Ir para conteúdo

Facas WESTERN


Posts Recomendados

  • Membros

[info]Tópico criado para discussão de assuntos sobre facas da marca WESTERN.[/info]

Olá pessoal, boa tarde,

 

Sou mais um dos "cutelariólatras anônimos" como nomeou o VdM em outro post. Entretanto minha maior paixão são os canivetes (coloquei minha pequena coleção no tópico dos canivetes), mas até por estilete eu me interesso :D .

 

Sou meio "muquinha", então estou sempre em busca de algo bom e barato, mas que tenha um estilo que me agrade tb.

Adquiri uma faca da Western Ferramentas (outrora comprei um canivete automático e minha pedra mista de amolar) de mergulho, então gostaria de deixar as minhas impressões aqui, pois esta faca pode interessar a outros, e como na net a gente não encontra muita informação sobre produtos da Western, vale a dica:

 

Faca Western Mergulho "Fishing Mate"

Cód.: SP-65

Material: lamina em aço inox de 2mm, 11 cm de lamina, vem de fábrica com fio do tipo "navalha de barbear" (fiz o teste e tira a barba mesmo), Lamina com um lado serrilhado e fenda corta cabo e outro com fio. -Bainha com presilha de engate rápido e suporte fixador que pode ser preso ao cinto de lastro ou cinto da calça. -Cabo anatômico e flutuante com ponta vermelha que facilita a visão e evita a perda na água. Cabo (13cm) e bainha em plástico, oco, tipo faca do "RAMBO".

Peso : 0.85 kg

OPINIÃO PESSOAL: uma ótima faca pra quem precisa de algo barato (na internet, o valor mais caro que achei foi R$ 20,00, eu paguei R$ 8,00 em uma loja na LAPA, em São Paulo) pra cozinhar em acampamento ou em casa, numa pescaria e dá pra levar alguns itens de necessidade dentro do cabo. Não fiz um teste de resistencia com a faca pois tenho certeza que irá ser decepcionante, entretanto, gostei muito do aço que eles usam. É boa também para trabalhos de entalhe não muito robustos.

 

Não tirei fotos da minha ainda, mas posto essas.

 

20110325163153.jpg

20110325163229.jpg

 

NÃO RECOMENDO PARA SERVIÇO PESADO

 

Flw pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Aí Diegofii,

 

::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

 

Mais um com a febre do aço!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

 

Valeu por compartilhar conosco as impressões sobre esta faca ( não conhecia )!!!

 

Vou lá no canivetes ver sua coleção!

 

Com cada vez mais amigos sendo "contagiados" e assumindo a "doença" isso aqui vai ficar mais divertido e informativo do que já é!

 

Uêba! :D:D:D:D:mrgreen::mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vlw, Cabral, aprendo muito com vc e com o VdM,

 

Então vou aproveitar pra dar mais um toque pra galera:

 

REI DA CUTELARIA na 25 de Março, em São Paulo: facas muito bonitas (ainda não sei se são tão boas quanto bonitas).

as marcas mais presentes são TRAMONTINA (desde cozinha, passando pelas comander e facões) e COLUMBIA (os sites http://www2.ciashop.com.br e www.tremeterra.com.br tem exemplares dessas facas a preços um pouco maiores).

 

Gostaria de pedir um favor para os muquinhas como eu: postem aqui impressões de facas e canivetes não tão conhecidas (e desconhecidas também), as marcas famosas são boas e/ou excelentes, mas pode ser que estejamos deixando algo muito bom passar por nós despercebido. Tenho um canivete, uma faca e uma pedra da WESTERN, não é o melhor aço do mundo, nenhuma EXTREMA RATIO (cara, ainda vou ter o canivete RAO deles) ou MORA, mas de repente, é o que estamos precisando por aqui. O VdM já postou suas impressões sobre a Fish da Guepardo, postem aqui sem vergonha de achar que pode ser uma porcaria de produto, pq se for, devemos postar mesmo pra prevenir os nossos amigos mochileiros. Eu postei e vou postar mais impressões sobre outros produtos, com os dados técnicos que eu conseguir obter. Estamos aqui pra nos ajudar também, e convenhamos, um facão tramontina custa em torno de R$ 15,00 e ninguém discute que o desempenho dele é show, não é?

 

Abraço camaradas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Diegofii, a culpa é sua!!! ::grr::

 

Estava indo tão bem no programa de recuperação... :roll:

 

Agora vou ser obrigado a comprar hoje uma guepardo police que estava me deixando "curioso" e fazer um test drive na bichinha!!!

 

Se o VdM me chamar a atenção pelo deslize, jogo a culpa todinha em você! :roll::mrgreen:

 

Acho que comprando hoje, até o próximo fim de semana estarei com ela em mãos!

 

À tarde vou postar a foto e as impressões da Mora Classic em aço carbono que ganhei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Vlw, Cabral, aprendo muito com vc e com o VdM,

 

.

 

Gostaria de pedir um favor para os muquinhas como eu: postem aqui impressões de facas e canivetes não tão conhecidas (e desconhecidas também), as marcas famosas são boas e/ou excelentes, mas pode ser que estejamos deixando algo muito bom passar por nós despercebido.

 

 

Da última vez que eu estive em Porto Alegre eu dei um "rapa" no Mercado Municipal e adquiri facas muito boas e baratas das marcas Coqueiro, Ipê Garantida, Cascavel e Gaucha. A maioria eu dei de presente, como souvenir do RS (não achei nada artesanal mais representativo do que essas churrasqueiras e pelegos), mas fiquei com umas três para mim. São facas muito bem feitas de aço carbono ou inox, full tang, cabo de osso, chifre ou madeira de lei. As que eu mais uso são a Coqueiro para comer churrasco na mesa e uma Ipe para lidar com o assado na brasa e servir. Tenho uma Gaucha grande que é excelente para preparar os cortes para por nos espetos. Eu dei uma olhanda no Google e várias dessas cutelarias ficam em Santa Maria, tem outras na serra (Gramado ou Canela) mas eu nunca vi à venda.

 

Aqui tem uma loja com um mostruário mas os preços e os modelos praticados no Mercado Municipal são um pouco menores e melhores

 

http://www.facasgauchas.com/Facas-Coqueiro.php

 

Procurando por esses nomes no google aparece o resto que eu citei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá pessoas loucas por laminas,

 

Sim, vou postar mais um review da WESTERN.

Nova aquisição: FACA ESPORTE COM BAINHA WESTERN CÓD. SP-61

(quem quiser dar uma olhada nos outros modelos, aconselho as SP-30, SP-40 E SP-50, pois são full tang no site http://www.etilux.com.br/western/produtos/16/137/).

 

MATERIAL: lamina de aço inox com cabo de ABS e bainha de nylon.

MEDIDAS: lamina com exatos 21 cm (aquele mesmo fio navalha, não precisei afiar, é isso que gosto na Western, mas sempre pode ficar melhor...kkkk); cabo com 12,5 cm (não me perguntem o peso, mas não é nada desconfortável)

OBSERVAÇÕES:

1 - segundo contato com o SAC da ETILUX, a empresa dona da Western, a lamina "chega quase a metade do cabo, e o cabo não é oco".

2 - o desenho da lamina remete ao da EXTREMA RATIO HARPOON, por isso, como ela não tem um nome específico da Western, apelidei de Harpoon Western (muito original ::lol4:: )

3 - Ainda não testei em tronco de árvore, mas pras outras coisas menos robustas, não me deixou na mão, como afiar um galho grosso.

PREÇO: R$ 17,00

 

20110407193109.jpg

20110407193241.jpg

20110407193418.jpg

20110407193727.jpg

 

Aproveitei pra juntar a minha Western de mergulho pra comparação:

 

20110407193940.jpg

20110407194251.jpg

 

Bem, na próxima oportunidade farei um review do meu canivete Western.

