Ir para conteúdo

Facas MORA


Posts Recomendados

  • Membros

Olá,

gostaria de agradecer a ajuda que este tópico me deu na escolha da minha primeira Mora.

Achei o fórum procurando sobre esta lamina no Google, e me surpreendi com a boa vontade dos membros em ajudar!

Agora dilema é sobre onde conseguir uma boa pedra, uma vez que comprei a Mora Clipper 840 Mg e como comecei a usá-la para fazer umas colheres em umas madeiras mais duras e também andei testando ela na cozinha, acabou dando aquela leve escurecida, como citado anteriormente nos casos de se fazer uma patina (neste caso natural, pois piquei alguns alimentos). Minha dúvida é, posso induzir a patina antes de afiar e depois passo vaselina? E gostaria da indicação de alguma pedra. Assistindo alguns vídeos no Youtube pude perceber que esta ( http://www.raymears.com/Bushcraft_Product/875-Ice-Bear-Japanese-Waterstone-Sharpening-Kit/ ) provavelmente seria a melhor opção, porém, como vivemos no Brasil creio que seja um pouco difícil/caro.

Moro em São Paulo, e até achei algumas opções numa loja de materiais para desbaste na Rua Florencio de Abreu. O problema foi que eram pedras meio caras pelo que aparentavam apresentar (digo isso pois não as testei.). O preço aumentava conforme a granulação ficava mais fina e pelo que me recordo o limite era algo entre 800 e 1000, conforme pude perceber nos vídeos este seria o ideal para começar a afiação. Resumindo, além de caras, não resolveriam meu problema...

Mas uma vez agradeço a ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
  • Respostas 165
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

 

Em 15/10/2013 em 20:52, pedrohup disse:

Olá,

gostaria de agradecer a ajuda que este tópico me deu na escolha da minha primeira Mora.

Achei o fórum procurando sobre esta lamina no Google, e me surpreendi com a boa vontade dos membros em ajudar!

Agora dilema é sobre onde conseguir uma boa pedra, uma vez que comprei a Mora Clipper 840 Mg e como comecei a usá-la para fazer umas colheres em umas madeiras mais duras e também andei testando ela na cozinha, acabou dando aquela leve escurecida, como citado anteriormente nos casos de se fazer uma patina (neste caso natural, pois piquei alguns alimentos). Minha dúvida é, posso induzir a patina antes de afiar e depois passo vaselina? E gostaria da indicação de alguma pedra. Assistindo alguns vídeos no Youtube pude perceber que esta ( http://www.raymears.com/Bushcraft_Product/875-Ice-Bear-Japanese-Waterstone-Sharpening-Kit/ ) provavelmente seria a melhor opção, porém, como vivemos no Brasil creio que seja um pouco difícil/caro.

Moro em São Paulo, e até achei algumas opções numa loja de materiais para desbaste na Rua Florencio de Abreu. O problema foi que eram pedras meio caras pelo que aparentavam apresentar (digo isso pois não as testei.). O preço aumentava conforme a granulação ficava mais fina e pelo que me recordo o limite era algo entre 800 e 1000, conforme pude perceber nos vídeos este seria o ideal para começar a afiação. Resumindo, além de caras, não resolveriam meu problema...

Mas uma vez agradeço a ajuda!

Sim amigo,

uma das melhores coisas da Mora é o tipo de "Grind" de suas facas. Com Scandi Grind você não precisa de pedras cara para deixar sua mora bastante afiada. Uma pedra com uma granulação baixa pode deixa-la como uma navalha. Basta que você dê o ângulo correto a ela.

Tenho que admitir que sou uma negação para afiar á mão livre, por isso uso o Spderco Sharpmaker. Esse é um sistema de afiação que ajuda bastante na hora de afiar sua  faca ou canivete.

Abraços,

Rafael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pedro,

Se você tem uma carborundum dupla face, só o lado "fino" dela já é capaz de lhe dar um fio que rape cabelo do braço, mas necessita de certa experiência neste caso, já que partículas abrasivas maiores tendem a fraturar o ápice extremo do fio, aumentando sua seção transversal e dai muitos afirmarem não ser possível fio que rape cabelo a não ser com grans mais finas.

 

Se fizer um strop de madeira com couro ou EVA e impregná-lo com pasta de óxido de cromo verde, sendo a mais conhecida a famosa pasta jacaré, este seu fio saído da carborundum muda de patamar. Não é o mesmo que acabá-lo numa waterstone digamos 1000, que equivale na verdade a uma lixa 500, mas a diferença é perceptível.

 

Se quer adquirir uma pedra de grana mais fina, uma das opções de melhor custo benefício são as King, 1000 ou 1200, sendo a Ice Bear uma linha da King. Tenho a Ice Bear 1000 e a  King1200 e são ótimas, sendo a Ice bear 1000 bem mais agressiva que a 1200.

 

Até onde sei, em lojas online, o local onde estas pedras têm o valor mais em conta é na Boutin agropecuária, basta digitar isso no google mais pedra King e você chega lá.

 

Há no entanto disponível no Brasil, já que lá fora está difícil de achar uma vez que foi descontinuada, uma pedra cerâmica que não sofre desgaste como as king, logo é bem menos eficiente no desbaste e que tem uma grana 1000, mas neste caso equivalendo realmente a lixa 1000, que a Smith's AC167. Na época em que a recomendei aos amigos, que parecem tê-las comprado aos montes, saiam por cerca de 22 reais... ela é excepcional para fazer micro-fios e polí-los. Aqui o link para meu review sobre ela: https://www.youtube.com/watch?v=-h6N9MvxX9k

 

Quanto a pátina, antigamente eu induzia com ácidos variados ou mostarda, mas apos ler um artigo sobre microfissuras originadas em sub-superfície por este processo, parei de fazê-lo e deixo a pátina ocorrer naturalmente; mas milhares de pessoas o fazem e via de regra usam mostarda com bom índice de sucesso. Você tanto pode fazer antes como depois da afiação, mas se fizer depois terá que retocar o fio, pois ela irá atingí-lo. Se fizer antes, os arranhões involuntários provocados pela afiação poderão não ficar "patinados" e potencialmente oxidarem.

 

De qualquer forma, não importando se fará a pátina induzida ou não ou que pedra vá usar, sua Mora já deve ter vindo de fábrica com micro-fio, normalmente entre 15 e 20 graus de cada lado e se não veio, pode fazer, pois em média as Moras com até 2,5mm de espessura têm grind scandi na casa dos 12 a 13 graus de cada lado, o que não tem robustez suficiente para lidar com madeiras tropicais com durezas janka bem mais elevadas que as madeiras temperadas. Usar facas scandi "verdadeiro" com durezas até no máximo de 60 Rc em madeiras tropicais é pedir para o fio rolar/achatar com frequência!

 

Você só terá que decidir se o micro-fio de 15 graus de cada lado funciona a contento para você e seus usos ou se precisa de um micro-fio ainda mais robusto, na casa dos 20 graus de cada lado. Abraço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
7 horas atrás, Phacsantos disse:

Reavivaram o tópico 😃

Saudade de quando aqui era movimentado. Aprendi muito com o Cabral!

Abraços

Concordo com o amigo, também sinto falta das boas prosas que tínhamos por aqui, onde também aprendi muito! Quem sabe a turma não se anima novamente... abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...