Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Ilhas Jonicas e a história da Grécia

Postado
  • Membros

Nesse tópico vou escrever sobre o mes de setembro.Final de julho foi em Creta,agosto nas Cíclades e setembro na minha especialidade.Mergulhei na história da Grécia Antiga e suas ruinas,além de museus impressionantes,mas que foram entregues,em sua grande maioria,a sanha do capital privado.Atenas ou Athens é inesquecivel.Passei 1 semana,mas muita coisa deixei de ver,pois se soubesse que tinha,teria marcado a passagem comuma folga maior.Porém,vamos lá?

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Meteora

Havia parado em Ioannina somente para tomar o bus e sai encantado pela cidade e sua história desconhecida no Brasil.Cheguei na outra tarde a Meteora,um local que esperava muito e não decepcionou. A vila tem lugares lindíssimos. Passei ali 2 noites.Na noite em que cheguei fui comprar o tour pelos mosteiros que estavam todos iluminados. Expectativa la em cima para no outro dia conhecer os mosteiros de mais de 800 anos de construção.São 8 no total, sendo que 7 fecharam, alguns deles viraram museus e 1 funciona para mulheres até hoje.Cheguei a tarde,fui almoçar fora de hora e fiquei vendo anoitecer nas rochas.Agora mais cedo,pois poderão já havia terminado.Aproveitei que estava na rua para pesquisar tour para conhecer os mosteiros de perto e comprei o mesmo oferecido pelo getyourguide,só que pago em dinheiro,então livredo maldito IOF que o Guedes prometeu acabar.

Dia seguinte,o único na cidadezinnha,levantei cedo e fiquei esperando a van passar.As 9h chegou e fomos subir as montanhas do entorno de Meteora.Aí deu para ver de perto como as construções foram muito bem feitas há tantos séculos e ficar admirado como a crença fez com que os ortodoxos explorassem penhascos.A tarde,fui a um museu que conta história da educação no país e depois ao museu de animais mortos e empalhados.Sai dali antes do fechamento as 18h para ir a estação de trem,o primeiro que peguei no pais. Próxima parada Lariss.

1363.jpg

Editado por D FABIANO

• 3 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Lariss e Thessalonic

Nome de belas meninas no Brasil,Lariss em Grécia é a 4 cidade em tamanho.Parei aqui para dormir ao lado da estação em um bom e barato hotel.A cidade tem muito pouco em turismo.Fiquei 2 noites,a 1 a que cheguei e a próxima que fui a Tessalonica.Um fim de semana muito,no minimo,diferente.Jantei em um restaurante bom e barato ao lado da estação em frente ao hotel(tudo isso fica na praça da estação).O responsável parece ser também uma pessoa muito boa,como a maioria dos gregos.

Mas,no dia seguinte eu teria um compromisso inadiável:Tentar conhecer o máximo que pudesse da 2 cidade grega,Thessalonic.Há trem de hora em hora.INCLUSIVE É NESSA LINHA QUE HOUVE UM ACIDENTE OUTRO DIA NO TÚNEL DE SAÍDA DA CIDADE.Mas,nesse domingo,tudo estava tranquilo pela manhã.Sai as 10h e cheguei as 12h.A estação de Thessalonic é antiga e desorganizada.Queria comer mais cedo para ir conhecer a cidade.Na estação há comidas baratas porém nesse dia comi frango frito numa rede de nome no pais.Estava muito bom.Terminando,fui informado que havia um terminal de buses em frente.Lá esperei o que me levou ao centro.

Chegando lá,parei em frente a Torre antiga.Construida na idade antiga,mantem-se em pé até os dias de hoje e conta a história em salas espalhadas por uma subida bem interessante.Patrimonio da Humanidade,não cobra como tal(7 euros).Peguei em frente a torre o famoso bus turístico hop on hop off que para ali.Nesse dia só consegui dar uma volta completa sem descer depois conto o porquê,pois pode dar quantas voltas puder.O passeio do bus é bom,mas com o pouco tempo que tive,apenas desci e pude conhecer as atrações de 2 igrejas de mais de 1000 anos.

Disse acima que o bus turistico parou as 16.30h?Curiosos para saberem o motivo?Protestos!Ele me deixou na 1parada perto do final de seu recorrido,no Museu Arqueológico que perde-se a hora dentro dele.Esse com funcionamento normal.Sai quase as 20h e sem ver tudo,pois estava na hora de fechar.A entrada custa 7 euros.Para o nivel de informação que tem e para a cultura envolvida é muito barato.Peças de 2000-3000 anos em exposiçao.Sai dali para ir a estação,jantar e tomar  trem que me levaria de volta.Na rua estava uma bagunça.Protesto comunista contra a venda de estatais.Se eu soubesse antes,teria participado,certamente,porém não sabia e tinha comprado a passagem para 22h.Hora que parti deixando muita coisa histórica pela cidade sem ver.

Dia seguinte,foi hora de matar o tempo e esperar as 16 h para Lamia.Caminhei muito, cansei de ver comércio fechado, comi o tradicional souvlaki e,enfim,chegou a hora de partir. Peguei as minhas coisas no hotel, atravessei a praça e fui.

Editado por D FABIANO

Postado
  • Autor
  • Membros

Athens

Após matar o tempo toda a 2 feira caminhando por Lariss,que tem o costume de fechar o comércio as 13h,como na Argentina,e só abrir as 17h devido ao calor,esperando a hora do trem a Lamia.Deu 18h e lá fui eu.Orientado a descer após o túnel,desci certo na estação,mas não há uma placa nem em grego,apenas as linhas.Na estação,voce desce e vai pelo túnel subterraneo as outras linhas,como os terminais de Curitiba.Só que aqui é sinalizado e lá não.Resultado,desci ao túnel,não havia outro trem e voltei ao mesmo lugar aonde o trem continuou parado por muitos minutos.Não percebi na hora e havia fiscal ao lado de fora.Como nada falou pensei que era o trem que iria a Lamia.Estava errado,pois quando o trem voltou a andar,vi aparcerem placas que diziam Athens.Que?Fui perguntar ao mesmo fiscal que estava ao lado do trem na estação.Ele confirmou,e disse que não havia mais alternativa para chegar a Lamia naquele dia e que teria de ir até o final.Chegamos umas 10h da noite,A estação já fechada,mas eu já tinha pensado.Ia passar 2 noites em Lamia e 1 em Delphi.3 no total,então tinha reserva no bom Hotel Socrates em 3 dias.Ele é perto da estação.Então,porque não antecipar minha visita?Era só ter vaga.Desci do trem,o hotel é gigante como o letreiro.Atravessei a rua,caminhei um pouco e fui muito bem recebido lá que prontamente atenderam minha solicitação.Teria 1 semana em Athens,que legal!

Naquela própria noite reservei 4 tours pelo getyourguide.Foi caro,mas excelente.Fui a vários pontos,porque a Acropole já conhecia,mas em um dos dias dediquei a ir ao museu da Acrópole  metro,que para em frente a estação.Adorei.O museu é moderno,construido recentemente e pode fotografar,menos a parte mais antiga aonde estão as peças da Antiguidade Clássica.Lotado,mas nenhum brasileiro, (claro a CVC não recomenda).Também há na parte de baixo do museu,os restos das escavações aonde foi encontrada parte da cidade medieval.Saindo dali fui a cidade de Adriano,ali em frente.Não tem muita coisa,mas tudo está em um boleto comprado junto por 30 euros na época,como as ruínas da Ágora que não há muito a ver.

No 2 e 3 dias fui no meu tour preferido por todo o mundo.O hop on-hop off.Paguei muito pouco,em vista do que andei nesses 2 dias.22 euros com paradas a vontade.A mais,só o bilhete de metro até a Praça Syntaghma.Ele para na Acrópole e no Museu,mas são visitas de horas,por isso fiz separado,sendo que tentei fazer da 1 vez o bus ,mas não dava tempo de fazer completo.Fica a dica:Conhecer Athens em 3 dias é com esse onibus que é muito barato pelo número de paradas e funciona até 19h no verão.Como vê, fiz várias paradas.A acropole e seu museu já conhecia;a Praça Syntaghma é de onde ele sai e ali tem a sede do poder e a troca de guarda realizada de 30 em 30 minutos,de forma muito curiosa;oEstádio Panathinaykos,e outros.O ticket do bus paguei 25 euros nos 2 dias e me senti naquele tempo da criação das Olimpiadas.Lá no Panatinaykos é incluso o museu,com as respectivas tochas e bandeiras de cada olimpiada.O ursinho de Moscou 80 está lá,como também o mascote da Rio 2016.Também desci na parada do museu histórico nacional,que não gostei tanto,pois é muito"moderno" sendo a antiga sede do Parlamento.Parei para almoçar num lago artificial que é ponto turistico,que também não sabia de sua existencia.Essa é a linha vermelha.No 2 dia peguei o que é linha verde,e em 2h,faz o circuito Pireau.Já conhecia o porto,mas lá perto tem o museu arqueológico de Pireau,que é o lugar aonde foi o 1 porto existente no mundo e o Planetário que é sensacional a sessão(toda em ingles) e aproveitei mais o tour visual de dia por toda a orla,o antigo aeroporto e as praias.O 3 dia,que seria do bus amarelo por todo o litoral, não fiz.

Reservei 4 dias para getyourguide.Como disse acima,foi caro,mas conheci várias regiões.No 1 dia,após passar a manha descansado, fui ao Cabo Sunio,um lugar pouco divulgado aqui,mas de uma história incrivel e um por do sol simplesmente maravilhoso.Lá encontrei um casal do Rio,unicos brasileiros numa multidão de europeus.A ruina,está plenamente restaurada,sendo a original de mais de 3000 anos.Na volta,já a noite,passa-se por todo o litoral norte da cidade,que eu havia conhecido e parado com o hop on hop off.Acabou o dia na Praça Syntaghma e fui jantar com uma japonesa.50 euros.

No 2 dia foi um sábado inesquecível. Logo cedo,apareceu o bus para levar a conhecer Epidauro. Incrível a conservação daquele que era o maior teatro do mundo grego e o Museu anexo.Terminou lá, fomos passar 1h em uma pequena cidade litorânea e depois fomos almoçar. O pessoal foi com o guia em um restaurante lotado. Eu,não fiquei com eles. Comi almôndegas aqui com batata doce em um restaurante vazio.Conversei um tempo com o dono/garçom que disse ser o convênio das empresas de turismo com o estabelecimento grande. No dele só vai quem,como eu,gosta de tratamento exclusivo ou particulares.A tarde,fomos a 3 parte do tour,Micenas.Aqui,tudo é ruína,mas o museu é mais completo que o de Epidauro.Esse dia custou 60 euros e foi completo. 

Mas e a noite de sábado?Foram buscar as 20h, pois íamos ao Show Folclórico. Antes,fomos passear pela noite de Atenas,o que já tinha feito. Os europeus adoraram ver a Acrópole acesa,mas quando íamos saindo de lá, por becos estreitos, o motorista bateu em um carro parado. Pronto, ficamos sem ônibus e tivemos que andar por Plaka  toda.Neste caminho, uma americana se apresentou a mim.Foi,apesar da nacionalidade, uma ótima companhia.Dançamos a noite toda. Dançamos,eu disse? Imaginem a dança grega que nunca tinha visto. Acabando no meio da madrugada, hora de ir ao lugar que o motorista arrumou para parar o bus já liberado.

Dormi muito pouco, pois no domingo tinha mais tour. Esse a Delphi,cidade que iria de Lamia e,de tão pequeno que é,acabei gostando da minha opção. As ruinas são imensas,mas o famoso Oráculo de Delphi nem existe mais.Aqui encontrei uma professora gaúcha que disse estar voltado ao país para evitar o 2 turno.Eu,discordei dela,e a americana comigo,disse não ter entendido nada(melhor não entender mesmo,rs).Saindo das ruinas,passei no museu e no tempo livre para almoço vi como é pequena a cidade. 

Havia um último tour na 2 feira.A Corinto.Lá foi aonde dizem que Paulo chegou trazendo as mentiras recém inventadas.Só ruínas e uma reconstrução. Mas a velha Corinto tem guia próprio e das agências também que te contam uma boa história da carochinha. Depois passam no canal de Corinto,o canal do Panamá da idade Antiga.Tour de meio período,acabou na hora do almoço e fui ao Museu Bizantino,parando em frente. O Museu é muito bom,mas o restaurante tem o que?Souvlaky e muito caro.

Editado por D FABIANO

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Adeus a Grécia 

Após mais de 50 dias chegou a hora de dizer adeus. Após passar mais de 9 dias em Atenas e conhecer Creta,Santorini,Naxos,Paros,Ios,Mykonos,Folegandros,Syros,Patmos,Samos,Meteora,Sparti,Ioannina,Pátra,Olympia,Zankynthos,Argostoli, Lefkada,Ilha de Poros,Lariss,Tessalonic e outros lugares que não lembro é hora de voltar a Madrid. 

Falei acima do passeio a Acrópole logo no começo. Na verdade, nessa época só fui até lá ver as ruínas, mas o museu deixei como último passeio. Despedida no melhor estilo,vendo o maior e mais visitado ponto turístico do país. Após a visita almoço no restaurante anexo um tipo de bolo Salgado,típico das ilhas Jonicas de nome musaka. 

Fui ao hotel pegar minha bagagem que deixei guardado e segui para a estação em frente. Lá há uma linha direta ão aeroporto, herança das Olimpíadas 2004.Essa foi preservada, porém o estádio tentei visitá-lo.Fui desaconselhado, pois está abandonado e trancado. Depois dizem que nós, cariocas,não cuidamos do legado olímpico. Será? 

O trem deixa em frente ao novo aeroporto, também construído para as Olimpíadas.Ainda bem,não é grande. Deu tempo de comprar a janta em um restaurante internacional, aonde pela 1 vez em semanas, vi uma comida diferente e não paguei horrores como em outros lugares aonde os terminais são privados. 

Hora de dizer adeus a um país aonde além de aprender muitas curiosidades que só indo lá para ver,também relembrei o inglês, completando um processo iniciado no ano anterior na Suiça, pois as 2 populações falam,ao contrário de"certas"pessoas que,não sabem nem português, e "se acham".Lá tem que usar,senão nem consegue pedir comida ou se hospedar,pois o suíço e o grego são dificilimos. 

Aguardem o próximo relato, do fim da viagem, em Madrid. 

20220927_143158.jpg

Editado por D FABIANO

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.