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Sempre Samara


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  • Membros de Honra

Falando em Lenin...

De costas para Rua Krasnoarmeiskaya, e duas quadras nos fundos da Praça Kuibyshev, se encontra este museu e a sua praça monumental.

 

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O prédio estava sendo construído no fim da ditadura, para ser mais um grande Memorial do Lenin, como já houve na cidade natal dele.

Mas o povo nem quis mais saber... A democracia resolveu abrigar aqui e ampliar bem o Museu Regional (histórico, cultural, natural), liberando a Igreja Polonesa.

http://www.alabin.ru/alabina/

 

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O monumento do jovem Ulianov, que mudou para Samara atrás de seu primeiro emprego, está aqui em frente.

 

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Mas o museu dele só ocupa a casa onde ele morava. E agora considerado apenas uma seção do grande Museu Regional.

 

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As casas vizinhas também foram tombadas e restauradas, este pedaço da Samara do século 19 deve continuar assim mesmo

 

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Mas é apenas um pequeno oásis, novos prédios avançam ao redor

 

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Tudo está em obra

 

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E estas casas da rua paralela aguardam a sua vez de serem demolidas

 

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Entretanto, na rua do Lenin continua o ar do passado. A a passagem da senhora em trajes orientais indica que estamos próximo ao terminal ferroviário.

Afinal, Samara é uma das principais portas entre a Rússia e a Ásia Central

 

Iremos ao agora Grande Templo dos Trens, então. O nosso caminho segue pela

Ул. Красноармейская - Krasnoaemeiskaya Street - Rua Krasnoaemeiskaya

 

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Uma das principais vias do Centro Velho também está mudando. Aparecem prédios novos, em estilo pseudo-retro. O bonde logo deve ceder lugar ao metro subterrâneo.

 

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As construções comerciais do século 19 continuam uma atração

 

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E as melhores contribuições arquitetônicas da época stalinista também estão aqui...

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...mais uma herança dos anos 1930

 

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Administração da Ferrovia

 

Já o próprio terminal... O edifício do final de século 19 foi elegante, mas a estrutura chegou no final de vida útil. quase que foi refeito de mesmo jeito em novos materiais, mas a crescente demanda e novos padrões de conforto definiram uma solução diferente. Nova construção de aço e vidro é a mais alta na Europa nesta categoria. Já apareceu parcialmente pronta em uma das reportagens anteriores, agora está mais completa:

 

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Terminal ferroviário.

 

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Locomotiva a vapor não pode faltar em qq. estação ferroviária importante, esta é de um dos primeiros modelos conhecidos na história.

 

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Prédios centenários da ferrovia completamente reconstruídos.

 

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E o centenário hospital continua com a estrutura original.

 

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a Guatemala é aqui pertinho...

 

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A vida nova do bairro ferroviário, que surgiu no século 19.

 

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A Igreja Catedral Ortodoxa em atividade (1861). A maior, mas não a mais velha das duas igrejas ortodoxas que foram poupadas pelos comunistas.

Outras 26, inclusive a magnífica Catedral, foram destruídos com dinamites.

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  • Membros de Honra

...Continuando explorar a faixa do Centro próxima à ferrovia. Mais uma igreja histórica em restauração, esta é a Sinagoga judaica.

 

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Os comunistas usaram como armazém de farinha. As religiões minoritárias na época da ditadura PC sofreram apenas a exploração e a profanação dos templos. O dinamite foi reservado para a maior organização religiosa do país.

 

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Na esquina da mesma quadra da Sinagoga, este bairro é assim.

 

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Continuando pela rua Ventsek. Os sobrados velhos dos mercadores, com térreo baixo, feito de alvenaria, e superior de madeira, aos poucos sedem lugar aos prédios modernos.

 

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O padrão de século 19 em plenas cores

 

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A sombra destas ruas é fascinante

 

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E há muita vida no interior das quadras

 

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Um ponto triste do passeio. em 1999 aqui morreram 57 pessoas.

No incêndio que destruiu um office da época stalinista, com 5 andares e bonitas paredes de alvenaria, mas com todas as lages de madeira.

O PC-URSS era podre por dentro mesmo e mandava construir do mesmo jeito.

 

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Mais uma passagem para dentro da quadra

 

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E ali parece que há uma coisa da Alemanha...

 

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Por quanto tempo ainda poderemos apreciar a esta obra?

 

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Este pedaço deve ser conservado e já está sendo restaurado

 

Já que encontramos no Centro a Argentina e a Guatemala...

Procuramos mais pelo Brasil e pelos vizinhos, mas encontramos mais só o El Salvador:

 

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e o México:

 

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Nesta mesma rua, mais um símbolo da arquitetura tradicional.

 

Mais algumas imagens da Velha Samara, que está sumindo do mapa:

 

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Últimos anos destas casas, tudo a ser substituído pelos prédios "retro", com conforto do século 21 e com preços lá em cima.

Mesmo sem chances de continuar por muito tempo em pé, algumas casas foram adaptadas à modernidade, com aparelhos de AC, esquadrias de PVC etc.

 

Mas termino esta parte com uma quada em plena restauração, cheia de destaques.

 

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Rua Frunze. Mais uma vez apresento a Igreja Católica polonesa. Durante a ditadura comunista o prédio serviu como museu da história natural.

Ao lado - museu do escritor Alexey Tolstoi, cuja memória também ressuscitou recentemente.

 

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No lado direito da rua também há muita obra de restauração

 

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Esta igrejinha é nova para mim. Nem sei se houve algo antigo no mesmo lugar antes que eu nasci.

Mas a cúpula maior nos fundos é bem memorável, chegaremos lá...

 

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Na esquina com a rua Leon Tolstoi, a Filarmônica. Este prédio é uma réplica em concreto da construção mais antiga que tinha estrutura de madeira e não resistiu ao tempo...

A cópia foi erguida com maior recuo das duas ruas, deixando a esquina mais solene. Considero isto como promessa de refazer a Velha Samara, mantendo a sua personalidade...

 

Nesta vez, terminei com os acervos de 2011. ::cool:::'>

 

Em maio de 2013 tem mais. Deixando o Centro Velho em paz, andaremos pelo Centro Novo e por outros lugares interessantes... ::otemo::

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  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Meus primeiros dias em Samara neste ano, chgvosos e cheios de encontros, ainda não andei com máquina fotográfica.

Mas amigos já mostraram um novo mirante beira-rio, no lugar do heliporto desativado, num distrito afastado na zona norte. Nesta vez tirei fotos com smartfone.

 

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É um excelente ponto de observação, alto e com vizibilidade a toda curva do Rio Volga. A cidade é vista na direção sul, com bairros novos a esquerda (mais próximos, uns 10 km) e centro a direita (20-25 km em linha reta). Percebi que o perfil da zona urbana ficou mais alto e irregular.

 

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Na direção norte a maior atração está mais perto, é o "Estreito de Ferro", onde Rio Volga passa entre dois morros, reduzindo a sua largura em até 1 km (único ponto tão estreito nos trechos médio e baixo, ou seja, em 2,5 mil km da sua extensão). Nos fundos do Estreito, para lado direito, fica Aeroporto Internacional de Samara KUF. A cidade Togliatti e a fábrica LADA estão na mesma direção, 50 km mais longe.

 

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A enchente de primavera está começando, e a temporada de navegação ainda não, faltam alguns dias.

Ainda tenho chances de fazer excursão fluvial para Kazan, mas pode ser que será possível só de ônibus.

De qq. forma ficará para segunda semana de maio, quando o tempo deve melhorar.

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  • Membros de Honra

Andando de trólebus pela cidade, ainda com smartphone.

 

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Na zona central o metro ainda não chega, e o transporte urbano sobe trilhos continua na superfície, dividindo mesmas faixas com carros. à direita está o quartel geral destes bondes, com um exemplar histórico exposto ao público.

