Ir para conteúdo

Jalapão - 4 Dias (Com Fotos)


Posts Recomendados

  • Membros

Quando minhas amigas me chamaram pra uma trip pro Jalapão, eu tinha uma vaga de ideia de algo parecido com a Chapada Diamantina, mas acabei descobrindo que os dois destinos, exceto por alguns morros com aquela característica achatada, são bem diferentes.

 

Pra ir pro Jalapão você tem que saber que:

• A estrutura pra turismo é bem rústica, o que pra mim faz parte do encanto do lugar, mas que não é o perfil de todo mundo.

• Se passa bastante tempo no carro, já que o Jalapão é um circuito de cerca de 1000km, tem poucas trilhas abertas e os atrativos ficam um pouco distantes um do outro. Se conforto for importante pra você, dá uma olhada no carro do guia, porque depois de alguns dias, pode fazer diferença.

• Tem bastante inseto e outros bichos no geral (spoiler: vimos uma cobra cascavel), leve repelente e antialérgico se for preciso.

 

Não é à toa que dizem que o Jalapão é bruto, mas se você estiver afim de encarar essa brutalidade, ele recompensa com paisagens inacreditáveis!

 

598dd6d88eae2_MorrodoEspritoSanto.JPG.3f40f0a25019f53a2c016c5ca07dfe9a.JPG

 

É preferível ir com guia pra lá porque, pra ir por conta própria, teríamos que encarar um aluguel salgado de um 4x4, uma gasolina igualmente cara e andar por aí com mapa, pela estrada arenosa e praticamente sem sinalização. Eu e minhas amigas tínhamos quatro dias contados então preferimos ir com um esquema mais certo pra curtir ao máximo e passar só o perrengue planejado.

 

598dd6d894296_Estradacomcavalos.JPG.75f32ae2fa93346837ea79b46dc23981.JPG

 

Viajamos com o Diego da Cerrado Dourado e foi uma grata surpresa pra nós o quão organizado, confiável e gente finíssima ele foi. Os preços entre os guias variam de acordo com a acomodação/tipo de carro que eles fornecem, mas pelas cotações que fizemos, deu pra ver que a média são uns R$ 1.800 - já com acomodação, transporte, gasolina, todas as refeições e água mineral inclusos.

 

Apesar de o Jalapão ser um destino bem rústico e ter um roteiro um pouco flexível, é legal contar com alguma organização, saber onde vai dormir e ter a expectativa certa pra evitar qualquer surpresa. A princípio o Diego estava prestando serviço para outra agência, mas tivemos alguns imprevistos com quem nos vendeu o pacote e por isso eu prefiro indicar o contato do próprio Diego, porque sei que ele garante a melhor experiência. A empresa dele é a Cerrado Dourado Expedições (http://www.cerradodourado.com.br/) e o contato é (63) 8463 0403. O Diego é engenheiro ambiental e ir com ele ainda tem o bônus de umas explicações científicas das coisas hehe

 

Dia 1

Chegamos em Palmas um dia antes à noite, já tínhamos negociado um transfer com a agência e do aeroporto fomos direto pra Taquaruçu, uma cidadezinha já no caminho pro parque. Dia seguinte saímos as 4h da manhã e vimos o nascer do sol na Pedra Furada. A paisagem era linda e no retorno para o carro ganhamos um bônus: uma cascavel atravessando nossa trilha. Ela passou, se escondeu dentro do mato e ali ficou. Passamos, uma por vez, rapidinho e a uma certa distância e deu tudo certo. Depois disso ficamos mais cautelosas com as trilhas, sempre olhando por onde pisávamos, mas nenhuma outra cobrinha apareceu pra dar o ar da graça. Alguns amigos ficaram meio assustados quando ouviram essa história, então queria reforçar que a vimos de longe e ela não representou nenhuma ameaça real daquela distância, o guia foi na frente e nos avisou antes que víssemos qualquer coisa, então tudo sob controle.

 

Depois disso seguimos pra a grutas Sussuapara, Cachoeira da Velha, Prainha do Rio Novo e um pôr do sol incrível nas dunas. Nesse dia jantamos e dormimos na casa de uma moradora local, a Dona Cleuza.

 

598dd6d899900_PordoSolnasDunasJPG.JPG.925542318aebf9cd024cb7593128f945.JPG

 

Dia 2

Fomos ver o nascer do sol na Serra do Espírito Santo. Pra chegar lá pegamos uma trilha de 750m, só subida. Apesar de dar uma canseira, não tinha nenhum trecho realmente complicado. Eu super recomendo, a vista lá de cima é incrível! Essa foi a única trilha "de verdade" que fizemos, de resto geralmente parávamos bem pertinho dos atrativos e andávamos muito pouco.

 

Depois fomos conhecer nosso primeiro fervedouro, o dos Buritis. Atenção para meu momento de Engenheira Ambiental: O fervedouro é uma espécie de poço, resultado de uma rachadura na rocha que cobre o lençol freático. Por causa dessa "falha", a água passa com muita pressão e, lá em cima, não te deixa afundar. O nome nada tem a ver com a temperatura da água, só com essa característica de "borbulhar". O único fervedouro de que se sabe a profundidade é o Fervedouro Bela Vista. Inaugurado para turismo há cerca de dois anos, ele tem 75 metros de profundidade - não dá pra ver o fundo por conta da areia. Aliás, a areia também é uma característica legal dos fervedouros, ela é movediça nas partes que dá pé e você vai afundando nela se fica parado (mas depois dá pra voltar numa boa hehe). Fervedouro é o tipo da coisa que não tem muito como explicar, só indo lá pra ver o quanto é incrível e diferente! Pelo que me contaram, não se sabe de nenhum outro lugar no mundo que tenha algo assim.

