Ir para conteúdo

DICAS ÚTEIS PARA UM MOCHILÃO NA EUROPA.


Posts Recomendados

  • Membros

Fiz um mochilão durante Setembro de 2011, sozinha, em 5 países (6 se contarmos com o Vaticano): Espanha, França, Inglaterra, Holanda e Itália (Digo que fiz o pacote básico de iniciação à Europa, pois foram só as principais cidades destes países, ou no mínimo as capitais: Conheci Madrid, Barcelona, Paris, Londres, Amsterdam, Milão, Florença e Roma).

 

Escolhi este mês pois não gosto muito de frio, ao mesmo tempo, ir em pleno verão não é muito interessante pois além de mais caro, tudo é mais lotado, e você há de concordar que perder muito tempo em filas homéricas pra entrar nos pontos turísticos não é muito interessante.

 

Por isso darei 04 dicas que creio serem mais úteis do que descrever qualquer roteiro ou passeio, todas elas voltadas a quem é mochileiro e despojado, tenho certeza de que vão ajudar quem quer de fato conhecer os locais, divertindo-se, conhecendo DE FATO e gastando pouco. Então vamos lá:

 

Dica 1 - PLANEJAMENTO

Comprei quase todas as passagens com antecedência pela internet pra pegar as promoções, nas de avião pagava uma taxa extra (tipo 15 euros) pela bagagem – a pesar de ter ido só com mochila, era um mochilão grande e ultrapassava o limite imposto pelas empresas aéreas low cost. Se você não tiver pago essa taxa na reserva, você paga muito mais caro no check-in, na época era uns 45 euros, não vale a pena arriscar. Aliás, esse é um ponto interessante sobre a viagem, você tem a escolha de fazer as reservas e comprar com antecedência todas as passagens (trem, ônibus, avião), como eu fiz, porém fica preso a estes prazos e caso decida mudar de planos, ou perde dinheiro ou fica insatisfeito (no meu caso deu tudo certo, pois foi uma escolha consciente, era meu primeiro mochilão sozinha fora do país e alguma “segurança” eu precisava ter em mente, minha escolha foi não me estressar em procurar hostel de última hora ou ficar dormindo em estações e aeroportos pra tentar comprar passagens... enfim, por isso reservei todas as hospedagens também pela internet). Mas acho que também valha a pena o contrário, na minha próxima trip (pelo leste europeu), que pretendo fazer em 2013, acho que farei sem reservas, sem roteiro muito detalhado. Qualquer forma de viajar vale a pena, o importante é ir sabendo o que se espera, assim você cria as expectativas corretas. Por exemplo, se você não comprou passagens, não espere ter a sorte de sempre encontrar aquela perfeita pra você na última hora, então depois não reclame, aproveite as horas a mais (ou a menos) onde estiver com um sorriso no rosto.

 

Dica 2 - HOSPEDAGEM

Antes de viajar eu vi no Google Earth todas as hospedagens próximas aos principais pontos turísticos do lugar, ia olhando no mapa mesmo, arrastando e tal... se você já percebeu, aparece uma cama onde é hospedagem, um jogo de talher onde é restaurante... você clica em cima e aparece os dados do estabelecimento, eu anotava os nomes pra depois pesquisar os preços (eram hotéis, pensões, hostel, B&B, etc.) entrando diretamente nos sites deles (pra não pagar taxa de reserva nos sites especializados), e eu sabia que estando em qualquer um deles daria pra visitar os lugares a pé (em alguns casos, já chegava com o Google maps impresso na mão, saia caminhando na direção certa como se já conhecesse o lugar - benefícios do mundo moderno - faço isso em taxi no Brasil, sem nunca ter estado na cidade, digo ao taxista do aeroporto "vá pela Av Fulano de Tal que eu prefiro" daí o cara não te enrola pois acha que você já conhece a cidade hehe). Muita gente acha que economiza pagando um pouco menos se hospedando mais distante, porém não compensa, acaba por gastar com transporte (que nunca é barato) e perdendo tempo pra se locomover (e tempo, é um bem precioso quando se está viajando, pra mim, mais importante que dinheiro).

Outra dica é se hospedar perto das estações centrais, pois você pode fazer check-out (geralmente o limite é entre 10 e 11h da manhã) e deixar a bagagem lá pra poder passar o dia sem carregar peso até a hora do trem ou do vôo, como fica perto da estação, é só voltar depois pra buscar.

Não podia terminar este tópico sem falar sobre hostels, também fiquei em hotel, mas são nos albergues que você faz amizades e gasta menos, pois em quase todos eles tem city tour gratuitos (walk tour) e saídas noturnas em grupos mais baratas (pub crowns), ideais pra quem chega sozinho(a) e no primeiro dia já conhece metade de quem tá hospedado no mesmo lugar (companhia pros demais dias garantida!). É muito bom pra quem não faz tanta questão de privacidade, afinal não é a vida inteira compartilhando quarto, são apenas alguns dias. Sabendo escolher o hostel (por exemplo lendo relatos de outros viajantes), você terá ótima lavanderia, banheiros limpos, cozinha disponível, lençóis limpinhos e armários seguros. Levei comigo minha toalha por paranóia que tenho com higiene, e por economia também: na maioria deles você paga por fora o aluguel de uma.

 

DICA 3 – TRANSPORTE

Aeroportos são sempre distantes e avião só vale a pena se a distância de trem ou ônibus for muito grande, considere sempre que se leva em média 1h até chegar no aeroporto mais próximo (na Europa é assim, são sempre longe dos centros), + 1 ou 2h de antecedência pro check-in + tempo de vôo + tempo de recolher bagagem quando chega na cidade destino + 1h pra chegar ao centro da cidade destino... odeio tudo isso! Por isso prefiro os trens, vc chega e sai nos centros das cidades, e ñ tem frescura com peso e tamanho de bagagem, o tempo a mais que se passa na viagem dentro do trem, é o tempo que você fica em pé, em filas, andando pra se achar naqueles aeroportos enormes... nem sempre avião vale a pena. Além disso, se você pega um trem noturno, é uma diária a menos de economia pois é nele que você vai dormir. Pense: depois de passear o dia inteiro, você dorme até em pé! E por falar em trem, tem o Europass que te dá direito a vários trechos num determinado período de tempo, é bem mais barato. Reservando o assento, você garante que vai sentado e feliz!

 

Dica 4 – DESPESAS DIÁRIAS

Não seja pão-duro de não pagar certos ingressos: Museu Vaticano, Coliseu, Louvre, Galeria D’uficio, etc. porque podem ser oportunidades únicas na vida, pior é só passar pela frente pra tirar uma foto e se arrepender depois de não ter entrado. Tem locais, dias e horários onde os museus são mais baratos ou até de graça, pesquise antes, e se for estudante faça sua carteira internacional. Eu passava fácil o dia com de 30 a 60 euros incluindo refeição e ingressos (às vezes passagens), variava muito por causa da cidade, da fome, do roteiro, do café da manha do hostel, tem inclusive alguns que inclui jantar na diária (nunca é lá essas coisas, mas é melhor do que chegar num restaurante azul de fome e gastar horrores)... enfim, gastei menos do que dizem por ai ser necessário e comi e bebi bem, sempre tomando bons vinhos e buscando conhecer o prato típico do lugar! Vinho aliás é uma ótima opção pra quem gosta (eu amo) e é mais barato que cerveja - ao contrário do Brasil. Passagem com ônibus, metrô ou Trans só se gasta muito se fizer besteira de reservar hospedagem barata demais que fica distante de tudo, mas disso já falei na dica 2. Também não economize comendo em fast food o tempo inteiro, faz parte de qualquer viagem conhecer além dos lugares, sua gastronomia, isso é cultura! E não podemos esquecer do prazer que dá se alimentar bem, assim como dormir pelo menos 8 horas. Você curte sua viagem muito mais satisfeito(a). Mas ainda sobre fast food, temos que reconhecer que eles salvam nossas vidas naqueles momentos de apuros em que não sabemos escolher as comidas "esquisitas" com as quais nos deparamos em algumas situações.

 

Outras dicas são:

Leve um adaptador universal, cada país tem um padrão diferente de tomada.

Leve o cabo USB caso queira passar suas fotos pra computadores em cyber cafés, lá a maioria é Mac e não tem entrada pra cartão de memória.

Use Skype pra fazer suas ligações; e fale pros seus pais que pelas suas atualizações no facebook eles saberão que você tá vivo (rsrs)... eu fazia isso pra não ter que entrar sempre em contato.

Pegue reembolso de impostos que turistas não tem obrigação de pagar ao comprar alguns produtos, isso é feito nos aeroportos, pesquise como se faz - Pra algumas coisas sai mais barato do que em free shop.

Leve cartão pré-pago, a maioria dos bancos ou casa de câmbio disponibiliza, eu peguei Visa que é a bandeira mais aceita e adorei a comodidade. É mais seguro que andar só com dinheiro, e você não paga o IOF exorbitante do cartão de crédito no exterior. Mas por garantia, avise ao banco pra liberar o uso dos seus cartões de débito ou crédito no exterior, pois são bloqueados caso você não solicite antes.