 

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Monumento IL-2 na rotatória de Rodovia Moscou e Avenida Kirov. http://wikimapia.org/#lang=pt&lat=53.251067&lon=50.222712&z=15&m=b

Durante a 2a Guerra Mundial a cidade produziu umas dezenas de milhares deste modelo.

Velho arco de Jockey Clube e uma igrejinha nova nos fundos.

 

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Novas construções na Rodovia Moscou, próximo ao centro geográfico da cidade e Terminal Rodoiviário.

 

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ônibus internacional na plataforma de desembarque do Terminal Rodoiviário (vindo de Baku, Azerbaidjão). As plataformas de embarque ficam no outro lado do terminal, um andar acima e têm cobertura. http://wikimapia.org/#lang=pt&lat=53.216595&lon=50.189366&z=16&m=b

 

Estava partindo para região de Oremburgo nesse dia...

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  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Fim da 2-a Guerra Mundial sempre era muito comemorado na Rússia. O feriado oficial foi fixado no dia 9 de maio, quando a notícia chegou a todo país (a rendição dos nazistas foi assinada na data de 8 de maio de 1945). Nas grandes cidades ocorrem vários eventos comemorativos: paradas civis e militares, shows artísticos etc., terminando com fogos de artifício a noite.

 

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Nesta vez, assisti esta parte no parque beira-rio com belvedere "Ladya", onde cheguei já depois de pôr-do-sol.

 

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Nestas latitudes escurece bem devagar e público chegava intensamente.

 

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Logo as alamedas escalonadas ficaram lotadas e começou bela apresentação musical.

 

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No rio aparecem barcos de passeio, com seus lugares privilegiados e caros para assistir show de fogos mais tarde. Mas agora os artistas e músicos estão de costas para tal público VIP e de frente para multidão.

 

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Ainda não está bastante escuro, o concerto continua.

 

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Há também diversões alternativas, como esta danceteria ao ar livre no outro canto da alameda do meio.

No fundo da imagem já aparecem embarcações que trazem fogos de artifício.

 

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E outra parte do show começa...

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  • Membros de Honra

Completando a reportagem sobre este feriado, contarei sobre uma parte da cidade que surgiu durante a 2-a Guerra Mundial a abrigou várias indústrias importantes.

 

Como prometi antes, nesta vez pretendia apresentar outros bairros da cidade, sem volar mais uma vez ao centro histórico.

Então, estamos na Zona Leste, na Avenida Vitória (Prospekt Pobedy - Проспект Победы).

 

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As pistas ficaram mais largas depois de retirada dos trilhos. O bonde de superfície foi substituído pelo metro subterrâneo.

 

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No Dia da Vitória muitos veículos ostentam enfeites especiais.

 

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Vale até para táxi. Este cruzamento é o mais importante do bairro.

 

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Aqui http://wikimapia.org/#lang=pt&lat=53.206752&lon=50.235071&z=14&m=b fica a estação POBEDA (Vitória) de metro.

Esta linha (única em operação no momento) segue por aqui no sentido nordeste-sudoeste por baixo da Avenida Vitória.

E no sentido ortogonal há outra ampla avenida, com linha de bonde. É uma das três, que conectam parte residencial do bairro, ao norte da ferrovia, com sua zona industrial.

 

Esta parte da cidade foi construída em plena guerra, nos anos 1941-1942, e adiante. Com avanço dos nazistas sobre parte ocidental da URSS e da própria Rússia, e provável ocupação de várias cidades, mutias indústrias importantes foram desmontadas lá e levadas para cá de trens. Era um lugar plano e seguro, com boa infraestrutura, um pouco ao leste da cidade Samara (então chamada Kuibychev). As fábricas foram montadas entre a ferrovia de trafego intenso (nada mais, nada menos, primeiro traçado europeu da Transsiberiana) e o Rio Samara, próximo ao sue foz no Rio Volga, com plenas condições de navegação sazonal. E do outro lado da ferrovia foi construída uma nova cidade sem nome, mas com perfeito planejamento urbano: redes próprias de bonde e trólebus, quadras retangulares, amplas avenidas, parques e faixas verdes...

 

A falta de nome pode ser explicada em parte por razões de sigilo em condições de guerra e perigo de bombardeiros.

Mas o povo logo forjou um apelido, БЕЗЫМЯНКА (BEZ IMYANKA), alusivo justamente a este fato - significa "algo sem nome". Assim esta parte da cidade é conhecida até hoje.

Alguns quilômetros de campos entre Samara Velha e nova cidade industrial demoraram mais duas décadas para serem urbanizadas, e com integração total das duas surgiu uma cidade milionária, hoje em dia núcleo da terceira área metropolitana do país.

 

Entre prédios construídos durante a guerra, houve monumentais, que ficarão nas avenidas principais por muito tempo ainda, embora agora parecem baixinhos.

Houve também temporários, que já deram lugar às construções mais atuais. E ainda existem muitos predinhos sólidos de apenas 2 andares, com boa estrutura, mas de projeto ultrapassado.

 

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Como estes, na Avenida Volskaya, paralela à Avenida Vitória e 2 quadras acima da mesma.

 

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Aparentemente, estão escolhendo a cor para nova pintura. Enquanto isso, foi estampado um aviso importante: no inverno este telhado é capaz de soltar neve e gelo direto sobre calçada.

 

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Na quara vizinha houve predinhos com estrutura menos durável, aqui já passo a onda de renovação.

 

Mais uma quadre acima, começa a faixa verde, com um estádio e grande parque no início.

 

Depois, no sentido do outro grande parque, segue ampla alameda destinada exclusivamente aos pedestres, bom lugar para passeios.

Há algumas décadas que esta alameda recebeu monumentos em homenagem das indústrias da Vitória, e esta exposição continua viva, se adaptando aos tempos modernos.

Começaremos esta parte da excursão aqui: http://wikimapia.org/#lang=pt&lat=53.226282&lon=50.248804&z=16&m=b

 

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Este é o marco da empresa TsSKB-PROGRESS, conhecida mundialmente como fabricante do sistema espacial "Souyz".

A sua história começou em 1894 em Moscou, como fábrica de bicicletas. A partir de 1926 fabricava aviões, e mudou para Samara em 1941.

Durante a guerra produziu mais de 13 mil de aviões de assalto IL-2 (incluindo variante IL-10) e mais de 3 mil caças MIG-3.

Desde 1958 está no setor espacial. No site da empresa http://en.samspace.ru/ há contador dos seus veículos espaciais lançados com sucesso, hoje mostra número 1804.

 

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Vizinho da TsSKB-PROGRESS é outra fábrica de aviões, atualmente conhecida como AVIAKOR - http://www.aviacor.ru/

Começou em 1930 como fábrica estatal de aviões No.18, na cidade Voronezh. Também mudou para Samara em 1941.

Durante a guerra produziu mais de 15 mil de aviões de assalto IL-2. Assim dos 36 mil no total em URSS (maior número na história de aviação militar para mesmo modelo), 28 mil ficaram por conta da Samara.

 

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Depois, a fábrica No.18 ficou conhecida como fabricante dos imponentes bombardeiros TU-95 e seu irmão civil TU-114.

Desde 1968 produziu mais de mil TU-154 de várias modificações, principal modelo da aviação civil nos anos 1970 a 2000.

Recentemente encolheu muito, realiza apenas upgrade dos TU-154 remanescentes em operação e montagem de poucos turboélices AN-140.

 

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Mais uma empresa relevante do setor aeroespacial neste pedaço - KUZNETSOV. http://motor-s.ru/motor_new/?siteid=0054

Fabricante de propulsores aeronáuticos e espaciais para muitos dos modelos acima citados, bem como para outros:

IL-2, IL-18, AN-10, TU-95, TU-114, AN-22, TU-22, TU-160...

 

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Hoje em dia é mais importante ainda na área espacial, fundamental para programa SOUYZ-2 e para desenvolvimento de VLS de nova geração.

Fornece tb. propulsores para VLS ANTARES (EUA).

 

Mas a maior receita da empresa agora vem dos transportes terrestres - compressores para gasodutos e propulsores a gás para locomotivas ferroviários.

 

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Não posso esquecer também das duas importantes fábricas de rolamentos de diversas categorias.

 

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Há vários outros marcos nesta Alameda Memorial, com números impressionantes de material de guerra fabricado em Samara nos anos 1941-1945.

Seria difícil de contemplar todos nesta reportagem.

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Russo145,

Muito Obrigado (большое спасибо!) por compartilhar sua cidade natal neste fórum!

Estudo língua russa faz 5 anos e estive na Rússia em maio-junho de 2012 e várias dicas do Mochileiros e especialmente suas foram importantes nessa viagem! Na volta postei algumas informações sobre albergues e hotéis que estive.

Como estão os preparativos para erguer o Samara Stadium para a Copa de 2018?

 

Grato,

Miguel.

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Russo145,

Muito Obrigado (большое спасибо!) por compartilhar sua cidade natal neste fórum!

Estudo língua russa faz 5 anos e estive na Rússia em maio-junho de 2012 e várias dicas do Mochileiros e especialmente suas foram importantes nessa viagem! Na volta postei algumas informações sobre albergues e hotéis que estive.

Como estão os preparativos para erguer o Samara Stadium para a Copa de 2018?

Grato,

Miguel.

 

Miguel, obrigado pelo feedback!

Fico contente que nossas dicas ajudaram na viagem.

Favor, coloque o link para suas dicas.

E pode contribuir também para tutorial de leitura na rua - entendendo-placas-letreiros-documentos-em-russo-t58879.html

 

O local para estádio novo foi redefinido recentemente, agora está na terceira versão.

Creio que "agora vai", este é adequado mesmo.

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Já que lembramos de estádio de futebol, convém terminar o passeio pela Alameda das Indústrias.

 

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Último marco da alameda - em homenagem a grande fábrica de ligas de alumínio que foi emendada a este bairro 15 anos depois que a guerra acabou.

Sempre foi focada em indústria aeronáutica e depois da privatização ficou sob controle da ALCOA (as gigantes nacionais do setor preferem perfil mais bruto de clientes).

 

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Aqui começa outro parque, cercado de prédios residencias construídos junto a esta fábrica em várias etapas, os mais novos são mais atraentes.

 

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O lago é grande e a área verde também. Alias lá nos fundos se esconde o maior estádio de futebol na atualidade em Samara.

O clube local http://eng.kc-camapa.ru/ joga aqui, é veterano da "Russian Premier-Liga", e até já recebeu neste estádio jogos da Liga de Europa.

Mas para Copa do Mundo 2018 será construído um novo centro esportivo, em local mais acessível de aeroporto e pelas rodovias.

 

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Estamos deixando o bairro AL, passando em frente ao seu mais antigo centro cultural.

 

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as novidades de Samara incluem mutas igrejinhas novas, no estilo neoclássico.

 

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o bonde nos bairros residenciais continua andando bem,há muitas unidades novas.

 

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a Universidade de Samara, minha "alma mater", ganhou um monumento de Lomonosov, seu pré-fundador

 

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Os imponentes prédios administrativos do Centro Novo (anos 1960) continuam nesta função, mas já sem logotipos do Partido Comunista

 

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as quadras vizinhas estão mudando de cara muito rápido nos últimos anos

 

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e esta casa centenária na esquina dificilmente continuará até a próxima visita

 

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em todo lugar aparecem novos centros comerciais

 

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E mais torres, como esta, da GAZPROM

 

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Bem, é hora de passar mais uma vez naquele mirante

 

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agora já está tudo verde, em flores, é o tempo melhorou 100%

 

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começou a navegação no Rio Volga

 

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e a cidade de Samara continua ai, esperando por mais um verão quente

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