Ir para conteúdo

Cusco - 1 Semana - Dicas e Sugestões


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Estive em Cusco em duas oportunidades, em dez/jan de 2013 e julho 2013. Escrevi um e-mail para ajudar alguns amigos, mas só agora estou postando aqui no fórum.

 

Peguei todos os e-mails bagunçados que mandei para as pessoas e montei essa sugestão mais arrumadinha! Levei algumas horas mas valeu a pena!

 

US$ = dólar

$ = soles

 

Câmbio: Em Cusco, julho/2013, R$ 1,00 fica variando para $ 1,14 para $ 1,18 ($ = Soles). Você pode perguntar a cotação e depois disso mandar um "e se eu trocar X?", eles melhoram. ;)

 

 

Hospedagem: Pariwana - Esse hostel é irado! Cheguei a me hospedar também em outros dois e conheci alguns através da galera que conheci, mas esse é TOP!

Reserva: http://www.hostelworld.com/hosteldetails.php/Pariwana-Hostel-Cusco/Cusco/38610

Site: http://www.pariwana-hostel.com/pariwana-hostel-cusco.php

Você pode fazer a reserva direto com eles no site, mas acho o Hostel World mais seguro!

Feche translado do aeroporto com o hostel. É BEM mais em conta. Paguei $ 12 do aeroporto de Cusco ao Pariwana. Teve gente pagando 40... 50 soles... caso o seu hostel não feche o translado, não pague mais do que $ 15,00 no taxi do aeroporto para a Plaza de Armas... Se tiver de saco cheio de negociar aceite por $ 20,00... O preço correto são $ 10,00 se não me engano!

 

 

Dias para antes de sair do Brasil:

1) Leia o máximo possível sobre os Incas;

2) Assista TUDO o que encontrar no Youtube sobre Peru, Incas e os lugares citados abaixo;

3) Não dei de assistir o documentário Eram os Deus Astronautas (

). ATENÇÃO: chances de virar ateu depois de assistir! ehehehehheeh

 

 

Pacote Cusco X Machu Picchu: A primeira vez eu comprei um pacote em Cusco por US$ 240,00, o pacote incluiu van de Cusco X Ollantaytambo, Trem de Ollantaytambo X Águas Calientes, uma noite em Águas Calientes, ônibus Águas Calientes X Machu Picchu, guia e ticket para MP.

ACHO QUE NÃO VALE A PENA fechar esse pacote! Vá por conta própria... Compre os tickets nos links abaixo e siga o roteiro!

 

 

Ticket para Machu Pichu: http://www.machupicchu.gob.pe/

Não deixe de incluir Huayana Picchu na compra! Huayana Picchu é a montanha que fica em frente a MP... Aquela grandona da tradicional foto... São 400 pessoas por dias divididas em dois turnos, acho que de 7h as 9h e de 9h as 11h... Isso para a entrada! Você pode ficar lá dentro quanto tempo quiser!

 

 

Trem para Água Calientes:

http://www.incarail.com/ (mais barata)

http://www.perurail.com/ Você troca o bilhete na agencia da cia, fica na Plaza de Armas. Você vai precisar ir na agência com o comprovante de pagamento para trocar pelo bilhete, não se esqueça de levar o documento que informou na compra E O CARTÃO USADO!

 

 

Agência:

Tem muuuuitas, mas eu indico essa aqui:

TREBOL - Calle Ruinas, 419 - Cusco - Peru

 

 

Livro: a maioria dos guias, se não todos, usam o livro abaixo para se guiarem... Acho que vale muito comprar esse livro no primeiro dia! Tem gente que faz os passeios por conta própria só com o livro, eu particularmente acho que juntar os dois é o ideal! Aquilo lá respira história!

Valor em julho/2013 = $ 50,00

Escrevendo esse e-mail eu achei esse livro em um sebo na internet por R$ 16,00 - COMPRE!

https://sebodomessias.com.br/livro/arqueologia/cusco-y-el-valle-sagrado-de-los-incas.aspx

 

 

Boleto Turístico: Esse é um ticket que você paga uma vez e entra em diversas atrações, você pode comprar no inicio do City Tour ou adiantar e comprar no primeiro dia... Você compra ele na Calle del Sol em frente a Qoricacha, é só perguntar que acha sem problemas...