Leve um travesseirinho inflável pra sua maior comodidade e não ocupa muito espaço na mochila.

Não esqueça de fazer um seguro viagem! Se você tem cartão de crédito ou conta especial em algum banco, converse com seu gerente, você pode conseguir vários benefícios, às vezes o seguro sai de graça se você comprar as passagens no seu cartão, pouca gente sabe disso.

Vai viajar? Tire a carteira de estudante internacional!

Leve uma mochila menor dentro do seu mochilão, com ela você faz os passeios carregando sua água, um casaco (por precaução), um lachinho e o mapa!

 

Eu tenho passaporte europeu pois minha família é italiana, então não posso dar muitas dicas sobre migração, mas hoje em dia são raros os casos de brasileiros serem barrados, e com a Europa em crise, eles precisam muito do turismo (ou seja, do nosso dinheiro)! O que posso dizer é que decore (ou anote) palavrinhas mágicas como "bom dia", "obrigado", "por favor", "com licença" nas línguas de onde você vai, tudo isso em italiano, francês e espanhol é fácil pra nós brasileiros, e abre muitas portas, gera simpatia e depois, depois você fala em inglês mesmo, ou em mímica (rsrs), e vai dá tudo certo! Daí você já terá dois pontos a seu favor: mostra interesse e respeito pela língua deles e é brasileiro (eles adoram o Brasil a pesar de saberem pouco, porém cada vez mais, sobre nosso país).

 

 

 

Ajudei?! Espero que sim!! Enjoy your trip!!!

20120330122634.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

parabens muito boas as dicas, fiquei curioso para ler seu relato, heheh.

 

que vc acha de passagens rodoviarias? achei o trem muito caro na maioria dos trechos, e concordo com vc no tempo perdido nos aeroportos e estou pensando em fazer alguns trechos tipo veneza amsterdam e amsterdam paris de onibus.

 

e hostel sem reservas agora em maio sera que rola?? se puder me dar um help agradeço! vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Não existe resposta definitiva se é melhor comprar passagens antes ou na hora, se de trem ou ônibus, a Italia por exemplo é pequena, tem vários ônibus internos de uma cidade pra outra que não exige comprar antes, geralmente os preços são iguais e os ônibus saem do centro. Na Espanha, fui de ônibus de Madri pra Barcelona (7hs durante a madrugada) e a passagem na hora estava igual a que vi 1 mês antes na internet, porém comprei numa agência e paguei 7 euros de taxa de serviço, mas o ônibus era terrível, não era feito nossos ônibus confortáveis de viagem no Brasil - é bom dar uma olhada antes.

 

Sabem nosso sites tipo decolar.com e outros que fazem pesquisas entre todas as empresas??? Pois é, na Europa tem vários, tipo www.flights.traveleurope.com, www.europebyair.com.br, www.interrailnet.com ... E tem os das próprias empresas: http://www.eurolines.fr/pt/ , http://www.raileurope.com.br/ , http://www.eurostar.com/dynamic/index.jsp...

 

Sobre reserva pra Hostel em Maio, talvez só precise fazer se você quiser algum muito bem localizado ou badalado, tipo Kabul em Barcelona... mas pesquisa no Hostelbrookers.com (por desencargo de consciência) só pra ver se tem muitos casos em que já não há vagas, aí se ver que tá concorrido você reserva antes. Eu faria o seguinte, tendo certeza de pelo menos o primeiro dia na cidade, reservaria pelo menos 1ou 2 dias, pois teria tempo decidir se prorrogo a estadia, se procuro outro hostel...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Entendo. É que alguns dizem que carteira de estudante internacional de nada serve para maiores de 25 anos (se não me engano). É muito controverso, já que estudante é estudante em qualquer idade. Mas bem, obrigada pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Margarete, tudo bem? Pode me tirar algumas dúvidas?

 

Desembarco em Paris em julho para um stop de 9 dias na europa, de Roma meu voo parte p/ Brasil. Gostaria de visitar além de Paris, Londres e Barcelona.

 

A questão é...não sei o que fazer com as minhas malas, tenho uma mala de 30kg + um mochilao + gifts, é impossivel carregar toda essa bagagem durante os dias que ficar rodando por lá. O que posso fazer?

 

Grato.

 

Vinicius

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Vinicius,

 

eu terei o mesmo problema que você enquanto estiver fazendo o caminho de Santiago. A solução que encontrei é a mesma que muitos viajantes encontram.. utilizar os lockers de aeroportos ou estações de trem. Dá uma pesquisada no tópico de Paris e vê se encontra alguma informação sobre qual melhor locker em Paris!

 

Boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...