 

598dd6d8a0a99_FervedourodosBuritis.jpg.e7d702196694dc190025ac30365be08e.jpg

 

Dia 3

Fomos ainda no Fervedouro do Ceiça (difícil decidir, mas acho que foi meu preferido) e depois no povoado Mumbuca, onde eles produzem artesanato a partir do capim dourado. Nos recepcionaram muito bem lá, as crianças eram umas figurinhas e cantaram umas musiquinhas pra nós - que decoramos e continuamos cantando o resto da viagem. Nesse dia ainda tivemos tempo pra conhecer a Cachoeira do Formiga, uma cachoeira esverdeada, muito muuuito linda. De lá, fomos para um camping em São Felix, fizemos fogueira, tomamos uma cervejinha olhando as estrelas e dormimos em umas cabaninhas de madeira.

 

598dd6d8a8ea5_FervedouroCeiaJPG.JPG.ff6d4c1607c2ef17b9d9d4e96b34c66e.JPG

 

Depois o Fervedouro do Buritizim e o lago do Formiga (que me pareceu mais um rio). Falando assim parece "ahhh, mais um Fervedouro", mas prometo que cada um é de um jeito e todos são muito legais de conhecer!

 

598dd6d8ec5f7_FervedourodoBuritizinho.JPG.fb7676fdbd38336925b82f459a0b55a2.JPG

 

Nessa noite dormimos em uma pousadinha em São Felix, onde finalmente tivemos WiFi e deu pra fazer um oversposting básico. A cidade tem uma sorveteira bem gostosinha chamada Jalapão Sorvetes, o dono é um senhor muito simpático e essa foi a única sorveteria que encontramos durante toda a viagem! A noite chegamos a ir em um forró da galera local, mas tava bem miado e terminamos a noite na praça em frente a pousada tomando cerveja e escutando reggaeton.

 

Dia 4

Até que o último dia chegou, saímos cedinho e fomos para o Fervedouro Bela Vista, o maior que visitamos e o que falei que tem 75 metros de profundidade. O dono do terreno tinha comprado há pouco mais de dois anos e, quando venderam pra ele, disseram que tinha "um lago meio sujo atrás". Ele demorou cerca de um ano e meio pra limpar tudo e, no fim, ficou com essa belezura no quintal de casa. Já quero um fervedouro pra chamar de meu!

 

598dd6d8f1f7b_FervedouroBelaVista.jpg.817dbaed3f63ef5d3f35f63752fe0979.jpg

 

A tarde fizemos rafting com a Novaventura - Novaventura.com.br e (63) 9993-1978. O percurso era bem tranquilo, nível II, mas eles fazem também na cachoeira da velha que tem uma queda bem maior e também oferecem uma opção de dois dias de rafting, acampando na beira do Rio e tal. O serviço era muito bom. O Rafa, que foi com a gente no bote também foi super gente boa e nos passou bastante segurança, recomendo também!

 

Por último, almoçamos na Cachoeira das Araras (https://www.facebook.com/profile.php?id=100009654812804&fref=ts) e fomos presenteadas com a melhor comida do Jalapão. Tudo fresquinho, direto da horta, muita variedade e um pessoal muuuito acolhedor (tanto que comi três pratos sem o menor medo de ser feliz)! Esse almoço foi muito diferente dos outros porque o menu no Jalapão é quase sempre o mesmo: arroz, feijão, macarrão, frango caipira e/ou carne de sol e salada de repolho com tomate. É tudo muito gostoso e bem feito, mas a nossa amiga vegetariana, que comeu praticamente só ovo a viagem toda, ficou muito agradecida quando viu um strogonoff de legumes.

 

Depois de encher a pança fomos para a cachoeira e dei meu último mergulho em água Jalapenhas, seguido do último pôr do sol, que fomos ver no Morro Vermelho. Pouca gente vai lá por já ser o final da viagem e quererem chegar mais cedo em Palmas, mas vale muito a pena, o visual é incrível!

 

598dd6d9044ac_CachoeiradasAraras.jpg.ec13a4ebc41d03f35cd844d7c68307c6.jpg

 

598dd6d909acb_PordosolMorroVermelho.jpg.435a21867ed1693dc083903150984e0e.jpg

 

No caminho de volta ainda paramos mais uma vez pra ver o "nascer' da Lua. Uma lua cheia linda no céu mais estrelado que já vi na vida. Segundo o Diego, o Jalapão é um bom ponto para observação de estrelas e, em noite de Lua Nova, o céu é ainda mais incrível!

 

Chegamos em Taquaruçu, dormimos duas horinhas num hostel e logo saímos pro aeroporto, porque nosso voo era as 4h da manhã da segunda-feira. Cheguei em casa cansada fisicamente, mas com os olhos e a cabeça descansados depois de ver tanta beleza.

 

O Jalapão tem esse jeitão bruto, mas é bonito demais! Como dizia a musiquinha das meninas do Mumbuca, "o Jalapão ama você". E eu voltei amando ele também!

 

598dd6d90fa8a_Pordosolatrasdasarvores.jpg.5f9df7ae657fabf6e3891d446949e6ca.jpg

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Oi, Diogo! Desculpa a demora pra te responder, não chegou notificação. Então, pra mim 4 dias deu pra cobrir tudo bem, sem pressa... Tem gente que faz mais tempo pra fazer uns dias de rafting, coisa que deve valer muito a pena também! Mas quatro dias da sossegado! Prepare-se pra sair com o sol nascendo e só voltar quando ele se por (até porque você não vai querer perder um minuto). Abraço!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...