Trilha Carrossel será inaugurada no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

No próximo domingo (16), o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros abrirá à visitação pública um novo atrativo: a Trilha Carrossel.
O percurso de 4,5Km em meio às belas paisagens do Cerrado conta com mirantes, cânion com pontos de banho, além de vias de escalada esportiva. A trilha leva à cachoeira Carrossel, mais uma do Rio Preto, até então intocada, dentro do Parque Nacional. A prática de canionismo no rio também será permitida, mas o visitante deverá procurar uma agência cadastrada para esse tipo de aventura.

14.09.2018 trilhachapada fernandotatagiba
Mirante na trilha | Foto: Fernando Tatagiba/ICMBio.
carrossel fernandotatagiba icmbio 01
Foto: Fernando Tatagiba/ICMBio.
carrossel fernandotatagiba icmbio 02
Foto: Fernando Tatagiba/ICMBio.

O parque

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Colinas do Sul, no nordeste do Estado de Goiás. Além das paisagens de rara beleza, diversas formações vegetais, rochas com mais de um bilhão de anos, centenas de nascentes e cursos d’água, preserva áreas de antigos garimpos como parte da história local. Desde 2001 é Patrimônio Natural da Humanidade (pela UNESCO).

Outros atrativos

Além da beleza cênica e da nova trilha, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros conta com outras trilhas:
Travessia das Sete Quedas – pode ser percorrida em 2 ou 3 dias e é preciso agendamento prévio para fazê-la (aqui). Esta trilha está aberta na estação seca, de junho a outubro.
O nível de dificuldade da travessia que tem 23,5Km é considerado muito pesado.
Trilha dos Saltos – esta trilha tem cerca de 11Km ida e volta e os níveis de dificuldade são pesado (saltos e corredeiras) e moderado (só corredeiras).
Trilha dos Cânions – com cerca de 12Km ida e volta tem nível de dificuldade considerado moderado superior.
Trilha da Seriema – com nível de dificuldade muito leve, tem cerca de 800m ida e volta. O percurso se dá em terreno plano e bem marcado, sendo recomendada também para crianças, idosos e grávidas.
Todas as trilhas do parque têm um limite de visitantes por dia (30 pessoas acampadas/noite, 250 visitantes/dia, 200 visitantes/dia e 30 visitantes/dia, respectivamente).

A unidade de conservação é aberta à visitação de terça a domingo e em casos de feriados também às segundas-feiras (neste caso, fecha no primeiro dia útil subsequente) das 8h às 12h para entrada. Até às 18h é a saída.
A entrada do parque está no distrito de São Jorge, a 36Km da cidade de Alto Paraíso de Goias. O caminho de São Jorge até a portaria fica a menos de 1Km, sendo possível ir caminhando, de carro, moto ou carro. Em época de férias escolares e feriados prolongados o estacionamento lota e a estrada de acesso ao parque pode ficar intrafegável, portanto é recomendado deixar seu veículo em São Jorge.

Recomendações

Febre Amarela – A prefeitura de Alto Paraíso orienta que “ao programar sua viagem para a Chapada dos Veadeiros (…) tome a vacina da Febre Amarela com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da sua viagem”.
Além das recomendações básicas para qualquer caminhada como uso de roupas e calçados adequados, proteção solar, além de levar água e alimentos leves a administração do parque alerta que “caminhar no Cerrado, mesmo com tempo nublado, é uma atividade muito desgastante”, então prepare-se para a caminhada.
Aqui há uma lista com os condutores cadastrados e autorizados a trabalharem no Parque Nacional.

Mais informações sobre o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros podem ser conferidas aqui e trilhas em Goiás (incluindo as da Chapada dos Veadeiros) e Distrito Federal, aqui.

Com informações do Ministério do Turismo e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário