dicas de algum destino imperdível com Cachoeiras em Minas Gerais que não esteja nessa lista. Pra isso basta usar o formulário do final do post.

Não deixe de conferir também todos os posts sobre Minas Gerais

1. Cachoeira dos Garcias – Aiuruoca /MG

Essa cachoeira fica no Vale dos Garcias e tem cerca de 30 m de queda livre. Aos seus pés se forma essa piscina natural que tem 10m de diâmetro, ótima para banho e mergulho. Só não entre se você não sabe nadar, pois a profundidade pode chegar a 5m.

by

2. São Roque de Minas / Serra da Canastra – MG

Cachoeira Casca d'Anta - São Roque de Minas

Cachoeira Casca d'Anta - São Roque de Minas - MG | Foto: Marcio Virtual/Wikimedia Commons.

São Roque de Minas é um dos 6 municípios mineiros que fazem parte do Circuito Turístico da Canastra. Na cidade (e dentro da área do Parque Nacional da Serra da Canastra) está localizada a nascente histórica do Rio São Francisco e a imponente Cachoeira Casca d'Anta, com seus 186m de queda.
É possível chegar à cachoeira através de 3 acessos via portarias instaladas nas imediações do Parque Nacional da Serra da Canastra:

- Via portaria em São Roque de Minas (8Km da cidade) - chega-se à parte alta da cachoeira.
- Via portaria do distrito de São José do Barreiro (9km do povoado) - chega-se à parte baixa da cachoeira.
- Via distrito de São João Batista da Serra da Canastra (1Km do povoado) - chega-se à parte alta da cachoeira.

Mais informações sobre a Serra da Canastra você encontra aqui

 

by

3. Brumadinho – MG

Cachoeira das Ostras (Distrito de Casa Branca) - Brumadinho - MG

Cachoeira das Ostras (Distrito de Casa Branca) - Brumadinho - MG | Foto: Leões da Montanha.

As pedras marrons do entorno contrastam com o verde esmeralda dos poços formados na bela Cachoeira das Ostras, que fica no distrito de Casa Branca, no município mineiro de Brumadinho (onde está também o Instituto Inhotim, um dos mais importantes museus de arte contemporânea do Brasil).
O acesso à cachoeira é via caminhada que pode ser considerada "pesada".
Raphael Andrade, autor do blog Leões da Montanha e membro do Mochileiros.com publicou informações sobre a cachoeira em ambas as páginas (respectivamente aqui e aqui).

by

4. Carrancas – MG

Complexo da Ponte em Carrancas

Complexo da Ponte em Carrancas - Foto: Flavio Borges

Carrancas é uma cidade localizada na região sul de Minas Gerais que conta com uma série de atrativos naturais incríveis. Para se ter uma ideia, a região possui cerca de 70 cachoeiras catalogadas. Não é a toa que a cidade é também denominada como a “terra das cachoeiras”.

O local não é conhecido somente por turistas que pretendem fugir da agitação das cidades, frequentemente é também palco de gravação de muitas novelas, mais recentemente, a Império (2014).

Quem vai à cidade pode contar também com passeios de aventura, como uma volta de quadriciclo pelas paisagens do cerrado mineiro, praticar rapel, trekking, saltar de parapente, explorar cavernas, adrenalina é o que não falta!  Continuar lendo

 

by

5. Santana do Riacho / Serra do Cipó – MG

Cachoeira Grande na Serra do Cipó

Cachoeira Grande na Serra do Cipó - Foto: Leo Loyola

Informações sobre trilhas e travessias na Serra do Cipó você encontra aqui, aqui, aqui, aquiaqui e aqui.

by

6. Janela do Céu – Parque Estadual de Ibitipoca-MG

Cachoeira da Janela do Céu  - Foto: karolina G. Cota Dias

O mirante da Janela do Céu com seus 1.800m de altura é uma das principais atrações do Parque Estadual do Ibitipoca. Pra chegar até o local é preciso fazer uma trilha de 16 km (ida e volta). Vá pela manhã e volte no final do dia.   A região é cheia de belas atrações que você pode conferir com mais detalhes aqui e aqui.

by

7. Cachoeira de Santo Antônio / Caeté – MG

Cachoeira de Santo Antônio em Caeté/MG

Cachoeira de Santo Antônio em Caeté/MG - Foto: Alexandre Clare

Informações sobre como visitar a Cachoeira de Santo Antônio você encontra aqui

by

8. Cachoeira das Andorinhas – Alto Caparaó/MG

Cachoeira das Andorinhas

Cachoeira das Andorinhas - Foto: Micheli Alves

O Parque Cachoeira das Andorinhas  fica no município de Alto Jequitibá-MG, mas o acesso ao local é feito pelo município de Alto Caparaó-MG .  O local possui mais de 8 poços e pequenas quedas d'água. O Parque é uma reserva particular com ampla infra-estrutura turística, incluindo restaurante e trilhas pavimentadas. É uma boa opção pra quem quer fazer um passeio em família. Se é o que você está procurando, é o local certo!
Confira mais informações aqui

by

9. Cachoeira de Cocais – Barão de Cocais – MG

A Cachoeira de Cocais fica na Serra da Conceição, a 10 km da Vila de Cocais. O local possui várias quedas d’agua em um paredão de rocha com mais de 30 metros. Os saltos d'agua formam duchas e uma grande piscina natural.  A atração fica em uma área particular. Confira mais informações aqui.

