Olá viajante!
Bora viajar?
Italia, che bella! 16 dias entre Firenze, Bologna, Venezia e Torino sozinha: lindezas sem fim <3
- Respostas 33
- Visualizações 14.5k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
juliad 14 posts
-
debalves 2 posts
-
franckini 1 post
-
Thamaracuja 1 post
Dias com mais postagens
Most Popular Posts
-
dia 01 - chegada à Firenze 12 horas de vôo até Frankfurt, aquela gincana de procura-portão-caralho-não-pode-ser-tão-longe-como-assim-já-andei-uns-20-minutos-e-nem-sai-deste-terminal-céus-esses-aer
-
dia 02 - Firenze Quando programei meu roteiro, reservei 04 noites para Firenze. Sabia que a cidade era pequena, mas sabia também que tinha bastante coisa para ver. Tendo que reservar com antecedên
-
(gente, muito feliz que vocês estão gostando! minha viagem foi ótima e eu queria dividir os momentos que tive por aqui e ajudar os futuros viajantes!)
Pessoal, acabo de voltar da minha viagem à Italia e vim fazer o meu relato para dividir um pouco do que vi, vivi e comi (PRINCIPALMENTE) naquele país tão lindo <3
Recebi muita ajuda deste forum e de outros gringos que sempre uso (fodors, lonely planet e tripadvisor) para montar a minha viagem do MEU jeito. E bom, após muita leitura, planejamento e ansiosidade, bora pegar o avião =)
Que tal ir à vaca fria antes?
(tá, essa parte muitos pulam, mas precisamos do mínimo de ordem por aqui, non? digo MINIMO porque se trata de Italia hahahaha)
O Roteiro
Foram tantas indas e vindas que até eu fiquei confusa. Inicialmente meu plano era dividir o meu tempo entre Italia e Suiça mas, aos poucos vi que meu aproveitamento melhor seria se gastasse todo o meu tempo e dinheiro na Italia mesmo. Remarquei minha passagem e alterei algumas coisas. E, confesso:a remarcação de passagem saiu mais barato que um capuccino em terras suiças hahahahhahaha
As cidades e o plano inicial:
04 noites em Firenze, reservando um dia de bate e volta para algum lugar na Toscana
03 noites em Bologna, reservando um para conhecer uma fabrica de queijo parmesão em Modena
04 noites em Veneza, torcendo para não ficar sem grana ou morrer afogada
01 noite em Bergamo, para descansar e nada mais
03 noites em Torino, para curtir uma cidade italiana diferente e sem turistas
Sendo muito da modesta, acho que mandei muito bem no meu roteiro. A única coisa que alteraria hoje seria cortar esta noite em Bergamo e seguir direto de Veneza para Torino. Esta noite a mais eu jogaria em Bologna (amor eterno, amor verdadeiro)
Meios de Transporte
Treno, bello! Todos os trechos comprados no Brasil no site da Trenitalia com 100 dias de antecedência, sempre para garantir as melhores tarifas. O único trecho de deslocamento que não comprei foi Bergamo/Milão (comprei Milão/Torino), pois trata-se de um trem regional. Além disso, queria decidir na hora se faria ou não um stoppover em Milano. Se fiz? não vou dar spoiler aqui, oxi!
Sobre os trens: pensei que o papo de atrasos de trens italianos fosse coisa de gringo fresco, mas vivi isso na pele e solidarizei com os inúmeros atrasos e CANCELATTOS que via nos mostradores das estações. Em resumo, minhas considerações sobre deslocamentos:
- para deslocamentos entre cidades que você se hospedar, utilize os trens ESPRESSOS (como o café, si si). Existem algumas categorias de trem, e os mais tchop tchuras são os FRESCIAS. Tem FRESCIA de tudo que é cor: rosso, argento, branco...não importa qual cor que seja, eles atrasam menos e tem menos mudança de plataformas de última hora (outro pesadelo do viajante que carrega malas em estações)
- compre esses trechos com antecedência para garantir um bom preço. E, sugestão pessoal? Escolha a classe EXECUTIVA que muitas vezes custa só uns 2 euros mais caro E te dá uma taça de Prosecco =)
- Não se meta a fazer muitos pula-pulas entre cidades em curtos períodos de tempo. Isso inclui também as famosas "paradinhas", também conhecidas como stoppovers. Quer um exemplo clássico? Stoppover em Verona entre Milano e Venezia. Os atrasos podem te dar uma rasteira e sua viagem, que deveria ser sossego puro, vai virar uma dor de cabeça.
- Repense a lógica do "vou deixar a mala na estação e dar um rolezinho pela cidade". A Italia é temperamental e pode cismar contigo. Na Italia, não tem maquininha automática "taca seus euros aqui que eu guardo a sua mala" não. Na Italia você pega uma fila e mostra passaporte e blablabla para deixar a mala. O blablabla segue quando você buscar. E bem, já disse que a Italia é temperamental? Utilizei esse serviço 3 vezes em 3 diferentes cidades e em cada uma foi uma novela diferente. Peguei o lugar FECHADO durante o horário de funcionamento em Torino, encontrei com um sistema que travou em Bologna e em Milano a fila era uma zona. "As estações de trem italianas são um bordel", bem disse o funcionário de lá.
Hospedagem
Viajei sozinha. Meus critérios para hospedagem foram simples:
- quarto individual. não ligo para banheiro coletivo
- wifi decente
- ótima localização
- diárias em torno de 50/60 euros
- uma linda vista no meu quarto
- não ligo pra café da manhã. dá para comer na rua MUITO BEM com menos de 3 euros, tendo água eu estou feliz.
Firenze - Locanda Orchidea
Uma graça de lugar! Basicamente, é um andar com uns 4 quartos, a 3 quadras do Duomo, no predio que o Dante nasceu. Meu quarto tinha vista para um jardim maravilhoso e era silencioso até. Sempre peguei o banheiro vazio e a dona era um amorzinho.
Bologna - AirBnB
O lugar da viagem que eu mais penei para encontrar algo que me atendesse. Primeira vez que utilizei o serviço Airbnb e só tenho elogios. Fiquei num apartamento na cobertura de um prédio e tinha vistas maravilhosas de toda a cidade. Nada mais delícia do que preparar um café numa cafeteira italiana vendo aquelas montanhas e casinhas lindas <3
Venezia - B&B Giacomo
Rolou um stress nesse lugar que só poderia rolar na Italia mesmo. O pessoal não estava lá no horário combinado, fiquei na rua e uma velhinha fofa que morava no andar de cima viu o meu drama e me levou pra casa dela. Foram 3 horas vendo tv na casa da senhorinha sem saber aonde raios estava o pessoal do B&B. Loucura. Mas Italia é Itália e no fim tudo deu certo. O quarto era ENORME e o bairro que eu estava (Santa Croce) era ótimo, longe das multidões e perto de bares leais.
Bergamo Alta - La Torre
Sabe aquelas pousadinhas lindas que você tem vontade de abraçar e dormir juntinho? Melhor cama do mundo melhor edredon do mundo melhor banheiro do mundo (opa, aqui era só meu), melhor hostess do mundo, melhor varandinha-pra-ver-o-movimento do mundo. Sério, dá vontade de mandar coraçõezinhos pro zap <3 <3
Torino - La Terraza sur Po
Se ninguém te prepara para a Italia, NINGUEM te prepara pra este B&B. NINGUÉM. Meu quarto tinha um piano e um jukebox. A varanda era gigante e tinha porquinhos da india e uma vista maravilhosa. O banheiro tem 8698765785786 tipos de creme e 87267378 tipos de shampoo e tem até 87924837839738943 guarda-chuvas. E tem a Lidia, a dona. A pessoa mais alegre e apaixonada pelo Piemonte EVER, que batia na minha porta para avisar que o café da manhã estava pronto...e ficava falando igual doida enquanto eu comia