[ROTEIRO] De MotorHome pela Europa 2014 (Sonho e Plano)

Troca de informações sobre vanlife, viagens de Kombi, Motorhome e Campers em geral.
Avatar
Guênio
Mensagens: 90
Registrado em: 16 Dez 2009, 16:11
Localização: Belo Horizonte
Contato:

07 Mai 2013, 14:58  

Pessoal, como sugerido pelo amigo stephanriederer, estou criando esse tópico para colocar o roteiro inicial e os primeiros preparativos para uma sonhada viagem pela Europa de MotorHome. Se criei o tópico no local errado, peço desculpas e a gentileza de moverem.

FASE 1 - SONHO
Essa viagem meio que começou quando minha esposa mudou de ideia e achou melhor não termos nosso primeiro filho esse ano. Então pensei, "Se não vamos engravidar, então vamos viajar!" :lol: Não tinha nenhuma ideia pra viagem na cabeça, então comecei a pesquisar sem compromisso, começando pelo mais "convencional" até chegar no meu sonho (viagem longa de moto). De alguma forma que não sei dizer, cheguei ao tema "Viagem de Motorhome pelos EUA". Empolguei! Então, picado pelo "vírus motohomeiro" comecei a pesquisar mais sobre isso, com a ideia inicial de viajar pelos EUA (de costa a costa).

Viajar de carro sempre foi algo muito presente na minha infância, meu pai adorava (ainda adora) e a gente só viajava assim. Em 86 fomos do Rio a Porto Velho (RO) em uma Belina 79 (se não me engano). Anos mais tarde fomos do Rio a Natal em uma D10. Isso sem contar as inúmeras outras mais curtas (Rio x Vila Velha era no mínimo duas vezes no ano).

Só que procurando por relatos descobri a possibilidade da Europa, e aí juntou o sonho antigo de conhecer a Europa, mais a leitura dos relatos fantásticos aqui no Mochileiros e afastei da cabeça a ideia "yankee" e mudei o foco para o velho continente. Aí comecei a sonhar de verdade. Li e reli o roteiros de vocês aqui, procurei outros na internet e comecei a pesquisar tudo que posso sobre o assunto.

Um casal de grandes amigos se animou quando ouviu a ideia e marcamos de ir juntos. Meu irmão e cunhada a mesma coisa e mais uma amiga tb... Tô até evitando compartilhar a ideia da viagem pq todo mundo que ouve quer ir junto! :lol:

FASE 2 - Início do planejamento
Vou encurtar pq já deve estar ficando chato pra quem lê e vou ser mais breve. :lol:

Comecei pesquisando os preços de aluguel do MH e demais gastos, pra saber se consigo juntar a grana necessária. "Junta" daqui, "junta" dali... Acho que dá, então vamos pro próximo passo. O roteiro já mudou não sei quantas vezes e acho que vai continuar mudando (menos, espero) até o dia que estivermos dentro do MH. Meu amigo fala "Não se preocupa com o roteiro, qualquer lugar que a gente passar por lá será muito bom!" :D

O mês que iremos ainda não está definido, tenho que ver quando eu vou conseguir minhas férias, mas queria ir abril, maio ou junho, com preferência pra maio. Acho que seria um bom mês, nem muito frio e nem muito quente, não é alta temporada, então preços mais baixos... Estou certo? Numa pior hipótese teria que adiar para setembro/14 mas nem quero pensar nessa possibilidade.

O roteiro "atual" está aqui embaixo. Queria muito ouvir críticas e sugestões. Alguns pontos do roteiro ainda estão meio "nebulosos" na minha cabeça, sem saber como vou fazer, ou se vou fazer isso mesmo, já outros lugares considero "indispensáveis".

Dia 1 - Retirada do MH em Frankfurt - Frankfurt x Wurtzburgo (Ir pela autoestrada para chegar o quanto antes)
Dia 2 - Wurtzburgo x Donauwörth - Primeiro dia na Rota Romântica
Dia 3 - Donauwörth x Füssen - Segundo dia na Rota Romântica

- A ideia desses dois dias é conhecer as cidades de maior interesse pela Rota Romântica, pensei em Weikersheim, Rothenburg ob der Tauber, Schillingsfürst e Landsberg am Lech. Alguma outra imperdível? Ou alguma dessas seria "descartável".

