Ir para conteúdo

Ilhas Jonicas e a história da Grécia


Posts Recomendados

  • Membros

Nesse tópico vou escrever sobre o mes de setembro.Final de julho foi em Creta,agosto nas Cíclades e setembro na minha especialidade.Mergulhei na história da Grécia Antiga e suas ruinas,além de museus impressionantes,mas que foram entregues,em sua grande maioria,a sanha do capital privado.Atenas ou Athens é inesquecivel.Passei 1 semana,mas muita coisa deixei de ver,pois se soubesse que tinha,teria marcado a passagem comuma folga maior.Porém,vamos lá?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Patmos

Chegando ao Porto de Syros me despedi das Ciclades em uma noite.Aqui conheci a "Viação Itapemirim" antes da falencia da  Grécia.Blue Star Ferries,um ferry gigantesco que está preparado para viagens longas,tem cabines com cama e outras mordomias.Nem pensei nisso,pois ia parar no meio da madrugada em Patmos e o navio seguiria por mais 8h até Rhodes,que não fui,como também não fui a Karpatos por serem muito longe.Essas 2 deixo para ir quando for a Turquia,pois são lá perto.

Chegando a Patmos,desembarquei no porto de Skala.O dono do hotel estava a espera,pois tinha combinado com ele.Sabe que só há ferry de longe a essa hora.A linha é Atenas-Rhodes e vice versa.Fiquei em Skala mesmo,indo visitar a capital no outro dia cujo acordei disposto.Meu amigo informou os horários de bus.Há cerca de 2h de intervalo entre um e outro.E lá fui eu a parada esperar o bus que logo veio.Na hora.Em poucos minutos estava na Apocalipsis Cave,lugar aonde dizem em que dormia são João e ele teve a visão do Apocalipse.Pensei em encontrar um pregador lá,mas esses estavam na cidade mesmo,pois lá só um frei ortodoxo que é o guardião e guia do lugar.Como ele só fala grego,não entendi nada da explicação.Há uma pedra,aonde dizem que dormia o apóstolo e velas,muitas velas.Ao lado da caverna há um mosteiro em funcionamento.A visita é gratis.

Fiquei esperando o próximo bus passar.Era meio dia,o motorista parou para almoçar.Depois,quando voltou a linha,fui a caital.As duas juntas,capital e caverna,são declaradas Patrimonios da Humanidade há muitos anos.Na capital há um mosteiro que virou museu.Com mais de 1000 anos de existencia o Saint Jhon Monastery é imperdível.Saber ui lá conferir evque ali viviam pessoas enclausuradas pelo resto da vida quando o mundo se encontrava na Idade Média é encantador.Uma cidade construida em pedra há séculos.

não acabou Patmos.Há um museu de uma personalidade grega que vivia ali aberto a visitas no fim de tarde.Fui lá conferir e aproveitar para caminhar por aquelas ruas seculares de pedra.Patmos também tem praia.Fui a 2 delas no outro dia com outro bus.2 euros o preço.Muito barato.A tarde era hora de ir a Samos e sua capital Pytaghorium.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Samos

Nunca tinha ouvido falar nessa ilha,mas apareceu em minhas pesquisas por ser o lugar de nascimento do matemático Pitagorás,o inimigo número um do jovem que acha a matéria dele enjoada e,normalmente,dá para área de humanas.Também fui um deles e não vou esquecer nunca da 1 e única vez que fiz recuperação na vida.8 série com a matéria Trigonometria.Para que esse sujeito inventou esses cálculos,era o que pensava na época.Os anos passaram e chegou o dia de ir a cidade de Pitaghoryum,lugar que dizem ser o do nascimento dele,embora ninguém tenha nenhuma prova de sua existencia.

Mas,tomei o ferry em Patmos ao cair da tarde,chegando em Pitaghoryum no começo da noite.O dono do hotel daqui é um senhor que gosta de agradar.Convesou muito comigo,deu várias dicas daquilo que poderia fazer nos próximos 2 dias e mandou ir ao passeio de barco no dia seguinte.Fui comprar o tour e havia vários,porém todos de dia completo e,embora cada uma com seu roteiro,todos são tour a Bahia de Pitaghoryum.O tour é sensacional e percorre ilhotas e a fronteira da Turquia,parando para almoço numa dessas ilhas.

O 2 dia, uma segunda,foi o dia de conhecer a história no belo museu a ele roubado no Brasil, pelo fanatismo religioso que não aceita as verdades,como Pitaghhorium é aceita como patrimonio da humanidade pela UNESCO.Museu também tem pouco da era de. Pitagoras,mas explicações detalhadas não tem.Mesmo assim,vale a visita,sobretudo para ver as peças pré históricas ali expostas e custa 3 euros somente.

Foi rápida a minha passagem pela ilha,porém agora é tomar o barco as 16h,vindo lá de Rhodes e conhecer 1 dia em Atenas.Um dos sonhos de qualquer viajante.Atenas me aguarde,vou as Jonicas,mas irei te conhecer e ficarei por aí 1 dia antes de seguir ao norte para cair na história do Peloponeso.

Editado por D FABIANO
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Porto de Piraeus-Introdução a história de Atenas

O senhor do hotel de Pitaghorryum chamou um taxi e ele me levou a outro porto.,pois Samos tem 3.É uma longa estrada e foi quase 1h chegar lá.PAGUEI 50 EUROS.Passamos pela capital da ilha Vathi,que também tem o seu turismo próprio,mas não deu tempo de conhece-la.Se por um lado,estava decepcionado por ter ficado tão pouco tempo em Samos,por outro estava ansioso por chegar a capital naquela noite.Mais uma vez,o Blue Star Ferries levaria.Dessa vez,potual,deixando o atraso para a próxima parada quando lotou.E dali seguiu direto.A Blue Star tem restaurante aberto para a hora da janta.Menu?Gyros pitta ou sanduiches.Comi o meu,paguei o preço normal,sem acrescimos por ser embarcado e fiquei re uma revista mensal do ferry sobre as ilhas e ali vi que deixei de conhecer muita coisa, para quem sabe,um dia ir a Turquia e voltar a Grécia.

Cheguei ia dar 1h da manhã.A multidão desembarcou,eu sabia que o hotel que tinha reserva era ali em uma transversal.Pireaus tem 8 docas,uma longe  da outra.Não podia saber disso,então perguntei a um taxista aonde ficava o hotel e em poucos minutos estava lá.No outro dia seria o auge da viagem,conhecer a Acrópolis da Antiga Atenas.

Hospedado em Piraeus,que é uma cidade dormitório como Caxias está para o Rio,sai de manhã ao metro.Uma das linhas tem estação final perto do porto.Cobraram menos de  2 euros de passagem,mas o trem é velho,nada bom.Não interessa,queria chegar a Praça Syntagma,centro da cidade moderna,que tinha ouvido falar muitas vezes quando era palco de protestos anti-FMI.Motivo pelo qual gravei o nome e tenho certa admiração pelo lugar.Chegando lá,fui almoçar um souvlaky,nã podia ser outra coisa,para depois subir a colina da Acropoli.Fui parando e admirando outras ruinas de 3000 anos.Há um bilhete que deixa voce visitar todas,mas não havia tempo.Ia subindo devagar e ouvindo as várias linguas dos metidos que nem olhavam para minha cara e também nacionais-primeira vez desde Creta-O ingresso da Acrópoli é comprado em totens de auto atendimento.Tive que usar o cartão e pagar IOF.25 euros.Subi mais um pouco,era quase hora de anoitecer-que nada,no verão só anoitece as 20h-e não acreditei ao ver o que queria desde sempre.Acrópoli,um grande sonho realizado provando mais uma vez,religião é uma grande burrice.Admirei muito,tirei muitas fotos,conversei com nacionais,tudo esperando o or do sol.Após ver o que queria,desci no enxame de gente,procurei o metro e voltei para jantar no porto.Fui dormir pensando que amanhã será outro dia de sonho-chegar ao Peloponeso.

