Ir para conteúdo

Bolívia com fotos e preços - 15 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Após ler mtos relatos aqui, montei meu mochilão para a Bolívia em outubro de 2011 e gostaria de compartilhar com vcs!!!

Como tinha apenas 15 dias para viajar, decidi ficar apenas na Bolívia, pois gostaria de conhecer bem o país, viver um pouco da cultura local que é mto interessante!!!

 

Meu roteiro incluiu La paz (Tiwanaku, Downhill pela estrada da morte, Chacaltaya), Copacabana (isla del Sol), Uyuni (roteiro de 3 dias pelo Salar), Potosí, Sucre!!! Eu recomendo todos esses locais!!!

 

04-10-11 - SP - La Paz: Comprei passagem aérea pela Aerosur linhas bolivianas e com as taxas paguei R$ 557. O avião é de otima qualidade e o voo foi tranquilo, sai de SP as 16 horas, fiz escala em Santa Cruz de la Sierra e as 21 horas estava em La PAz. Estava um pouco apreensivo devido a diferença de altitude, mas não tive nenhum problema com o soroche. Havia reservado no Brasil o Hostel LOKI La Paz, do qual não tenho nehuma reclamação, otima localização, povo animado, chuveiro mto bom, preço acessivel!!!|E a reserva não precisa de deposito antecipado.

 

05-10-11 - La Paz (Tiwanaku) - O primeiro dia, saimos para conhecer a cidade, La Paz é sensacional uma mistura cultural que é impossível de descrever. O mercado de las Brujas vale e mto a visita. Além de conhecer a cidade fomos fazer o passeio das ruinas de Tiwanaku.. é um passeio interessante mas de todos os que eu fiz na Bolivia foi o que eu menos gostei. Aproximadamente 1:40 min de La Paz. La voce tem oportunidade de visitar museu e as ruinas.

 

P1000405.JPG.6e505b8e685c627eaf1792405349980f.JPG

 

P1000371.JPG.d7ee4c4a5c90cc5bff4199d9f38da6a8.JPG

 

P1000459.JPG.45e6aa21afc4e4927befce5ebc46de88.JPG

 

P1010467.JPG.16f95e62f79e024ad968469acd657e4d.JPG

 

06-10-11 - La Paz (Downhill pela estrada da morte) - Simplesmente sensacional, 4 horas de pura adrenalina. Reservamos pela agencia Oasis a bike intermediária por um preço de 315 Bolivianos com tudo incluso. Os equipamentos são mto bons, os guais bem animados e o tour vale mto a pena. Estava um dia mto chuvoso e com neblina o que deixou o passeio ainda mais emocionante. O passeio inicia 7 horas da manha com um cafe da manha na agencia, depois seguimos de van até o ponto onde começariamos a descida. O passeio leva o dia todo, pois o downhill termina la pelas 2 da tarde, ai almoçamos e retornamos para La Paz (aprox 3 horas de viagem), chegando em La PAz pelas 5:30 da tarde.

 

P1440886.JPG.1fd40884bd7a458c0c65b28162838124.JPG

 

P1440899.JPG.b7891768136ef2161c22e5e665310535.JPG

 

P1440985.JPG.3283c90114971e931e6b00923917badb.JPG

 

 

07-10-11 - La Paz - Copacabana - Saimos do hostel bem cedo (7:30 da manha) e seguimos para o terminal rodoviario perto do cemitério de van (1,5 bolivianos) para comprar passagem para Copacabana. Aproximadamente 3 horas de viagem, chegando la em Copacabana pegamos a barca 13:30 para Isla de Sol. Apos 1 hra e meia de viagem chegamos na parte sul (mais turistica e com melhor infraestrutura) e de la pegamos outra balsa para a parte norte onde pretendíamos passar a noite. A parte norte não tem mtas opções de hospedagem, ficamos em uma casa perto do local onde se chega de balsa..pelo que falaram era um dos únicos locais que tinha agua quente, pagamos apenas 20 bolivianos .. Fizemos a trilha até a Roca Sagrada...e tivemos a oportunidade de ver um por do sol sensacional, um lugar de mta paz, qse deserto, que para quem já viu Senhor dos Anéis lembra mto o Condado dos Hobbits... Na trilha é possivel observar alguns moradores em suas casa primitivas, tivemos a oportunidade de ver um flautista tocando suas vacas no meio do nada com uma musica local...simplesmente sensacional!!!Dormimos na parte norte e bem cedo acordamos para fazer a trilha a pé até a parte sul (3 horas de caminhada) da ilha para pegar a balsa para voltar a Copacaba que sai as 10 da manha.

