29 cachoeiras pra curtir em Minas Gerais


As mais belas cachoeiras em Minas Gerais pra você pirar o cabeção com direito a piscinas naturais, matas exuberantes e montanhas na terra “que quem conhece não esquece jamais”.  É muita beleza concentrada em 8 parques nacionais e 18 estaduais,  sem contar as cidades históricas. O rango delicioso, os causos e talvez o “maior acervo de cachoeiras do Brasil”. É “trem bão” pra todo lado!  Essa é a terra do pão de queijo e você vai ver aqui os destinos com as mais belas cachoeiras em Minas Gerais!

Esse post é uma lista aberta e você pode participar dele. Basta postar uma foto com dicas de algum destino imperdível com Cachoeiras em Minas Gerais que não esteja nessa lista. Pra isso basta usar o formulário do final do post.

Não deixe de conferir também todos os posts sobre Minas Gerais

1. Cachoeira dos Garcias – Aiuruoca /MG

Essa cachoeira fica no Vale dos Garcias e tem cerca de 30 m de queda livre. Aos seus pés se forma essa piscina natural que tem 10m de diâmetro, ótima para banho e mergulho. Só não entre se você não sabe nadar, pois a profundidade pode chegar a 5m.

by

2. São Roque de Minas / Serra da Canastra – MG

Cachoeira Casca d'Anta - São Roque de Minas

Cachoeira Casca d'Anta - São Roque de Minas - MG | Foto: Marcio Virtual/Wikimedia Commons.

São Roque de Minas é um dos 6 municípios mineiros que fazem parte do Circuito Turístico da Canastra. Na cidade (e dentro da área do Parque Nacional da Serra da Canastra) está localizada a nascente histórica do Rio São Francisco e a imponente Cachoeira Casca d'Anta, com seus 186m de queda.
É possível chegar à cachoeira através de 3 acessos via portarias instaladas nas imediações do Parque Nacional da Serra da Canastra:

- Via portaria em São Roque de Minas (8Km da cidade) - chega-se à parte alta da cachoeira.
- Via portaria do distrito de São José do Barreiro (9km do povoado) - chega-se à parte baixa da cachoeira.
- Via distrito de São João Batista da Serra da Canastra (1Km do povoado) - chega-se à parte alta da cachoeira.

Mais informações sobre a Serra da Canastra você encontra aqui

 

by

3. Brumadinho – MG

Cachoeira das Ostras (Distrito de Casa Branca) - Brumadinho - MG

Cachoeira das Ostras (Distrito de Casa Branca) - Brumadinho - MG | Foto: Leões da Montanha.

As pedras marrons do entorno contrastam com o verde esmeralda dos poços formados na bela Cachoeira das Ostras, que fica no distrito de Casa Branca, no município mineiro de Brumadinho (onde está também o Instituto Inhotim, um dos mais importantes museus de arte contemporânea do Brasil).
O acesso à cachoeira é via caminhada que pode ser considerada "pesada".
Raphael Andrade, autor do blog Leões da Montanha e membro do Mochileiros.com publicou informações sobre a cachoeira em ambas as páginas (respectivamente aqui e aqui).

by

4. Carrancas – MG

Complexo da Ponte em Carrancas

Complexo da Ponte em Carrancas - Foto: Flavio Borges

Carrancas é uma cidade localizada na região sul de Minas Gerais que conta com uma série de atrativos naturais incríveis. Para se ter uma ideia, a região possui cerca de 70 cachoeiras catalogadas. Não é a toa que a cidade é também denominada como a “terra das cachoeiras”.

O local não é conhecido somente por turistas que pretendem fugir da agitação das cidades, frequentemente é também palco de gravação de muitas novelas, mais recentemente, a Império (2014).

Quem vai à cidade pode contar também com passeios de aventura, como uma volta de quadriciclo pelas paisagens do cerrado mineiro, praticar rapel, trekking, saltar de parapente, explorar cavernas, adrenalina é o que não falta!  Continuar lendo

 

by

5. Santana do Riacho / Serra do Cipó – MG

Cachoeira Grande na Serra do Cipó

Cachoeira Grande na Serra do Cipó - Foto: Leo Loyola

Informações sobre trilhas e travessias na Serra do Cipó você encontra aqui, aqui, aqui, aquiaqui e aqui.

by

6. Janela do Céu – Parque Estadual de Ibitipoca-MG

Cachoeira da Janela do Céu  - Foto: karolina G. Cota Dias

O mirante da Janela do Céu com seus 1.800m de altura é uma das principais atrações do Parque Estadual do Ibitipoca. Pra chegar até o local é preciso fazer uma trilha de 16 km (ida e volta). Vá pela manhã e volte no final do dia.   A região é cheia de belas atrações que você pode conferir com mais detalhes aqui e aqui.

