Ir para conteúdo

DICAS - FORTALEZA E PRAIAS


Posts Recomendados

  • Membros

Fala mochileiros... estou motando um roteiro para uma viagem a Santiago/CHI e vejo como é legal essa troca de informações. Sempre despresava esse site mas depois que aprendi a usar vi que fica muito mais fácil fazer um roteiro e descobrir o que se fazer em uma viagem.

 

Então, sou do Ceará, nascido, criado e morando em Fortaleza, então do meu Ceará eu sei o que se fazer e onde fazer. Não vou citar aqui empresas ou estabelecimentos tão específicos, porque pode parecer um jabá desnecessário e que vocês podem acabar se decepcionando. Quem tiver alguma dúvidas sobre o que se fazer, como, aonde e etc, podem mandar que eu respondo.

 

Mas antes vou falar de alguns destinos e tentar ajudar vocês. Aos poucos vou fazendo isso. E vou começar pela capital: FORTALEZA

 

MELHOR PERÍODO DE VIR: Moramos em uma região privilegiada, aonde o vento sopra o ano inteiro e o calor é amenizado por essa brisa. São 12 meses de calor. Aqui você dificilmente dirá: "Estou com frio". Porém pode acontecer de cair uma chuva, baixar a temperatura a noite, mas durante o dia é calor na certa. O melhor período é de junho a janeiro. Porém recomendo os meses de agosto e setembro, até porque a alta estação terá passado e os valores diminuído. Por exemplo, na Praia do Futuro que vou falar mais adiante existem dois cardápios: o da alta estação e o da baixa estação.

 

ONDE FICAR: Fortaleza contém duas zonas turísticas de hospedagem. Uma é a Praia do Futuro, na qual eu menos aconselho. Embora você com certeza deve visitar, para se ficar é ruim. É distante de vários comercios e pontos específicos e muito perigosa a noite. A outra zona emgloba vários bairros e bastante extensa, trata-se da Beira-Mar. Vai da Praia de Iracema até o Meireles. Na Praia de Iracema você encontrará mais opções em conta e de acordo com o que você vai andando o preço vai aumentando. Praia de Iracema é em conta, Beira-Mar é cara, mas compensa e Meireles é bastante caro.

 

BEIRA-MAR: A Beira-Mar não é uma praia para se tomar banho. Boa parte do esgoto dos hotéis da orla é despejada ali (toda cidade tem problema de governança). Mas na Beira-Mar você encontra todo tipo de estabelecimento. Tem a feirinha de artesanato (que você tem a obrigação moral de ir lá), tem restaurantes chiques, como o Boi-Negro por exemplo, tem restaurantes mais regionais, como o Beira-Mar Grill e as barracas de praia e tem estabelecimentos menores com preços melhores. Lá você encontra também Subway, McDonald, Habbib's.

 

O CUIDADO: Fortaleza é uma das cidades mais perigosas DO MUNDO! Podia aqui nem falar nisso, mas tenho que falar e não adianta fugir da nossa realidade. Porém a maioria dessas atrocidades acontecem dentro da cidade mesmo e nas favelas. Ocorre que na Beira-Mar por exemplo (mas em toda a cidade deve ser assim) ninguém é assaltado por quer, mas dá pra evitar. Cordões, máquinas fotográficas e celulares não devem ser expostos. Alí eles roubam um cordão com uma facilidade sem igual, correm para dentro do mar e você nunca mais verá o ladrão. E ainda vai aparecer dois ou três amigos para defender o assaltante. Mas por causa disso você não deve mais vir? Acho que não. Pode acontecer em qualquer cidade. No Rio de Janeiro, ano passado, eu estava com minha câmera na mão e percebi que tinha três meninos passando de bicicleta na orla de Copacabana e olhavam pra minha mão. Quando eu percebi resolvi "marcar território", fiquei encarando os três todas as vezes que passavam. Resolvido o problema. Eles não passaram mais por mim.

Link para o comentário
  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

AEROPORTO: Fortaleza é uma das poucas cidades em que o aeroporto fica DENTRO da cidade. Em volta dele fica toda a cidade de Fortaleza. Até a Beira-Mar são alguns quilômetros e o táxi sai por volta de R$ 25,00. Detalhe: no aeroporto existem duas coperativas de táxis (uma com táxis azuis e outa com táxis vermelhos). Procurem a de táxi vermelho. Os azuis são preços tabelados e saem SEMPRE mais caro. Os taxistas daqui são espertos, mas tem mais honestos do que os espertos. Até a Beira-Mar são duas retas, então se o táxi começar a dobrar muito questione o caminho. Só aconselho pagar transfer se você ficar na Praia do Futuro ou em outra praia próxima de Fortaleza.

 

TRANSPORTE: Como eu disse, toda cidade tem problema de governança. Um dos problemas de Fortaleza foi que os gorvernos antigos não acreditaram no potencial da cidade e não investiram em um metrô e até hoje não investem nos coletivos. É relativamente fácil andar de ônibus em Fortaleza, se você perguntar pra qualquer pessoa na rua como chegar em algum canto eles vão te dizer aonde pegar e qual ônibus pegar. Os táxis daqui são caros de mais, só aconselho pegar se você não gostar de pegar ônibus ou for tarde. O que eu aconselho mesmo é investir no aluguel de um carro. Você ganhará tempo, segurança e ainda poderá fazer outros passeios (até para as praias próximas daqui.

 

O QUE VISITAR: Várias são as coisas a se fazer aqui. A principal é o SHOW DE HUMOR. Na Beira-Mar você vai encontrar várias pessoas oferecendos esses cantos para ir: Lupos Beer, Beira-Mar Grill, Teatro do Humor Cearensee talvez ainda tenha alguma peça nos teatros daqui. A Lupos Beer oferece ainda o jantar (um rodízio de massa, camarão e pizzas). O Beira-Mar Grill é onde se apresenta o Tirulipa, mas nem sempre ele tá por aqui. Todo mundo cita o Ceará como a terra do humor, mas você pode se decepcionar, acredite! Ano passado levei um casal de amigos de São Paulo para o Lupos Beer e nós achamos muito sem graça. Mas messmo assim você consegue rir um pouco.

Link para o comentário
  • Membros

Fala pessoal, vou continuar um pouco as dicas.

 

AINDA SOBRE O QUE VISITAR: Quase todo mundo que faz uma viagem quer levar algo de lembrança, um presentinho para uma pessoa querida ou simplesmente ver o artesanato cearense. Sendo assim, temos aqui dois locais específicos, a feirinha da Beira-Mar e o Mercado Central. A feirinha fica mesmo no meio da Av. Beira-Mar. São barraquinhas que vendem todo tipo de coisa. Tem comida, artesanato local, comida típica, roupas, redes, bijoterias, calçados e etc. Vale a pena a visita. O Mercado Central fica no final da Praia de Iracema e é mais completa que a feirinha. Dificilmente você não encontrará o que você quer no Mercado Central.

 

Fortaleza não é uma cidade histórica e nunca teve ligação com a cultura de museus mostrando a história do estado e da cidade, porém temos o Centro Cultural Dragão do Mar. Dragão do Mar foi um antigo pescador muito conhecido do bairro Praia de Iracema e por isso o Centro Cultural leva seu nome. Funciona de diversas formas: tem museu, tem um planetário, as vezes tem festas, tem teatro, tem cinema e por aí vai... é parada obrigatória também. Perto dele há também alguns bares bem legais de se visitar. Se você for no Amici's Bar peça um Chopp de Vinho, é excelente. A pizza também é muito boa, preço caro.

 

Sobre shoppings, não tem nenhum que chame a atenção de muita gente. São shoppings comuns, mas se você quiser visitar para assistir um filme, comprar alguma coisa ou só passear (eu gosto de fazer isso em outros cantos), temos dois grandes shoppings. O maior e melhor é o Shopping Iguatemi, é o maior shopping center do Nordeste, são mais de 300 lojas, 12 salas de cinema e três praças de alimentação. O outro é o Shopping Rio Mar, recém-inaugurado, que também é muito bom.

 

AONDE COMER: Vou ser sincero, não costumo andar em restaurantes chiques e por isso nem sei citar grandes nomes. Porém temos o bairro do Meireles e Aldeota que falcimente você encontra um restaurante bom, além da região Sul que está crescendo bastante e conta com excelentes restaurantes. Mas vou citar um que eu super-indico. Villa Jeri. Fica no Meireles, tem sushi, massas, pizzas e outros pratos como peixes e etc. Ele não é tão caro, mas não é barato. É pequeninho, fica numa rua estreita, mas é excelente. Nos finais de semana é mais cheio, por isso é bom chegar cedo ou reservar uma mesa.

 

Outros que posso citar, que são caros e excelentes, Churrascaria Murano, Picanha do Cowboy, Santa Grelha, Geppos, Boi Negro, Sal e Brasa e Coco Bambu. O Coco Bambu é uma das maiores redes de restaurantes do Brasil, com loja até em Miami. Comida EXCELENTE.

 

Não posso deixar de falar algo que é o carro-chefe dos cearenses. A QUINTA-FEIRA DO CARANGUEJO. Se você nunca comeu, deve provar... vai achar estranho, talvez nem saiba como comer, mas o gosto é muito bom. Eu como fácil uns 6. Onde é encontrar não é difícil... quase todo resturante tem, porém cito o Chico do Caranguejo. É uma barraca de praia na Praia do Futuro, mas que também tem outros dois restaurantes na parte Sul da cidade. Aliás, a Praia do Futuro é aberta a noite e quase todas barracas funcionam na quinta vendendo nosso produto. HEHE

 

Ahhh, a quinta-feira do caranguejo é mais no período da noite. Nos restaurantes dificilmente você encontrará de dia.

Link para o comentário
  • Membros

SOBRE AS PRAIAS: Eu vou demorar um pouco a falar de todas, pois são MUITAS. Aqui vou começar a falar das outras cidades. Vou começar pelas da capital.

 

São várias praias que banham a costa de Fortaleza: Praia do Futuro, Sabiaguaba, Mucuripe, Náutico, Praia de Iracema, Titanzinho, Barra do Ceará e por aí vai. Vou falar apenas de 4 dessas que citei, são as praias turísticas. A PRAIA DO FUTURO é localizada um pouco mais distante do centro da cidade, porém é lá que se encontram as famosas barracas de praia. São restaurantes na areia da praia e que oferecem um conforto maior para os clientes. Algumas barracas são verdadeiros clubes, com piscinas, toboáguas e até hidromassagem. Quanto maior, melhor e mais caro. As mais conhecidas são a Casa de Praia, Sunrise, Atlantz, Solarium, Crocobeach, Cocobeach, Chico do Caranguejo, Itaparycá, Vira Verão e por aí vai... escolha a melhor que você achar. Algumas informações sobre a Praia do Futuro: é uma praia de mar um pouco violento, porém dá pra dar um mergulho tranquilo, mas tenho cuidado com as crianças. Não é costumes ter arrastões, mas há aproveitadores. Explicando, são aqueles que se aproveitam de uma situação. Ver uma bolsa sozinha em uma mesa e leva embora. Cuidado na saída da barraca para o carro, mais precisamente do calçadão.. olhos nos "malas" comos gostamos de chamar aqui.

 

A BEIRA-MAR de Fortaleza é um conjunto de praias que levam o nome do seu bairro. No Náutico temos a Praia do Náutico, aonde fica a feirinha. No Mucuripe temos o porto do Mucuripe e as jangadas atracadas, além do mercado dos peixes e algumas barracas de praia, bem como os restaurantes. Não é uma praia boa para banho, mas alguns pontos o banho é aconselhado. Tem umas plaquinhas que indicam se pode ou não.

 

O conhecido revellion de Fortaleza acontece na PRAIA DE IRACEMA. Essa é uma praia turística, não é boa para banho e lá você encontra a PONTE METÁLICA (que é de madeira, tem uma história por trás disso), o ESTORIL, que hoje é um restaurante, mas já foi uma importante casa da literatura Cearense. Além disso temos o Aterro da Praia de Iracema, aonde especificamente temos nosso revellion. Nele temos dois espigões (uma espécie de ponte), que é muito bom de se visitar no pôr-do-sol.

Link para o comentário
  • Membros

Agora vamos falar das praias próximas... temos o lado LESTE e o lado OESTE. Vou começar pelo lado que conheço mais, o lado OESTE.

PORTO DAS DUNAS E O BEACH PARK / PRAINHA: Algumas pessoas se aventuram de ficar hospedado no Porto das Dunas (ou PDD). Nada contra e é pertinho da cidade, 20 minutos tá aqui. Mas é que é uma mão de obra grande toda vida que for resolver alguma coisa ter que quase viajar, além de tudo ser caro e talvez não encontre algo que você precise urgentemente. O PDD é onde fica as casas de praias do moradores de Fortaleza. É uma praia ótima de se tomar banho, tem algumas barraquinhas, mas é mais para banho do que para comer algo, até porque tudo é caro lá.

 

Porém, é nessa praia que se encontra o BEACH PARK. Sugiro que procurem mais sobre o Beach Park, mas é algo que seu pude$$e iria todo final de semana. Trata-se de um dos mairores parques aquáticos da América Latina, com vários brinquedos, toboáguas e piscinas. A entrada é cara, mas vale a pena cada centavo. Lá dentro tem restaurantes (que também são caros), mas eu quando criança levava dois biscoitos e comprava só um refrigerante e aguentava o dia todo. Só para citar um brinquedo do Beach Park, temos o INSANO... o tamanho dele é equivalente a um prédio de 14 andares. A descida é INSANA!!!!! Quando eu era criança era meu sonho descer, mas não tinha tamanho. rsrs. Essa eu vou deixar pra vocês pesquisarem, mas seu eu fosse você pedia dinheiro emprestado só pra poder ir.

 

A PRAINHA pé uma praia pouco depois do PDD. É muito parecida com a Praia do Futuro, mas com um diferencial... o mar é mais calmo e quase sempre forma piscinas naturais que você consegue passar várias horas lá sem perceber. Mas cuidado para não acontecer o que costuma acontecer comigo: esquecer de passar protetor e pegar uma insolação. (acontece nas melhores famílias)

PRAIA DO PRESÍDIO / IGUAPE / CAPONGA / ÁGUAS BELAS / BARRA NOVA: Ao todo são quase 20km de praias citadas... essas são pousadas que você pode apenas visitar ou fazer um passeio que você contrata na Beira-Mar de Fortaleza e que visita várias praias em um dia só. São praias um pouco comuns, mas são bonitas e boas para banho.

 

MORRO BRANCO / PRAIA DAS FONTES: A Praia das Fontes e o Morro Branco foi cenário de várias novelas e filmes nacionais. Lá existem um conjunto de falésias que formam um verdadeiro labirinto. É algo estranho de se ver e que é muito bonito. Na Praia das Fontes existem dois bons hoteis que vale a pena passar um final de semana, o Coliseum e o Parque das Fontes.

 

URUAÚ / SUCATINGA / CANTO VERDE / PARAJURU / PIRANJI / PONTAL DO MACEIÓ: A mesma coisa do Presídio, Iguape e etc. São praias boas, mas que é apenas para visitar. Agora, a Prainha do Canto Verde é LINDA!!!!! Uma das poucas praias que ainda não visitei.

 

CANOA QUEBRADA: É meu quintal, meu refúgio. Quando tô cansado, estressado e etc, agendo uma pousada e vou passar um final de semana lá. Posso até ser meio suspeito de falar de Canoa Roots pelo tanto de vezes que fui lá. Meu projeto de vida é comprar uma casa lá e quando me aposentar ir morar lá. HEHE. Mas falando de Canoa Quebrada, é uma praia que fica no município do Aracati, distante quase 300km de Fortaleza. Aconselho apenas um final de semana lá. Faça um passeio de buggy, uma tirolesa e contemple o pôr-do-sol da duna que leva esse nome. Para almoçar, escolha uma barraca de praia e coma um peixe na telha. A noite vá a Brodway. Leva esse nome por ser o ponto de encontro dos turistas a noite. Hoje é repleta de bares e restaurantes em que você passa uma noite inteira sem nem perceber. Pousada é o que não falta. Tem de diárias de R$90 até R$500. Também tem hostel, hotel e resorts. Você pode se espantar com os nativos da cidade, mas eles são só estanhos mesmo, não metem tanto medo. Isso porque toda a cidade é envolvida com o turismo e caso aconteça algo que afaste os turistas eles acabariam prejudicados, então a própria população fiscaliza a cidade. Duas dicas: de madrugada rola um lual da Barraca Freedom. Reggea tocando, mar quase encostando. Mas é um passeio mais jovem, se é que me entendem. rsrs. Outra dica, no começo da Brodway tem um restaurante chamado REGART. É a melhor pizza que eu já comi na vida. E é BARATA! Lá em casa dia de domingo é dia da pizza e até hoje vivemos na procura da pizza parecida com a de lá. Eu e minha namorada comemos fácil uma pizza grande. (se eu não fosse viajar em setembro iria esse fds para lá, deu vontade).

 

MAJORLÂNDIA / QUIXABA / PONTA GROSSA / REDONDA / ICAPUÍ: Para encerrar o lado Oeste, depois disso já é o Rio Grande do Norte. Mas são do mesmo nível do Presídio, Canto Verde, Pontal e etc.

Link para o comentário
  • Membros

O lado LESTE é mais bonito, mas também temos praias que não valem nem a pena a visita. No lado oeste eu citei de acordo com a distância mas vou separar melhor agora.

 

PRAIAS QUE NÃO VALEM A PENA NEM A VISITA: Não valem a pena porque não tem o que visitar, ou não são boas para banho, ou simplesmente não tem NADA. São essas: ICARAÍ, TABUBA, PECÉM, BALEIA, ALMOFALA e COMOCIM.

 

PRAIAS QUE VALEM PELO MENOS UMA VISITA SIMPLES: Essa são as que você pode contratar um pacote para apenas conhecer a praia: CUMBUCO, TAÍBA (ótima para quem gosta de surfar), PARACURU, FLEIXEIRAS e PREÁ (a praia do Préa fica próximo a Jericoacoara, tem pacotes para visitar em Jeri).

 

LAGOINHA: Lagoinha é uma Jericoacoara menor. É muito bonitinha. Simples, pacata, mas linda! Tem uma praia excelente, tanto para banho, como para comer e uma lagoa... por isso o nome LAGOINHA. A Lagoa das Almécegas. Vale a visita.

 

MUNDAÚ: Foi a minha primeira viagem sozinho. É uma praia linda. Mas você tem que ficar até o pôr-do-sol, se não, não vale a pena. Tem um passeio de barco super legal, que vai entrar no Rio Mundaú que desagua no oceano.

 

ICARAÍZINHO DE AMONTADA: É uma das minhas preferidas. Uma praia SENSACIONAL, hoteis e pousadas lindas e uma vida noturna bacana.

 

JERICOACOARA: Chegamos nela... nossa melhor praia. Nosso cartão postal. São tantas coisas para se falar de Jeri, mas eu só aconcelho vocês a voltarem a página e procurarem um relato de quem foi pra Jeri. É IMPOSSÍVEL VOCÊ ENCONTRAR ALGUÉM QUE NÃO TENHA GOSTADO. Eu nunca tinha ido até ano retrasado e gente... não parecia que eu estava no meu Ceará. Lindo, lindo, lindo. Em um dos relatos sobre Jeri eu dei umas dicas, se alguém não achar me avisem que eu procuro e posto aqui.

 

Bom, de praias é isso. Depois eu volto com a vida noturna de Fortaleza, serras, interior e programas não tão turísticos.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...