Ir para conteúdo

Goiás (Pirenópolis e Chapada dos Veadeiros) & DF


Posts Recomendados

  • Membros

Caros aventureiros!

Eis o meu relato por esse nosso Goiás: (18 a 28 de fevereiro)

1º Dia:

RIO-BSB pela Gol, no valor de 150 reais (promoção bombástica: conselho, se cadastrem no site das companhias e acompanhem as suas ofertas, pois vale a pena!). Previsto para chegar em BSB às 7:30h, porém nada é perfeito; o vôo atrasou e só às 10:00h cheguei, o que acabou por desandar com meus planos. Mas prontos, era só adaptar! Fiquei na casa de uma prima em Valparaíso.

2ºDia:

A caminho de Pirenópolis (minha prima canta lá, quem tiver a oportunidade de conhecê-la, vá; ela canta no bar Degrau`s na esquina na rua do lazer). A tarde fui a fazendo Bonssucesso que fica perto da cidade mesmo; pra quem for a pé a caminhada e meio puxada mas nada impossível! Lá a entrada é 10 reais e não esqueçam de comprar um vinho de jabuticaba feito por uma senhora de lá vendindo numa das casas do local onde se pode estacionar o carro. À noite aproveitem a cidade!

3º Dia:

Fui conhecer o Santuário Vaga Fogo, também não muito longe da cidade, mas mais fácil acesso pra quem não vai de carro e que pode ser feito sem a necessidade de um guia, a não ser que esteja em grupo que aí pode dividir o preço de 80 reais, normalmente, que aí faz-se vários lugares com transporte! É uma caminhada de 5km mais ou menos até a fazenda, mas que vale muito a pena! A entrada é de 14 reais e existem também programas de atividades radicais! Se o rio da fazendo não tiver com o volume de água muito grande, no final da trilha siga pelo rio acima, vale a pena!

 

Todas essas trilhas em Piri são tranquilas de se fazer a pé! Senão me engano, a reserva Vargem Grande também é muito bonita, a Cachoeira das Araras e a do Sossego, mas isso pra quem tá de carro, pois fica fora da entrada da cidade! O ônibus que vai pra Piri, senão me engano pega-se em Taguatinga, cidade satélite de DF, dá pra ir pra lá do Plano Piloto e da Rodoviária Interestadual (ATENÇÃO: a Rodoferroviária está inativada por tempo inderteminado!) é só se informar no local! Ele custa, acho que menos que 30 reais com taxas inclusas! Pra ficar lá existe a Pousada que me indicaram, a pôr do sol que fica mais acima do centro, do outro lado da ponte da cidade, no caminho pra quem vai pra Cachu de Bonssucesso; e também existem quartos e casas pra alugar, que dependendo da quantidade de pessoas que vá, será melhor! Não deixem de passar no Degrau`s para almoçarem, o prato feito que é uma delícia! e também não deixem de ir na Dona Sebastiana para tomar um café da manhã e da tarde! Com a cara e a coragem façam tudo na cidade, não tenham vergonha de nada, nem mesmo de pedir carona (fiz isso a um grupo de estrangeiros no Santuário ;D).

 

4ºDia: muita chuva e de volta a Valparaíso à noite!

 

5ºDia: dia de descanso ;D

 

6ºDia: Gripado (parece que é batata, sempre pego uma virose doida quando viajo, seja pra onde for!

 

7ºDia: Recuperado e pronto pra conhecer BSB. Fácil, não há como errar! Cheguem por volta da hora do almoço, um pouco depois e vão embora depois da hora do rush!!! Existe um bar tradicional que se chama Beirute; provem o Kibe de lá, não sei pq mas no dia que fui, a tarde, estavam uma delícia; e o ambiente é maneiro!

 

8º Dia: tentativa MUITO FRUSTADA de ir pra Chapada! CHOVIA MUITO; tentei sair de casa, mas só de ficar dez minuts na rua, minha mochila tava enxarcada; não havia como prosseguir até a rodoviária interestadual para pegar o ônibus que sairia às 10:00h; existe um às 9h, porém ele chega em Alto Paraíso 12h senão me engano, por isso já deixem reservado algo em Alto ou São Jorge, pois as pousadas começam a parar seus serviços 12h da noite!

 

9ºDia: Fui para a rodoviária interestadual pegar o ônibus das 10:00 da real expresso (a passagem é 36, com taxas inclusas!). Ele chega em Alto por volta de 14h. Existe outra autoviação que também vai pra lá, a Santo Antônio, que sai do Plano Piloto (ônibus de viagem), porém sai mais tarde que a real e sinceramente é maior cata corno que já vi, demora demais a chegar; mesmo que ela vá até são jorge para quem vai pra lá, a não ser que tenha tempo de sobra para isso!, eu achei mais prático para mim que tinha pouco tempo ir pra Alto e de lá ir pra são jorge, mas conhecendo os pontos turísticos no meio do caminho. Chegando lá peguei um moto táxi da rodoviária mesmo (quem estiver em grupo vá no centro de atendimento ao turista que fica do lado da rodoviária de lá e veja se tem algum guia com carro pra fazer os passeios, ou ligue antes para reservar: 06234461159). Assim poderá rapidamente passar pelas Loquinhas, que ficam em Alto mesmo, de lá seguir pra fazenda São Bento e conhecer as Almécegas I e II (caminhada puxada; e pra quem for de carro cuidado com a estrada dentro da fazenda pq as formações rochosas da região são um perigo para a lataria do carro!). Se percam na trilha e na beleza que existe no local!, vale muito a pena; 15 reais a entrada (volume de água muito grande, por isso cuidado ao se banhar nesta época do ano!); de lá segui para o Vale da Lua: 10 reais a entrada! Muito linda a paisagem lá também, gostei de ter ido lá a tarde, parece que a iluminação deu um "Q" maior ao local!; de lá fui pra são jorge! A estrada pra são jorge ainda não está completamente asfaltada, ainda restam 13 km por asfaltar! Antes de se passar pelo Morro da Baleia, que fica paralelo a outro que não me lembro nome, formando um estreito, está o famoso restaurante do seu Valdomiro; não deixem de ir! São jorge agora é dividido em São jorge I e II; a parte I é a da rua central! Ja existe um mercadinho lá bem abastecido tanto quanto em piri, portanto pra quem for acampar, não se preocupe! Procure a casa da Jia, ela aluga barracas e tem um preço bom além de um ambiente à noite maravilhoso! As pessoas que frequentam são muito legais! Existem pizzarias no local e restaurantes, como o Buritis também muito agradável; caminhem pela cidade quando chegarem e vejam que local mais agrada sua estadia! as pousadas podem variar o preço de 35 a 70 reais dependendo da época; vá em quantas puder e pergunte o preço e negocie, não existe mal nenhum nisso! Para quem precisar ir embora cedo pegue o ônibus que sai de são jorge às 10:00; seu ponto é em frente ao resaturante da Nenzinha! 36 reais, só chegará em BSB 17h, cansativo! em BSB pára no Plano Piloto. Mas para quem estiver em grupo e com tempo de ficar mais, vá na borracharia do seu Tomé, fale com ele ou com o filho dele, acho que joão, para ver se ele faz o trajeto são jorge-bsb, pq aí compensa pra se ficar mais tempo na cidade e dindim também!

 

Para quem vai a chapada, reserve um bom tempo para lá, pelo menos três dias para se ter uma base de como é e ter vontade de voltar (meu caso); não deixe de visitar as outras cidades, como Cavalcante e mais pra cima Terra Ronca, pra quem tiver de carro e tempo, DUAS COISAS MUITO PRECIOSAS PRA QUEM VAI PRA LÁ!. A proveitem São Jorge, e não tirem o ar pacífico que a cidade por enquanto ainda mantém! Esteja em sintonia com a Natureza! Conheça o parque e as Raizamas, perto da cidade!

 

10ºDia: COM MUITA VONTADE DE FICAR, mas tenho que ir embora!

 

PS: o cara do moto táxi me cobrou 30 reais (chorando pra fazer o trajeto Alto São jorge), porém como fui até a fazenda e depois ele me levou no Vale e me deixou em São Jorge eu paguei 50!

 

Bom, mochieliros, sei que não é muita coisa a acrescentar pois não fiquei muito tempo nos lugares, mas deixo minhas experiências. Pra quem puder, vá de carro; pra quem for de BSB vá em direção a Sobradinho e depois a Alto! Mas quem não puder ir de carro e estiver sozinho, não se intimide e vá com a cara e a coragem, pois nada é impossível se querer!, faça amigos! Não esqueça de retirar dinheiro em BSB ou Alto, pois em São Jorge não existe caixa eletrônico. No mercadinho de lá aceitam já cartão de débito Visa Banco do Barsil. A viagem em si me custou no total menos que 600 reais!

 

Agora é só aproveitar e viajar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Opa Leandro,

foi sim cara, eu só consegui ficar um dia na chapada!

Então, quanto ao lance do mototáxi eu até que não achei o preço salgado não, isso se vc der uma conversa lá no cara, mas como acaba que esses preços que eles dão são tabelados o desconto acaba sendo pequeno, porém pra mim que fui sozinho e não sabia de ninguém que iria para aquela área na mesma época que eu, valeu a pena, mas se vc souber de alguém até mesmo aqui pelos mochileiros.com, e tiver carro ou como alugar, aí vale mais a pena, ou até mesmo se o numero de pessoas for grande acho que com um guia tbm valha a pena! Posta no mochileiros na página da chapada que vc vai, as datas que pretende e vê se alguém chega a te responder, pq quando fui a BSB eu fui com o intuito de chegar numa sexta de manha para partir pra chapada direto, porém como perdi meu vôo, e como cheguei tarde não quis ir direto e como tinha a oportunidade de ir a Piri com uns amigos naquele final de semana, acabei por ir e só consegui ir no outro final de semana, mass só no sábado pq peguei uma semana de muita chuva e como não estava de carro, pra chegar na rodoviária de onde estava era muito complicado por causa do trânsito de lá, a BR que passa pelo Val em direção à BSB é muito transitada desde muito cedo!, aí so no sábado mesmo que consegui e como voltava na segunda pro rio muito cedo, resolvi voltar no domingo mesmo. Para ir pra chapada, fui com a idéia de que na época que ia, como era de muita chuva e de férias poucas pessoas poderiam estar, achei que ir na sexta e passar o final de semana seria melhor pra mim para encontrar pessoas com quem dividir a entrada do parque (guia=100 reais) e tbm pra ver se conseguia fazer outros passeios com um grupo que talvez conseguisse fazer. Dependendo do tempo que vc passar lá, vale a pena se chegar no lugar, mesmo que o dia seja perdido sem nenhum passeio, fazer o grupo, vá lá na casa da guia, tem um pessoal super maneiro e a responsável de lá aluga barracas ou vá até mesmo para as lanchonetes ou até mesmo no supermercado de lá e pergunta se tem algum grupo fazendo passeios com guia, a questão é soltar a voz e fazer os passeios com eles; eu como mesmo que fosse no primeiro final de semana da minha folga, não poderia passar muito tempo na chapada, então mesmo se tivesse ido na sexta que iria chegar de manha, eu iria pegar provavelmente, se não tivesse o conhecimento de ninguém que fosse pra lá nessa mesma data, um mototáxi e fazer um preço com ele pra me levar, principalmente na fazendo de São Bento e no Vale da Lua, pra chegar em São jorge de noite e procurar um lugar pra ficar, assim daria pra aproveitar um dia da viagem com passeio e no final de semana deixaria pra conhecer o parque que se não em engano são duas ou três trilhas que se fazem cada uma em um dia, e no meio tempo iria na Raizama que fica perto de São Jorge, dá pra ir andando com disposição.

O cara do mototáxi de Alto paraíso (pra quem não tem tempo acho mais vantajoso vc chegar por alto e visitar as atrações no meio do caminho a São Jorge, mas para quem vai perder o dia de viagem, pelo custo vale a pena pegar um ônibus da Empresa Santo Antônio no Plano Piloto do que o RealExresso na rodoviária interestadual e ir direto a São jorge) cobra 35 reais para São jorge; para a fazenda São Bento 9 reais e para o vale acho que 30, mas se chorar com ele acho que faz pra vc por 45 a 50. Eu na fazenda São Bento parei na entrada e fui andando pelo caminho de terra pq queria tirar fotos, mas eles podem fazer esse caminho até as trilhas das Almécegas, mas cobram mais 12 reais ida e volta :/. Já no Vale da Lua eu pedi que ele esperasse na entrada da fazenda pq o trajeto da estrada até a fazenda é muito longo e é uma decida só, ou seja, o retorno é uma subida só e até são jorge são quase 8km; chorei com ele e pedi que esperasse, como já tava tarde e o nível do rio tava alto e não iria tomar banho, não me iria demorar, mas se o nível estiver baixo dá pra se banhar. Aí com isso dei pra ele 50 reais. Se quiser eles te buscam lá tbm caso não queira sair de São Jorge tão cedo que nem eu fui, pq eu peguei o ônibus que vai pro plano píloto às 10h, emvez de por exemplo ter ido pra alto e pegar os ônibus de 13:30h ou 01:30h(se for retornar por alto compre a passagem no dia que chegar na rodoviária). Porém me indicaram para ir encontrar uma certa pessoa de lá que não me lembro do nome que ela faz o trajeto até BSB e dependendo da quantidade de pessoas que ele vá levar vale até mais a pena, pq aí se combina horário com ele, mais flexível!

 

Se precisar de tels, de algumas coisas caso não tenha posto no relato me fale que eu posto!

Porei fotos, só que minha net anada tão lenta que mal consigo baixar uma foto, só as tenho no meu Face, mas em breve...e com certeza na seca irei retornar, espero que dessa vez com um grupo, mas não se acanhe não, abra a boca sempre que precisar para falar, não se envergonhe em interagir, pq apesar de ter sido rápida a ida eu achei uma ótima experiência e que se tiver com vontade de fazer algo, faça não exite se estiver seguro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

ola..

estou saido de ferias exatamente dia 13...

tenho que estar dia 22 em palmas..pois farei o jalapão até dia 27...mas quero ir pra algum lugar antes disso...ou chapada diamantina..ou dos veadeiros...vai depender..

estou sozinha também..se for pra chapada dos veadeiros..dá pra conseguir aluguel de carro com Km livre por 300,00...(saindo 75,00 4 pessoas)..o que vcs acham?..alguém topa...?

Assim ganhariamos tempo de passeio!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • Membros

oiii...

Cheguei de PIRI semana passada e estou encantada com a cidade, ficamos acampadas no Camping Beira Rio, nem precisa especifica, né!!! na beira do rio mesmo, uma delicia.. no primeiro dia uma amiga torceu o pé nas PEDRAS DE PIRINOPOLIS .. e então não fomos em todas cachoeiras como queríamos, mas na cachoeira das Araras nós fomos, pois o carro chegava até lá... então deu para explorar bem a cidade, ´´os bares da cidade´´, rss.... Um restaurante perfeito de uma baiana e um alemão, DELI-DELI, comemos muito bem.. e um bar com ótima música '' Encontro marcado''...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...