Ir para conteúdo

Lençois Maranhenses - Jericoacoara


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal segue um resumo da minha viagem entre Maranhão e Ceará, feita em setembro de 2004. Fiz um resumo na seguinte ordem: data, local (de onde para onde), empresa/agência/pousada com telefone ou site, preço e uma descrição/explicação do lugar/passeio. Espero que seja útil !!

 

01/set - São Paulo/São Luiz pela BRA (www.voebra.com.br)- Agência Mondial com Juliana (11) 3259.6922 - mais ou menos R$500

Vôo Cansativo com duas escalas. Uma em Brasilia e outra em Teresina. Avião lotadasso, mas vale pelo preço. Comprei a passagem com a agência Mondial em SP com a Juliana. Ótimo atendimento.

 

01 e 02/Set - São Luiz - Albergue Solar das Pedras (www.ajsolardaspedras.com.br) - R$17,00 diária com café

Bom. Não é maravilhoso mas fica bem localizado, no Centro Histórico de São Luiz. No site tem a explicação de como chegar de ônibus saindo do aeroporto ou da rodoviária. É fácil de chegar. O Centro Histórico é bem legal, os casarões são lindos, mas alguns

 

 

03/set - São Luiz/Barreirinhas - Van Expressa(98)256.4027/256.0007 - R$25,00

Ótimo. Eles vão te pegar na porta 5h00 da manhã para dar tempo de chegar e Barreirinhas e fazer o passeio pelos Lençóis, por volta das 9h00. Tem parada de 15 minutos para tomar café da manhã. O ônibus comum custa 19,00, demora mais e vc ainda tem que pegar um ônibus comum para chegar na rodoviária. Ligar um dia antes e marcar para eles irem buscar.

 

03/set - Barreirinhas - Passeio nos Lençóis Maranhenses - Agência Barratur (www.barratur.com.br) 98) 227.7878 - R$30,00

Não tem jeito de fugir das agências que fazem o passeio pelos Lençóis. Eu gostei dessa Barratur. O pessoal é bem legal e te dá várias dicas e alternativas para ir para outros lugares, mesmo que não seja com eles, pegando carros de linha, etc. É só pedir para a Van deixar na porta da agência que eles já conhecem. Sobre o passeio, as lagoas estavam secas e só vi algumas. Se seu principal objetivo é ver os Lençóis, vá em outra época, como julho, que as lagoas estão todas cheias. De qualquer forma valeu a pena, pq afinal eu ainda tinha outros lugares para conhecer.

 

04/set - Barreirinhas/Caburé - Barco Voadeira - R$30

Ir direto até o porto de Barreirinhas para subir de barco o Rio Preguiças até Caburé. Existem duas opções: os barcos voadeiras que sobem o rio Preguiças em uma hora e custam caro, e o barco de linha que demora por volta de 4 horas e custa R$7,00. Eu preferi gastar mais para sofrer menos. Tive que chorar bastante para pagar R$30,00. O preço normal é R$40,00 e tem que esperar formar um grupo para o barco sair. Está incluso no passeio duas paradas para visitar Vassouras (dunas e macacos nas árvores) e Mandacaru (Farol).

Caburé é um braço de areia que de um lado fica o mar e do outro o rio Preguiças. Tirando essa localização interessante, o local não tem muitos atrativos. As construções são mal feitas e dá um ar de abandono ao local que de qq forma é previlegiado pela natureza. Existem algumas pousadas por lá, mas não dormi pq fui para Atins no mesmo dia. Conheci pessoas que ficaram na pousada do Mirante por R$25,00 (98) 9962.1247, mas o incoveniente é que todos reclamaram de acordar cobertos de areia. Venta muito por lá e durante a noite a areia invade os chalés. Conheci outra pessoa que ficou na Pousada do Paulo (todos conhecem por lá) e não teve esse problema.

 

04/set - Caburé/Passeio para ver Revoada dos Guarás/Atins - Barco Voadeira - R$10

O barco leva para um lugar entre o Caburé e Atins para ver o pôr-do-sol e a revoadas dos Guarás que estão se recolhendo para dormir. São pássaros lindos bem vermelhos. Eles vão adquirindo essa cor porque se alimentam de caranguejos. Quando jovens a pelagem é preta e branca e vai ficando vermelha com o tempo. Vale a pena fazer esse passeio. Também precisa juntar um grupo para fretar o barco é sempre com chorar bastante o preço (10,00 por pessoa tá bem pago). Aproveitei o passeio da revoada dos Guarás e pedi para o rapaz da lancha me deixar em Atins que ficava bem pertinho de onde fomos. Existe uma forma de ir direto de Barreirinhas para Atins com um carro de linha que leva por volta de 3 horas. O caminho é bem sofrido, mas parece ser mais barato que subir o rio de voadeira. Os caras da voadeira não gostam muito de ir até Atins, e se levarem vão cobrar mais caro com certeza.

 

05/set - Atins - Dormitório da Tia Rita (98) 9968.6094 - R$15,00A tia Rita é uma fofa !! Se chorar ela cobra 10,00, mas eu fiquei com pena pq eles são muito simples e não tive coragem de pechinchar. Em Atins as pessoas são muito simples. É um vilarejo sem nenhuma infra-estrutura para turismo. Com excessão de duas pousadas melhores, mais caras e que oferecem passeios de carro: a do Rancho, também conhecida como a pousada do Buna (o cara é gente boa!!) e a Filho dos Ventos. Se for ficar na Pousada do Buna, liga para avisar que está chegando, que ele manda um toyota buscar na praia. A caminhada até a pousada dele debaixo do sol quente é comparável a uma participação de "No Limite". Por Atins é possível visitar o outro lado dos Lencóis Maranhenses e também tem a praia que é maravilhiosa para fazer caminhadas. Mesmo que não se hospede na Pousada do Buna, é possível fechar com ele o passeio para os Lençóis. Todo mundo conhece ele a tia Rita por lá, e em Caburé também.

 

06/set - Atins/Caburé - Barco Simples c/ Israel - R$10

Foi meio difícil conseguir um barco para volta para Caburé, uma vez que quase ninguém vai até Atins, mas a tia Rita tem o telefone de um cara chamado Chico da Fia que vem te buscar com voadeira. É só ligar e combinar. Neste caso leve o celular ou um cartão telefónico (tentei comprar o cartão e tinha acabado) para ligar de orelhão. Como ele queria me cobrar 30,00, chorei, ficou 20,00 e por fim acabei indo com um barquinho a motor diesel por 10,00 com o Israel (todo mundo conhece ele por lá também). O barquinho é bem lento e vc chega completamente encharcado em Caburé. Ele só me cobrou 10,00 pq estava indo para lá. No dia anterior tinha pedido 30,00 também.

 

06/set - Caburé/Paulino Neves - Bugue - R$30

Pode-se pegar carros de Caburé para Paulino Neves, mas também precisa formar um grupo de quatro pessoas para não ficar muito caro. De Caburé para Paulino Neves leva mais ou menos 1 hora pela praia. O visual é legal. Não existem carros de linha, e vc tem que ficar esperando aparecer alguém. Sempre aparece mas não dá pra ter certeza de horário, a não ser que você peça para o pessoal das pousadas mandar vir alguém buscar, e neste caso deve ficar bem caro. Se der sorte de pegar algum carro que está vindo trazer alguém de Paulino Neves para Caburé, eles vão cobrar menos pq afinal estão voltando para Paulino Neves de qq forma. Caso contrário, será cobrado o valor do frete normal que é 40,00. Depois de muita conversa, paguei 30,00.

 

06/set - Paulino Neves/Tutóia - Pau-de-arara - R$5,00

Cheguei a tempo de pegar o pau-de-arara que saía 14h00, e levou mais ou menos 1 hora para chegar em Tutóia. Aventura total: sentada nas madeiras atrás do caminhão, engolindo poeira pela estrada de terra. Divertidíssimo para quem não faz isso todo dia. Dei sorte e não peguei o horário do rush. Os carros que estavam vindo de Tutóia vinha lotados com as pessoas amontoadas: tenebroso !!

 

06/set - Tutóia/Parnaíba - Ônibus - R$9,50

Todo mundo prefere pegar o barco que sai de Tutóia para Parnaíba, que leva 8 horas, lotado, e custa 20,00 (acho) para fazer a travessia do Delta do Parnaíba. Mas como descobri que existia em Parnaíba um passeio de barco pelo Delta, resolvi me polpar das 8 horas na rede e peguei o ônibus que levou 3,5horas.

 

07/set - Parnaíba - Pousada Tia Mana 86) 323.9752 - R$20/diária com café

No ponto final do ônibus tem uns taxistas que te levam para alguma pousada perto do porto para fazer o passeio do Delta. No nosso caso ele nos levou para a Pousada da Tia Mana por R$5,00, que tinha um preço bom e o lugar é simples e bem cuidado com um bom café da manhã. Tome muito cuidado com as dicas do pessoal de Parnaíba. Deu para perceber que existe acordos entre pousadas, agências de turismo e taxis: um indica o outro e fala mal dos que não estão no mesmo grupo. A tal da tia Mana por exemplo, insistiu que fizéssemos o passeio pelo Delta pela agência Clip no fim a outra agência foi ótima também. Senti isso em várias pessoas que conversei para pedir informação. Eles são todos acordados e só pensam em tirar vangatem do turista. Não caia na lábia do povo de lá !!

 

07/set - Passeio pelo Delta do Parnaíba - Agência Morais Brito (86) 321.1969 - R$25

Nós tinhamos dado os nomes para fazer o passeio no dia anterior a noite com a agência Clip a 35,00, mas na hora que chegamos lá pela manhã, o rapaz da Morais Brito nos pegou na calçada e fez por 25,00. Desconfiei um pouco, mas não me arrependi. O passeio dura o dia todo, e no preço está incluso frutas pela manhã, almoço, e caranguejada. São feitas algumas paradas: a primeira numa praia perto de onde o rio encontra o mar, uma no mangue para o rapaz mostrar como pega-se caranguejo, e a última em uma duna onde serve-se a caranguejada.

 

08/set - Parnaíba/Camocim - Viação Guanabara - R$12,5

É só ligar empresa Guanabara que eles entregam a passagem na pousada. Pegamos o ônibus da 7h00 para chegar cedo em Camocim e pegar algum transporte para Jericoacoara. A viagem demorou mais ou menos 4 horas e o táxi cobrou 10,00 para levar na rodoviária.

 

 

08/set - Camocim/Lagoa da Tatajuba - Land Rover com Daniel (88) 9961.8292 - R$30

Em Camocim foi o lugar que realmente me revoltou a máfia dos tranportes para o turista !!! Chegando na rodoviária um taxista nos cobrou 10,00 para levar até a agência que leva para Jericoacoara. O Michel da agência Solaris queria nos cobrar 160,00 e a outra agência (Koala) no cobrou o mesmo valor. Por sorte encontramos na balsa um rapaz muuuuito legal, o Daniel, que faz fretes de Land Rover, voltando de um frete de Fortaleza para Jeri. Como ele estava voltando de um serviço pelo qual ela já tinha sido pago, ele concordou em nos levar por 30,00 cada um (o preço de Land Rover normalmente é 100,00/pessoa!!!). Fiquei extremamente irritada com o cara-de-pau desse cara da agência que quando viu que ele nos daria carona, ficou pertubando a vida do Daniel pq ele estava levando a gente, e para não arrumar confusão, o Daniel precisou dar 50,00 para o cara !! O fdp ganhou 50,00 sem fazer absolutamente nada !!! Voltei na agência e avisei que ia relatar o acontecido na internet, para que as pessoas nunca utilizassem o serviço deles. Aliás tive péssimas referências da Koala em Jericoacoara também. Na verdade, se vc quer mais conforto, é melhor negociar um carro direto de Parnaíba (lá eles haviam cobrado 75,00) ou contratar esses pilantras em Camocim mesmo. A outra opção bem mais barata, é pegar o pau-de-arara que vai até Jeri por 20,00 que demora mais de 4h!!! por caminhos bem tortuosos. A viagem é bem sofrida, mas pra quem tá sem grana é a única alternativa.

 

08/set - Lagoa da Tatajuba/Jericoacoara - Land Rover com Daniel (88) 9961.8292

Daniel foi muito legal com a gente e até parou no caminho na lagoa de Tatajuba para a gente almoçar. Se fóssemos fazer este passeio saindo de Jeri pagaríamos uns 20,00. Ele faz fretes com a Land Rover de Jeri para Fortaleza, de Jeri para Caburé. Nos passeios maiores ele providencia pousada e tudo. Apesar do preço de fretes em Land Rover ser bem salgado, quem estiver disposto a pagar eu recomento o Daniel sem pestanejar. O cara é super gente boa, do bem a ainda por cima e amigo da Paulinha e do Baratão (veja abaixo quem são eles).

 

08/set - Jericoacoara - Pousada Vila Paúba (junto com a Pousada do Véio) "Paulinha e Baratão

(88) 669.2101 (88) 9962.8955" - R$26 diária com café no quarto simples

Eu tinha recebido referências da Pousada do Véio, apesar de já ter ficado outros lugares em Jeri (terceira vez que fui para lá). Mas a Pousada da Paulinha e do Baratão que fica junto com a Pousada do Véio (pai do Baratão) tem os melhores preços agora. Paguei no quarto simples (ventilador) 26,00 com café da manhã. Você pode optar por pagar 20,00 sem café da manhã. O café não é servido na pousada e sim num café que eles tem convênio do lado da pousada. A Paulinha te dá o ticket de manhã e você vai comer lá. É um belo café da manhã, super bem servido. Não posso deixar de comentar que a Paulinha e o Baratão são pessoas maravilhosas e super do bem !!! Me senti como se estivesse em casa!! Bom, em Jeri tem algumas coisas tradicionais para se fazer: ver o pôr do sol na Duna do Pôr-do-Sol, passeio de bugue pelas Lagoas do Paraíso e Azul (30,00 p/ pessoa se conseguir fechar grupo de 4 pessoas), passeio de bugue na lagoa de Tatajuba, comer os pães de queijo, banana e côco na padaria Santo Antonio que abre 3 da manhã, comer crepes no Naturalmente (imperdível!!!), tomar café no Café Brasil ouvindo um som super bom, andar até a Pedra Furada e o Mangue Seco e passar um dia todo sentado vendo o pessoal velejar no Clube dos Ventos;

Tenho que confessar que Jeri não é mais a mesma: ficou eletizada, tudo está mais caro (em 2003 paguei 15,00 na pousada com café!!), está lotada de pousadas e restaurantes. Mas a beleza natural não deixa que Jeri perca seu charme. Eu simplesmente amo Jeri.

 

14/set - Jericoacoara/Fortaleza - Redenção - R$30

Dia de ir embora é muito triste !!! Compre a passagem de ônibus na Casa do Turismo. Fora de temporada existem dois horários: saindo 22h00 e chegando por volta da 6h00 em Fortaleza e saindo 14h00 chegando 21h00 em Fortaleza. O ônibus tem ar condicionado bem gelado !!!! Leve blusa. Eu sempre prefiro o horário da noite para ir dormindo.

 

15/set - Fortaleza/Albergue Atalaia (www.alberguedajuventudeatalaia.com.br) - R$30,00/diária com café

Como eu já conheço o lugar, eu fico em uma parada que o ônibus faz na praia de Iracema e vou a pé até o Albergue. Para quem pegar o ônibus que chega em Fortaleza de madrugada (5h) e não conhece direito o lugar, recomendo ir até a rodoviária e pegar um táxi. Como meu vôo pela BRA era 13h, eu paguei meia diária, só para dormir um pouco, tomar café e tomar um banho. O café da manhã é muito bom !! O táxi até o aeroporto custou 20,00 e o pessoal do albergue chama para você.

 

15/set - Fortaleza /São Paulo - BRA (www.voebra.com.br) - Agência Mondial - Juliana (11) 3259.6922 - mais ou menos R$450

Vôo direto. Chegada em SP mais ou menos 16h00. A BRA tem ônibus executivos novinhos em folha que leva gratuitamente passegeiros de Congonhas para Guarulhos e vice e versa. Os horários dos ônibus dependem do horários do seu vôo. Informe-se diretamente com eles.

 

PS: Despesas com refeição: considere uma média de 10,00 a 15,00 por refeição na viagem toda (almoço e jantar)

Link para o comentário
  • Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Alo Amelie !!! Eu vou te enviar um e-mail con mias duvidas.

Vou pra Jeri em fevereiro ,e que ter algun dato mais pra fazer mia viagem com poca grana ,o lo mais barato posible.

Sou de Uruguay y mando um abraco muito forte pra tudos os brasileiros.

Desculpenme por meu portugueis ruim ,mais se falar um poquitinho,mas a mia caligrafia e pesima.

Muito legal sua narrativa Amelie...da ganhas de viajar muito!!!

Abraco pra tudos e cualquiera que poda informarme sobre Jeri y como chegar barato e donde hospedarme en fevereiro tambein barato ...muito obrigado !!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá Amelie, sou nova por aqui e a sua descrição foi uma das primeiras que li. Gostei muito! Muito legal essa história de viajar sem ser em pacotes. Quando nós mesmos planejamos a conversa é outra. Geralmente viajo com meus colegas da faculdade, pois fazemos turismo e viajar é prática comum em nosso curso. Estaremos indo aos Lençóis Maranhenses e suas dicas serão super-úteis. Até mais e sucesso sempre!!!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Taí um dos lugares do Nordeste em que tenho vontade de conhecer.

Vc trouxe bastante informações sobre sua trip e isso é bacana, só não consegui sentir as sensações/vibrações das paisagens q vc viu.

Qto a tia Rita, ela me fez lembrar de uma senhorinha q conheci em Costa Dourada, a tia Fina, persona extremamente simpátiquinha, dá vontade de por no colo...rs

Link para o comentário
  • 5 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...