Documentário relata vida de Mochileira Trans pela América do Sul

Em março de 2017, Natasha Roxy saiu do Rio de Janeiro rumo ao Paraguai com apenas 5 reais no bolso e uma mochila nas costas. A decisão de percorrer mais de 1.500 quilômetros de ônibus nasceu do desejo de ter uma vida diferente, de escrever sua própria história. O que Natasha não sabia é que dessa viagem nasceria também um projeto que hoje busca motivar outras pessoas como ela: mulher, transexual, negra e vivendo na América do Sul.

Denominado ‘Trânsnomade’, o documentário (em produção) também fornece uma perspectiva mais intimista da vida de Natasha. “Meu projeto surgiu da ideia de que eu poderia registrar minha trajetória como mulher transexual que não queria ter a expectativa que, em geral, as pessoas trans tem. Eu queria escrever o meu próprio destino”, conta a mochileira.
Apesar da ideia que de que ser mochileira emprega nuances de liberdade à mulher, Natasha revela que quando se é uma viajante transexual esse ideal ganha outros contornos.

transnomade01
Natasha em Cabo Polonio – Uruguai | Foto: Arquivo pessoal.

De acordo com idealizadora do Transnômade, seu maior desafio foi conseguir suporte e oportunidades, pois ela viajava com poucos recursos financeiros. Uma das maneiras que Natasha encontrou para seguir viagem foi usando plataformas como couchsurfing. Porém, a mochileira deixa o alerta: “às vezes a pessoa já olhava meu perfil e me bloqueava, sem nem ter o primeiro contato. Outras, a pessoa insistia em me tratar no masculino. Acredito que minha experiência no couchsurfing foi uma extensão do que vejo na sociedade. Pessoas que me fantasiam e transfóbicos. Mesmo assim, tive experiências boas e conheci gente incrível”.Outra maneira que Natasha encontrou para financiar sua viagem, foi se voluntariando em hostels em troca de hospedagem e às vezes de alimentação. Ela conta que a experiência é muito rica e que é onde ela pode viver mais um intercâmbio de vivências entre pessoas trans e cis de diversas partes do mundo. “Cisgêneros não esperam ver uma pessoa transgênero trabalhando em um hostel como recepcionista ou como hóspede de um hostel. É como se fosse algo incomum na cabeça dessas pessoas. Nesse sentido, também posso dizer que o objetivo do Transnômade é naturalizar a convivência entre pessoas trans e cis no universo mochileiro”, completa Natasha.

Confira abaixo o teaser do documentário:

Natasha e o Transnômade já passaram pelo Paraguai, Uruguai e em breve seguirão para Argentina.
Natasha esteve no Brasil para participar como uma das palestrantes do ‘1º Encontro Brasileiro de Mulheres Viajantes’, que aconteceu no último final de semana (27 e 28 de abril) em São Paulo.
Natasha também divide suas experiências no Instagram e YouTube.

transnomade02
Natasha participou de um dos painéis do I Encontro Brasileiro de Mulheres Viajantes | Foto: Arquivo pessoal.

Texto: Gabriela Oliveira e Redação.
Fotos: Natasha Roxy/Arquivo pessoal.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

1 comentário em “Documentário relata vida de Mochileira Trans pela América do Sul”

Deixe um comentário