Valor em julho/2013 = $ 130,00

 

 

Algumas atrações que não citei no roteiro: Museu Pré-Colombiano, Museu Inca, Museu da Coca, Bairro San Blas, Mercado de Cusco, etc.. Tem MUITOS museus!

Valle Sagrado de quadriciclo, parece que você mesmo vai dirigindo por volta de 3h;

Maior Bungge Jump da América Latina. ACHO que 200 soles com transporte, salto, camisa e certificado;

Parapente pelo Valle Sagrado.

 

 

Dicas:

1) Conheci uma galera que teve objetos roubados nos bolsos de trás da calça;

2) Ande com o celular, ACHO que todos os restaurantes possuem WiFi. É só pedir a senha. O atendimento sempre demora;

3) A promoção mais cara do MC Donald's custa 18 Soles;

4) Os lugares não oferecem, mas existe a Cusqueña de trigo que é BEM mais gostosa e geralmente é o mesmo preço.

 

 

SUGESTÃO DE ROTEIRO:

Vou tentar fazer uma sugestão de como dividir os dias da melhor maneira, fiz uma divisão por ordem de atrativos, do mais "caído" ao carro-chefe, Machu Picchu:

 

1.DIA

Dar uma volta pela cidade, trocar dinheiro, comprar o livro, comprar boleto turístico, ir nas agências pesquisar valores e fechar os passeios!

 

2.DIA

Feche o passeio no dia anterior para o inicio na parte da manhã. O City Tour dá uma volta pela cidade a pé e depois pega um ônibus para ir em uns pontos nos arredores da cidade. Catedral de Cusco, Qoricancha, Sacsayhuaman, Qenqo, Pucapucara, Tambomachay.

Valor em julho/2013 = $ 15,00

 

3.DIA

Fazer o passeio para Maras Moray. Maras e Moray

Você pode fazer esse passeio de bike, mas eu ouvir dizer que é cansativo DEMAIS e não vale a pena!

Valor em julho/2013 = $ 30,00

 

4.DIA

Fazer o passeio para o Valle Sagrado. Esse passeio percorre os seguintes lugares: Mercado de Pisac, Ruínas de Pisac, parada em Urubamba para almoço, Ollantaytambo e Chincero.

 

Aqui eu sugiro uma pequena modificação no passeio oferecido pelas agências. Antes de mais nada veja se o passeio vai seguir a ordem que eu coloquei, deixando Ollantaytambo em penúltimo e Chinchero em último.

Eu sugiro que você feche o passeio do Valle Sagrado e avise ao guia que você vai ficar em Ollantaytambo e não vai seguir a Chincero. Ollantaytambo é a cidade que você deve pegar o trem para Águas Calientes (Machu Picchu), essa cidade fica algumas horas de Cusco. Acho que vale muito fazer esse esquema, dormir em Ollantaytambo uma noite e pegar o trem para Águas Calientes as 6h da matina! Assim você economiza grana e cansaço de mais uma viagem a Ollanta, consegue chegar "descansado" no trem e dorme em uma cidade super bem maneira... É irado parar para tomar uma cerva vendo as ruínas de Ollanta desaparecendo na escuridão da noite... Conheci uma galera maneira por lá. Maior climão de mochilão.

Chinchero não tem nada demais... Vale muito deixar de ir para fazer esse esquema.

Valor em julho/2013 = $ 25,00

 

5.DIA

Partir ainda escuro para a estação de trem... Ollanta é muito pequena, mas se tiver atrasado e com peso, paga um tuk-tuk, uma espécie de moto-taxi ($ 2,00) e ele te leva... Os caras ficam no inicio da rua da estação.

Já que você vai sair de madrugada, avise na recepção assim que você chegar no hostel, eu acredito que a maioria deles preparam seu café-da-manhã para a viagem... assim é o maior adianto!

Chegando em Águas Caliente corre pro hostel e deixe as malas, se tiver café-da-manhã já tome outro e parte para o ponto de busão que te leva a Machu Picchu... Não tem erro! Saindo da estação você vai ver os micro-ônibus... Quanto menos tempo levar, melhor vai ser!

Você não precisa ir de ônibus, mas vai levar mais ou menos uma hora subindo... Acho que vale pagar!