Editado por D FABIANO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olimpia

Sai antes do meio dia,almoçei cedo,para tomar o 1 bus na Grécia. Era um bus de fabricação espanhola, velho conhecido pela falta de espaço. Mas teria que passar 5h ali para chegar ao 1 grande objetivo da viagem. Conhecer a histórica Olimpia,lugar aonde foram criadas as Olimpíadas há cerca de 3000 anos. As estradas são boas, a velocidade é razoável, mas o lugar fica distante de Atenas.O bus só fez duas paradas,uma para lanche e outra quando estava perto,antes do ponto final da linha,Pyrgos,também histórica,mas uma cidade média que nao havia tempo de visitá-la.Ali é o único lugar que tem ligação com Olimpia.Cheguei as 18h e fiquei esperando até as 19h para então ir ao meu sonho.

Desci praticamente em frente ao hotel. Havia uma velhinha esperando. Muito simpática,parecia minha vó.É disse para segui-la, pois o hotel estava vazio e havia dispensado os funcionários.Deu dicas aonde comer e o que ver no outro dia. Ia ver tudo, afinal única vez que tenho a oportunidade de ir ali.A senhora só não avisou que eu era o único hóspede e que havia tirado tudo dos ap.Mas, dormi bem,pois não tenho medo de fantasmas. 

No outro dia, como ensinou a velhinha, fui aos 2 ótimos museus das olimpíadas antigas e no fim do dia fui ver o lugar "em sito" chamado Olimpia Antiga.Aqui,vi a educação ou falta dela, dos seguranças que retiram quem está visitando o local faltando 20 min para 6h.Sorte que estava sentando pensando em tudo que deve ter acontecido há mais de 3000 anos ali e tem gente que acredita em pastor. No outro dia, fui embora a tarde,mas antes fui ver um caça níquel, o museu de Archimedes, que nada tem a ver com a cidade, só com a época antiga. Fui para Pyrgos novamente, para ir a Patras,o que conto no próximo tópico. 

Editado por D FABIANO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Patras

Cidade grande, maior do Peloponeso, só fui ali para trocar de ônibus é passar 2 noites no melhor hotel dos 2 meses no país. Cheguei na noite de um domingo, fui muito bem recebido pelo dono que cuida do hotel junto com a sua esposa e fiquei 2 noites. As segundas, os museus abrem no país e fecham na terça. Sabia disso ao reservar, então passei a segunda em um museu sensacional, o Arqueológico. Antes,no próprio domingo, sai a conhecer o centro e vi muita gente jovem e bonita para no outro dia, o fã de história, curtir e muito a contada pelo museu no qual se perde horas,pois ele é imenso.Voltei por volta das 14h, almoçei e fui a lavanderia. Enquanto a roupa lavava,fui conhecer a antiga e gigantesca Catedral Ortodoxa de Patras.Muito grande, mas fui lá só matar tempo.É isso o que tem a cidade, vi tudo e no outro dia segui a viagem a Zakynthos.Há bus direto,um na hora do almoço e outro a noitinha.Fui no da manhã para conhecer um pouco a ilha naquele dia. Hora de me despedir do pessoal do Hotel, que ganharam um belo comentário no tripadvisor, é vou citar aqui como indicação -Hotel el Greco,Pátras-e seguir ao terminal da k tel. 

Editado por D FABIANO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sparti

Quem não viu na escola o heroísmo dos espartanos nas lutas contra Atenas?Claro que eu tinha de conhecer a terra aonde passaram estas lutas.E fui lá antes de Patras,que passei na frente no relato. A antiga Esparta não existe mais, restaurar poucas ruínas. Mas a moderna Sparti, uma cidade vibrante,está construída ao lado. Há 2 pontos para se conhecer, o Museu Arqueológico, aonde há alguns objetos raros de milênios e a visita custa 3 euros e um museu moderno e mais caro,o da Oliveira,único da Grécia,que explica como se cultiva a planta tradicional.(Olive Museum).

Era um sábado,e sem nada para fazer a tarde,pois ia visitar as ruínas no domingo pela manhã, inventei o que considero imperdível ali,mas não sabia da existência:Ruínas de Mistras.Fica um pouquinho afastado da cidade. Procurei um táxi que me levou e foi buscar na hora em que marquei. Não lembro o preço, só que não foi caro.A entrada se paga 12 euros e as ruínas são Património da Humanidade tombada pela UNESCO. Construção de 1245,houve fortes e igrejas na subida de uma montanha. Há um palácio acima, no qual há que ir com tempo.Lá eu não fui,mas o que conheci,além de surpreendente, foi sensacional!

Enfim,após jantar muito bem atendido por uma bela garota, no outro dia ia conhecer o que mais decepcionou na viagem. A antiga Esparta. Estava na Av principal da cidade moderna e fui andando.Fica a 4 quadras do centro. Ao terminar a avenida, tem um busto do general Leônidas,vira a esquerda, caminha um pouco mais e dá de cara com uma portaria sem ninguém. Se por um lado não cobram ingresso, por outro, entra qualquer um.Mas, havia outras pessoas visitando, o que não me causou medo daquele lugar, mas sim fiquei furioso, porque ali não há nada a se mostrar. 

Editado por D FABIANO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Zakynthos

Uma das Ilhas mais famosas no Brasil, para mim a mais bonita, era minha próxima parada.Existe bus desde Patras. Sai de lá,o bus vai de ferry.Você compra a passagem do ferry antes de entrar(12 euros) e entra como estivesse a pé no Levante Ferry.Durante a travessia já tem beleza,mas a principal verá na Ilha.O porto é no centro e o hotel que fiquei também. Mas o motorista não deixou descer me levando ao terminal. Demorou um pouquinho e apareceu um táxi que me levou ao hotel. Que raiva!Voltei tudo sem necessidade, mas todos fazem isso.Chegando ao bom hotel Central  aonde fiquei 4 noites.Tinha que aproveitar o fim de tarde e ir comprar os passeios e conhecer um pouco do Centro.

Naquela tarde,fui caminhar pelos arredores do Hotel e conhecer o centro de Zante.Não tem muito a ver,só um trenzinho que vai a Laganas(aonde ficam os maiores hotéis e em outro horário dá uma volta por Zante mesmo)e muitos restaurantes.Há uma igreja histórica ali,um museu(os dois conheci no último dia,pois fecham as 15h)e a Catedral. 

Mas,o que leva todos a ilha é a água azul de Navaggio Beach.Dizem ser a praia mais linda do mundo e eu concordo.Combinei com a pessoa que me vendeu que iam me pegar no outro dia as 9h.Atrasou um pouquinho, pois foi pegar os europeus em Laganas, mas valeu,pois foi o dia em que conheci Navaggio de cima, além de outros pontos da ilha, como uma parada em outra praia,como Makris Gialos e Xigia.Paramos aqui e tomamos um barquinho até as Blue Caves.Que passeio! 

Mais um dia para ver a praia mais bonita do mundo. Dessa vez por mar.Fui de barco Paguei 20 euros em um passeio de dia completo sensacional. Mas houve um terremoto cerca de meio dia.A Guarda costeira deixou aproximar da praia, mas não tomar banho. Como eu não tinha intenção, o meu passeio foi completo. A tarde,após almoçamos um souvlaky (novidade)o barco foi a outra caverna também muito bonita, aonde os nadadores puderam nadar.Foi uma despedida maravilhosa do mar Jonico.

Ultimo dia seria também no mar,porém o barco estava cheio. Fiquei em terra mesmo visitando a parte do centro ainda não conhecida,as igrejas, o museu que não tem muita coisa e andando no trenzinho. Acabou o dia, acabou o passeio pela ilha. Naquela tarde mesmo ia a Argostoli. Táxi chamado pela Sra do hotel, 50 euros pagos e atravessamos a ilha para chegar em outro porto.É daqui que sai o ferry.

Editado por D FABIANO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Kefalonia

Tive que atravessar a Ilha de Zakynthos para chegar a um outro porto e pegar um outro ferry. A indicação peguei aqui com um rapaz que havia ido.O ferry vai e volta 1 vez pela manhã e outra a noite. Fui de táxi paguei 50 euros. Lá não há nada nem ninguém.Como já sabia disso,fu perto da hora de saida e o taxista ficou esperando o ferry chegar. Quando chegou havia outro que havia ido levar também encheram seus carros e sumiram. Nós embarcamos, o barco se foi e não ficou ninguém. Ao chegar, já era mais de 21h e estava escuro. Já havia chamado o taxi na véspera e marcado a hora. Lá estava ele me esperando e levou ao Gallaxi Hotel,por 30 euros,um bom e barato hotel.Mas pessimamente localizado. Fica em frente a uma praia e não há nada próximo. A menina que toma conta daqui é excelente. Passei o fim de semana.No sábado, fui ao bus tour e vi que Kefalonia não é tão bonita como as outras ilhas, sendo sua capital,Argostoli,lugar do fogo tradução literal de Argos-fogo e toli-lugar. Ou aonde passa a placa tectônica e há muitos terremotos como em Chile.Principal praia é aonde paramos para almoço, mas o ponto turístico da ilha fomos logo pela manhã e descemos escadas para tomar um barquinho dentro de uma caverna aberta,na verdade, a boca de um vulcão.No outro dia, fui fazer um passeio no submarino amarelo. De ônibus até uma praia,Samos,e de lá 20 euros,a outra,Antisamos,de táxi.O tour é as 9h,12h e 15h.Fui no das 12h,e achei sensacional.É um barco com uma escada para descer para um porão que navega e você vai observando o mar.Como é bonito. Voltamos em 2h e o taxi lá estava.Almoçei em Samos e esperei as 17h para o horário do ônibus.Leva a rodoviária, no Centro, que fiquei conhecendo. Mais estava tudo fechado, então, fui embora e tive que pagar 8 euros ao táxi e,feliz, estava pronto para ir no outro dia, segunda,a Lefkada,minha última parada. 

Editado por D FABIANO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Lefkada 

Cheguei a Lefkas por volta das 14h em uma praia distante. Os taxistas não chegam na balsa.Vocês tem que andar ao encontro deles. E tinham saído todos.Como é numa praia, fui comer de uma vez um pasticio(comida típica da região voltada a Itália).

Terminando, peguei o taxi e andou muito ao centro e chegando lá virou a esquerda. Eu,que vinha conversando com o cara,já sabia que o booking tinha enganado outra vez.O hotel pode ser bom,mas fica afastado.Tive que caminhar mais de 2 km ao centro, pois lá perto não há nada.É sim uma área agrícola. 

Iniciei minhas caminhadas no fim de tarde e aproveitei para olhar os preços e condições dos passeios. Jantei e fui dormir com o tour no catamarã já comprado. Há vários barcos que fazem.Escolhi um grande e não me arrependi.Não é bonito como as suas vizinhas  Zakynthos e Kefalonia, mas também é muito bom,menos a comida incluída, qual?Souvlaki.

No outro dia fiz outro passeio de barco com outro roteiro. Os 2 saíram barato para nível de Europa,cerca de 40 euros.Há também, nos meses de verão, o bus tour. Mas já estava por começar o outono, então após 3 noites era hora de ir a Atenas aonde encerrem a viagem. 

Editado por D FABIANO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...