Agora meu próximo alvo é uma pederneira Coleman com magnésio e umas cordas decentes, mas isso pro próximo mês, acho que minha coleção de laminas já está boa (até eu achar algo que me chame a atenção ::lol4:: ).

 

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Diego,

 

Parabéns pela nova aquisição! ::cool:::'> :D

 

Poderia nos informar a espessura da lâmina?

 

Esta faca parece ser mais robusta que as Commander's da Tramontina pelo simples fato de ter um tang, algo ausente nas CT!

 

A ponta em tantô também torna esta faca uma piercing potencialmente eficaz ( a depender da espessura ).

 

O problema que vejo nestas facas meio rambísticas é que elas ficam exatamente a meio caminho entre as boas facas de bushcraft e os bons facões! Veja por exemplo a guarda dupla dela, desenhada para "combate" e até eficaz em prevenir o avanço da mão no fio, mas atrapalha e muito uma tarefa rotineira como fatiar algo em uma tábua ou toco! Seu fio reto também é mais indicado para uma situação tática; mas é uma facilidade na hora de afiar!

 

Mas é como sempre digo: apesar de não levar minhas CT para campo, vez por outra me vejo manuseando as mesmas e para ser bem sincero, durante uma das últimas enchentes por aqui, prendi uma no colete tático à altura do peito quando saia com água à altura acima da cintura; e acabou sendo útil, de vez que usei o fio robusto que tinha feito no ricasso ( 30 graus de cada lado ) para cortar um arame ovalado ( de cerca ) que prendia a tampa de uma caixa d'água de uma vizinha para fazer uma "transfusão" de água para ela.

 

É por essas e por outras, apesar de saber que não são confiáveis ( CT ), não me desfaço delas!

 

Tantos canivetes e facas e tão poucos bolsos e cintos ... ::xiu:::mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Cabral,

 

Bem, faltou mesmo a espessura da lamina: 3 mm

 

Eu sou bem sincero: comprei essa faca pq gostei a primeira vista. Não sou fã das "facas do Rambo", mas esta me chamou a atenção de cara, e nas minhas pesquisas, achei a ER Harpoon (cara, eu sou fã do design das Extrema Ratio), uma lamina muito similar em imagem (nem quero comparar aço... ::lol4:: ). Para uso mesmo, confio mais nos meus canivetes pois não me deixaram nunca na mão.

 

Eu gostei dos modelos SP-30, 40 e 50, por ser full tang. Eu faria umas modificações quanto ao cabo (ele é rebitado na lamina e tem a bússola, eu colocaria uma camara de pneu no cabo pra cobrir o prateado e proteger a bússola, e o cordão trocaria por um paracord). Faria um reforço obrigatório na bainha, e umas adaptações para por uma pedra de afiar e/ou um pequeno kit. Como o aço deles não diverge muito de uma lamina pra outra, eu diria que é uma forte candidata a ser uma faca para aventureiros sem muita $$$ pra gastar (a de 6" achei na loja por R$ 12,00, a 8" R$ 15,00 e a de 10" R$ 19,00).

 

Vou fazer umas modificações na bainha desta,com certeza um reforço, mas estou pensando seriamente em trabalhar uma de couro (na Lapa tem uma loja de couros de alto nível a preço de pano de chão).

 

Até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

Camarada sopa de letrinhas, bem vindo,

 

Eu já vi, mas não aconselho sp 93, ao vivo você vê que ela realmente é linda, mas tem a impressão de que vai te deixar na mão de primeira.

A sp 38 até te aconselharia, mas o cabo não é anatomico, parece o de um canivete em um facão.

Eu te aconselho as SP 40 ou SP 50, o cabo "um pouco" mais anatomico que o da sp 38, mas a minha real opinião é: compre a sp 38 e a sp 50, sem dó, mas não compre pela internet, vá a uma loja de ferragens, eu já vi na net essas facas por R$ 60,00, e nas lojas, não saem por mais do que R$22,00.

 

Até mais, se precisar tamo ae...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...