Ir para conteúdo

Eurotrip Set/2012 | Portugal - Itália - Espanha


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal!

 

Em dezembro passado, ouvi um relato de um amigo que fez um mochilão pela Itália, e me disse que em 22 dias lá + 3 em Amsterdã, gastou o equivalente a um pacote de 8 dias da CVC pela Itália!!

Fiquei chocada! Desde os meus 13 anos sou completamente apaixonada pela Itália, e sempre sonhei em viajar por esse país. Meus planos para janeiro até então eram voltar às aulas de italiano, que estudei por 3 anos e parei pouco antes de me formar no ensino médio. Humpf, nem preciso comentar que mudei de idéia, né? Nada melhor do que relembrar meu italiano na prática!

 

Desde então venho pesquisando bastante, e assim conheci o Mochileiros.com! DE-VO-REI os relatos, dicas, fotos e tudo o mais que achei.

Sempre viajei com a família ou amigos, mas estou tão animada que decidi fazer a viagem sozinha, coisa que nunca havia feito até então! Ir com um amigo até rolaria eventualmente, mas as férias (e a grana) têm de coincidir, o que acaba complicando tudo... E "se ajoelhou têm que rezar", vou aproveitar que estarei na Europa e também visitar Lisboa, Barcelona e Madrid.

 

Depois de três meses de MUITA pesquisa (põe MUITA nisso!), consegui marcar minhas férias e bolei um roteiro que, acredito eu, é econômico, mas sem ser deveras espartano, e que permita algumas extravagâncias no meio do caminho.

Afinal é Europa, e não é todo dia que se pode tomar um buoníssimo gelato, comer uma verdadeira paella valenciana e experimentar o original pastel de Belém! E mesmo dormindo em albergues tenho todo o direito de me sentir RYCA de vez em quando, hehehe!

 

Bem, escolhi o mês de setembro para a viagem seguindo o conselho do meu amigo, que viajou no final de agosto para a Itália e passou bastante calor... Como não sou lá muito fã de altas temperaturas, mas também não quero ir com a mochila lotada de blusas, dei uma pesquisada e decidir começar a viagem na segunda quinzena de setembro, até o começo de outubro, que têm uma temperatura um pouquinho mais amena. Outro motivo por escolher essa época é considerada média temporada, ou seja, preços um pouco mais baixos do que no verão, e às vezes até iguais aos do inverno!

 

Já que a viagem é longa e o tempo é curto, decidi aproveitar ao máximo e viajar no final da noite, depois do trabalho. Vou ficar meio podre, mas acho que só o fato de estar em outro país já vai me deixar BEM animada... Quanto às passagens, as companhias só liberam para venda cerca de 10 meses antes da data de embarque, portanto vou ter que esperar até novembro para comprá-las.

Quero comprar a ida São Paulo - Lisboa - Roma, prolongar por 3 dias essa conexão em Portugal e aproveitar a imigração em português. Esse meu amigo, o Bruno, fez esse esquema com Amsterdã e super-recomenda! ::cool:::'> Na volta vou fazer Madrid - São Paulo, mas como quero conexão em Lisboa na ida, provavelmente farei outra também na volta... Para evitar problemas, não quero entrar por Madrid, que têm um histórico de barrar alguns brasileiros (ainda mais se forem mulheres e estiverem sozinhas), o que praticamente exclui os voos da Ibéria... Para fins de orçamento, levei em consideração principalmente os voos da TAP. Eis o roteiro:

 

14/09 - São Paulo | Pretendo viajar no finalzinho da noite;

15/09 - Lisboa | Chegada no começo da tarde;

16/09 - Lisboa | Bate e volta em Sintra;

17/09 - Lisboa

18/09 - Lisboa - Roma - Napoli | Vou tentar pegar um voo lá pelas 9h, com chegada lá pelas 12h em Roma. Em seguida, trenzão pra Nápoli! Devo chegar por volta das 16h;

19/09 - Napoli | Bate e volta em Pompei;

20/09 - Napoli

21/09 - Napoli - Roma | Por volta de 2h, de trem;

22/09 - Roma

23/09 - Roma

24/09 - Roma

25/09 - Roma - Firenze | Trem no começo da manhã; vou aproveitar que estarei na estação e já fazer um bate e volta em Siena;

26/09 - Firenze

27/09 - Firenze

28/09 - Firenze - Venezia | Trem de manhã

29/09 - Venezia

30/09 - Venezia - Barcelona | Vou fazer esse trecho de low cost, mais rápido e barato;

01/10 - Barcelona

02/10 - Barcelona

03/10 - Barcelona - Madrid | TAV, se pegar uma promoção pela Renfe, senão vai ser low cost mesmo;

04/10 - Madrid

05/10 - Madrid

06/10 - Madrid - São Paulo | talvez com escala em Portugal, mas ganho 3 horas por conta da diferença de fuso!

 

É isso pessoal... Aceito sugestões! Podem meter o bedelho à vontade!

 

Obrigada!

Link para o comentário
  • Membros

Fui fazendo uma planilha com projeções dos gastos com passagens ida/volta, deslocamentos internos e entre os países, museus, passeios e etc, tudo baseado em sites que achei na net e nos relatos de vários mochileiros aqui do site.

Como muita gente aqui pode estar com problemas pra achar referências de valores, decidir colocar a planilha aqui, mas tenho que lembrar que isso tudo é só orçamento, e os valores podem mudar de uma hora pra outra, portanto esses valores servem mais pra dar uma noção de quanto é necessário para bancar uma viagem dessas...

 

Digam o que vocês acham e se virem algum valor errado, ou tiverem uma sugestão de alguma coisa a ser adicionada, por favor me avisem! Ainda estou construindo, e essa planilha já mudou uma dezena de vezes...rsrs

 

Até mais!

Budget.xls

Link para o comentário
  • Membros de Honra

olá Jack, se vc é apaixonada pela Itália, acho que devia colocar mais Itália no seu roteiro! Que tal se concentrar só na Itália? Certamente essa não vai ser sua única viagem para a Europa, numa próxima vc explora bem a península ibérica.

 

Expandindo o roteiro na Itália, eu adicionaria a Sicília (ainda não visitei, mas reuni algumas infos numa mensagem: italia-rotas-e-meios-de-transporte-t32503-120.html#p383230) e também outros lugares pequenos por aqui e por ali. Nada contra a rota turística que todo mundo faz, mas eu acho bem legal sair um pouco da trilha funda e explorar outras coisas. Só pra dar um exemplo: procurei agora no google por cidade italiana no topo de colina e cheguei em Urbino, que eu nunca tinha ouvido falar, mas me pareceu encantadora, olha só: http://www.google.co.uk/images?hl=en&q=urbino&wrapid=tlif130224917002410&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1480&bih=829

 

A medida que vc for lendo mais sobre a Itália, vc vai descobrir outros lugares para visitar. E já que estamos num site mochileiros, onde tanta gente (imagino) também curte natureza, acho que vale a pena incluir também um parque national ou regional, se vc curte esse tipo de coisa: http://www.parks.it

 

Aliás também estou planejando uma viagem para a Itália em set/out 2012, não decidi onde ir ainda. Claro que a gente nunca vai ter tempo para ver todas as belezas, mas acho que vale a pena dedicar mais tempo para um único país (ou região) para poder apreciar mais. Enfim, só a minha opinião, vc que sabe! ::otemo::

Link para o comentário
  • Membros

Olá t-tresch!

 

Realmente, só 12 dias na Itália é muito pouco!! Conheço pessoas que ficaram quase um mês e planejam voltar pois acham que ainda não viram o suficiente...

Mas infelizmente meu tempo é curto e, apesar de não estar a fim de fazer uma maratona tipo 15 países em 20 dias, estava pensando em fazer um roteiro mais comercial, até pra pegar mais confiança, já que essa vai ser a minha primeira viagem totalmente sozinha e minha primeira vez na Europa. E pra falar a verdade vai ser mais uma desculpa para retornar ao país, principalmente ao sul da Itália. Acho que se eu passasse um ano por lá ainda voltaria insatisfeita, rsrs... Aliás, gamei em Urbino!! Que castelo incrível!! A costa leste é um pouco mais desconhecida mesmo, tem muito lugar legal que a gente desconhece...

 

Quis incluir Espanha e Portugal pra já ir aproveitando o trajeto de volta, e são países que sempre me interessei em conhecer... De qualquer maneira, já vou mexer meus pauzinhos no trabalho pra tirar mais uma semana de folga... Se eu conseguir, estava pensando em ir para o sul, a princípio para a Costa Amalfitana e Sicília, e talvez um dia a mais em Napoli para visitar Capri, e mais outro em Florença.

 

Quanto ao lugares que quero visitar que estão na planilha, preferi colocar os que são pagos para ter uma ideia melhor dos gastos, já que parques geralmente tem entrada gratuita. Na verdade, acho que nem vou conseguir visitar todos os locais que gostaria, vou acabar priorizando certos locais e deixando outros de lado para a próxima vez... Você já conhece a Itália? Quem sabe não nos esbarramos por lá? rsrs

 

Brigadão pelas dicas!!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

N conheço Nápoles, n tem vôo direto para lá?

No mais , n coloque uma day trip no seu primeiro dia na cidade, por questões de logística mesmo. Melhor no segundo. Fora Nápoles que parece estar corrido (mas n sei dizer se realmente está pq nunca fui lá) e Roma que eu pessoalmente ficaria mais de 3 dias (das q eu fui em seu roteiro foi a q eu mais curti), seu roteiro está ok.

Uma opção é você chegar em Roma e em vez de ir direto para Nápoles ja ficar em Roma, dps ir a Napoles e de lá voar ou pegar 1 trem noturno a Firenze. Acho que assim você pode salvar tempo.

Das cidades que eu fui na Itália (Roma, Firenze, Assis, Veneza e Milão), as q você escolheu são as mais interessantes mesmo. Se fosse pra eu voltar a Itália eu iria para as ilhas (!!!), para as montanhas do norte (!!!) e talvez para Pompei (que está em seu roteiro) e Pisa (turistão =p). Se vc n está cogitando visitá-las então tudo bem.

 

PS: Vc escreveu errado ou esse mochilão vai rolar em 2012 msm?! Vc ja comprou a passagem?! O loco rs

Link para o comentário
  • Membros

Olá Sandman!

Até tem, mas não é muito vantajoso... Low cost, só pela Vuelling, Lisboa-Napoli fica +- 150€, enquanto fazendo o trecho Lisboa-Roma de avião (Portugal seria uma conexão "prolongada" com espera de 3 dias, portanto o preço já estaria incluso na passagem de ida), o trem fica 22€, 2h.

 

Quanto à daytrip para Pompei, acho q vc tem razão, melhor deixar para o segundo dia msm, senão fica muito corrido...

 

Ficar em Roma logo de cara é uma opção, mas acho que fica cansativo ir direto pra Firenze depois. Quanto a fazer esse trecho de avião, acho que só se for comum, não consegui encontrar em low costs, e tb tem a questão do deslocamento de/para o aeroporto... Pegar um trem noturno acho que fica meio perigoso, já que a viagem não é tão longa a ponto de durar a noite toda... Se bobear fico sozinha de madrugada na rua! rsrs

 

Putz, eu tô doida pra ir ao menos pra Capri! E tb Positano, mas o tempo não vai me permitir... Mas se conseguir mais alguns dias de folga pode rolar!! Tomara!

Já não me interessava muito antes, e depois dos relatos q vi por aqui (a cidade tem praticamente só a torre e o campanário), decidir deixar Pisa de fora e preferi Siena. Tb queria ir pra San Geminignano, mas ia acabar um perdendo um tempo precioso em Firenze.

 

E sim, escrevi certo: será em setembro de 2012 mesmo!! Falta muuuuito tempo, mas estou empolgada demais para me conter, hehehe! Já até marquei minhas férias no trabalho!!

E as companhias aéreas só abrem a venda das passagens 10 meses antes do embarque, portanto vou ter que esperar mais alguns meses até comprar as passagens!

 

Bjo!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Vc ja consultou outras opções? Como ir de Portugal a Espanha, da Espanha voar até Veneza e voltar de Nápoles por exemplo?

Tem que ver mesmo que seja um stop tb vai ser cobrado a mais, e deve se rmais do que 50 euros. Você tá planejando poucos dias, o que você puder fazer para otimizar o tempo faça.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Olá, não tive tempo de olhar sua planilha, fiz os comentários a partir da sua mensagem.

 

Na minha primeira viagem ao exterior também fui pra Europa... e também era a minha viagem completamente sozinha. Optei por me concentrar num lugar só, foram 3 semanas num único país e não me arrependi. Mas se vc prefere mais lugares e fazer um passeio "mais comercial" como vc mesma diz, certamente vc vai gostar.

 

Sim, já conheço alguma coisa na itália. Se organizando bem, dá pra ver bastante coisa num curto período. Por exemplo, aqui está o que eu visitei na primeira viagem que fiz a Roma (apenas 2 noites)... só pra dar umas idéias, não digo que seja o roteiro ideal ou obrigatório, mas o que era interessante pra mim: roma-perguntas-e-respostas-t30237-15.html?hilit=roma#p254072

 

Bjo.

Link para o comentário
  • Membros

Sandman, desculpe a demora!!

Você tem razão! É melhor ir de Lisboa pra Madrid mesmo!! Os três trechos separados (São Paulo-Lisboa / Lisboa-Madrid / Roma-São Paulo) saem o mesmo valor que esse que tinha orçado!

É até melhor, pq se eu conseguir prolongar minha viagem em +1 semana, posso distribuir melhor os dias pela Itália, sem ficar presa às datas dos voos... E vou orçar agora pra ver se vale a pena voltar direto de Napoli!

 

T-tresch, seu roteiro foi curto, mas conseguiu ver bastante coisa, hein? Pretendo ficar 4 dias por lá, acho que vai ser suficiente pra uma primeira viagem... Vai ficar meio corrido também, mas fazer o quê? A Itália tem tanta coisa que me parece que 1 mês em cada cidade ainda não é suficiente!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...