Valor do micro-ônibus em julho/2013 = US$ 18,50 (ida e volta).

 

Chegando em Machu Picchu, nem pense duas vezes... Entre, carimbe seu passaporte, caso não tenha o de data "fecha", peça-o na portaria e vá direto para a entrada de Huayna Picchu. Você vai ter que cortar a cidade toda... Nem se preocupe em olhar e tirar fotos, você terá o dia todo para isso... Peça informação para que faça o caminho menos longo!

Fica ligado no horário da sua entrada Huayna Picchu, eu perdi a hora e fui barrado, depois de MUUUITA ideia com vários funcionários, eu consegui entrar.

 

Quando descer, vá até a porta do parque e contrate um guia... Eu acho que vale muito a pena! Procure alguém credenciado de verdade... Paguei $ 30,00 na segunda vez em um grupo de 5 pessoas!

Você pode pegar na porta mesmo, mas segue o contato da que eu usei: Roxana - lesika_teama@hotmail.com / http://www.facebook.com/lesikalover

 

Leve bastante água!! Acho que não pode entrar com comida, mas eu levei sanduíche, biscoito, sacos de lixo... Em Huayna geral come de boa e os segurança nem falam nada! Dentro do parque não tem nada pra comer, só na porta e é caro! Um trio custa uns $ 40,00... mas eu acho que vale! rs

 

Se tiver tempo e disposição, não deixar de fazer a trilha até a ponte inca e a trilha de Inti Punktu. Ambas são de graça.

Inti Punktu é a entrada de Machu Picchu para quem faz a trilha Inca de quatro dias...

 

Fique até ser expulso! Vai ficando tarde e a galerinha de excursão vai metendo o pé.... Eu tive o prazer de ter MP quase que só pra mim! FODA!

 

Voltando para Águas Calientes NÃO DEIXE de ir no restaurante Índio Feliz! O restaurante é foda! Você pode pedir o menu e avisar que quer dividir com a pessoa que está contigo... eles fazem de boa! Leve uma lembrança para deixar na parede. Eu deixei um ticket impresso da TAM! Todo mundo deixa algo... IRADO!

 

Sugiro que durma em Águas Calientes... Beber uma cerva na ruazinha principal é bem legal! Maior climão!

Você tmb pode tomar banho nas águas termais.... eu só fui na porta.... fica no topo da cidade!

 

6.DIA

Pegar o trem para Ollantaytambo... Chegando na estação, procure as vans que estarão "brigando" por passageiros para Cusco... Chore e pague o menor preço! Acho que eu paguei $ 20,00!

 

Chegando em Cusco você pode ir embora ou ficar mais dias indo em outros passeios que citei no inicio! CUSCO é FODA!

 

 

Espero ter ajudado. Qualquer coisa é só escrever!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Flávio, beleza?

 

Parabéns pelo tópico, muito obrigado por compartilhar estas informações, vão ser bastante úteis para mim, pois estarei passando por Cusco no inicio de Julho...Pena que não poderei ficar nessa cidade por muitos dias, mas os poucos dias que ficar por lá pretendo aproveita-la ao extremo!! Deixa eu lhe fazer algumas perguntas:

 

1) Em Cusco existem vários pontos de venda de tickets de trem e entrada para Machu Picchu, ou tem apenas um lugar especifico?

2) A cidade é perigosa para sair sozinho a noite? Digo, se há roubos?

 

Obrigado pela ajuda! Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ge oliveira,

Em cusco e super tranquilo para sair a noite sozinho fiquei 11 dias lá e não vi relatos de assalto, como toda cidade a pessoas vendendo drogas, basta tomar os mesmos cuidados que se toma nas grandes capitais aqui do Brasil, quantos aos bilhetes pode comprar em quase toda agência de turismo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fala Ge, tudo ótimo!

 

Os tickets de trem podem ser comprados na agência da cia. A agência fica na Plaza de Armas, não tem como não achar. O ticket para Machu Picchu você pode comprar na oficina de turismo da cidade, vou ficar devendo dicas de como chegar... Não cheguei a ir nela.

De qualquer forma eu te aconselho muito a comprar tudo pela internet, é super tranquilo e seguro.