Dia 4 - Füssen x Kitzbühel (AUS) - Passando por Garmisch-Partenkirchen e Innsbruck
Dia 5 - Kitzbühel x Cortina d'Ampezzo (ITA) - Passar em Salzburg (???)

- Esses dois dias são uma dúvida. Queria passar e conhecer um pouco da Austria e queria passar por Salzburg, mas será que Salzburg não fica muito fora de mão? Quero tb passar pelas Dolomitas e talvez entrar na Itália por essa região. Não tem nada de especial em Kitzbühel no roteiro, posso tirar tranquilamente, foi só uma cidade onde vi um camping legal. E aí, o que sugerem?

Dia 6 - Cortina d'Ampezzo x Mestre (Veneza)
Dia 7 - Veneza - Deixa o Motorhome parado no camping e passa o dia em Veneza
Dia 8 - Mestre x Florença

- Será que daria pra encaixar uma passada por Verona? A ideia inicial seria ir direto pra Florença e passar uma tarde e um dia inteiro lá, mas será que vale a pena tirar um pouco de Florença por uma passada por Verona?

Dia 9 - Florença - Deixa o Motorhome parado no camping e conhece Florença de transporte público
Dia 10 - Florença x Siena - Primeiro dia pela Toscana - Passar por San Miniato, San Gimignano, Colle di Val D'elsa e Monteriggioni
Dia 11 - Siena x La Spezia - Segundo dia pela Toscana - Passar por Buonconvento, Montalcino, Pisa

- A ideia nesses dois dia é "passear" pela região da Toscana, parando rapidamente em algumas cidades interessantes. E depois dormir próximo a La Spezia, para conhecer a região "Cinqueterre"

Dia 12 - Cinqueterre - Deixa o Motorhome parado no camping e vai de transporte público
Dia 13 - La Spezia x Menton (FRA)
Dia 14 - Monaco - Deixa o Motorhome parado no camping e vai de transporte público
Dia 15 - Menton x Marselha - Passar por Nice, Cannes, Saint-Tropez, Toulon

- A ideia nesse dia 15 é passear pela Côte D'Azur. Sei que é uma região muito rica e um dia é pouco, mas a ideia era um dia mesmo só para passar. Mas estamos abertos a mudar isso, se for o caso, e ficar mais um dia. Também não faço questão de conhecer Marselha, podemos parar antes.

Dia 16 - Marselha x Grenoble x Lyon
Dia 17 - Lyon x Paris
Dia 18 - Paris - Conhecer de transporte público
Dia 19 - Paris - Conhecer de transporte público
Dia 20 - Paris x Brugge (BEL)
Dia 21 - Brugge x Amsterdam (HOL)
Dia 22 - Amsterdam - Conhecer de transporte público
Dia 23 - Amsterdam x Frankfurt

Esses últimos dias do roteiro são uma incógnita e podem ser completamente alterados. Na verdade não "estudei" bem essa parte do roteiro e ainda não sei o que fazer. A ideia talvez fosse subir direto do litoral para Paris em um dia, pra ganhar tempo, e as vezes penso que não passar por Paris estando tão perto seria uma lástima, como também penso que só dois dias inteiros pra conhecer Paris é outra lástima. De qualquer forma gostaria de conhecer Paris, e se subir até lá, pq não passar pela Bélgica, especialmente Brugge? E Amsterdam é ali do lado... Enfim, esse final está totalmente aberto a mudanças e sugestões são muito bem vindas.

No roteiro tá 23 dias de MH, mas podemos estender um pouco esse período, para uns 25 ou 26 dias, não teria muito problema, a princípio.

Outras dúvidas gerais:

- Como pode ser que vamos em oito adultos, temos que alugar dois MH de 4 lugares né. Imagino que com um "carro" gigante já é complicado, imagina com dois "em comboio"! Estou certo nisso? Quero dizer, pra achar vaga em camping, em estacionamento nas cidades por onde passarmos, coisas assim...

- Se formos em 6 pessoas, vamos alugar um para seis. A nossa carteira normal (B) serve pra dirigir o MH para 6 pessoas?

- Pensei em alugar o MH na Alemanha, dizem ser mais em conta, confere? E Frankfurt foi escolhida pela proximidade da Rota Romântica.

- Alguém tem uma ideia aproximada do valor do diesel por lá atualmente? Só mesmo pra eu ter uma noção...

- E os gastos com alimentação? É tranquilo fazer comida no motorhome? Nossa ideia é fazer uma viagem econômica...

Avatar
Guênio
Mensagens: 90
Registrado em: 16 Dez 2009, 16:11
Localização: Belo Horizonte
Contato:

07 Mai 2013, 15:00  

Pessoal, me desculpem pelo post gigante... :oops:

joycebruja
Membro de Honra
Membro de Honra
Mensagens: 4728
Registrado em: 24 Fev 2006, 15:39
Localização: Gotemburgo - Suécia

07 Mai 2013, 19:10  

Guenio
Acho que vc está adaptando um roteiro que faria de trem ou avião para um motorhome.

Sinto informar que seu roteiro mesmo se fosse deslocar de trem , ou avião estaria muito apertado , corrido e cansativo.



Diminui isso, comece a cortar os lugares.
Roteiro zipado de motorhome não funciona.

Vc deverá levar em consideração que um motorhome é uma casa ambulante e ainda mais com 6 pessoas , não é o mesmo que entrar no hostel e ter a cama arrumada, só dar descarga e pronto,apertar um botão e ascende a luz. Num motorhome vc tem que fazer tudo, ligar tomadas para ligar a luz, ligar o gáz para ascender o fogão, esvaziar a privada com químico, esvaziar o esgoto no local correto e encher de água potável. Isso tudo vc nao consegue fazer em menos de 1 hora , mesmo com 6 pessoas, aí sim que o treco embaraça. Muito dificil dar certo.Portanto as chegadas e saídas das cidades são mais demoradas.Ah esqueci de um detalhe, fazer café , lavar as vasilhas.Mesmo cada um fazendo uma coisa o tempo gasto é maior.

Outra coisa que deve pensar é que os campings são afastados dos centros turísticos, nem toda cidade vc conseguirá ir com o trambolho , porque lembre-se a cada partida vc tem que olhar tudo o que eu disse acima , desligar luz, ver se tem água, desligar gas( alguns modelos desligam automaticamente).Aí vc vai deslocar por no mínimo 20km com ele, lembrando que normalmente nao poderá correr como um carro normal.Portanto deverão pegar um transporte coletivo que nem sempre é direto e nem sempre é rápido e a maioria das cidades tem horário marcado .E um ojutro detalhe em cidades grandes se for de motorhome não achará estacionamento facil e quando acha é também mais afastado do centro.Depende do tamanho do MH.

Eu viajo sempre de motorhome e escolho campings que tenham facil acesso a transporte coletivo.

E uma viagem de mh é naturalmente mais lenta , por isso tente aproveitar esta viagem curtindo a paisagem e não essa correria que vc arrumou ai nesse roteiro.

Olha só , vou agora em julho novamente para o sul da europa, eu sairei de GBG , vou para Berlin 4 , Praga 4,Viena 3 , Zagreb e 1 ou 2 cidades a mais na Croácia 10 .
Como irei em alta temporada reservarei todos os campings que já conheço para não ter problemas, só que com um detalhe entre uma cidade e outra sempre deixo 1 dia de standby em caso de atraso ou em caso de resolver parar em alguma cidade.

Agora vamos a suas dúvidas
Carteira B . para veículos com no máximo 3500kg
MH para 6 pessoas é bemmm apertado , nem tanto para dormir se tiver uma cama em cima e outra embaixo e uma para montar. mesmo assim por muitos dias a viagem se torna claustrofóbica. Se tiver mais amigos é melhor e mais confortável 4 X 4 ( ainda tem esse tempo aí de montar e desmontar cama ).

Sinto informar que se seguir esse roteiro comida nao terao como fazer em horarios normais, café da manhã e janta , almoço acho complicado.
Eu não aconselho a cozinhar frituras ou coisas que fazem muita sujeira, porque a taxa de limpeza é bem alta além do que cheiro forte de gordura em um recinto minúsculo e fechado , para dormir é um sufoco.
minha sugestão é corte metade dessas cidades e priorize o que querem visitar.
Maio é um bom mes para viajar, so tome cuidado que apesar de ser ainda baixa temporada de verão é alta temporada de eventos. Ano passado em maio tivemos que cortar 1 dia em Salzburgo porque os campings estavam lotados com eventos.e eu nao tinha reservado.
diesel varia de pais para país , mas sempre nas auto pistas é mais caro.
Use o via michelin que te dá uma ideia de preços.
Pena que vem em maio , se fosse julho a gente poderia ir junto.
::otemo::

Avatar
Guênio
Mensagens: 90
Registrado em: 16 Dez 2009, 16:11
Localização: Belo Horizonte
Contato:

08 Mai 2013, 10:10  

Oi Joyce, muito obrigado pela atenção e pelas dicas! ::otemo::

Então, uma coisa que temos bem clara na nossa cabeça é a NÃO preocupação em seguir o roteiro, que é mesmo só uma base. Vamos incluir mais uns dois ou três dias aí e pretendemos começar em Wurzburg, mas a cabeça é estilo "o que vier é lucro". Vamos sentindo o ritmo e se der pra fazer tudo isso, o que acho mesmo difícil, ótimo, se não der, ótimo também. Algumas cidades da lista pra mim são "descartáveis" e se tivermos que cortá-las, faremos sem problema ou culpa.

Eu pensei nesse roteiro usando como base alguns roteiros que li por aqui, por isso bolei ele comprido dessa forma. Por exemplo, no relato do stephanriederer são 4600 kms em 20 dias, do Eder e Juliana são 6000 kms em 32 dias, e ainda tem os heróis das estradas, Dé Ramos com uns 7000 kms em 16 dias e Facos, com 10000 kms em 24 dias ::ahhhh:: :lol:

Foi por esse motivo que pensei num roteiro como esse, mais esticado. Realmente tem uns trechos de deslocamentos em que a distância é maior, mas nesses casos pensamos mesmo só no deslocamento, sem paradas (programadas) para conhecer cidades pelo caminho. Os trechos onde programamos conhecer as cidades pelo caminho, não passam de 200 km no total do dia. E tb, não temos a pretensão de conhecer a fundo a maioria das cidades, isso seria impossível.

De qualquer forma, estou levando muita em consideração tudo o que vc me falou, foi um ótimo alerta pra manter ainda mais na cabeça a ideia de não se preocupar em seguir o roteiro à risca.

Em relação às refeições, não penso mesmo em almoçar no MH. Penso no café da manhã e janta. E qd digo janta, quero dizer qualquer coisa que se coma a noite, o que for mais prático, mesmo que não tenha que acender o fogo... hehehe

Sobre o diesel, estou acompanhando o relato de um casal que está lá no momento e de vez em quando colocam o valor que pagaram. O máximo que acharam até agora foi 1,50 euros o litro (mas nem pagaram esse valor), ficando numa média de 1,35. De qualquer forma, estou usando como base o valor de 1,50 pros meus cálculos iniciais.

E quem sabe numa próxima vez nossas datas batem e nos encontramos numa aventura pelas suas bandas!!!

Mais uma vez, obrigado pela grande ajuda.

Avatar
stephanriederer
Mensagens: 249
Registrado em: 11 Ago 2010, 14:37
Localização: On the road again...
Contato:

08 Mai 2013, 10:19  

nossa direta e reta bem na boca do estômago hein Joyce hhahaahahahha

A viagem de motorhome tem que ser tranquila, minha família que gosta de estrada fez 4600km em 20 dias (15 viajando, 5 parados na casa de nossos amigos)
dá uma média de 328KM por dia... fizemos 6 países

Fomos em JUHLO, alta temporada, e ao contrário da Joyce, não fiz reserva em camping nenhum e não me faltou lugar em nenhum, a impressão que tive foi que existem muito mais campings que o numero de campistas... existem muitos campings dentro das grandes capitais, o que facilita muito a nossa vida, e quando não tem, sempre tem algum em alguma cidadezinha próxima e com um trem ou um ônibus você consegue chegar no centro em 15 minutinhos.

Também contrariando a Joyce mais um pouco (hehehehe) nosso motorhome para 6 pessoas (com 6 pessoas) se mostrou bem espaçoso, somos todos grandes, com mais de 1,80m, e nos demos bem. O nosso motorhome, ao final da viagem, fez 10.6km com o litro de diesel
Imagem

Alugamos o MH na Alemanha, pois é onde nossos amigos tem casa, alugamos e devolvemos no mesmo lugar pra ficar mais barato, e realmente, na Alemanha (pelomenos com a empresa que alugamos, a IdeaMerge) era o país mais barato...

joycebruja
Membro de Honra
Membro de Honra
Mensagens: 4728
Registrado em: 24 Fev 2006, 15:39
Localização: Gotemburgo - Suécia

08 Mai 2013, 12:12  

Se pareceu grosseiro de minha parte , peço desculpas ,não foi minha intenção.

O que achei que este roteiro está apertado , corrido e cansativo , continuo achando , pois não vai conseguir ver muita coisa com tanto deslocamento pra lá pra cá entre cidades.Mas se a idéia é usar ao máximo o MH então está valendo. CAda um sabe o ritmo que consegue seguir , talvez o meu seja mais lento. :roll:
2 dias em paris é melhor nem ir , a não ser que queiram ver o principal só por fora.
E assim por diante, mas o nosso caso aqui é falar a respeito de MH.

Foi ótimo vc discordar stephanriederer, estamos aqui exatamente para dividir experiências. ::otemo::
Pode ajudar o nosso sonhador a definir melhor o que quer.

Qto a um MH para 6 pessoas, bato o pé ::hahaha:: , fica apertado , se observar o perfil da troupe viajante, vc viajou com a familia é uma coisa, viajar com amigos é outra coisa.Nem todos pensam igual e cada um tem um ritmo diferente. Nem sempre funciona bem.(aff eu que o diga)

Qto a reserva de campings , sim isso é bem variável . Ano passado fomos para sul da Espanha e Sul de Portugal 8000km ida e volta em 20 dias em julho e os campings estavam vazios. E antes em maio fomos para Berlim , Praga( roots),Salzburgo( foi roots) ,Munique, Paris( roots) e Frankfurt .Tivemos que abortar 1 dia de salzburgo pq não tinha nenhum com vaga, em Praga rodamos umas 4 horas procurando até achar vaga e em Paris tivemos que rodar por 3 campings até conseguir lugar. Portanto é imprevisível.

Gosto de sua participação stephanriederer, é sempre bom saber de outras experiências.

Tipo vc alugou um MH com chapéu , esses que tem a cama em cima, o primeiro alugamos assim e sinceramente não gostamos, pois vc não consegue andar por que falta aerodinâmica ,o vento contrário impede que o carro desenvolva, definitivamente não é o perfil do pé pesado de meu marido :lol: ,optamos então comprar um sem esse chapéu, menor , 4 pessoas ,com 6 metros e menos de 3500 kg , carteira B, conseguimos estacionar em qualquer lugar mesmo em cidades e desenvolve bem na estrada , conseguimos chegar a 140 nas autobhans .

Bom para o Guenio avaliar perfis diferentes de viajantes de MH.

Fique à vontade em discordar! ::otemo:: ::otemo:: ::otemo:: ::kiss::

joycebruja
Membro de Honra
Membro de Honra
Mensagens: 4728
Registrado em: 24 Fev 2006, 15:39
Localização: Gotemburgo - Suécia

08 Mai 2013, 12:24  

Ahh faltou um detalhe ,terá um custo com os campings também,muita gente acha que é barato , nem sempre, ou eu sou pão dura demais. :roll:
por pessoa entre 5,00 e 8,00 E/ dia
Eletricidade entre 2 e 3 E/dia
Vaga do MH , alguns cobram mais caro por um maior de 6 m. varia entre 5 e 11 E/dia
Banho , nem todos incluem e vc tem que comprar a ficha , entre 1 e 2 E variando entre 4 e 5 minutos cada ficha
Lavar/secar roupa. entre 2 e 11E por ficha/máquina.
Alguns chegam até a cobrar a água potável para abastecer o caminhão ,mercenários esses. :lol:

Avatar
stephanriederer
Mensagens: 249
Registrado em: 11 Ago 2010, 14:37
Localização: On the road again...
Contato:

08 Mai 2013, 14:10  

Eu falei brincando Joyce! hehe

nossa quando um camping na suiça me cobrou ficha pra tomar banho quente já achei um absurdo, imagina então nestes que cobram a água potável pra encher o tanque hahahaha que coisa de louco!!

isso de viajar familia/amigos que você disse é verdade... mesmo viajando os 6 da mesma família ainda saiu ranca-rabo por parte das meninas... se fossem amigos poderia ter sido bem pior kekekekeke mas de espaço não senti aperto não... pra rodar fica 2 na frente (motorista e copiloto) e 4 atrás, pode ir os 4 na mesa central, e se alguém (ou até mesmo todos os 4) quiser dormir, tem cama pra todomundo, 2 em cima da cabine (chapéu) e 2 no fundão.

Avatar
Guênio
Mensagens: 90
Registrado em: 16 Dez 2009, 16:11
Localização: Belo Horizonte
Contato:

08 Mai 2013, 14:23  

Joyce, não soou grosseiro de forma alguma, fica tranquila quanto a isso!

Em relação a reservas de campings, é um dos motivos por que prefiro não ir na alta temporada, pra não ter que fazer a reserva e não me prender nas datas reservadas.

Sobre os valores do camping, tô imaginando uns 40 euros por noite, pra um MH com 4 pessoas, esse valor tá maios ou menos bom pra uma média?

Tô achando é muito bom as opiniões serem "conflitantes", pq assim vejo os "dois lados da moeda" e vou estar preparado pra me encaixar tanto em um perfil, quanto em outro. Normalmente sou mais "lento" mesmo nas minhas viagens, do tipo, se todo mundo fala que pra conhecer tal cidade precisa de 4 dias, eu sempre acho pouco. kkkkkk

Em relação ao perfil da trupe tb é um assunto que fico encucado. Conciliar os gostos de 6 (ou 8) pessoas é complicado demais. Principalmente pq eu estou olhando praticamente tudo em relação a viagem, aí chega lá e fica todo mundo me olhando com cara de "E agora? O que vamos fazer?" ou então quando não gosta de alguma coisa joga a culpa pra cima de quem organizou, especialmente numa viagem de motorhome, que é mais "pitoresca". Já passeio por isso (não com MH, claro) é não curti... hehehehehe

Por isso que mais pra frente vou passar uns "deveres de casa" pro pessoal da viagem, assim todo mundo fica meio por dentro das cidades, do roteiro, do que é viajar de MH, etc. hehehehehe

Minha média diária tá dando uns 265 km, mas tem pelo menos dois dias em que não planejamos "conhecer" nada pelo caminho e só nos deslocar. Esses dois dias são os com maiores distâncias.

E estou torcendo pra irmos em 8 pessoas, exatamente pra dividirmos 4 x 4 em dois motorhomes, pensando no conforto e também na questão de "apreciar a estrada", que acho que fica mais fácil com menos pessoas no MH.

E essa média de 10,6 km por litro é bem animadora hein! Nem meu Sanderinho sem vergonha não faz 10 km/litro! :x :lol: Normalmente leio por aí que faz bem menos do que isso!

joycebruja
Membro de Honra
Membro de Honra
Mensagens: 4728
Registrado em: 24 Fev 2006, 15:39
Localização: Gotemburgo - Suécia

08 Mai 2013, 16:03  

::mmm: ainda bem!

Aqui um outro detalhe
Viajar por vários campings requer também um cuidado especial com os malditos cabos, cada país é uma tomada diferente e ate mesmo no mesmo país muitos campings têm cabos diferentes. É um sacooooooo!


Ah não esqueça dos pedágios ! Na França é um verdadeiro assalto!

Outra coisa, vou dar um cocâo ::toma:: no stephan ::hahaha:: ,pq ta ensinando fazer coisa errada!
Em toda a europa é obrigatório o uso do cinto de segurança, em caso de blits a multa é paga na hora e varia de 100 a 300 euros. Portanto tome cuidado com os folgados que querem viajar dormindo.
Stephan vc deu foi muita sorte. :!:

como disse acima , familia se der ranca rabo é familia e a situação é contornada, mas entre amigos a viagem pode se tornar um pesadelo.

Qto a seu roteiro , vc esta rodando por muitas cidades pequenas em um mesmo dia está esquecendo que é dificil trafegar dentro delas algumas ate proibido e achar estacionamento é sempre um parto de porco espinho.

Agora uma dúvida. Vc já colocou isso no mapa ? :o
Algumas cidades vc nao pode entrar no centro com ele ,principalmente se for o modelo que o stephan postou acima.
Conte em deixar sempre o MH no camping e fazer os passeios em transporte publico. Pq senao alem de ter que "desmontar barraca" todos os dias , perderá tempo em achar caminho,mesmo com GPS,transito .



Chega , falei demais!



  •   Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes