Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Quero bagagem leve

Postado
  • Membros

Semana retrasada fiz a travessia Alto Palácio - Serra dos Alves por dentro do Parque Nacional Serra do Cipó. Foram 43 km em três dias. Eu carregando uns 17 ou 18 quilos e o minha amiga levando uns 14.

Muito bom e tal, mas porra... Que peso! Minha amiga é pequena, acho que pesa uns 55 kg. Também não sou grande, tenho 1,7 m 65 kg. E não sabemos como reduzir esse peso...

Tínhamos mais de 3 kg de comida, ela levou a maior parte e foi um pouco mais que o necessário. Levamos dois fogareiros que provavelmente somaram 1 quilo e pouco, e uns 750 ml de álcool gel 71.

Minha barraca bivak é menos de 2 kg, a da minha amiga é parecida mas é pra 2 pessoas. Levei câmara DSLR e tripé, deve ter dado uns 4 ou 5 quilos?

Achei meu isolante térmico um pouco pesado. Um da Aztec, acho que é Ruby, 58 cm de largura.

Vocês, como fazem?

Featured Replies

Postado
  • Membros

Vai ter que gastar :)

• DSLR e tripé: troque o tripé por um de fibra de carbono. Custa um dedo mas pesa 500 gramas. A DSLR, uma lente 24-70mm f/2,8 dá conta de todo o recado e é muito mais leve que "comuns" (mas custa um rim)
  • Reduza dois fogareiros para um só
  • 3 dias não precisa de roupa a rodo. Além disso, troque as de algodão (não todas) por acrílico. Muito mais leves
  • Calça? Uma calça/bermuda daquelas que tem zíper para separar as "pernas" é uma mão na roda.
  • 3Kg de comida é comida pacas. 1Kg por dia :)

Reduzir aqui, ali, lá ajuda muito. 17/18kg é muita coisa para 3 dias MESMO.

Postado
  • Autor
  • Membros
3 horas atrás, pmichelazzo disse:

Vai ter que gastar :)

• DSLR e tripé: troque o tripé por um de fibra de carbono. Custa um dedo mas pesa 500 gramas. A DSLR, uma lente 24-70mm f/2,8 dá conta de todo o recado e é muito mais leve que "comuns" (mas custa um rim)
  • Reduza dois fogareiros para um só
  • 3 dias não precisa de roupa a rodo. Além disso, troque as de algodão (não todas) por acrílico. Muito mais leves
  • Calça? Uma calça/bermuda daquelas que tem zíper para separar as "pernas" é uma mão na roda.
  • 3Kg de comida é comida pacas. 1Kg por dia :)

Reduzir aqui, ali, lá ajuda muito. 17/18kg é muita coisa para 3 dias MESMO.

A câmera e tripé eu até aceito como fatos da vida, mas fiquei frustrado ao ver que não tinha nenhum grande vilão único, que realmente é a soma daquele tanto de coisa.

1 kg por dia pra 2? O que você leva? A gente deve ter levado menos de 3,5 kg pra três dias, nós dois. Macarrão instantâneo e pão de forma já deu 900 g.

Postado
  • Membros
24 minutos atrás, bad-and-ugly disse:

A câmera e tripé eu até aceito como fatos da vida, mas fiquei frustrado ao ver que não tinha nenhum grande vilão único, que realmente é a soma daquele tanto de coisa.

1 kg por dia pra 2? O que você leva? A gente deve ter levado menos de 3,5 kg pra três dias, nós dois. Macarrão instantâneo e pão de forma já deu 900 g.

Pois é meu caro, eu não mais levo nada. A única coisa que sei é reduzir peso nas malas porque, com as low-fares e restrições de hoje em dia, é osso.

Eu tinha uma DSLR com uma 70-200. Vendi porque simplesmente só a lente e a máquina já roubavam metade de minha cota. Depois, comecei a trocar roupas por mais leves e reduzo o máximo o restante. Por exemplo, eu tenho o kit da imagem anexa. Ele é um "nove em um" que pesa 600 gramas. Prato, talher, fogareiro, tudo num só. Uma belezinha.

Quanto a comida, Se é meião do mato, não tem o que fazer. Tem que carregar mesmo. Eu prefiro macarrão comum ao invés de instantâneo porque ocupa menos espaço e dá mais "sustância". Fora isso, atum, barra de cereal e outras coisas, mas convenhamos, a moça não come meio quilo de comida por dia. Você deve comer o que ela não come 😂😂😂

2130581002_71tovHINGL._AC_SL1500_.thumb.jpg.bfd52a2e40c6e6bc116cc23b174bec4e.jpg

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros
Em 01/09/2022 em 12:32, bad-and-ugly disse:

Semana retrasada fiz a travessia Alto Palácio - Serra dos Alves por dentro do Parque Nacional Serra do Cipó. Foram 43 km em três dias. Eu carregando uns 17 ou 18 quilos e o minha amiga levando uns 14.

Muito bom e tal, mas porra... Que peso! Minha amiga é pequena, acho que pesa uns 55 kg. Também não sou grande, tenho 1,7 m 65 kg. E não sabemos como reduzir esse peso...

Tínhamos mais de 3 kg de comida, ela levou a maior parte e foi um pouco mais que o necessário. Levamos dois fogareiros que provavelmente somaram 1 quilo e pouco, e uns 750 ml de álcool gel 71.

Minha barraca bivak é menos de 2 kg, a da minha amiga é parecida mas é pra 2 pessoas. Levei câmara DSLR e tripé, deve ter dado uns 4 ou 5 quilos?

Achei meu isolante térmico um pouco pesado. Um da Aztec, acho que é Ruby, 58 cm de largura.

Vocês, como fazem?

Fazer montanhismo leve e uma arte. O principal NÃO é comprar equipamentos superles e técnicos e preciso uma mudança completa de paradigma e filosofia.

Fazer montanhismo ultraleve também não é abrir mão do conforto e ir sofrendo. Ao contrário e ir com máximo do conforto possível.

Fazer montanhismo ultraleve também não é necessariamente absurdamente caro. Embora se quiser vc gaste facilmente 30.000 reais em equipamentos hoje com os equipamentos a venda no aliexpres consegue comprar com uma fração disso.

Vou contar minha história. Talvez hoje seja a pessoa com mais tempo e experiência em montanhismo ultraleve do Brasil. Há cerca de 9 10 anos fiz uma viagem para os USA e trouxe tudo absolutamente tudo de lá. Somente equipamentos ótimos, muito leves, compactos. Oque “tinha de melhor” fui fazer a pedra da mina pelo paiolinho e no final subi com 14kg nas costas…

Parei para pensar que algo não estava fazendo certo. Era impossível precisar de tanta coisa ou o equipamento meu não era realmente leve ou adequado.

Comecei a uma reflexão profunda, ler estudar, refletir sobre o caso e somente aí entendi realmente o que é ir leve. Comecei a reformular todo equipamento, toda a abordagem. Hoje faço uma trilha como a alto palácios com 5kg e absolutamente todo o conforto em trilha. E mais seguro que a maioria das pessoas.

Me mande seu contato em pvt tenho um grupo de WhatsApp somente para montanhismo ultraleve lá conversamos e trocamos experiências exatamente sobre isso.

Vai te poupar muito dinheiro e vai saber pq deve fugir de um kit de cozinha pesado como o mostrado acima.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.