by

7. Cachoeira de Santo Antônio / Caeté – MG

Cachoeira de Santo Antônio em Caeté/MG

Cachoeira de Santo Antônio em Caeté/MG - Foto: Alexandre Clare

Informações sobre como visitar a Cachoeira de Santo Antônio você encontra aqui

by

8. Cachoeira das Andorinhas – Alto Caparaó/MG

Cachoeira das Andorinhas

Cachoeira das Andorinhas - Foto: Micheli Alves

O Parque Cachoeira das Andorinhas  fica no município de Alto Jequitibá-MG, mas o acesso ao local é feito pelo município de Alto Caparaó-MG .  O local possui mais de 8 poços e pequenas quedas d'água. O Parque é uma reserva particular com ampla infra-estrutura turística, incluindo restaurante e trilhas pavimentadas. É uma boa opção pra quem quer fazer um passeio em família. Se é o que você está procurando, é o local certo!
Confira mais informações aqui

by

9. Cachoeira de Cocais – Barão de Cocais – MG

A Cachoeira de Cocais fica na Serra da Conceição, a 10 km da Vila de Cocais. O local possui várias quedas d’agua em um paredão de rocha com mais de 30 metros. Os saltos d'agua formam duchas e uma grande piscina natural.  A atração fica em uma área particular. Confira mais informações aqui.

by

10. Cabeça de Boi – Itambé do Mato Dentro – MG

Cachoeira da Maçã

O vilarejo de Cabeça de Boi é daqueles lugares onde a palavra "mágico" faz todo o sentido. O local um distrito de Itambé do Mato Dentro e fica "escondido" localizado entre as montanhas do Parque Nacional da Serra do Cipó e da Serra do Lobo. São várias atrações incluindo  2 cachoeiras, do Entancado e da Maçã e o Poço do Lajeado.  Outra atração imperdível é o Pico Itacolomy do Itambé.

Mais foto e informações: ocantinhodakaka 

 

by

11. Cachoeira da Naná – Morro do Pilar – MG

Cachoeira da Naná

Cachoeira da Naná - Foto: Jorge Santos

Com 90 m de altura a Cachoeira da Naná fica localizada em uma propriedade particular, o Sítio Santo Antônio, no município de Morro do Pilar. O local é bastante procurado para a prática de Rapel.  Mais informações aqui

by

12. Cachoeira do Andorinhão – Passa Quatro – MG

Cachoeira do Andorinhão - Foto: Gabriel R Vallim / Wikimedia Commons

A Cachoeira do Andorinhão está localizada no alto da Serra da Mantiqueira na divisa entre os municípios de Passa Quatro e Itanhandu no bairro Paiolinho. Alguns de seus afluentes nascem aos pés do Pico da Pedra da Mina ( 2.797m) , formando um lindo rio com águas cristalinas e que corre entre imensas pedras em meio à mata nativa. Sua coloração esverdeada é impressionante. O acesso é difícil, com trilhas no meio de pastos, matas e descidas íngremes.

 

by

13. Lago Azul – Capitólio-MG

Foto: Anderson Freitas, 2016 - Formato retrato - Câmera Nikon D3100

Com água cristalina e uma pequena cascata, faz desse um dos pontos mais belos de Capitólio no sul de minas gerais.

by

14. Cachoeira do Bongue – Itabira – MG

A Serra dos Alves possui diversos atrativos entre eles a Cachoeira do Bongue, uma queda d'agua com 50 m de altura.

by

15. Delfinópolis / Serra da Canastra – MG

Cachoeira da Gruta - Delfinópolis - Foto: Kairo Aristides

Delfinópolis fica no sudoeste de Minas, está a 400 km de Belo Horizonte. A cidade faz parte do circuito turístico "Nascentes das Gerais" e tem como principal atração o Complexo do Claro, um conjunto de belas cachoeiras localizadas próximas ao centro da cidade. Em grande parte de seu território está o  Parque Nacional da Serra da Canastra e anexo a esse o "Vão da Babilônia", região com muitas pousadas e atrativos turísticos, rota de trilheiros e admiradores da natureza.

Mais informações sobre Delfinópolis você encontra aqui.

 

by

16. Unaí – MG

Cachoeira da Jiboia - Unaí/Uruana de Minas - MG | Foto: BrunoResende29/Wikimedia Commons.

A Cachoeira da Jiboia fica na divisa das cidades mineiras de Unaí e Uruana de Minas, no noroeste do Estado.
Em determinados pontos da cachoeira que tem mais de 140 metros de altura, é possível a prática de Rapel. Suas águas caem em um poço com cerca de 30 metros de diâmetro que no inverno exibe tons esverdeados.
Além desta cachoeira a cidade de Unaí conta ainda com as cachoeiras do Rio Preto, do Queimado, Zico Esteves, do Bebedouro, São Miguel e do Rosário; várias grutas e a imponente formação natural conhecida como Pedra do Canto.

by

17. Monte Santo de Minas – MG

Cachoeira da Retífica - Monte Santo de Minas - MG | Foto: Rainer Pfeiffer Novelli/Wikimedia Commons.

