Ir para conteúdo

Bolivia: A história de uma aventura pelos melhores destinos do País


Posts Recomendados

  • Membros

Há um tempo atrás, realizei com minha esposa uma memorável viagem à Bolívia, definitivamente um país cheio de surpresas. Foram apenas duas semanas, mas com um bom planejamento de viagem, retornamos para casa com a sensação de termos aproveitado ao máximo e conhecido a maior parte dos destaques deste país cheio de belezas naturais - aliás, um prato cheio para este entusiasta da fotografia que vos fala. A seguir está um resumo que montei especialmente para o fórum Mochileiros com os principais destaques da viagem, sendo que no início de cada parte, deixei um atalho para o relato completo das mesmas, em narrativas repletas de fotos que ajudam a contar toda a história desta memorável aventura. Espero que gostem!

 

A VIBRANTE LA PAZ:

A cidade de La Paz marcou o início da nossa viagem pela Bolívia, após entrarmos no país de madrugada via Santa Cruz de La Sierra e pegarmos outro voo de manhã cedo até esta cidade colorida, intensa e de identidade própria, por conta disso extremamente interessante.

 

Viagem à Bolívia, parte 2 - La Paz, Vibrante e Colorida

la-paz-9861.jpg

onibus-la-paz9777.jpg

 

A REGIÃO DO LAGO TITICACA E A ILHA DO SOL

Logo em seguida à chegada em La Paz, pegamos um ônibus para a região do Lago Titicaca, cujo lado boliviano pode ser visitado a partir da pequena cidade de Copacabana. No dia seguinte à chegada, após nos recuperarmos de alguns efeitos indesejáveis da soroche – o mal da altitude, tomamos um barco rumo à Ilha do Sol, a maior do Lago Titicaca. Chegando lá, desembarcamos na comunidade do lado norte da ilha, onde contratamos um guia local para nos conduzir por uma caminhada até o lado sul da Ilha do Sol.

 

Viagem à Bolívia, parte 3 - Lago Titicaca e Ilha do Sol

monte-calvario-copacabana-9298.jpg

boi-9363.jpg

incas-9503.jpg

 

 

DESCENDO DE BICICLETA A ESTRADA MAIS PERIGOSA DO MUNDO

Em um momento mais “radical” da viagem, descemos de bicicleta uma antiga estrada que despenca nada menos que 3.600 metros, da altitude de La Paz até a cidade de Coroico, já na Amazônia boliviana. É conhecida como Death Road, ou “a estrada mais perigosa do mundo”.

 

Viagem à Bolívia, parte 5 - Estrada da Morte: De La Paz a Coroico na Bolivia

DSC_0111.JPG

DSC_0096.JPG

 

 

O SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE TIAHUANACO

Tendo sobrevivido à descida de bicicleta pela estrada da morte, fomos visitar o sítio arqueológico de Tiahuanaco, onde estão as ruínas da mais antiga cidade da América do Sul. Acredita-se que a cidade tenha sido a precursora das civilizações andinas pré-colombianos, incluindo Machu Picchu.

 

Viagem à Bolívia, parte 6 - Tiahuanaco: A Origem dos Incas e de Machu Picchu

DSC_0259.JPG

DSC_0235.jpg

 

 

O SALAR DE UYUNI

 

Viagem à Bolívia, parte 7 - Salar de Uyuni

salar-de-uyuni-0525b.jpg

isla-del-pescado-0446b.jpg

 

Das proximidades de La Paz tomamos um ônibus noturno que nos levou até a pequena cidade de Uyuni, um vilarejo com ares de velho oeste, isolado no altiplano andino e ponto de partida para uma excursão de 3 dias pelas regiões mais inóspitas do país – o Salar de Uyuni, um gigantesco deserto de sal, lugar sem igual no planeta.

 

 

O DESERTO DE SUD LIPEZ

Durante a excursão ao Salar de Uyuni, percorremos ainda o deserto de Lipez, no extremo sul da Bolivia: um lugar a inóspito e selvagem, mas incrivelmente colorido e deslumbrante.

 

Viagem à Bolívia, parte 8 - Um Exuberante Deserto no Altiplano da Bolivia

flamingo-laguna-colorada-0603.jpg

sud-lipez-bolivia-0568.jpg

arbol+de+piedra.JPG

 

 

A EMBLEMÁTICA CIDADE DE POTOSI

A nossa viagem à Bolívia terminou com uma visita à Potosi, que fica a 4.000 metros, de altitude, o que faz dela uma das mais altas cidades do mundo. A cidade foi protagonista de um dos episódios mais marcantes na história da América Latina, tudo por causa das imensas jazidas de prata que fizeram Potosi viver momentos de esplendor, seguido de um triste e trágico declínio.

 

Viagem à Bolívia, parte final - Sucre e Potosi: Capital da Bolivia e da Prata

catedral-potosi.jpg

DSC_1016.jpg

 

E assim chegava ao fim nossa aventura na Bolívia, uma viagem onde perrengues, e experiências insólitas se fazem presentes diariamente. No entanto, mais do que isso, um país surpreendente, que nos rendeu lindas imagens e muitas reflexões sobre como um país tão belo e tão rico em recursos naturais pode ao mesmo tempo ser tão pobre, exatamente como comenta o escritor uruguaio Eduardo Galeano em seu famoso romance As veias abertas da América Latina. Mas acima de tudo foi uma viagem inspiradora, que nos motivou a nunca deixar nossas mochilas muito tempo de lado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Realmente a Bolívia é um país incrivelmente belo e barato, um ótimo destino para todos. sem falar que, ao modo deles, recebem muito bem os brasileiros. Cara, gostei muito das suas fotos, essa da iglesa san francisco mesmo, pirei no angulo que vc bateu a foto, esse ano vou tentar tirar uma no mesmo angulo, pegando as encostas de el alto ao fundo.

Aquela foto de copacabana foi tirada do alto do cerro calvário? vc que tirou? incrível! esse ano eu crio coragem e subo, auhauahau.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Realmente a Bolívia é um país incrivelmente belo e barato, um ótimo destino para todos. sem falar que, ao modo deles, recebem muito bem os brasileiros. Cara, gostei muito das suas fotos, essa da iglesa san francisco mesmo, pirei no angulo que vc bateu a foto, esse ano vou tentar tirar uma no mesmo angulo, pegando as encostas de el alto ao fundo.

Aquela foto de copacabana foi tirada do alto do cerro corá? vc que tirou? incrível! esse ano eu crio coragem e subo, auhauahau.

 

Oi Aletucs! Sim, todas as fotos são minhas. A de Copacabana foi tirada de cima do Cerro Calvário (não sei se também chamam Corá) bem na hora do pôr do sol, por isso a foto ficou bonita daquele jeito. E sim, subir até lá é bem cansativo devido os 4.000m de altitude, minha esposa até passou mal com a soroche, mas indo devagar dá para encarar bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...