Ir para conteúdo

Rosario - Mendoza - Santiago - Atacama - Salar de Uyuni - Jujuy - Salta - Rosario - 17 dias-Dez 2010


Posts Recomendados

  • Membros

Bom pessoal, comecei minha viagem por Rosário, Argentina pois estava estudando/morando lá. No decorrer de minha estadia visitei algumas cidades argentinas como Córdoba (próximo a Córdoba tem uma Oktoberfest muito boa, e pouco conhecida por brasileiros, na cidade de Villa General Belgrano), Buenos Aires e algumas uruguaias (qlqer informação sobre essas me perguntem). Mas aqui irei relatar a viagem que fiz no mês de Dezembro, antes de retornar ao Brasil.

 

Dia 1 - Saí de Rosário com destino a Mendoza de ônibus Cata Internacional, pagando AR$225, serviço semi-cama. Saí às 16h de Rosário e cheguei em Mendoza de manhã cedo no dia seguinte. Os ônibus na Argentina são bem confortáveis, principalmente se for o serviço cama (3 poltronas por linha). Me hospedei no Hostel International Mendoza(+-AR$35), que fica no Bairro Bombal, bem localizado e com um pessoal "buena onda". De lá é possível agendar os pesseios mas tem que ficar atento que muitos saem de manhã cedo.

Dia 2 - No dia da chegada em Mendoza, deixei minhas coisas no hostel e como só iria passar um dia ali, já corri pra programar algum passeio. Procurei pelo rafting, mas os rios estavam baixos e me disseram que quando fica assim não fica tão divertido descer a correnteza. Optei então pelas termas no pé das Cordilheiras. Como já não era possível fechar uma excursão pelo horário, fui direto à rodoviária e comprei a passagem por Transportes Uspallata com destino a Cacheuta, ondem ficam as termas. As termas são bem legais pra relaxar, tem várias piscinas e é possível levar um lanche - tem mesas e churrasqueiras - ou comer por lá mesmo. De lá se ve a Cordilheira dos Andes e um rio bem claro que passa ao lado. Retornei ao hostel porque no dia seguinte era pé na estrada.

Dia 3 - Pela manhã fiz um city tour de bicicleta pela cidade de Mendoza. O clima estava bem seco, o que dificultava a respiração. Fui no parque da cidade, bem bonito e bem cuidado e voltei pro albergue. Às 13:30h peguei o ônibus com destino à Santiago. Também fiz a viagem de Cata (ônibus no Chile também são confortáveis), mas não tenho o valor. Vale a pena pegar as primeiras poltronas do segundo andar para acompanhar a vista da viagem. É uma paisagem atrás da outra: Cordilheira, Puente del Inca, Aconcágua, abismos, e estradas íngremes e sinuosas (passamos por Caracoles, a parte da estrada cheia de curvas para descer parte da Cordilheira). Os trâmites na aduaneira levam em torno de 1 hora, e atenção para alimentos, etc: o Ministério da Agricultura do Chile é bem rigoroso com a entrada de derivados de vegetais e animais. Cheguei pela noite em Santiago e fui direto para o hostel Che Lagarto(+- AR$58,00). É possível ir de metro desde a rodoviária até o hostel, que é bem central. Pela noite saímos a pé, e apesar de não achar a cidade tão moderna quanto me falaram, para caminhar pela noite vc se sente bem seguro. O metro sim é bem superior ao que você vê no resto da América Latina ou até em países desenvolvidos.

Dia 4 - Fizemos um passeio pelos "cerros" da cidade. São dois: o San Cristobal e o Santa Lucia. De lá é possível ver toda a cidade. Um, mais baixo, se sobe a pé. O outro de teleférico. Os dois são bem tranquilos de chegar, sendo possível ir a pé. O Chile é mais caro que a Argentina, mas nada muito exorbitante. Além disso, na região dos dois "cerros" há muitos restaurantes. Pela noite, fizemos um passeio pelos pubs da cidade, organizado por vários hostels. Muito legal o passeio, os pubs, fora a oportunidade de conhecer viajantes muito "buena onda".

Dia 5 - Fomos na casa de Pablo Neruda, muito interessante, que ele construiu para esconder uma amante. Fora isso, não podia fazer muita coisa porque tinha meu ônibus pra San Pedro de Atacama às 17:30h. Tentei comprar a passagem de avião pela internet antecipado, pela Sky Airlines, mas não foi possível efetivar a compra. Assim, tentei realizar a compra quando cheguei em Santiago, mas já era tarde: como estava na véspera, os preços já tinham subido bastante. O jeito foi encarar um dia de viagem: mas bem, pelo menos em um "coche cama", com poltronas muito confortáveis e alguns snacks durante a viagem e filmes numa tela lcd. Por aí, passamos em Antofagasta, uma cidade interessante, numa área desértica e em frente ao mar do Oceano Pacífico. Dizem que perto da cidade há uma mina para visitação.

Dia 6 - Mais ou menos 24 horas de viagem, mais ou menos CL$ 42.000 (não estou seguro porque perdi o bilhete, mas é algo em torno disso). Cheguei em San Pedro de Atacama, cansado claro, mas empolgado de estar em uma vila, pequena, onde há mais turistas - do mundo inteiro - que gente vivendo, no meio da região mais árida do mundo. Comi alguma coisa e, como já estava me acostumando, corri atrás dos passeios - infelizmente a falta de tempo deixou algumas partes um pocuo corridas. Fechei já passeios para as 04h da matina do dia seguinte. O hostel que fiquei lá se chama Florida (+-CL$5000), bem no centro, perto da rua principal, a Caracoles.

Dia 7 - Fiz o passeio das 4h da matina: ida aos geisers e no final um banho nas termas. Se prepare para o frio. Pq um passeio tão cedo? Justamente porque quando tá frio que os geisers têm atividade. Bem diferente de tudo que já tinha visto. Vale a pena. Pela tarde, fiz o passeio pelo Valle de la Luna e Valle de la Muerte, muito legais também, com milhares de paisagens do deserto.

Dia 8 - Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche, uma lagoa que na verdade é um monte de sal com um pequeno espelho d´água por cima. Essa última não sei se fica assim o ano inteiro, mas quando está é simplesmente sensacional. A Laguna Cejar têm nove vezes mais concentração de sal que o mar (segundo o guia). O Ojos del Salar, são literalmente dois buracos no meio do deserto com água. Todos são possíveis de entrar! Não se esqueça do protetor e de verificar se a agência leva água doce pra limpar o sal do corpo. Pela noite, fizemos o passeio Space Tour. É só uma agência que faz (em San Pedro, as agência ficam concentradas no centro, e a medida que você vai passeando pela cidade toda construída em adobe, pode ir perguntando preços e comprando as excursões) e sai pela noite. Segui até um sítio de um francês, onde estão todos os telescópios e ele mesmo é o guia. Muito interessante, e é possível aprender bastante sobre o céu. Dizem que o céu de San Pedro é o mais limpo do mundo, e ali perto há uns telescópios ultramodernos que pertencem a um grupo de países.

Dia 9 - De manhã cedo já estava com malas prontas pra seguir pra Bolívia. Comprei minha excursão pela Cordilheira Travel. Muitas pessoas dizem ser essencial que seja esta agência, pois várias outras cancelam viagens em cima da hora e dão a maior dor de cabeça. Bom, segui o conselho dessas pessoas, o conselho do pessoal da agência de comprar sancks, papel e água. Porém, quando cheguei, fui informado de uma desistência de alguns turistas e que o carro que eu ia não tinha mais ninguém. Bem, não sei qual a história verdadeira, mas pelo menos eles arrumaram uma solução - o funcionário disse que a empresa não gostava de transladar o cliente pra outra companhia, como outras empresas fazem. A solução foi eu tomar um carro que estava voltando pra Bolívia, e no dia seguinte começar o passeio de lá. Isso porque eles também têm uma agência em Uyuni - Bolívia. Bom, resumindo, fiz o passeio, só que ao contrário: saí de San Pedro direto pra Uyuni e daí comecei a excursão voltando pra San Pedro. O normal é sair de San Pedro, passeando até Uyuni, e aí voltar direto à San Pedro. Mas deu tudo certo.

