Ir para conteúdo

Quero bagagem leve


Posts Recomendados

  • Membros

Semana retrasada fiz a travessia Alto Palácio - Serra dos Alves por dentro do Parque Nacional Serra do Cipó. Foram 43 km em três dias. Eu carregando uns 17 ou 18 quilos e o minha amiga levando uns 14.

Muito bom e tal, mas porra... Que peso! Minha amiga é pequena, acho que pesa uns 55 kg. Também não sou grande, tenho 1,7 m 65 kg. E não sabemos como reduzir esse peso...

Tínhamos mais de 3 kg de comida, ela levou a maior parte e foi um pouco mais que o necessário. Levamos dois fogareiros que provavelmente somaram 1 quilo e pouco, e uns 750 ml de álcool gel 71.

Minha barraca bivak é menos de 2 kg, a da minha amiga é parecida mas é pra 2 pessoas. Levei câmara DSLR e tripé, deve ter dado uns 4 ou 5 quilos?

Achei meu isolante térmico um pouco pesado. Um da Aztec, acho que é Ruby, 58 cm de largura.

Vocês, como fazem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Vai ter que gastar :)

  • DSLR e tripé: troque o tripé por um de fibra de carbono. Custa um dedo mas pesa 500 gramas. A DSLR, uma lente 24-70mm f/2,8 dá conta de todo o recado e é muito mais leve que "comuns" (mas custa um rim)
  • Reduza dois fogareiros para um só
  • 3 dias não precisa de roupa a rodo. Além disso, troque as de algodão (não todas) por acrílico. Muito mais leves
  • Calça? Uma calça/bermuda daquelas que tem zíper para separar as "pernas" é uma mão na roda.
  • 3Kg de comida é comida pacas. 1Kg por dia :)

Reduzir aqui, ali, lá ajuda muito. 17/18kg é muita coisa para 3 dias MESMO.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
3 horas atrás, pmichelazzo disse:

Vai ter que gastar :)

  • DSLR e tripé: troque o tripé por um de fibra de carbono. Custa um dedo mas pesa 500 gramas. A DSLR, uma lente 24-70mm f/2,8 dá conta de todo o recado e é muito mais leve que "comuns" (mas custa um rim)
  • Reduza dois fogareiros para um só
  • 3 dias não precisa de roupa a rodo. Além disso, troque as de algodão (não todas) por acrílico. Muito mais leves
  • Calça? Uma calça/bermuda daquelas que tem zíper para separar as "pernas" é uma mão na roda.
  • 3Kg de comida é comida pacas. 1Kg por dia :)

Reduzir aqui, ali, lá ajuda muito. 17/18kg é muita coisa para 3 dias MESMO.

A câmera e tripé eu até aceito como fatos da vida, mas fiquei frustrado ao ver que não tinha nenhum grande vilão único, que realmente é a soma daquele tanto de coisa.

1 kg por dia pra 2? O que você leva? A gente deve ter levado menos de 3,5 kg pra três dias, nós dois. Macarrão instantâneo e pão de forma já deu 900 g.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
24 minutos atrás, bad-and-ugly disse:

A câmera e tripé eu até aceito como fatos da vida, mas fiquei frustrado ao ver que não tinha nenhum grande vilão único, que realmente é a soma daquele tanto de coisa.

1 kg por dia pra 2? O que você leva? A gente deve ter levado menos de 3,5 kg pra três dias, nós dois. Macarrão instantâneo e pão de forma já deu 900 g.

Pois é meu caro, eu não mais levo nada. A única coisa que sei é reduzir peso nas malas porque, com as low-fares e restrições de hoje em dia, é osso.

Eu tinha uma DSLR com uma 70-200. Vendi porque simplesmente só a lente e a máquina já roubavam metade de minha cota. Depois, comecei a trocar roupas por mais leves e reduzo o máximo o restante. Por exemplo, eu tenho o kit da imagem anexa. Ele é um "nove em um" que pesa 600 gramas. Prato, talher, fogareiro, tudo num só. Uma belezinha.

Quanto a comida, Se é meião do mato, não tem o que fazer. Tem que carregar mesmo. Eu prefiro macarrão comum ao invés de instantâneo porque ocupa menos espaço e dá mais "sustância". Fora isso, atum, barra de cereal e outras coisas, mas convenhamos, a moça não come meio quilo de comida por dia. Você deve comer o que ela não come 😂😂😂

2130581002_71tovHINGL._AC_SL1500_.thumb.jpg.bfd52a2e40c6e6bc116cc23b174bec4e.jpg

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Em 01/09/2022 em 12:32, bad-and-ugly disse:

Semana retrasada fiz a travessia Alto Palácio - Serra dos Alves por dentro do Parque Nacional Serra do Cipó. Foram 43 km em três dias. Eu carregando uns 17 ou 18 quilos e o minha amiga levando uns 14.

Muito bom e tal, mas porra... Que peso! Minha amiga é pequena, acho que pesa uns 55 kg. Também não sou grande, tenho 1,7 m 65 kg. E não sabemos como reduzir esse peso...

Tínhamos mais de 3 kg de comida, ela levou a maior parte e foi um pouco mais que o necessário. Levamos dois fogareiros que provavelmente somaram 1 quilo e pouco, e uns 750 ml de álcool gel 71.

Minha barraca bivak é menos de 2 kg, a da minha amiga é parecida mas é pra 2 pessoas. Levei câmara DSLR e tripé, deve ter dado uns 4 ou 5 quilos?

Achei meu isolante térmico um pouco pesado. Um da Aztec, acho que é Ruby, 58 cm de largura.

Vocês, como fazem?


Fazer montanhismo leve e uma arte. O principal NÃO é comprar equipamentos superles e técnicos e preciso uma mudança completa de paradigma e filosofia.

Fazer montanhismo ultraleve também não é abrir mão do conforto e ir sofrendo. Ao contrário e ir com máximo do conforto possível.

Fazer montanhismo ultraleve também não é necessariamente absurdamente caro. Embora se quiser vc gaste facilmente 30.000 reais em equipamentos hoje com os equipamentos a venda no aliexpres consegue comprar com uma fração disso.

Vou contar minha história. Talvez hoje seja a pessoa com mais tempo e experiência em montanhismo ultraleve do Brasil. Há cerca de 9 10 anos fiz uma viagem para os USA e trouxe tudo absolutamente tudo de lá. Somente equipamentos ótimos, muito leves, compactos. Oque “tinha de melhor” fui fazer a pedra da mina pelo paiolinho e no final subi com 14kg nas costas…

Parei para pensar que algo não estava fazendo certo. Era impossível precisar de tanta coisa ou o equipamento meu não era realmente leve ou adequado.

Comecei a uma reflexão profunda, ler estudar, refletir sobre o caso e somente aí entendi realmente o que é ir leve. Comecei a reformular todo equipamento, toda a abordagem. Hoje faço uma trilha como a alto palácios com 5kg e absolutamente todo o conforto em trilha. E mais seguro que a maioria das pessoas.

Me mande seu contato em pvt tenho um grupo de WhatsApp somente para montanhismo ultraleve lá conversamos e trocamos experiências exatamente sobre isso.

Vai te poupar muito dinheiro e vai saber pq deve fugir de um kit de cozinha pesado como o mostrado acima.

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...