Ir para conteúdo

Do Brasil ao Chile de Chevette - Gostariamos de dicas e idéias!!!!


Posts Recomendados

  • Membros

À procura de Aventuras...

... mas nos dias de hoje, o que fazer de aventura que poderia ser diferente de tanta coisa já feita por tanta gente?

Certo dia domingo navegando pela net, descubro que em Iquique no Chile existe a famosa ZOFRI, e o que seria ZOFRI? Uma Zona Franca onde pode se comprar de tudo, desde relógios de marca a carros de luxo importados do Japão, e o que é melhor, sem impostos.

Vai o loko aqui pensar em como chegar até essa "Meca" do consumismo? Avião: Caro e sem graca, ainda mais pra nossa turminha que são 4 pessoas, mais a frente irei apresentar os Aventureiros ou Expedicionários, Onibus: Menos caro porém as meninas não iriam gostar nada da idéia de ficar horas e horas na companhia de estranhos e sem poder parar para admirar a paisagem.

Então estou eu tomando um cafézinho na padaria ao lado da minha loja, só fitando meu GM Chevette(o meu outro carro estava em casa), e devaneando "Que loucura seria sair de Canoas - RS Brasil e Chegar a Iquique no Chile. Idéia louca na cabeca eu ainda com um ouco de bom senso pensei, "Se chego lá com um carro 1.8 bem mais moderno e cheio de coisas que podem estragar, porque não posso chegar com meu Chevettinho antigo que apesar de veinho, se estiver com a mecânica em dia não há o que temer".

Pois é, então está feito e o projeto lancado, deixar o Chevettinho impecavel, encher o tanque e partir rumo ao chile.

O restante postarei aqui no blog, para se tiver algum louco a fim de acompanhar essa loucura, poder estar a par.

 

Gostariamos de dicas Sobre o que levar, onde comer, onde se hospedar, e tudo mais que os amigos puderem informar para que possamos tornar essa jornada épica, o mais agradável possivel.

 

Uilson Pereira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

olá uilb3r !!

ótimas idéias, agora é sair a procura destas informações, algumas podem estar nestes links:

de-carro-deserto-do-atacama-salar-de-uyuni-salta-paso-jama-paso-san-francisco-jan-2010-t43172.html (trajeto direto)

brasil-chile-uma-aventura-de-fuscas-kombis-t27205.html, (outras possibilidades)

10-dias-de-voyage-na-argentina-t51582.html e

roteiro-de-carro-brasil-uruguai-argentina-chile-t29291.html

 

utilize as ferramentas de busca no site e verá que nossas dúvidas podem ser facilmente resolvidas (basta ler um pouco...) e as viagens muito bem concretizadas, com as inumeras dicas existentes.....

Ao decidir o número de dias e a quantidade de grana disponivel para a viagem, ajudará a definir o roteiro. vc pode tanto descer pelo Uruguai, passar por buenos aires, mendoza, santiago e subir até iquique. como pode ir direto por Corrientes, Salta (e região - altamente recomendável), Atacama e voltar pela Bolivia ou Perú.... são muitas possibilidades....

boas trips !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Gabriel,

 

Obrigado pela resposta, ótimos links vou ler eles hoje de madrugada!

Assim que decidirmos o valor total a ser gasto eo numero de dias eu posto, para que pessoas mais experinetes como vc possam nos ajudar a elaborar nosso roteiro!

Eu dando uma olhada no google maps(rsrsrsrsr) andei pensando em descer via Uruguaiana(acho que seria Corrientes como falou), e ir em direção ao chile, depois voltar de Iquique pela Bolivia e sair pelo Paraguay em Foz.

 

Penso ser possível!

 

Att,

Uilson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Em direção ao extremo norte do Chile, vc pode passar tambem na Zofra, zona franca de Arica, na divisa com o Peru. De Arica parte uma estrada que vai pra Bolivia.

 

Tenho um projeto de fazer uma viagem de carro ao Chile, e um dos meus objetivos é ir até Arica. Meu roteiro:

 

- Curitiba - Foz - Corrientes - Salta - S.P. Atacama - Arica - Iquique - Antofagasta

 

Dai não sei se volto pelo mesmo trajeto da ida ou se estico até Santiago, dai seria:

 

- Antofagasta - La Serena - Vina del mar - Santiago - Mendoza e a partir dai ver escolher voltar por Buenos Aires ou pelo Interior da Argentina.

 

No mais vc lendo os relatos vai ter uma noção melhor dos locais, o problema que tem tanto lugar legal que deixa a gente louco :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado pela resposta Junior,

 

Trocamos algumas idéias, li alguns relatos e estamos pensando em voltar por foz! Cruzando um pedaço do Paraguay, que sinceramente conheço apenas Ciudad Del Este.