Fui direto a Uyuni e durmi. Lembrando que o tour inclui hospedagem todos os dias, e café da manhã, almoço e jantar.

Dia 10 - De Uyuni, Bolívia, saimos de manhã em direcão ao Cemitário de Trens, visitamos alguns lugares de artesanato local e fomos para o Salar de Uyuni. Simplesmente incrível. Algumas fotos ajudam a ver o quão sensacional é a paisagem.

Dia 11 - Continuamos pelo deserto na Bolívia, visitando "lagunas altiplânicas", o Árbol de Piedra, etc.

Dia 12 - Último dia pela Bolívia, visitamos geisers, lagoas e avistamos o Vulcão Lincancabur, sinal de que o Chile estava perto. Um dos parques nacionais da Bolívia, Eduardo Avaroa, se paga pra entrar e um valor salgado, em torno de Bs150: tudo bem pelas belezas naturais que são incríveis, mas é chato de ver que nada do dinheiro é investido em infraestrutura no local, onde existem turistas de todo o mundo. Na sequencia chegamos em San Pedro de Atacama pela tarde. Ainda fiz um passeio para fazer sandboard em dunas no deserto, bem bacana também. Durmi novamente no hostel Florida.

Dia 13 - Pela manhã, depois do café, malas prontas pra retornar à Argentina. Peguei o ônibus com saída em San Pedro e destino à Salta, comprado na Andesmar. O preço, CL$29400, pelo que vi na internet estava caro (San Pedro de Atacama é uma cidade cara), mas o site não permitia compra com cartão internacional. O ônibus atrasou bastante na fronteira do Chile com Argentina. Passamos pela província de Jujuy, aonde também se vê belas paisagens. Cheguei pela noite em Salta e fique no hostel Backpackers Hostel Salta (+-AR$57).

Dia 14 - Salta é o nome de uma provincia e da capital desta. A cidade tem um centro histórico bacana e diversar opções de passeios por perto. Como eu já estava há alguns dias no deserto, não queria nada muito seco (Salta também tem salinas, etc). Conversei com o pessoal e descobri um ônibus que ia até o Dique Cabra Corral. Na verdade o ônibus não ia até lá, mas nada que alguns quilômetro de caminha e uma carona não ajudassem. O ponto interessante do Dique é a ponte. Daí se vê um mundo de água verdinha e é onde têm atividades pra fazer. Eu optei pelo jet sky, que estava bastante caro. Tem tiroleza, toboágua para crianças (bem pequeno) e um bung jumpee, não muito alto. Em frente tem um bar onde se pode sentar, comer, beber e olhar a bela paisagem. Caindo a noite, aí sim passa um ônibus que vai daí até Salta (é só perguntar pros funcionários do bar o horário). Na noite fiquei no hostel que estava bem cheio e, pelo cansaço, não fui conhecer a rua onde dizem que tem ótimos pubs.

Dia 15 - Passeio de manhã por Salta e depois tomar o ônibus com destino a Rosário, província de Santa Fé. Fui de Chevallier, por AR$345, semi cama.

Dia 16 - Chegada em Rosário, a cidade onde havia estado por alguns meses - que estava muito quente. Hora de rever amigos e dizer um até logo. Opções aí são várias: parques, bares modernos, rivalidade no futebol (Newells x Rosario Central), ótima cidade para caminhar: completamente plana. Além disso, encostada no Rio Paraná, que passa formando ilhas, que na verdade são ótimas praias de rio pra aliviar do calor.

Dia 17 - De madrugada, o vôo de volta pro Brasil!!!

 

Informações adicionais:

*reservar hostel: www.hostels.com

*cotações no dia da postagem:

R$ 1 = USD 0,59

R$ 1 = AR$ 2,35

R$ 1 = CL$ 293,76

R$ 1 = Bs 4,13

*passeios: Em San Pedro de Atacama a maioria dos passeios fiz pela Desert Adventure. É comum pagar a entrada nos parques, além do preço da excursão, mas nada exagerado (geiser, por exemplo, CL$5000). Alguns preços: geisers CL$18000, Valle de la Luna CL$6000, Space Tour CL$15000, Lagunas em San Pedro CL$12000. Este último passeio pela Corvatsch foi bem tranquilo também. Pra Bolívia, o passeio comprei em San Pedro de Atacama mesmo, pela Cordillera Travel, por +-USD170.

*fotos: aconselho a buscar pelos nomes dos lugares no Google que dá pra achar bastante foto. Qualquer coisa, tenho fotos pra passar.

 

Um abraco e boa viagem! Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membros

Ai pessoal, atendendo aos pedidos, vou subir algumas fotos da viagem que relatei ai em cima!

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110216004553.JPG 500 375 Termas em Mendoza]Termas em Mendoza[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110216004742.JPG 500 375 Mendoza]Mendoza[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110216004854.JPG 500 470.973782772 Los Caracoles]Los Caracoles[/picturethis]

 

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110216005038.JPG 500 375 Cerro San Cristobal - Santiago]Cerro San Cristobal[/picturethis]

 

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110216005233.JPG 500 375 Valle da la Luna]Valle de la Luna - Deserto de Atacama[/picturethis]

 

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110216005423.JPG 500 375 Lagoa no deserto de Atacama]Lagoa no Deserto de Atacama[/picturethis]

 

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110216005546.JPG 500 375 Salar de Uyuni]Salar de Uyuni[/picturethis]

 

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110216005708.JPG 500 375 Salar de Uyuni]Salar de Uyuni[/picturethis]

 

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110216005856.JPG 500 375 Lagunas de colores - Bolivia]Lagunas de colores - Bolivia[/picturethis]

 

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110216010041.JPG 500 375 Dique Cabra Corral - Salta]

Dique Cabra Corral - Salta[/picturethis]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá Leandro, obrigado por ter compartilhado sua viagem. Estou planejando uma viagem de moto entre San Pedro de Atacama no Chile e a cidade de Uyuni na Bolívia (na verdade vou sair de S. Paulo, passar por San Salvador de Jujuy e chegar até San Pedro). Como li que você fez esse trecho numa excursão (San Pedro até Uyuni, ida e volta) queria saber se você pode me dar mais informações sobre as condições da estrada. É de terra (rípio)? Está em boas condições? Lembra de distâncias ou horas de viagem? Existem apoio ao longo da estrada (postos de gasolina, cidades ou vilas, etc). Enfim, qualquer informação é bem vinda.

 

Obrigado,

 

Ramón

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola Ramon,

 

Bom, saindo da San Pedro até Uyuni, você vai começar em estrada de asfalto (durante o Chile) e na Bolívia é de terra (ou sal, rsrs!). Bom, fato é que na Bolívia tem menos infra-estrutura. Tem alguns hotéis (de Sal) durante o percurso, algumas pequenas vilas e tal. Você vai passar por dentro de um Parque Nacional na Bolívia. Se for até Uyuni de moto, creio que 3 dias é suficiente pra ir parando nos lugares (lagoas, desertos, etc) e conhecer tudo. O principal: você vai pegar bastante frio pela noite (ainda mais de moto) e há muitos pontos no deserto em que se perde o referencial e há várias rotas, então é imprescindível um instrumento de localização (GPS ou bússula) para quem não está com um instrutor e ouvir dicas de quem dirigiu nestas condições. Não posso te informar muito que como estava de excursão fiz a viagem bem tranquila e não prestei tanta atenção em rotas e orientações.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...