Praias do litoral norte de SP estão liberadas mas cidades estão na Fase Amarela

Atualizado às 12h22 em 23/12/2020. Praias do litoral norte de SP entraram na Fase Vermelha, assim como todo o estado de São Paulo, durante Natal e Reveillon. Clique aqui para mais informações.

[Post atualizado às 07h13 de 05/12/2020 para acréscimo de informações*]

Com o anúncio da atualização das regras do ‘Plano SP‘, estratégia do governo do Estado de São Paulo no combate a Covid-19, e a proximidade do final de ano e temporada de Verão muitos municípios do litoral acenderem o alerta de preocupação já que em tempos normais a população local aumenta exponencialmente no período. A preocupação aumentou ainda mais com o fato de as praias da região terem ficado lotadas no último final de semana. Porém, decidiram manter o comércio ampliado (leia sobre mais abaixo) e a fiscalização deve ser intensificada.
No último dia 1° o governador João Doria, prefeitos e autoridades de 62 cidades se reuniram em vídeo conferência para falar sobre o rastreamento de casos de covid-19, ampliação de testagem, “uso obrigatório de máscaras e fiscalização rigorosa contra aglomerações e festas clandestinas.”
No litoral norte, Caraguatatuba e Ubatuba são as únicas que aparecem na lista de “cidades monitoradas para reforço no controle da pandemia”. No litoral sul, Guarujá e Itanhaém estão na lista.
A Fase Amarela do Plano SP “não fecha atividades econômicas, mas torna as regras de funcionamento mais rígidas. Estabelecimentos como bares, restaurantes, academias, salões de beleza, shoppings, escritórios, concessionárias e comércios de rua voltam a ter limitações de horário e capacidade de público.
O atendimento presencial em todos os setores fica restrito a dez horas diárias, sequenciais ou fracionadas, e 40% de capacidade. Os estabelecimentos terão que fechar o atendimento local até as 22h. Todos os eventos com público em pé estão proibidos na fase amarela.”, explica o portal do governo de SP.

praiadobonete maristelacolucci mtur
Vista da Praia do Bonete, em Ilhabela | Foto: Maristela Colucci/MTur.

As praias do litoral norte de SP estão liberadas?

Até a publicação deste post (12h30 de 03/12/2020) as praias do litoral norte de São Paulo estão liberadas, porém para o governo do Estado as cidades estão na Fase Amarela. Nesta fase os serviços e estabelecimentos citados acima (como explicado) têm capacidade e horário de funcionamento reduzidos, *porém as 4 cidades mais procuradas da região (Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião) decidiram manter o comércio ampliado durante a alta temporada. Uma das primeiras a se manifestar foi a cidade de São Sebastião que se mantém na Fase Verde do Plano SP (o prefeito da cidade falou sobre a decisão ao ‘Bora São Paulo’ da Band. Assista aqui).

De acordo com informações publicadas pelo Terra, citando o Estadão Conteúdo, Caraguatatuba terá o comércio funcionando 12 horas por dia com 60% de sua capacidade e limite de funcionamento até às 23h.
Não há restrições para as praias nem previsão de barreiras sanitárias. Meios de hospedagem podem ter 100% de ocupação.
A única proibição é para ônibus e vans com turistas de um dia.
Ubatuba segue as mesmas condições só que com bares e restaurantes fechando à meia-noite.
Ilhabela segue com o comércio funcionando até às 22h e com capacidade de até 60%. Não há restrição de acesso dos turistas à ilha pelo sistema de balsas e os meios de hospedagem podem ter 100% de ocupação.
A matéria na íntegra pode ser lida aqui.

Vale ressaltar que independente da fase em que se encontre uma cidade é preciso manter os cuidados como usar máscara cobrindo nariz e boca, higienizar as mãos  e não fazer aglomerações, por exemplo. Se isso interfere nos seus planos de viagem, melhor repensar.

Outro ponto a se considerar é que caso haja necessidade as prefeituras podem voltar atrás na decisão.

Se você tem interesse em ir para alguma das cidades (do litoral ou não) uma dica é colocar o nome da mesma no Google e clicar em “notícias”, outra é seguir ou consultar as redes sociais das prefeituras municipais ou os sites delas. Abaixo seguem os sites e as páginas do Facebook das prefeituras das seguintes cidades:

NOTA – Cada cidade, além de acatar ou não o plano elaborado pelo governo do Estado, também cria suas próprias regras para tentar conter o avanço do novo coronavírus. Guarujá, no litoral sul suspendeu a prática de esportes coletivos na areia, guarda-sóis e cadeiras, e instalou barreiras para impedir acesso de ônibus e vans de turismo, por exemplo.
As cidades têm acompanhado os casos dia a dia, portanto costumam agir conforme estes dados o que faz com que as regras possam mudar repentinamente, daí a importância de estar informado sobre, acompanhando o noticiário e comunicados oficiais.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário