Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 86
- Visualizações 41.4k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
MariaEmilia 38 posts
-
Rogér1o Cruz 6 posts
-
Os Estrangeiros 5 posts
-
JUNINHO BLAZE 4 posts
[align=justify]Agora em julho/2010 me aventurei outra vez por terras bolivianas, disposta a conhecer lugares ate agora inexplorados por mim. Levei na bagagem a neta Maria Clara, agora com 4 anos e a filha Selene, que não é mochileira, mais se comportou muito bem na viagem (essa é sua segunda viagem, Maria Clara já é velha freqüentadora de terras bolivianas).
Como sempre nosso percurso começa em Cuiabá rumo a Cáceres, fronteira com a Bolívia, agora quem viaja somente com RG não necessita mais do documento emitido pela Polícia Federal em Cáceres, somente se você viajar com menor (necessita da autorização se estiver viajando com somente um dos pais ou outra pessoa da família – modelo de autorização) ou estiver viajando com passaporte, aí terá que para no PF para receber os carimbos e a autorização.
Nessa viagem não iriamos somente nós três, iriam juntos minha cunhada e cunhado (tem apartamento em Santa Cruz, pois suas filha estuda medicina na Ucebol), além da neta deles a Bia e outras amigas de minha cunhada, então a turma era grande, ao todo viajamos por volta de 10 pessoas entre Cáceres e Santa Cruz de la Sierra.
Tínhamos acertado com dois taxistas boliviano para nós buscar em Cáceres dia 10 de junho (sábado) às 6h30m e depois de muita espera resolvemos ligar e qual não foi a surpresa, a polícia brasileira não estava deixando os taxis bolivianos passarem para buscar passageiros em Cáceres (somente podem trazer para o Brasil e voltarem vazios para a Bolívia), então o jeito foi apelar para os taxistas locais (mais caros por sinal) e fazer o percurso de pouco mais de 100 km entre Cáceres e San Matias por R$150,00 dividido por 4 pessoas – as crianças não contaram (taxi boliviano entre San Matias e Cáceres – R$ 100,00)
Passamos na Imigraccion em San Matias para carimbar os passaporte e quem estava somente com RG receber o Permission (este é obrigatório, sem ele você não consegue voltar ao Brasil ou até pode ser barrado durante as fiscalizações rotineiras nas estradas) depois trocamos alguns poucos dólares no mini-mercado local (o dólar estava 1 x 6,90 bol. e o real 1 x 3,40 bol. então a cotação do real estava mais vantajosa) e seguimos para o Terminal de Buses (localizado na entrada ou saída da cidade, como você preferir ), quando chegamos lá, já estava quase no horário da partida do ônibus (as passagens já estavam reservadas e pagas) então seguimos viagem rumo a Santa Cruz de la Sierra onde depois de quase 15 horas para percorrer 750km chegamos às 23h50m. Digo que essa foi uma viagem muito boa, pois não aconteceram imprevistos como quebra de alguma parte do ônibus e nem ao menos um pneu furado, coisa comum de acontecer.
Chegando em Santa Cruz de la Sierra, normalmente no horário do começo da madrugada uma opção é verificar os valores nos hotéis localizados em frente ao Terminal Bimodal, pesquise em todos, pois o preço vai variar entre 80 e 120 bol. dependendo da cara do cliente e do humor do atendente (sempre falo/escrevo) esse será um dos hotéis mais caros da sua viagem dada a relação custo x benefício e sem nenhum luxo.
Eu como tenho a sorte de ter família morando em Santa Cruz, a cidade para mim é como um ponto de apoio entre o Brasil e o começo da aventura mochileira propriamente dita. Dessa maneira sempre passo alguns dias nessa cidade que aprendi a gostar ao descobrir seus recantos e as muitas coisa agradáveis que tem para se conhecer.
[t1]Dicas e Custos = Cuiabá > Cáceres > San Matias > Santa Cruz de la Sierra[/t1]
[slideshow]
Editado por Visitante