by

10. Cabeça de Boi – Itambé do Mato Dentro – MG

Cachoeira da Maçã

O vilarejo de Cabeça de Boi é daqueles lugares onde a palavra "mágico" faz todo o sentido. O local um distrito de Itambé do Mato Dentro e fica "escondido" localizado entre as montanhas do Parque Nacional da Serra do Cipó e da Serra do Lobo. São várias atrações incluindo  2 cachoeiras, do Entancado e da Maçã e o Poço do Lajeado.  Outra atração imperdível é o Pico Itacolomy do Itambé.

Mais foto e informações: ocantinhodakaka 

 

by

11. Cachoeira da Naná – Morro do Pilar – MG

Cachoeira da Naná

Cachoeira da Naná - Foto: Jorge Santos

Com 90 m de altura a Cachoeira da Naná fica localizada em uma propriedade particular, o Sítio Santo Antônio, no município de Morro do Pilar. O local é bastante procurado para a prática de Rapel.  Mais informações aqui

by

12. Cachoeira do Andorinhão – Passa Quatro – MG

Cachoeira do Andorinhão - Foto: Gabriel R Vallim / Wikimedia Commons

A Cachoeira do Andorinhão está localizada no alto da Serra da Mantiqueira na divisa entre os municípios de Passa Quatro e Itanhandu no bairro Paiolinho. Alguns de seus afluentes nascem aos pés do Pico da Pedra da Mina ( 2.797m) , formando um lindo rio com águas cristalinas e que corre entre imensas pedras em meio à mata nativa. Sua coloração esverdeada é impressionante. O acesso é difícil, com trilhas no meio de pastos, matas e descidas íngremes.

 

by

13. Lago Azul – Capitólio-MG

Foto: Anderson Freitas, 2016 - Formato retrato - Câmera Nikon D3100

Com água cristalina e uma pequena cascata, faz desse um dos pontos mais belos de Capitólio no sul de minas gerais.

by

14. Cachoeira do Bongue – Itabira – MG

A Serra dos Alves possui diversos atrativos entre eles a Cachoeira do Bongue, uma queda d'agua com 50 m de altura.

by

15. Delfinópolis / Serra da Canastra – MG

Cachoeira da Gruta - Delfinópolis - Foto: Kairo Aristides

Delfinópolis fica no sudoeste de Minas, está a 400 km de Belo Horizonte. A cidade faz parte do circuito turístico "Nascentes das Gerais" e tem como principal atração o Complexo do Claro, um conjunto de belas cachoeiras localizadas próximas ao centro da cidade. Em grande parte de seu território está o  Parque Nacional da Serra da Canastra e anexo a esse o "Vão da Babilônia", região com muitas pousadas e atrativos turísticos, rota de trilheiros e admiradores da natureza.

Mais informações sobre Delfinópolis você encontra aqui.

 

by

16. Unaí – MG

Cachoeira da Jiboia - Unaí/Uruana de Minas - MG | Foto: BrunoResende29/Wikimedia Commons.

A Cachoeira da Jiboia fica na divisa das cidades mineiras de Unaí e Uruana de Minas, no noroeste do Estado.
Em determinados pontos da cachoeira que tem mais de 140 metros de altura, é possível a prática de Rapel. Suas águas caem em um poço com cerca de 30 metros de diâmetro que no inverno exibe tons esverdeados.
Além desta cachoeira a cidade de Unaí conta ainda com as cachoeiras do Rio Preto, do Queimado, Zico Esteves, do Bebedouro, São Miguel e do Rosário; várias grutas e a imponente formação natural conhecida como Pedra do Canto.

by

17. Monte Santo de Minas – MG

Cachoeira da Retífica - Monte Santo de Minas - MG | Foto: Rainer Pfeiffer Novelli/Wikimedia Commons.

A Cachoeira da Retífica é formada por duas quedas d'água com cerca de 15 metros de altura cada. A cidade de Monte Santo de Minas fica no Sul do Estado.

by

18. Cachoeira de Tombos, MG

Tombos é um localizado na Zona da Mata Mineira, a 5 km da divisa com o estado do Rio de Janeiro. A cachoeira de 62m deu nome ao município e é ponto de início do Caminho da Luz, que leva até o Pico da Bandeira, terceiro cume mais alto do Brasil!

by

19. Guapé – MG

Cachoeira do Paredão - Foto: PMG

Guapé no Sul de Minas, é uma das cidades banhadas pelo Lago de Furnas, um verdadeiro paraíso das cachoeiras.  No Parque Ecológico do Paredão, que fica a 15 km do centro da cidade, você pode acampar e lá vai encontrar 3 belíssimas como a Cachoeira do Paredão, a da foto que abre o post.