 

P1000521.JPG.81a91992fd6fa00c9feb5b20d5c45373.JPG

 

P1000544.JPG.9ea995313a09b2d9d84936ecfcf1f32e.JPG

 

P1000646.JPG.6e99798160ae819fc6ea591b9870decd.JPG

 

P1000581.JPG.de33d4c85705c214dffe9369ad76abc3.JPG

 

P1000555.JPG.a3bea1533ee3115afa72b0a000bf5db4.JPG

 

08-10-11 - Isla Del Sol- Copacabana- La Paz - Uyuni: Acordamos bem cedo e apos o nascer do sol ja estavamos na trilha para a parte sul..a trilha é mto bel sinalizada e as vistas do titicaca valem a caminhada. Apos 3 horas estavamos na parte sul, onde pegamos a balsa para voltar a Copacabana e de la pegar um onibus para La Paz.. Nosso onibus saiu as 14 hras de Copacabana e as 17 estavamos em La Paz na rodoviaria, onde já pegamos onibus para Uyuni (seriam 12 horas de viagem) por um preço de 100 bolivianos (aproximadamente 25 reais). O onibus era meio precário, a viagem meio tensa como todas pelas estradas bolivianas. Aqui uma dica: para quem tem rinite elergica que nem eu não esqueça o anti histaminico, pois os cobertores do onibus sao um prato feito para a rinite!!!!Após 12 horas estavamos em Uyuni

 

P1000676.JPG.43283cca6271cea0514286ae326907aa.JPG

 

09-10-11 - Uyuni - Uyuni parece uma cidade no meio do nada, chegamos la pelas 7:30 da manha, mas todo o comércio estava fechado..aproveitamos para tomar um cafe da manha rápido, escovar os dentes. La pelas 8:30 começam abrir as empresas de turismo..acho q o preço delas sao parecidos..Fechamos com a Turismo el deserto o tour de 3 dias por 650 Bolivianos, com tudo incluso inclusive as refeições e hospedagens (na verdade a entrada para a laguna Colorada é a parte 115 bolivianos). O nosso guia Jaime era mto simpático e nos ajudou bastante. O primeiro dia de viagem inclui o cemitério de trens, visita a uma fabrica artesanal de sal, isla do pescado (mto interessante) e a noite termina em um hotel de sal...A 4x4 geralmente leva 6 turistas mais o motorista!!!Nosso grupo era mto divertido o que tornou a viagem ainda mais legal.

 

 

P1000727.JPG.28d8cb07b0804bcc52069cfb3a6fa3bb.JPG

 

P1000792.JPG.d3e77f8f200a90855a09df205d1c02a6.JPG

 

P1000759.JPG.c90f2e0ca3d06fc23a3c0f60a2f1f666.JPG

 

10-10-11 - Uyuni - O segundo dia do tour envolve várias lagunas (Colorada, Hedionda, canapã) e acho que é o ponto alto do tour...só estando la para entender o que estou falando. A noite dormimos em um vilarejo sem chuveiro..mas como faz mto frio..isso não tem tanto problema assim!!hehehehehehe

 

P1010022.JPG.89f506d50f47525da52500541db7614a.JPG

 

P1000936.JPG.4be654f553d432060b6af3c682582857.JPG

 

P1000878.JPG.e97679238d3e6b6c1f48753e4e497b83.JPG

 

 

11-10-11 - Uyuni - O terceiro dia do salar passa pelo vulcão Sol de la manana, geiser e as aguas termais de Polques... Vale a pena ter coragem e entrar na agua.. Fora fazia dois graus negativos e dentro da agua 30 positivos..mas eu garanto que vale mto a pena passar frio e entrar nessa agua, pois depois que esta dentro a sensação é indiscritivel. Posso dizer que o tour do salar é o ponto alto da viagem, com certeza inesquecível!!!

 

P1010064.JPG.02312bdd59ed8e29b9ee08e8af2e3d73.JPG

 

P1010092.JPG.87d76d344fa384ca2928f881c92deb6d.JPG

 

P1010109.JPG.b43aad4c469c12a41f60d039c471e5ee.JPG

 

12-10-11 - Uyuni - Potosi. Chegamos do tour la pelas 6 da tarde, com mtas histórias e imagens na memória...Já em uyni compramos passagem para Potosi (não lembro o preço da passagem mas deve ser em torno de 30 bolivianos) ainda naquela noite...nosso onibus partiria as 19 horas, com 5 hras de viagem. As estradas novamente mto ruins, a maioria de estrada e sem nenhuma sinalização. Chegamos em Potosí proximo a 1 da manha..nao tinhamos reservado nenhum hostel e por sorte encontramso 2 australianas que estavam indo para o Hostel Koala Den...pra falar a verdade mta sorte, pois foi o melhor hostel da nossa viagem..localização boa, o melhor cafe da manha da Bolivia e o preço igual aos demais locais que nos hospedamos. Totalmente REcomedado. A diária ficou em torno de 40 Bolivianos - aproximadamente 10 reais.

