Ir para conteúdo

Parque das Dunas de Salvador com Fotos


Posts Recomendados

  • Membros

Sempre que eu me deslocava para a Praia do Flamengo em Salvador e passava em frente àquela área gigantesca de dunas e restingas, batia uma vontade enorme de conhecer o local. Porém, como tudo era cercado e por estar numa área urbana, batia também o medo.

 

Não sabia que desde novembro de 2008 o local tinha sido declarado pela Prefeitura de Salvador, por meio do Decreto nº 19.093 de 27 de novembro de 2008, como área de interesse público a implementação do Parque das Dunas. Hoje, o Parque já está aberto aos visitantes, que, antes de irem ao local, devem, previamente, fazer reserva [Tel.: (71) 3374 – 7721].

Assim que eu descobri que a visita já era possível, imediatamente entrei em contato com o Parque e fui atendido por Jorge Santana, Presidente da UNIDUNAS [é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público], criada com o intuito de preservar o meio ambiente nas áreas remanescentes de dunas e restingas da APA do Abaeté. Ele me disse que no domingo seguinte [17/04/2011] ao meu contato uma turma da Escola Estadual Thales de Azevedo, do bairro Costa Azul, estaria visitando o local e que eu poderia me juntar ao grupo.

 

Ao visitar o Parque, inicialmente assistimos a um filme sobre o local, bem rápido e bastante interessante, principalmente para as crianças e adolescentes que estão iniciando o processo de consciência ecológica. Seguimos depois para fazer a trilha, que, por sinal, é bem tranquila. No caminho observamos várias lagoas, dunas bem altas, Corujas de buraco, sempre-vivas, bonsai natual etc.

 

Infelizmente, como nem tudo são flores, segundo o Presidente do Parque, o projeto de ampliação do aeroporto da cidade invade parte da área, o que seria um dos grandes absurdos em nome do crescimento econômico. Segundo ele, há vários grupos mobilizados no sentido de impedir a concretização deste projeto.

 

No fim do passeio, fomos contemplados com água de coco e melancia.

 

Foi uma manhã muito interessante. Os alunos daquela escola pública me fizeram ver que nem tudo está perdido. O interesse deles foi muito grande, com perguntas interessantes e se mostraram bastante conscientes na busca da construção de uma cidade mais ecológica. Fiquei muito contente em ver que, apesar de todas as mazelas que não podemos deixar de presenciar na nossa cidade [Ex. Destruição da Região da Paralela, Violência em outros belos parques como o Parque da Cidade, Pituaçu e São Bartolomeu], há ainda um local como esse, apesar de ameaçado pela ampliação do aeroporto, onde temos a impressão de que, ao trilhar por aqueles caminhos, não estamos numa metrópole com mais de 3 milhões de habitantes.

 

DETALHES:

 

ONDE FICA: localizado ao norte do município de Salvador, o Parque das Dunas possui uma área de 1 milhão e 200 metros, com 5km de comprimento e uma largura média de 1km. Fica na Av. José Augusto Tourinho Dantas, entre os bairros de Praia do Flamengo, Stella Maris, fazendo fronteira com o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, com um perímetro de 3,5km. Toda área será cercada por cerca natural. O clima da área é quente e úmido, com maiores índices de pluviosidade ocorrendo entre os meses de maio e julho. Os ventos predominantes são oriundos do sudeste e a umidade do ar se mantém em torno de 80%.

 

ENDEREÇO Av. José Augusto Tourinho Dantas, nº. 1001, Praia do Flamengo – Salvador - Bahia

 

TELEFONES: (71) 3374 - 7721(71)e (71) 8894 - 7720

 

MAIS DETALHES: http://www.unidunas.com.br/

 

Seguem algumas fotos:

 

 

20110814125349.JPG

 

Bonsai Natural

20110814125415.JPG

 

20110814125454.JPG

 

20110814125526.JPG

 

20110814125551.JPG

 

20110814125627.JPG

 

20110814125647.JPG

 

Coruja Buraqueira [havia várias]

20110814125705.JPG

 

"Obra de Engenharia" feita pelas corujas

20110814125757.JPG

 

 

 

Sempre Viva

20110814125851.JPG

 

20110814130028.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

Olá marcos!!

 

òtima iniciativa, eu estive no Parque no mês passado, realmente é muito bonito e com grande diversidade ...

 

A sociedade deveria de mobilizar para que a ampliação do aeroporto não transforme tudo isso em pista de pouso... o que seria uma pena...

 

Bom, enfim, esta é uma visita que sai do circuito óbvio em Salvador.

 

Fiquei de voltar para fazer a trilha das 7 lagoas, um pouco mais pesada por conta da tração na areia, mas com a vantagem de se refrescar nas lagoas, pq um banho doce neste calor cai muito bem!!!!

 

abraços!!!

Link para o comentário
  • Membros

Olá Frida!

 

Realmente um lugar legal para ser conhecido.

Jorge, o Presidente do Parque, me disse que entraria em contato comigo para fazermos a trilha das 7 lagoas.

 

Ele combinou alguma coisa com você? Se tiver alguma notícia, por gentileza, me avise para eu tentar me juntar ao grupo.

 

Um abraço.

Marcos.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

Bom, na verdade o combinado seria eu mandar um email e marcar ... Mas eu tô tão atribulada com a correria da vida... q ainda não deu..

 

Mande um email pra ele e marca, chama os amigos pra ficar uma turma legal!

 

Em dezembro vou fazer este trekking....

 

abraços!!!

Link para o comentário
  • 7 meses depois...
  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...