Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Sonho dos brasileiros que viajam devido a publicidade que há de Mykonos e Santorini,mas não é verdade.Esse relato será para verem que há outras tão legais ou até mais que as duas supra citadas.

Passei o mês de agosto inteiro percorrendo-as e faltou tempo de ir a algumas,sobretudo Milos,que tentei achar um espaço para ir lá mas não consegui.A vi de longe,morrendo de vontade de conhece-la.Mas,o que interessa,vem abaixo. 

20220822_120927.jpg

• Membros
Postado (editado)

Santorini

Cheguei de Creta direto a ela.Não por ser a mais famosa entre coxinhas, mas porque é a mais perto. Em 2h o ferry faz o trajeto, mas tem que acordar cedo, pois esses navios vão e voltam no mesmo dia. É um cartel das empresas minnoam(que não a conheci)e da carestia da Seajets(que além de caro,os barcos em sua maioria são velhos e atrasam muito).Cheguei não eram 10h da manhã, um dia inteiro só meu?Errou quem pensou assim.O Porto de Santorini fica ao final de um barranco, não há ônibus circulando e ir a pé é impossível. Marquei o transfer "gratuito" do hotel. O sujeito da portaria perguntou na véspera o horário de chegada. Disse não saber,que seria por volta das 10h.Fiquei esperando, esperei, esperei, ninguém. Veio um outro e perguntou se eu esperava transfer que ele fazia.Animei para ficar com muita raiva em seguida. Eu pensava que ele fosse do hotel, mas veio a cobrança de 100 euros.Como pagar se combinando antes estava certo a gratuidade? Desisti do transfer, apareceu um táxi que me levou, cobrando 30 euros. O cara do hotel esperava-me e eu perguntei pelo transfer.Ele disse que sem horário certo não poderia ir. Como horário certo com Seajets? Ele deveria saber que ferry não tem horário.Porém cheguei, e aqui outro arrependimento de ter feito reserva no Centro. Santorini é um vulcão e seu centro foi construído na borda, então há muito que subir e descer ali.Fui deixado na porta, mas depois tive que subir para Thira,a capital propriamente dita.Mas,vamos falar em passeios para fazer?

Centro de Thira-É aonde se vai ver o por do sol.Dizem ser bonito, de fato penso ser,mas temos aqui em Casapuebllo um rival a altura.Acesso a pé,por ruelas e becos ou para ver o lago formado pela cratera do vulcão, tem telfeérico.Fiquei na parte de cima e não posso informar detalhes de como é abaixo. 

Akrotiri-Cidade destruída por uma erupção vulcânica há mais de 4000 anos.Dizem os locais que foi a inspiração da lenda de Atlântida, por ter sido encontrada pelos arqueólogos semi preservada.Ingresso não custa caro(12 euros)e todos que gostam de história devem fazer uma parada aqui e pegarem o áudio guia na entrada que vale a pena.São ruínas totalmente cobertas, muito bem preservadas, mas com pouca explicação em painéis escritos em inglês. 

Playa Roja-Escondida entre as pedras dizem estar a melhor praia da ilha. Se é verdade ou não não faço ideia, pois não gosto de praia.

Playa Negra(Perissa)-A praia de areia monazitica de Santorini. Cheia de restaurantes e alguns hotéis.Aqui há uma infraestrutura e os preços são em conta em relação aos outros pontos da ilha. Arrependo-me de não ter hospedado aqui, fica a dica.

Oia-Ponto principal de turismo. Turismo brasileiro se concentra aqui, se perguntar a quem conhece Santorini aonde foi,receberá a resposta de Oia. Queria muito ter ido nos tempos da minha inesquecível Lulu,era um dos sonhos dela e com razão. O por do sol aqui é fantástico. É visto de frente,das casinhas azul e brancas (padronização por lei federal)ou do mar em diversos passeios de barco.Esses saem por volta das 14h,pegam antes as pessoas no hotel e há parada para banho e almoço antes do espetáculo que é ao som de música romântica. Comprando na hora,paga-se 50 euros. Eu,como estava no centro, tive que pagar 80 euros, pois tem o transfer que demora cerca de 1h de Thira a Oia. Mas foram 2 dias excelentes, um totalmente diferente do outro, pois no primeiro é um aglomerado de gente em frente as casinhas. Lugar sem espaço, pois elas ficam em morro não esquecendo que toda a ilha é um vulcão e no segundo dia,mais elitizado dentro de barco. 

Essa é Santorini,falou em Grécia no Brasil, associa-se logo a Santorini. 

Editado por D FABIANO
  • 1 mês depois...
  • Membros
Postado (editado)

Naxos

Uma grande surpresa para mim foi essa ilha. Conversando previamente com a dona do hotel no qual fiquei começei a ver que aqui teria turismo, mas não brasileiros. Vim de barco,em minha opinião da melhor empresa que andei,a Golden Star.Atrasa como todas, mas o barco é muito bom.Pena a empresa ser pequena e não oferecer muitos destinos. Do Porto logo se vê o Templo de Apolo,lugar que os turistas europeus vão ver o por do sol.Eu vi da janela do hotel que fica subindo o penhasco. 

Mas,e passeios,o que há em Naxos? 

A Ilha é muito grande,uma das maiores Ciclades,que tem o nome originário em ventos ciclonicos,ou seja,o conjunto delas forma uma espiral como se fosse um ciclone estendendo-se do Mediterrâneo ao Mar Egeu.Entretanto, é mais deserta que as demais, sendo o bus tour seu principal passeio. Nele,há várias paradas.A primeira é nas ruínas que ainda existem de um santuário quase da pré história. Ali,paga-se 3 euros (como em todos os museus estatais do pais)e entra-se,mas não há muito para ver.Dali,vai-se a uma oficina de artesanato, antes de ir a praia do outro lado da Ilha.É uma pequenina cidade, como a grande maioria das praias de Grécia estão formadas por pequenas cidades,sendo que Platys Gialos e monastério do Profeta Elias há em praticamente todas as ilhas 

Lembrando o monastério, o de Naxos tem a construção bem antiga, sendo habilitado por monges até o dia atual,mas como de costume, só se tem acesso a entrada.A tarde é hora da parada em outra vila,essa dizem ser o berço da cultura da Ilha,tem inclusive um pequeno museu de pinturas,antes de voltar a capital. 

No outro dia, há que ir a um dos melhores passeios da região, o de barco a Rina Cave.É um dia muito bom.Como era temporada, várias empresas o realizam partindo do Porto Central,aonde há concorrência entre barcos por valores e tamanho. Também há ali perto, o Templo de Apolo,o da mitologia, que  dizem ser original. Aquele arco aonde as pessoas se reúnem para verem o belo por do sol.Eu não fui lá, pois dei a sorte de ficar em um hotel de frente a praia, porém em uma pequena colina, aonde se via o monumento de longe,mas todo o majestoso sunset of Naxos. 

3 dias são suficientes, sendo 1 o da chegada do ferry. A Ilha tem aeroporto doméstico, mas vôos para ele são difíceis e caros.Vamos pegar o ferry e ir para outra Ilha?Em frente há outra, e totalmente diferente, é hora de chegar a Paros. 

Editado por D FABIANO
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Postado (editado)

Paros-Ilha vizinha a Naxos mas totalmente diferente.Cheguei vindo de ferry e,conforme combinado,no Porto estava um senhor do hotel no qual fiquei para fazer meu transfer grátis. Aqui, escolhi um hotel bem localizado que recebe sobretudo inglês, pois esse senhor é inglês, sendo que me dei bem com ele logo a primeira vista. O único problema que tive foi descer escadas lá no hotel, mas o mínimo. Por isso vou recomendar aqui como em qualquer lugar, o nome do hotel é Sirocos e o do proprietário Steve.

Como cheguei na hora do almoço,fui fazendo o 1 passeio que seria almoçar na praia e passar o dia por ali,além de comprar passeio para os dias subsequentes.Comi o onipresente souvlaky e passou a tarde caminhando por ela.Na volta,combinei com o condutor o horário do transfer no próximo dia.

No outro dia,fiz o bus tour,um onibus,mas de viagem que te leva nopricipal que há na cidade.Neste outro dia,o onibus apareceu cedo.Aqui tem ponto de parada,não busca no hotel.No Siroco s o ponto é na avenida principal.Caminhei sem problemas e fui conhecer a ilha.Há um museu de arte no percurso,o pessoalentrou.Eu economizei outra vez e por ali não há sorveteria.Esse museu fica na entrada de um povoado peatonal que só descobri no dia do passeio.