Mais informações sobre Guapé e região você encontra aqui

by

20. Luminárias – MG

Cachoeira da Pedra Furada - Luminárias-MG - Foto: MK Expeditions

Luminárias é uma alternativa bem mais pacata e tranquila na região de Carrancas - MG.   Mais infos sobre Luminárias você encontra aqui

Cachoeira Serra Grande - Luminárias - MG - Foto: Jose Vasconcelos Neto

by

21. Parte alta da cachoeira Casca D’anta – São Roque de Minas

A parte que vc observa a cachoeira Casca D'antas fica em Vargem Bonita, a parte de cima fica em São Roque de Minas. Para herdar são 2h do centro da cidade, passando pela nascente do Rio São Francisco.

by

22. Cachoeira dos Cristais – Serra dos Alves / MG

by

23. Rio Acima – MG

Foto: Leões da Montanha

Rio Acima é um município de Minas Gerais com pouco mais de 8.000 habitantes e com muita história e belezas naturais. O acesso é muito fácil pois depois de Nova Lima seguindo a MG 030 tem diversas placas sendo impossível não encontrar.

Assim que chegamos pudemos notar que o local é muito calmo e muito convidativo. Apesar de pequeno, pode-se notar uma boa estrutura para o atendimento à turistas com várias padarias, locais para almoçar e lojinhas de lembranças.

Nós estávamos mais interessados em procurar cachoeiras e belezas naturais, por isso logo que chegamos, após passar a ponte da entrada da cidade paramos e perguntamos pela cachoeira do índio, a primeira pessoa que questionamos já nós disse com exatidão que viraríamos a esquerda do lado da famosa estação da maria fumaça e seguiríamos ali até uma estrada de terra.  O acesso é relativamente difícil porém todas as pessoas conhecem, então é muito difícil de você se perder.  Depois de alguns kms na estrada de terra passamos por um vilarejo ( neste ponto erramos, a estrada se bifurca sendo o lado esquerdo caminho para a cachoeira e o lado direito a entrada do vilarejo), e depois de pouco tempo já podíamos a vistar de longe a queda d´água no alto das montanhas.   Continuar lendo para + fotos e informações

by

24. Conceição do Mato Dentro – MG

Cachoeira do Tabuleiro - Foto e informações: Jairo Lopes‎ / Grupo Mochileiros

Cachoeira do Tabuleiro, situada na serra do Espinhaço, no município de Conceição do Mato Dentro. A trilha até o topo da cachoeira não é tão pesada e são cerca de 8km.  Já para ir ao poço na parte de baixo, são 2.5km em uma descida bem íngreme e caminhada entre as pedras no rio, porém a trilha é bem tranquila.   É cobrada uma taxa de 10 reais por pessoa para cada visita ao parque e não é necessário guia para ir em nenhum dos dois lados.

Mais informações sobre Conceição do Mato Dentro você encontra aqui

by

25. Ipoema / Serra do Cipó- MG

Cachoeira Alta — Ipoema
A Cachoeira Alta tem uma queda d’água imponente, que despenca de nada menos do que 110 m de altura. Considerada uma das quedas d’água mais bonitas de Minas Gerais, a cachoeira Alta é muito procurada por banhistas e por praticantes de rapel. O acesso é fácil, a 95 km de Belo Horizonte. A cachoeira fica em propriedade particular, a 11km da cidade de Itabira, e a entrada custa R$10.  Mais informações você encontra aqui

Topo da Cachoeira Alta - Foto: Hélio Prates

by

26. Cachoeira Estiva, Carvalhos-MG

Meu lugar favorito aqui da minha cidade!!

by

27. Cachoeira Nascente das Gerais – Delfinopólis

Lugar exuberante de beleza.
Cachoeira enorme.
Possui taxa de entrada R$ 20,00 por pessoa.
Melhor acesso por Sacramento.

by

28. Cachoeira Castelinho – Chapada Santa Rita /MG

Cachoeira Castelinho, localizada em Chapada Santa Rita, distrito de Lavras Novas, MG! De fácil acesso!

by

29. Cachoeira do Baú na Serra do Bateira Delfinopólis

Lugar de imensa gratidão a Deus.
Possui taxa de entrada de R$ 20,00 por pessoa.

by

Adicionar seu post

Image Código Embed

This field is required

Drop Image Here

or

Get image from URL

Maximum upload file size: 8 MB.

Processando, Aguarde um instante...

This field is required

por exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=WwoKkq685Hk

Supported Services:

Processando, Aguarde um instante...


1 comentário em “29 cachoeiras (e piscinas naturais) pra se refrescar em Minas Gerais”

  1. Bom dia….são maravilhosas, já fui em quase todas…..mas quero viajar com vocês……um abraço

Deixe um comentário

Log in

Esqueceu a senha?

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Enviando Arquivo…