 

Eu não tive problemas com relação a segurança, incluisive vi policiais a madrugada toda transitando na Plaza de Armas. A única coisa que eu ouvi falar de algumas pessoas por lá era batedores de carteiras... Como eu nunca coloco nada nos bolsos de trás, não cheguei a conhece-los! rs

 

Pintando mais dúvidas é só escrever.

 

Abraços

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Perfeito esse seu relato cara, demais!

 

Uma semana é suficiente!

 

Minhas dúvidas são de marinheiro de primeira viagem fora do Brasil...

O ideal é levar dinheiro em espécie? Dolares e soles? Aceitam real lá?

No caso de cartão, como funciona? Não manjo nada... :oops:

Sobre hostel, se eu chegar lá sem reservar nenhum hostel, acho vaga de boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Obrigado Speedy! :)

 

Você pode levar real mesmo, todas as casas de câmbio aceitam real, dólar e euro. Tem muitas casas pela cidade!

 

Eu aconselho evitar o uso do cartão para fugir de surpresas na fatura, todas as despesas serão convertidas de soles para dólar e de dólar para real, tudo na cotação do dia de fechamento da fatura, fora os impostos... De qualquer forma eu acho que você deve levar para segurança e tal, mas não se esqueça que mesmo sendo internacional, você precisa ligar pro banco e informar destinos e datas de saída e retorno ao Brasil. Dica: informe sempre um ou dois dias a mais na data de retorno, assim você fica tranquilo caso perca o voo.

 

Cusco tem MUITOS lugares para se hospedar, mas se a preocupação for a qualidade do hostel, pode fechar o que eu indiquei no inicio do post de olhos fechados... O hostel realmente é bom!

Segue umas indicações de sites caso queira dar uma olhada em outros:

http://www.hostelworld.com/ sempre uso esse!

http://pt.hostelbookers.com/

http://www.booking.com/

 

Qualquer coisa é só escrever!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Fala Ge, tudo ótimo!

 

Os tickets de trem podem ser comprados na agência da cia. A agência fica na Plaza de Armas, não tem como não achar. O ticket para Machu Picchu você pode comprar na oficina de turismo da cidade, vou ficar devendo dicas de como chegar... Não cheguei a ir nela.

De qualquer forma eu te aconselho muito a comprar tudo pela internet, é super tranquilo e seguro.

 

Eu não tive problemas com relação a segurança, incluisive vi policiais a madrugada toda transitando na Plaza de Armas. A única coisa que eu ouvi falar de algumas pessoas por lá era batedores de carteiras... Como eu nunca coloco nada nos bolsos de trás, não cheguei a conhece-los! rs

 

Pintando mais dúvidas é só escrever.

 

Abraços

 

 

 

Flávio, blz?

 

Também prefiro reservar tudo para evitar surpresas, o único problema é que não terei data certa para chegar em Cusco, visto que irei começar por Sta Cruz, Uyuni, SPA, só depois de passar por Chile e Bolívia que iria para Arequipa e depois Cusco, acredito que possa fazer essa compra pelo caminho mesmo. Cara, rs ouço comentários distintos sobre a culinária local, da pra encarar numa boa? Em Cusco é possível comer um bom ceviche sem se preocupar com alguma virose? Muito obrigado pelas dicas!! Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Ge oliveira,

Em cusco e super tranquilo para sair a noite sozinho fiquei 11 dias lá e não vi relatos de assalto, como toda cidade a pessoas vendendo drogas, basta tomar os mesmos cuidados que se toma nas grandes capitais aqui do Brasil, quantos aos bilhetes pode comprar em quase toda agência de turismo...

 

 

 

Fala Alexandre beleza?

 

Em primeiro lugar agradeço muito pelas dicas! Com certeza, presenciamos essa realidade diariamente, e devemos tomar os mesmos cuidados que aqui! Vlw, abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ge,

 

Já ouvi muitas criticas quanto a culinária de Cusco e sinceramente não entendo o motivo... A comida lá é boa DEMAIS!

 

Eu comi ceviche em Cusco duas vezes e particularmente não gostei muito! Os que comi em Lima são de outro mundo! rs

Cheguei a conversar com dois garçons sobre o risco de comer peixe por lá, de ser longe do mar e tal... Ambos disseram que são peixes de água doce e que eu não deveria me preocupar com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...