A Cachoeira da Retífica é formada por duas quedas d'água com cerca de 15 metros de altura cada. A cidade de Monte Santo de Minas fica no Sul do Estado.

by

18. Cachoeira de Tombos, MG

Tombos é um localizado na Zona da Mata Mineira, a 5 km da divisa com o estado do Rio de Janeiro. A cachoeira de 62m deu nome ao município e é ponto de início do Caminho da Luz, que leva até o Pico da Bandeira, terceiro cume mais alto do Brasil!

by

19. Guapé – MG

Cachoeira do Paredão - Foto: PMG

Guapé no Sul de Minas, é uma das cidades banhadas pelo Lago de Furnas, um verdadeiro paraíso das cachoeiras.  No Parque Ecológico do Paredão, que fica a 15 km do centro da cidade, você pode acampar e lá vai encontrar 3 belíssimas como a Cachoeira do Paredão, a da foto que abre o post.

Mais informações sobre Guapé e região você encontra aqui

by

20. Luminárias – MG

Cachoeira da Pedra Furada - Luminárias-MG - Foto: MK Expeditions

Luminárias é uma alternativa bem mais pacata e tranquila na região de Carrancas - MG.   Mais infos sobre Luminárias você encontra aqui

Cachoeira Serra Grande - Luminárias - MG - Foto: Jose Vasconcelos Neto

by

21. Parte alta da cachoeira Casca D’anta – São Roque de Minas

A parte que vc observa a cachoeira Casca D'antas fica em Vargem Bonita, a parte de cima fica em São Roque de Minas. Para herdar são 2h do centro da cidade, passando pela nascente do Rio São Francisco.

by

22. Cachoeira dos Cristais – Serra dos Alves / MG

by

23. Rio Acima – MG

Foto: Leões da Montanha

Rio Acima é um município de Minas Gerais com pouco mais de 8.000 habitantes e com muita história e belezas naturais. O acesso é muito fácil pois depois de Nova Lima seguindo a MG 030 tem diversas placas sendo impossível não encontrar.

Assim que chegamos pudemos notar que o local é muito calmo e muito convidativo. Apesar de pequeno, pode-se notar uma boa estrutura para o atendimento à turistas com várias padarias, locais para almoçar e lojinhas de lembranças.

Nós estávamos mais interessados em procurar cachoeiras e belezas naturais, por isso logo que chegamos, após passar a ponte da entrada da cidade paramos e perguntamos pela cachoeira do índio, a primeira pessoa que questionamos já nós disse com exatidão que viraríamos a esquerda do lado da famosa estação da maria fumaça e seguiríamos ali até uma estrada de terra.  O acesso é relativamente difícil porém todas as pessoas conhecem, então é muito difícil de você se perder.  Depois de alguns kms na estrada de terra passamos por um vilarejo ( neste ponto erramos, a estrada se bifurca sendo o lado esquerdo caminho para a cachoeira e o lado direito a entrada do vilarejo), e depois de pouco tempo já podíamos a vistar de longe a queda d´água no alto das montanhas.   Continuar lendo para + fotos e informações

by

24. Conceição do Mato Dentro – MG

Cachoeira do Tabuleiro - Foto e informações: Jairo Lopes‎ / Grupo Mochileiros

Cachoeira do Tabuleiro, situada na serra do Espinhaço, no município de Conceição do Mato Dentro. A trilha até o topo da cachoeira não é tão pesada e são cerca de 8km.  Já para ir ao poço na parte de baixo, são 2.5km em uma descida bem íngreme e caminhada entre as pedras no rio, porém a trilha é bem tranquila.   É cobrada uma taxa de 10 reais por pessoa para cada visita ao parque e não é necessário guia para ir em nenhum dos dois lados.

Mais informações sobre Conceição do Mato Dentro você encontra aqui

by

25. Ipoema / Serra do Cipó- MG

Cachoeira Alta — Ipoema
A Cachoeira Alta tem uma queda d’água imponente, que despenca de nada menos do que 110 m de altura. Considerada uma das quedas d’água mais bonitas de Minas Gerais, a cachoeira Alta é muito procurada por banhistas e por praticantes de rapel. O acesso é fácil, a 95 km de Belo Horizonte. A cachoeira fica em propriedade particular, a 11km da cidade de Itabira, e a entrada custa R$10.  Mais informações você encontra aqui

Topo da Cachoeira Alta - Foto: Hélio Prates

by

26. Cachoeira Estiva, Carvalhos-MG

Meu lugar favorito aqui da minha cidade!!

by

27. Cachoeira Nascente das Gerais – Delfinopólis

Lugar exuberante de beleza.
Cachoeira enorme.
Possui taxa de entrada R$ 20,00 por pessoa.
Melhor acesso por Sacramento.

by

28. Cachoeira Castelinho – Chapada Santa Rita /MG

Cachoeira Castelinho, localizada em Chapada Santa Rita, distrito de Lavras Novas, MG! De fácil acesso!

by

29. Cachoeira do Baú na Serra do Bateira Delfinopólis

Lugar de imensa gratidão a Deus.
Possui taxa de entrada de R$ 20,00 por pessoa.

by

Adicionar seu post

Image Código Embed

This field is required

Drop Image Here

or

Get image from URL

Maximum upload file size: 8 MB.

Processando, Aguarde um instante...

This field is required

por exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=WwoKkq685Hk

Supported Services:

Processando, Aguarde um instante...


Deixe um comentário

Log in

Esqueceu a senha?

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Enviando Arquivo…