 

13-10 -11- Potosí. Saimos para conhecer a cidade que por sinal é mto bonita, com varias construções históricas..combinamos de almoçar com as espanholas que haviam feito o tour pela salar com a gente.... Ficamos no hostel descansando um pouco, pois desde que iniciamos a viagem não tivemos nenhum dia de pernas pro ar!!!A noite caminhamos mais um pouco pela cidade e fechamos o tour para o outro dia pelas minas.

 

14-10-11 - Potosí - Fizemos o tour pelas minas ainda pela manha..o tour é sempre de um período e vale mto a pena..tenho certeza que apos conhecer os mineiro vc jamais vai reclamar do seu trabalho!!!!!!!! O modo de serviço deles é mto mas mto pesado com carga horaria de ate 17 hras diarias de trabalho pesado!!!O mais interessante é que eles são mto mas mto simpáticos!!!!O preço do tour fica em torno de 70 Bolivianos. A noite pegamos outro onibus para nosso proximo destino : Sucre. A viagem é relativamente curta até Sucre..nao lembro ao certo mas acho que 3 hras...

Chegamos em Sucre 10 da noite e apesar de ser uma das maiores cidades bolivianas, é o pior lugar para conseguir um Hostel..pois qse nenhum deles oferece café da manha e os preços são os mesmos ou até mais caros que os demais hostels da viagem. a primeira noite dormimos em um lugar meio sinistro, só tinha nós e mais um coreano de hospedes e o lugar era estranho demais. Logo cedo já nos mudamso para uma pousada

 

P1010190.JPG.7710715794797731c1534e6d3c6e4d88.JPG

 

15-10-11 - Sucre: Sucre é chamada de cidade branca e olhando para as fachadas das casas da para entender o porque. A cidade é mto bonita mas um dia, no máximo dois sao suficientes para conhece-la. Nós tivemos o azar de pegar as eleições para o judiciario na Bolivia..o que quer dizer que alem da lei seca desde sexta feira nao havia onibus pra nenhum lugar pois devido as eleicoes as estradas estavam fechadas!!!! Nos hospedamos na Pousada Sao Marcos - simples, limpa, bem localizada e foi o melhor custo beneficio. O mercado público de Sucre é algo imperdível...comer uma saltenã, choriço diversas frutas frescas

 

P1010289.JPG.0ba22299a752f04745c0269b915e7385.JPG

 

16-10-11 - Sucre - Ja haviamos visitado Sucre e queriamos voltar para La paz mas devido as eleiçoes estavamos presos em Sucre..nos informaram que a noite (era domingo) apos as eleiçoes haveria onibus para la Paz, fomos ateh a rodoviária e conseguimos passagem para la paz (mais 12 hras de viagem) para as 19 hras..qdo nos apresentamos para embarcar descobrimos que o onibus havia sido cancelado e portando ficariamos mais um dia em Sucre...recebemos nosso dinheiro de novo d apassagem e retornamos para o hostel

 

P1010327.JPG.b1480ef2fef728d681ad7d7708e9cf25.JPG

 

17-10-11- Sucre - Mais um dia presos em Sucre!!!Passeamso pelos mesmos lugares, fomos ao cemitério que é mto bonito, voltamos ao mercado publico e a noite finalmente conseguimos passagem para La Paz por 75 bolivianos (esse foi o melhor onibus da viagem - super confortável)!!!Ah como gostariamos de fazer o chacaltaya ligamos de Sucre para a empresa El Solário e reservamos para a manha seguinte, ja que esse passeio tem q ser resevado no dia anterior.

 

18-10-11 - La Paz - Chegamos cedo e fomos direto para a El solario para subir o Chacaltaya...esse passeio vale mto a pena, apesar de ser o ponto mais alto e portanto com mkaior possibilidade de sentir os efeitos do Soroche, vale mto a pena!!!!

 

P1010398.JPG.b300644421706fac78fd518486b5413c.JPG

 

P1010423.JPG.69159ceb1769100c8c4678256561ea8b.JPG

 

 

19-10-11 - La Paz - SP - de volta ao Brasil!!!

 

GASTO TOTAL: Incluindo passagem aérea : R$ 1700.

 

Impressões: Com certeza uma viagem que eu recomendo mto, além de ser barata, a Bolívia é um país sensacional, mto rico em cultura e belezas naturais!!!

Em relação aos medos que eu tinha antes de viajar em relação ao soroche e a comida local que mtas pessoas passam mal ..eu posso dizer que não tive nenhum problema...Tomei cuidados básicos para não passar mal com a comida e tudo ocorreu bem!!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 63
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Oi KekaMC

 

Eu levei dolares e troquei la por bolivianos...na verdade troquei uns 10 dólares no aeroporto para ter p taxi e depois nas casas de cambio em la Paz..o câmbio dólar boliviano estava em torno de 6,90.

Em relação ao clima, estava mto frio...sou catarinense e acostumado com frio..mas no tour do deserto confesso que passei bastante frio!!!

 

Bom é isso, espero ter ajudado!!!Boa viagem!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Paulo, muito bacana seu relato! Sucinto e ao mesmo tempo completo! Você foi em todos os lugares que eu irei agora em janeiro(daqui uns dias) rsrsrs.. e a parte que mais gostei foi do seu gasto.. hehe.. acho que estou exagerando no planejamento dos meus gastos.. olha só meu trajeto.. irei eu e um amigo, no meu carro.. Moro em Porto Velho-RO(do lado aqui do Peru e Bolívia) rsrsrs..

Porto Velho-Cuzco(macchu Pichu)

Cuzco-La Paz(dae em La Paz o carro fica no hotel, e quero fazer o Donwiln, Chacaltaya, Copacabana, Uyuni...

La Paz-Porto Velho

Estamos planejando uns 18 dias, no máx uns 22 dias...estava pensando em uns 8, 10 mil para os dois.. mas acho que não vai tudo isso né?

 

hehehe

 

Um Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Oi Paulo, muito bacana seu relato! Sucinto e ao mesmo tempo completo! Você foi em todos os lugares que eu irei agora em janeiro(daqui uns dias) rsrsrs.. e a parte que mais gostei foi do seu gasto.. hehe.. acho que estou exagerando no planejamento dos meus gastos.. olha só meu trajeto.. irei eu e um amigo, no meu carro.. Moro em Porto Velho-RO(do lado aqui do Peru e Bolívia) rsrsrs..

Porto Velho-Cuzco(macchu Pichu)

Cuzco-La Paz(dae em La Paz o carro fica no hotel, e quero fazer o Donwiln, Chacaltaya, Copacabana, Uyuni...

La Paz-Porto Velho

Estamos planejando uns 18 dias, no máx uns 22 dias...estava pensando em uns 8, 10 mil para os dois.. mas acho que não vai tudo isso né?

 

hehehe

 

Um Abraço

 

 

Fala brother...

Com certeza não irão gastar isso, mas tudo depende de como vcs irão querer ficar, mas mesmo vocês ficando em locais bem mais caros do que o normal para o padrão local, tenho quase certeza que essa grana aí dá de sobra, eu estarei indo em janeiro, dia 28, vou ficar aproximadamente 35 dias, saindo de Belo Horizonte, e minha estimativa é de gastar no máximo 3500, isso sobrando e passando bastante do gasto real que vou ter segundo calculos e relatos da galera que foi seguindo um roteiro parecido com o meu, qualquer coisa se interessar te mando a planilha de gasto do meu roteiro para você ter uma base.

Vlw, abç !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Oi KekaMC

 

Eu levei dolares e troquei la por bolivianos...na verdade troquei uns 10 dólares no aeroporto para ter p taxi e depois nas casas de cambio em la Paz..o câmbio dólar boliviano estava em torno de 6,90.

Em relação ao clima, estava mto frio...sou catarinense e acostumado com frio..mas no tour do deserto confesso que passei bastante frio!!!

 

Bom é isso, espero ter ajudado!!!Boa viagem!!!

 

vlw pela resposta Paulo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Rick PVH

 

Então cara..acho que a tua grana vai sobrar!!A gasolina na bolivia é mto barata .. e mesmo os onibus entre as cidades sao mto em conta..Pra vc ter noção como as coisas na Bolivia são baratas:

- uma viagem de 12 horas entre La Paz e Uyuni de busão sai por 100 bolivianos (aproximadamente 25 RS)

- Os hostels com quarto coletivo ficam em torno 10-15 Rs inclunindo café da manha na maiorioa deles

- O tour pelo salar de uyuni com 3 dias, rodando 850 Km, 4 refeições diárias, duas noites de hospedagem (uma em um hotel feito de sal) fica menos de 200 R$

- O Downhill de bike saiu em torno de 80 reais

 

Então esses são só alguns exemplos de como o pais é barato..eu não me privei de nada, fiz tudo que eu queria e os gastos mesmo assim foram baixos como vc pode ver!!

 

Desejo uma ótima viagem, tenho certeza que vc vai curtir mto a BOLIVIA!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Brother...

Uma boa dica que pode te ajudar a elaborar sua planilha de gasto é esse site:

http://www.calculoexato.com.br/parprima.aspx?codMenu=ViagensOrcamento

nesse site vc irá simular sua viagem, podendo detalhar gastos com alimentação, transporte, e vários outros gastos

Vale a pena dar uma conferida nele, fica aí essa dica tb...

Vlw abç !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...