O 3 dia fui a Anteparos.O tópico abaixo fala o que há nessa pequena e organizada ilha,E no 4 dia chegou a hora de desedir do Steve logo cedo e partir para a próxima,Sifnos.

Editado por D FABIANO
  • 4 semanas depois...
  • Membros
Postado (editado)

Antiparos 

Ilha pequena que fica localizada ao lado de Paros,mas para ir lá é necessário tomar o ferry em um porto do outro lado de Paros,não sendo do Porto principal. 

Programe um bate e volta e fui surpreendido por um lugar muito bonito. Os ferrys saem regularmente e a viagem dura 1h. Lá chegando,desce-se praticamente no centro. Mesmo pequenino, é o local aonde estão concentrados os restaurantes e o pequeno comércio do local,além de serviços. 

Chegando ao Porto ,há um ônibus que sai em horários sincronizados com a balsa,mas tem que ir comprar a passagem antes que não é caro,(7 euros),mas anda um pouco. Estava perto da hora do almoço, então fui comer para fazer o tour no próximo horário,e acertei pois a cidade só tem praias.

Antiparos também é uma ilha deserta,o que dá para se ver marcadamente durante o city tour com 4 paradas.O meu interesse estava na 2 parada,que é na Antiparos Cave,a maior caverna da Europa, totalmente preparada para o turismo. Bem iluminada e repleta de escadas,tem acesso fácil para pessoas normais que vão ali de montão, mesmo em dias de semana, como o que fui.

Para mim,é escada demais. Vi os 2 primeiros e mais importantes dos 4 salões existentes. Fiquei maravilhado e pensando o que estava vendo comparando a Gruta de Maquiné ou Rei do Mato, que conheço tão bem. Iria a tudo se tivesse mais tempo, porém o ônibus passa de 40 em 40 minutos a tarde e para as 16h.Então, não podia ficar muito, pois como qualquer lugar turístico,a Ilha também tem horários para quem vai ficar lá,não para turismo rápido. Viram?Mais uns que concordam comigo que turismo é feito com tempo.

Saí dali no último ônibus, passei no 3 e 4 pontos que eram praias,e como comum por lá bem feinhas para quem gosta.Eu estava feliz com o dia, o passeio e a economia feita por ter pegado o bus. Poderia voltar a Paros,mas voltar cedo não é comigo. Fiquei passeando no centrinho, descobrindo as lojas e outra novidade:Um outro ferry que faz ao porto principal de Paros, mas já sabia o horário do ferry e gostei dele. Foi só dar o horário e o dia estava completo em 50 minutos que é o tempo de chegada dele.

Editado por D FABIANO
  • Membros
Postado (editado)

Sifnos

Depois de 3 dias em Paros e outro de bate volta em Antiparos era hora das despedidas do Steve e seu excelente hotel.Ele,prestativo como sempre,perguntou-me na véspera que horas eu iria ter ferry para se programar. Quando acordei, lá estava meu amigo inglês já fazendo transfer e brincando com os hóspedes. Não demorou muito e sai do hotel,deixando minhas coisas na portaria, pois o horário de ir embora seria a noitinha para também curtir aquele dia.Grécia tem atrações que não acabam.Fui a Piso Livadi,outra vez,mas dessa vez de ônibus comum a 1,80 euros. Passei o dia lá na excelente vila,fiz um passeio de barco para ver os europeus tomando banho em um lugar simplesmente de paisagem maravilhosa e voltei mais cedo já saudoso do hotel. 

Steve esperava e levou-me ao porto. A despedida foi ao estilo dele. Pediu ao Guarda para entrar lá com a desculpa que iria ajudar, mas o que queria mesmo era brincar comigo. Deixou-me junto ao ferry, em área que carro não tem acesso. E,quando pensava que estivesse ido embora, apareceu outra vez fazendo suas palhaçadas, pegou as minhas coisas e entrou no ferry parecendo que ele era o passageiro. Todos riram,eu e os funcionários do barco.Agora sim,era hora de dizer adeus e obrigado por tudo,Steve.A viagem era de um ferry rápido da Seajets que não leva carros. Chegou em Sifnos em 1h,cerca de 21h e ali tive problemas para ir ao hotel. Apenas 10 táxi tem a ilha e bus demoraria para o último horário já consultado por antecedência, claro.Dos 10 haviam só 2 táxi e logo pegaram passageiros e se foram.Tive que esperar o bus.Mas o bus tem parada um pouquinho longe do pequeno porto.Era noite e não havia ninguém por ali.Fui caminhando até chegar a uma praça e lá encontrar a placa mundial de parada de ônibus. Sentei na praça para esperar e observar as luzes fantasmagóricas vindas dos mosteiros no alto das colinas. 

Chegando ao hotel, o bus me deixou em frente, também fui muito bem recebido pela responsável, a filha dos donos que são idosos. A hospedagem mais uma vez foi sensacional.No dia seguinte, minha nova amiga disse que havia um posto de informaçoes turiticas na esquina.Lá chegando,foi falado para eu ir a um outro porto em um bus que passaria as 9hpegar um barco e fazer um belo passeio,emblema de Sifnos. Fui no outro dia e achei maravilhoso, tanto o dono do barco como o passeio em si e indico.Chama-se Fabio, um italiano poliglota que disse todos os anos migrar a Grécia para fazer tours.Fomos a outra Ilha,Poliagos,desabitada e muito bonita, como também é o caminho para se chegar ali.Os europeus nadaram a vontade, eu fiquei a ver.O único defeito foi a comida italiana  baseada em macarrão(argh!Odeio comida italiana).Anteriormente,naquele dia,que não dava tempo de reserva nenhuma, fui andar de bus até as praias. Conheci todas,visuais diferentes em cada uma,tendo almoçado em um pequeno restaurante que há em Platys Gialos(há outros bem caros a beira mar)e depois fui a conhecer o vilarejo de Kamares,um povoado peatonal e acabei o dia Vendo o por do sol em Vathi.

Tendo conhecido as praias e andado de barco,2 dias são suficientes, sendo o 3 de chegada, era hora de buscar outra Ilha,o que conto a seguir.

Editado por D FABIANO
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Ios

A ilha que respira bebedeira e festa entre as Ciclades. Fui lá porque a Ilha de meu programa, Milos,cancelou minha reserva de 4 dias. Tive que dividir entre Ios e Tinos.2 dias em cada para encher o meu roteiro.

Mas não havia muito o que ver mesmo.Apenas uma praia badalada e um pequeno museu bem no Centro, praticamente ao lado da casa aonde fiquei, incrivelmente a melhor localização de toda a viagem. No 2 dia fui a Folegandros,pois ali já tinha esgotado o que ver,pois vim de Sifnos pela manhã, horário de Seajets.

E a farra é boa?Não sei,pois não tenho idade,saúde ou disposição para ver bêbados.A praia durante o dia é mar com poucos restaurantes caros em volta, mais que isso não há. E a noite? Não vi!!!!!

• Membros
Postado (editado)

Folegandros

Como disse acima, fui a IOS como tapa buraco e lá é uma ilha de bebedeira. Eu quero é história, então em um sábado, fiz um bate e volta a ilha vizinha que é quase nada,mas tem muita beleza. Saí as 12h,num barco rápido da Seajets.Comprei na véspera, mas como já afirmei Seajets é muito ruim.Foi um dia sem almoço, a vontade de conhecer somada a mesmice da comida grega alimentam.

Cheguei a Folegandros ia dar 14h.No Porto mesmo para um barquinho de passeio que leva a um passeio costeiro pela Ilha.A saída dele é toda as horas pares,então as 14h tinha. Cobram 9 euros,paguei,esperei um pouco e fomos. Fiquei encantando com a paisagem. Uma das mais bonitas que vi no país e preferem Mykhonos. Gosto não se discute mesmo. Faz uma pequena parada em uma gruta para banho e retorna antes das 16h, pois há outro passeio.

Deu certo.Na hora de sair o ônibus do porto ao centro por 2 euros estava lá. Ônibus de linha, vai rápido. No Centro não anda carro,nem precisa de tão pequeno que é.Dei uma volta por ali,vi a vista de uns penhascos que também são muito bonitos e terminou Folegandros.

Há praias desertas e o ônibus também vai lá,mas em poucos horários. Há que dormir na ilha para ir lá e estar muito bem acompanhado. Voltei ao porto as 18.30h,pois a volta estava programada para as 19h. Só programada,pois o Seajets vai é volta a Syros.Essa ilha fica no caminho, então é como um ônibus no Brasil. Atrasou mais de 2h,chegou já estava perto de anoitecer,eram mais de 21h. Cheguei a Ios de volta ia dar 23h,mas começavam as festas e os restaurantes todos cheios. Arranjei um,comi,esperei o ônibus que tem a cada 15min e terminou o dia.

Editado por D FABIANO
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Postado (editado)

Tinos

Vindo de Ios que é ao lado,cheguei a ilha da religião na Grécia. Tudo diferente do que estamos acostumados,então aqui há novidades.Na 1 noite, após passar por Syros cheguei por volta da 21h a um hotel, reservado as pressas também, para ficar as outras 2 noites que faltavam. Hotel parecia muito bom,fui recepcionado pela proprietária que se desculpou por não falar línguas(até parece)e me indicou aonde jantar ali perto. Disse também para eu levar a chave,pois as 22h fecharia o hotel. 

Jantei e fui dormir. A noite transcorreu sem problemas e,pela manhã, tomei um belo desayuno que estava incluso na diária. Passou o city tour e me levou para conhecer a ilha. Durante o tour fiquei sabendo de história da igreja ortodoxa e vi um mosteiro de clausura nos dias atuais.Tinos também há praia e fomos a uma delas almoçar.Comida?Nenhuma surpresa-Souvlaky ou gyros pitta.As paisagens do interior da ilha são de tirar o folego.A noitinha fui a pé a colina sagrada do ortodoxo.

Ali começam as novidades para quem não tem costume de igreja ortodoxa.A missa é imensa,dura horas com todos em pé.O celebrante fala sem parar.Não entendi nada,pois apreendi um pouquinho de grego nos 2 meses,mas não entendo.Cada vez que pensava vai terminar era o começo de outra reza.Acabei indo embora e a missa ortodoxa continuou.Abaixo do templo que está em uma colina,há um pequeno museu.Lá são exibidos diversos santos e objetos de culto.Experiencia diferente ir a um lugar tão famoso na Europa Oriental e tão desconhecido para nós,ocidentais.

Ia passar a 2 noite ali,feliz pelo dia de conhecimento e preparando para no outro dia ir a Syros.Vou dormir e falta luz.O ar desliga e eu acordo com calor.A noites de verão são quae tão quentes como os dias.Levanto e abro a porta,pois havia um falatório no corredor.Era a dona com outros.Tudo bem,voltou a luz,voltou o ar,voltei a dormir.Na manhã,tomei o excelente café incluido no valor da diária(70 euros) e fui embora.A dona,que tem um nome nacional Alessandra,contou que um hospede ligou vários aparelhos ao mesmo tempo e desarmou o disjuntor.Estavam religando na hora do falatório.

Editado por D FABIANO
  • Membros
Postado

Syros

Ilha capital das Ciclades,porém com pouco turismo o porque gostaria de saber.Passei 3 dias num belo hotel,o melhor da viagem,aonde fui muito bem tratado ao contrário da ilha anterior.O café,aqui incluso tinha de tudo e vou dar o nome,não por propaganda,mas é recomendação mesmo.Chama-se Syros Melatron.Aqui vi o unico temporal em 2 meses,a 1 noite choveu mesmo,então amanheceu tudo molhado e foi quando a temperatura começou a abaixar e não voltou mais acima de 40.Também,setembro estava começando.Neste dia visitei o pouco que o centro da capital tem.Tinha ido a Catedral na véspera ao chegar,então restaram para essa 2 feira nublada ir ao Palácio,de onde as Ciclades foram governadas por muitas decadas e ainda são,de outra area,porém ali dentro mesmo.Também fui ao interessantíssimo museu que há ali.

Pela tarde,fui bater perna.Tomei um onibus circular e fui a praia.Lá até arranjei uma companheira alemã,mas o dia continuava nublado com chuva querendo cair,então o melhor foi vir ao centro jantar na rua da noite,digamos assim,aonde os bares e restaurantes fervem de gente até de madrugada.Syros é a menos turistica,como dito acima,mas está ao lado da queridinha da patriotada,Mykhonos,e claro que não ia deixar de fazer um bate e volta,pois os preços lá no verão são para idiota pagar.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...