Olá viajante!
Bora viajar?
Planejamento - Leste Europeu, Ásia, Oceania e África
- Respostas 25
- Visualizações 8.8k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
miltonleal 9 posts
-
betabeta 7 posts
-
bTeixeira 3 posts
-
VIRUNGA 2 posts
Caros amigos,
Quando eu tinha 18 anos e fiz meu primeiro mochilão pela Europa, encontrei uma sul-coreana que estava viajando o mundo por 7 meses. Achei aquilo incrível e pensei que não fosse encontrar outras pessoas fazendo o mesmo. As viagens foram se sucedendo e os gringos que estavam na estrada por mais de um ano foram aparecendo aos montes.
O sonho de viajar por um longo período virou obsessão. Trabalhei muito nos últimos 3 anos e consegui juntar uma grana que me permitirá ficar até 2 anos na estrada. Abaixo, vou escrever um pouco sobre como anda o meu planejamento para uma viagem que tem como objetivo cruzar cerca de 40 países.
Por favor, estou escrevendo isso para receber feedback de viajantes que já fizeram algo parecido ou parte dessas viagens. O propósito é que vocês sejam o Advogado do Diabo e apontem incongruências no meu planejamento.
O Roteiro
Eu adoro fazer roteiro de mochilão. Geralmente, sei quantos dias ficarei em cada cidade, como chegarei, como sairei e onde dormirei. Dessa vez, a história vai ser diferente. A única coisa que sei é que dia 28 de maio eu chego em Amsterdam (peguei uma passagem bem barata) e que depois disso minha meta é cruzar os países que listei previamente. Assim, depois da Holanda, quem deverá vir pela frente, na primeira parte da viagem, que inclui países europeus, serâo:
Dinamarca,
Suécia
Noruega
Rússia
Finlândia
Letônia
Lituânia
Estônia
Polônia
Eslováquia
Hungria
Eslovênia
Croácia
Bósnia
Montenegro
Macedônia
Albânia
Grécia
Turquia
Acreditem vocês ou não, mas minha ideia, e daí o por quê de não ter um planejamento tão fechado, é cruzar tudo isso por terra. Por enquanto, o único voo que devo pegar é um saindo de Oslo e chegando em Moscou. Minha prioridade, para baratear ao máximo a viagem, é pegar caronas e dormir na casa de conhecidos e desconhecidos (couchsurfing).
No meu planejamento, eu devo cruzar esses países em 4 meses. Mas tudo isso vai depender do que acontecer no meio da viagem. Só tenho que ficar atento para não pegar uma estação do ano adversa no meu próximo destino, que será a Ásia e que terá o seguinte roteiro, saindo da Turquia de avião (eu acho).
Índia
Nepal
Tailândia
Laos
Camboja
Vietnâ
Malásia
Indonésia
Singapura
Minha ideia é ficar uns 3 meses por esses países. O problema é que como eles são muito baratos, talvez eu fique mais. Mas tudo isso também depende.
Da Ásia, vou para a Oceania. Vou fazer Nova Zelândia e Austrália. Como tenho muitos amigos e meu irmão mora por ali, devo ficar uns 3 meses. A ideia é descolar um trampo, porque a estadia nesses países é bem cara.
Por fim, parto para a África, sempre tomando cuidado com as estações do ano. A ideia inicial é voar de Sidney para Cape Town, na África do Sul e começar:
África do Sul
Suazilândia
Namíbia
Botsuana
Zimbábue
Moçambique
Zâmbia
Malawi
Tanzânia
Quênia
Uganda
Djibouti
Etiópia
Egito
Marrocos
Depois disso, eu acho que volto pra casa.
Budget
O custo disso tudo vai depender muito de quanto tempo vou ficar em países asiáticos, subdesenvolvidos do leste europeu e países baratos africanos. Minha ideia é passar correndo por onde é caro e ficar bastante onde é barato. Assim, em lugares como o Camboja, Índia, Zimbábue, Estônia, Letônia etc, minha meta é não gastar mais do que US$1000 por mês, o que dá mais ou menos US$30 por dia. Sei que dá pra fazer com muito menos e vou me esforçar para isso.
De maneira geral, calculo que não posso ultrapassar a quantia de R$30 mil por ano, ou seja, US$17000, ou US$1500 por mês.
Vistos
Tomei um susto quando terminei minha pesquisa sobre os vistos. Em vários países, vou precisar de visto, até aí eu já presumia. Mas não imaginei que não seria necessário aplicar pra nenhum desses ainda enquanto estiver aqui no Brasil. Como vou para a Europa nos 4 primeiros meses e lá não precisamos de nenhum visto, só vou começar a pensar no primeiro visto, que é o da Índia, quanto eu estiver em alguma praia da Croácia. O mesmo vale para o visto Australiano, que devo tirar na Indonésia ou na Noza Zelândia. O resto dos vistos podem ser emitidos nas fronteiras ou em embaixadas de países vizinhos. Ótimo, fiz um gol na burocracia.
Vacinas
Estou há pouco menos de 3 meses da viagem e só agora que estou começando a ver isso. Um amigo que viajou de forma muito semelhante, só tomou a febre amarela internacional. O resto ele foi evitando no repelente. Não sei se vou tomar o mesmo risco.
Sobre seguro-saúde, acho que não vou pegá-lo. Custa mais de R$3 mil. A não ser que eu tenha algo muito sério em um país europeu, o tratamento de qualquer coisa que eu tiver vai ser mais barato que isso em outros lugares do mundo.
---------------------------------
Bom, espero que vocês possam opinar e me ajudar, caso percebam alguma impossibilidade do trajeto.
Abraços,