Ir para conteúdo

RJ - Cidades historicas de Minas / de ônibus - Dezembro/2010


Posts Recomendados

  • Membros

Resolvi fazer o circuito cidades historicas de ônibus pra combinar turismo com trabalho. Maluca total porque não existe um corredor turistico ligando as principais cidades do circuito Tiradentes - Sao Joao del Rei - Congonhas - Ouro Preto - Mariana - BH. Tem que se virar, mas tudo bem, apesar da avacalhação da nossa malha rodoviaria eu gosto de viajar de ônibus.

 

Relato mais completo aqui : http://www.destinodeviagem.com.br/?p=23

 

Vou botar aqui como consegui essa façanha pra quem quiser repetir. Os valores são aproximados. Não pense que vai fazer economia, viajar de ônibus por Minas é caro. As ligações são de nenhum lugar pra lugar nenhum e você é obrigado a complementar com muito taxi e linhas locais de buzu.

 

Dia 1 / Rio - Sao Joao del Rei

Empresa Paraibuna, confortavel, 5h de viagem, R$ 60

Todo mundo diz que ele não vai até Tiradentes, mas bem no jeitinho brasileiro o motorista pergunta "tem alguem ai pra Tiradentes?" dai se tem ele entra até a boca da cidade e te deixa la. Da pra ir a pé até o centro, ou entao pegar um taxi; Independente do trajeto sempre te cobram R$ 10.

 

Dia 2 / Tiradentes

Visita da cidade. Pra quem não vai explorar os arredores (precisa de carro), um dia basta no local. Eu fiquei mais porque fui a trabalho. Fiquei na Solar da Ponte, um pouco cara, mas é maravilhosa e bem no centro. Uma opção mais em conta é a Mae d'Agua, tambem no centro. Cuidado com as pousadas que ficam fora da cidade. Têm muitas, mas não são muito praticas.

 

Dia 3 / Sao Joao del Rei

Tirei o dia pra visitar essa cidade, 20 km mais ou menos de Tiradentes. O onibus sai do centro de Tiradentes, leva uns 30 min. Passagem R$ 2,20. O problema é que chegando em SJ del Rei a rodoviaria fica bem longe do centro historico. Ou pega-se um onibus ou taxi como eu fiz R$ 15. Na volta peguei a Maria Fumaça R$ 22.

 

Dia 4/ Tiradentes - Congonhas - Tiradentes

Aqui é complicadissimo. O certo seria ir pra Congonhas passar o dia, ver a basilica Matosinhos (2h de visita no maximo) e seguir pra Ouro Preto. Mas é um absurdo, nao tem onibus de Congonhas pra Ouro Preto. So tinha duas opçoes : esquecer Congonhas ou fazer Tiradentes - Congonhas - Tiradentes no mesmo dia. Optei pelo segundo. Bus SJ del Rei - Congonhas R$ 22/ Viação Sandra. Conforto médio / 3h de viagem. Chegando la, tem que pegar um taxi (de novo os incliveis R$ 10 sem taximetro) ou onibus até o centro historico. A unica coisa que tem pra fazer é a catedral, infelizmente a cidade é horrivel, mas vale muito a pena pra quem gosta de arte. Indico fortemente pagar os R$ 20 por um guia local pra ter as explicações. Além da força pros estudantes que são guias, a diferença é gritante de simplesmente olhar e de olhar e entender. Voltei pra Tiradentes, mais 3h de bus, mais R$ 22. Na volta, tensão, quase perdi o ultimo onibus SJ del Rei - Tiradentes. Senao ia ter que morrer em uns R$ 40 de taxi.

 

Dia 5 Tiradentes - Ouro Preto

Dia complicado tambem, o onibus que liga as duas cidades sai de Sao Paulo e so deus sabe que horas ele passa em Sao Joao del Rei. Resumo, 3h de espera na rodoviaria. Depois 5h rodando até chegar em Ouro Preto. R$ 47,50.

Chegando em OP, taxi até a pousada (R$ 10, claro).

Fiquei em 2 pousadas, Pousada Classica e Mondego. As duas são na minha opinião as melhores opções. Bem no centro.

 

Dia 6 Ouro Preto - Mariana - Ouro Preto

Dia pra vistar a Mina da Passagem. Passeio dura so meio dia, de onibus local ate Mariana sao 20 min, R$ 2,50. A entrada da Mina é R$ 24. Vale a pena, é bem interessante.

Visitei TUDO em Ouro Preto. Destaque pro museu do Oratorio, bem novinho, ao contrario do resto. Fiquei um pouco decepcioada com o estado das Igrejas. Na minha opinião a manutenção tem deixado a desejar. E todas são pagas, ingressos de até R$ 6.

Mas Ouro Preto é o lugar. Adoro !

 

Dia 7 Ouro Preto - BH

Bus sai o dia todo, pode comprar a passagem na hora mesmo. R$ 22 / 2h de viagem. Fiquei mais um dia em BH até voltar pro Rio. Fiz o City Tour da Pampulha. Achei de novo pessima a manutenção dos predios tao conhecidos do Niemayer, uma pena. O Museu da vontade de chorar. A lagoa suja, uma pena.

 

Dia 8 BH - Rio

Dia de voltar. Aqui um estresse. Jamais viaje pela Viação Cometa. Depois de 2h esperando na rodoviaria, eis que chega meu ônibus. Um teco-teco desses da década de 60 sem ar condicionado (verão e parecia que BH fervia a 50 graus). Eu, cansada ja, nem sabi que esse tipo de onibus ainda existia fora de museu. Resolvi comprar outro bilhete pela Util / R$ 94. Aqui a surpresa boa, meu sonho de viagem de ônibus. Super confortavel, semi-leito, muito bom motorista, viagem direta e super tranquila. 7h de estrada.

 

De volta a cidade maravilhosa, mas com a certeza ainda maior de que Minas é tudo de bom.

20110327194229.jpg

20110327194407.jpg

20110327194600.jpg

 

20110327194808.jpg

20110327195206.JPG

20110327200442.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá!!!

 

Muito boas estas informações!!!principalmente para quem estava pretendo fazer as cidades históricas de ônibus, como eu. Bom saber que o trecho Tiradentes X Ouro Preto é assim complicado...

 

A comunidade mochileira existe assim, com informações!!! valeu!!!! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Quando fui, em abril de 2009, consegui chegar em Ouro Preto, partindo de Congonhas, passando por Ouro Branco. O ônibus pára na rodoviária de Ouro Branco e é necessário comprar outra passagem pra um bus que segue finalmente pra Ouro Preto. No meio do caminho, há uma troca de ônibus, disseram na época que devido ao "peso" do ônibus, não havia sustentação numa ponte que deveria ser atravessada, por isso a troca por um ônibus menor. A viagem foi um tanto tensa, feita à noite. O ônibus desce uma serra oscilante de mão dupla, em velocidade. É importante se informar sobre os horários de saída dos ônibus, pq tive uma tremenda sorte: Peguei o último que saia de Congonhas, quase o perdi! e o último de Ouro Branco. Se os tivesse perdido, era roça literalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

Obrigada pelo relato de viagem, foi ótimo.

 

Estou organizando um mini-mochilão com meu namorado agora pra setembro e seu relato, apesar de 2 anos atrás, ajudou muito.

Ví que você teve muitas dores de cabeça com passagens de ônibus, espero que a gente tenha mais sorte. rs

 

 

Beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...