Agradeço pela dica de Arica, vou por em discussão essa "esticadinha".

Quanto ao seu caminho de volta passando por Buenos Aires pelo que li é uma ótima opção, nós preferimos deixar Bsb para outra viagem, dai nosso roteiro seria:

 

- Porto Alegre - Pelotas - Chui - Chuy(uruguay) - Punta DEl Este - Montevideo - Colonia Del Sacramento - Buenos Aires (via Buquebus)

e

volta - Buenos Aires - Colonia Del Sacramento - Tacuarembo - Rivera - Santana do Livramento - São Gabriel - Porto Alegre

 

No caso indo por uma lado e voltando por outro!

 

Qualquer coisa estamos ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Vou te passar o link de um relato legal que achei na net, passaram de carro pela Bolivia, norte da Argentina e Paraguai. http://travessiaaustral.blogspot.com

 

Eles desceram pelo interior da Bolivia até Santa Cruz de La Sierra e depois entraram pelo norte da argentina e pegaram a ruta 81, beirando o paraguai (é bem nova e não tem tanta fiscalização da policia) e depois entraram no paraguai por assuncion e foram até ciudad del este. Pela que andei lendo essa ruta 81 tem pouca infraestrutura de postos, hotéis e tudo mais, mas o asfalto é um tapete e fica mais perto pra entrar no paraguai.

 

Acho que também pretendo deixar buenos aires para uma outra oportunidade, deixar pra quando for pra Ushuaia ou Bariloche ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Para começar a tornar o sonho de ir a Iquique no Chile, de chevette 1983, cruzando o Deserto do Atacama, resolvi dar vida nova ao Vevetinho, comprei um jogo de bancos de um Peugeot 206 ano 2007 batido, e levei o chevette para trocar o assoalho e instalar os novos bancos.

 

Além dessa modificação, muitas outras irão vir antes da viagem, inclusive o conserto do ar quente, já que provavelmente irá fazer um frio danado!

 

Eu estava pensando em alguns acessórios extras para esta jornada e se tiver algo que algum aventureiro acha que falat pode sugerir para que adicionemos:

 

- Cambão(obrig. na Argentina) ok

- Triangulo Adicional (obrig. na Argentina) ok

- Kit de 1º Socorros (obrig. na Argentina) ok

- Macaco

- Chave de Roda

- 1 Kit de cabos de vela Extra

- 1 Jogo de velas

- Fusiveis (10 Unidades)

- 1 Bobina Extra

- 1 Tampa do distribuidor

- 3,5 litros de óleo de motor

- 1 Filtro do óleo

- 1 Caixa de ferramentas(Alicate, chaves etc)

- Galão Extra de Combustível (20 Litros)

- Estepe Extra (2 no total)

- Fogareiro c/gás

- 2 barracas Iglu para 3 pessoas cada

- 2 Colchões infláveis de solteiro

- 1 Caixa térmica litros?

 

Se alguém achar que falta algo avisa ai!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Programar a viagem e tentar ser prevenido é legal mas na minha opinião algumas coisas poderiam ser dispensadas, como:

- 3,5 lts de óleo do motor (vc encontrará postos de abastecimento em distâncias regulares e neles o óleo)

- Galão extra de combustível (idem)

- Estepe extra (se os pneus estiverem em bom estado não há necessidade disto, talvez uma ou duas latas de Tyre Pando que ocupam bem menos espaço)

 

Se possível, inclua nesta sua lista um GPS que ajuda bastante nestas viagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Beier,

 

Obrigado pelas dicas, realmente o segundo estepe e o óleo acho que ficou exagerado.

Já o galão adicional de gasolina é porque o tanque do carro é de apenas 45l.

Quanto a idéia do produto para preencher em caso de furo é sensacional.

O gps já tenho e já instalei os mapas dos 3 países.

 

Abraço e boas viagens!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 anos depois...
  • Membros

Poxa que legal sua história com o Chevette. Eu em breve vou realizar uma viagem com o meu Chevette 1981 partindo daqui de Petrópolis RJ e passarei pela Argentina, Chile, Peru e Equador. Esse meu fiel companheiro me acompanha à 17 anos e temos muitas histórias pra contar rsrsrs.

Bom, o principal é vc manter em ordem a mecânica dele, dificilmente esses carros dão problemas (pelo menos o meu não dá), bom sempre verificar nível da água do radiador, fazer trocas de óleo correspondentes aos Km certos e verificar correias e cabos antes de sair daqui. Feito isso só alegria e boa viagem!

Se quiser conhecer um pouco do projeto da minha viagem, entra no canal Trilhas e Mochila lá no YouTube!

https://www.youtube.com/watch?v=e3Dn7WbgxGI 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...